'

6 de dez. de 2011

O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou o tempo dos blocos da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (06), para denunciar a enorme quantidade de partículas poluentes que siderúrgicas da Vale do Rio Doce despejam há anos na atmosfera, no povoado Piquiá de baixo – Açailândia-MA.

Nesta quarta-feira (07) as pessoas que residem em Piquiá promoverão a Marcha da Indignação. 350 famílias reivindicarão seus direitos e o principal deles, o direito à vida.

“São 350 famílias esquecidas as margens da cidade de Açailândia, cinco siderúrgicas vomitam sua poluição há mais de 20 anos, e eles não conseguem ter respostas satisfatórias, nem da Vale do Rio Doce, nem do Governo do Maranhão, nem da Prefeitura de Açailândia, nem do Tribunal de Justiça”, protestou Bira.

A comunidade pediu que fosse deslocada, inclusive já conseguiu a desapropriação de uma nova área. Por força de uma liminar os moradores de Piquiá não puderam até hoje se mudar para o novo endereço. O mais grave de tudo, é que de acordo com a comunidade, um rebanho com 50 cabeças de gado ocupa o local e impede que as pessoas possam construir suas novas casas.

“Então trocaram milhares de vidas humanas por 50 vacas, é o que acusam as lideranças da comunidade de Piquiá de Baixo. Portanto trago aqui essa notícia, faço mais uma vez esse apelo para a gente encontrar uma solução, Piquiá é o único lugar do mundo que conheço que a gente enxergar o ar, o ar a gente ver, porque o ar é absolutamente impróprio para a convivência humana”, condenou Bira.

0 comentários :

Design de NewWpThemes