'

4 de ago. de 2012


O advogado Samir Murad, cunhado da governadora Roseana Sarney (PMDB), candidato à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça reservada aos advogados, teve sua inscrição indeferida pela Ordem dos Advogados do Brasil para concorrer à formação da lista sêxtupla que será enviada ao TJMA.

Samir despontava como o favorito disparado para ser nomeado no novo desembargador, exatamente por ser cunhado da governadora Roseana Sarney.

No entanto, a Diretoria da OAB, composta pelo presidente Mário Macieira, a vice, Valéria Lauande, o secretário-geral Carlos Couto, Ana Flávia Vidigal e o tesoureiro Valdenio Caminha, decidiram por unanimidade indeferir a inscrição de Samir Murad  e reconheceram que sua inscrição caracteriza prática de nepotismo, já que Samir é cunhado da autoridade que nomeará o futuro desembargador, a governadora Roseana Sarney.

Este ano o Conselho Federal da OAB baixou uma resolução que veda inscrição de advogados que postulem à lista sêxtupla do chamado quinto constitucional, cujos parentes até o terceiro grau exerçam cargo no executivo estadual, como é o caso de Samir Murad, cunhado da governadora Roseana Sarney.

Assim, o sonho de Samir Murad de se tornar desembargador pelas mãos da cunhada parece mais distante, pois nem mesmo na sua instituição, que é presidida por um primo de Roseana Sarney, o advogado Mario Macieira, Samir Murad obteve sucesso.

Para analistas, a decisão da OAB foi coerente ao indeferir a inscrição de Samir Murad, pois sinaliza claramente que a instituição não se curva a interesses políticos e fez cumprir rigorosamente a Constituição Federal, vedando a prática de nepotismo.

0 comentários :

Design de NewWpThemes