'

30 de mar. de 2011

Bira do Pindaré lança candidatura
e conta com o apoio da oposição

     A sucessão municipal de 2012 começa tomar corpo entre os políticos que integram o campo da oposição ao grupo Sarney. O deputado Bira do Pindaré (PT), uma das gratas surpresas da atual legislatura, anunciou oficialmente hoje sua candidatura a prefeito de São Luís. Ele adiantou que vai trabalhar para viabilizar seu nome internamente no PT, embora reconheça que não será uma tarefa fácil derrotar a estrutura aliada ao grupo da governadora Roseana.
     “Vamos para a disputa interna, pois tenho convicção que se conseguir passar na convenção o caminho estará livre para chegarmos à prefeitura. Há espaço para uma candidatura alternativa crescer” acredita o pré-candidato.
     Bira disse está convicto de que suas chances de vencer a discussão interna são remotas em função da posição de distância que mantém em relação ao governo estadual, adotada no plenário da Assembleia Legislativa, onde tem mantido uma postura de apoio aos movimentos populares. O parlamentar tem feito intervenções em defesa da greve dos professores, enquanto o resto da bancada apóia a decisão do governo de não negociar nos termos proposto pelo Sinproessema.
     O petista disse está preparado para enfrentar qualquer cenário que se apresente para a sucessão de 2012, mas reconhece que seu maior adversário serão os próprios petistas aliados ao governo Roseana Sarney. “O difícil vai ser sair vitorioso do processo de discussão interna do PT, mas se passar sou forte candidato a prefeito de São Luís, pois terei o apoio dos partidos que sempre estiveram no campo da oposição, como PSB, PC do B e PPS”, revelou.
     A iniciativa de Bira do Pindaré lançar sua candidatura à prefeito da capital foi bem recebida pelos partidos de oposição. O deputado Marcelo Tavares, dirigente do PSB e líder do bloco de oposição, anunciou que o partido vai buscar o caminho da oposição é que o petista é um bom nome para disputar o pleito com condições reais de vencer. “Precisamos ter candidato próprio é o Bira é um excelente nome, assim como a deputada Eliziane Gama, também. Vamos buscar o entendimento entre os partidos que sempre estiveram no campo da oposição. Só não apoiaremos candidato ligado ao grupo Sarney”, confirmou Marcelo.
     Uma possível candidatura Bira, na avaliação do deputado Carlinhos Amorim (PDT) seria ideal para resolver um problema interno no partido presidido pelo ex-governador Jackson Lago. Amorim explicou que existe uma resolução da direção nacional pedetista recomendando lançamento de candidatura própria ou aliança com legendas que formam a base de sustentação do governo Dilma Rousseff.
     No Maranhão, o PDT está coligado com o PSDB nos dois maiores colégios eleitorais do Estado. Em Imperatriz tem a vice-prefeitura e em São Luís vários de seus dirigentes estão lotados na administração municipal. Carlinhos Amorim adverte, no entanto, que essa táctica do prefeito João Castelo não implica em aliança entre os dois partidos para 2012.
     Os políticos do campo da oposição trabalham ainda com o nome da deputada Eliziane Gama (PPS), caso Bira do Pindaré não consiga se viabilizar como candidato do PT. “São dois grandes nomes, quem conseguir sair candidato terá nosso apoio. Vamos buscar o entendimento, unir as forças para vencer a eleição”, adianta o deputado Marcelo Tavares.

Polêmica

     O PDT vai reunir na primeira quinzena de abril para discutir a resolução da direção nacional que recomenda o lançamento de candidatura própria ou formação da aliança com os partidos da base de sustentação do governo Dilma à sucessão de 2012.
     No Maranhão o partido disputou a eleição municipal de 2008 coligado com o PSDB em São Luís e Imperatriz, os dois maiores colégios eleitorais. Na capital, vários dirigentes pedetistas ocupam cargos na administração João Castelo.

Amor de carnaval

     O deputado Roberto Costa não deixa a menor dúvida sobre a possibilidade de aliança entre e grupo da governadora Roseana Sarney e o prefeito João Castelo para a sucessão 2012.
     “Não vejo a menor condição dessa aliança prosperar. Amor de carnaval termina na quarta-feira de cinzas”, alertou o parlamentar peemdebista, numa referência à visita que Roseana fez ao camarote da prefeitura durante os festejos de Momo.

Daquele jeito

     O caos no Aeroporto Marechal da Cunha Machado continua ganhando destaque no noticiário nacional.
     Em quase todos os telejornais há chamada para matérias mostrando o desconforto de quem embarca ou desembarca em São Luís.

Briga feia

     Lembram o encontro petista que deliberou pelo apoio à candidatura do ex-deputado Flávio Dino ao governo em 2010, depois desfeito por força de intervenção da direção nacional?
     A disputa interna para saber a oposição do PT em relação a sucessão municipal promete também fortes emoções. De um lado os remanescentes da esquerda defenderão a candidatura Bira do Pindaré, do outro estarão entrincheirados aliados do vice Washington Luís.

5 comentários :

Ricardo Santos disse...

Parabens pelo blog Jorge, vou colocá-lo nos meus!!

Anônimo disse...

Caro Jornalista Jorge Vieira,

Estou acompanhando as notícias do seu blog. Muito bom texto postado sobre a decisão do Dep. Bira de disputar a indicação do PT de São Luís para ser candidato Prefeito.Vamos iniciar essa batalha, com objetivo de instalar a républica na cidade e futuramente no Estado.
Abraço,
Sílvio Bembem

Anônimo disse...

* República.
Sílvio Bembem

Unknown disse...

Valeu Bembem, seu comentário é importante para a construção deste instrumento de informação.

Anônimo disse...

PARABENS, JORGE VIEIRA, PELO SEU BLOG. LI E GOSTEI. A IMPARCIALIDADE ACIMA DE TUDO. PRECISAMOS DE UMA IMPRENSA DESPRENDIDA DE PARTIDO, RELIGIAO, PRECONCEITOS E TUDO QUE POSSA ATRAPALHAR A FIDELIDADE DAS INFORAMÇÃOES.
SUCESSO, SEMPRE SUCESSO
CORDIALMENTE CELIA DINO

Design de NewWpThemes