'

4 de nov. de 2013

O deputado Bira do Pindaré (PSB) utilizou o grande expediente da Assembleia Legislativa nesta tarde de segunda-feira (4) para denunciar uma ação do governo contra a segurança da população. Segundo denunciou o parlamentar, Roseana Sarney quer fechar o Posto Policial do bairro da Vila Brasil e deixar a comunidade a mercê da marginalidade.

A convite dos moradores da Vila Brasil, Bira esteve no local o e  recebeu a denúncia sobre a intenção do Governo do Estado em fechar o Posto de Polícia do bairro. O fato que mais chamou atenção do deputado foi o argumento utilizado pelo Comando da Polícia para desativar o Posto. O Comando afirmou que fecharia o Posto, pois a violência estava ameaçando a segurança dos policiais. Segundo a população, no bairro existem cerca de 20 bocas de fumo que ameaçam a segurança da área.

“Vejam bem a resposta que a Polícia deu para a Comunidade da Vila Brasil, se não fosse cômico, seria trágico; ou seria trágico se não fosse cômico. Essa foi à resposta que eles receberam. Se é perigoso para a polícia, imaginem para a comunidade”, protestou Bira.

O Comando da Polícia ainda afirmou que um Posto seria instalado no Ipem São Cristovão, no entendimento de Bira, uma coisa não impede a outra e postos de Polícia podem e devem existir nos mais diversos bairros de São Luís. A violência em São Luís chegou a um nível alarmante, no mês de outubro, 108 pessoas foram assassinadas na ilha.

A cidade de São Paulo, em 2013 registra 7.8 homicídios por cada 100 mil habitantes. São Luís registra 77 homicídios por cada 100 mil habitantes. A ilha de São Luís, proporcionalmente, tem dez vezes mais homicídios que a cidade de São Paulo, levando em consideração os dados da violência, seria uma contradição do Governo do Maranhão fechar o posto de polícia da Vila Brasil.

A situação do Sistema de Segurança Pública do Maranhão é tão grave que parou nas páginas do ‘The New York Times’. “Saiu lá em Nova York o Maranhão sendo notícia e exemplo da ausência completa de segurança, da falência do Sistema de Segurança do nosso Estado, da criminalidade tomando de conta de todos os cantos desse Estado”, destacou Bira.

Outro ponto que chama atenção no caso do Posto Policial da Vila Brasil é a instalação da unidade. Desde sua inauguração, em 2007, o posto de polícia funciona em um prédio que não pertence ao Estado, mantido pela própria comunidade que paga aluguel para o seu funcionamento. A associação de moradores chegou a oferecer sua sede própria para a Polícia, afim de que, se mantenha o posto na localidade.

Como encaminhamento, o deputado Bira afirmou que solicitará uma reunião entre os representantes dos moradores da Vila Brasil, o Comando da Polícia e o secretário de Segurança Pública do Estado. O parlamentar intercederá pela manutenção do Posto Policial no bairro.

“Com o apoio dos demais colegas, tenho certeza de que a Vila Brasil não vai sofrer mais este prejuízo e essa vai ser uma vitória de toda a comunidade da Vila Brasil e das comunidades vizinhas que merecem o mínimo de atenção e de dignidade em relação ao papel do Estado e essa comunidade tão importante”, concluiu Bira.

0 comentários :

Design de NewWpThemes