'

16 de nov. de 2013


SUBIU AO TELHADO

Fontes muito bem próximas da Oligarquia Sarney já dão como certa a retirada do secretário de infraestrutura, Luís Fernando Silva, da corrida para 2014, se ele não melhorar sua performance até o fim de dezembro próximo.

No aniversário da TV Difusora, na semana passada, o prato servido foi a péssimo desempenho de Luiz Fernando junto ao povo, apesar da superexposição em todas as mídias controlada pela Oligarquia. Lobão, sem querer querendo, aos poucos já se anima para entrar na corrida.

ESQUERDA DE QUE, CARA PÁLIDA?

Chega a ser extremamente irritante e até constrangedor, ver e ouvir alguns aloprados dizerem que o governo do PT é de esquerda progressista, revolucionário e outras baboseiras do gênero. 

Imagine-se uma revolução com Sarney, Maluf, Renan Calheiros, Marco Feliciano, Collor, Jáder Barbalho, Romero Jucá, além, é claro, dos condenados no mensalão Zé Dirceu, João Paulo Cunha, José Genuíno...

Isso, sim, que é uma autentica “revolução dos bichos”, parafraseando a obra de George Orwel.

O SEU PASSADO O ESPERA


É inegável que no passado o atual vice-governador, Washington Oliveira, teve papel importante nos movimentos populares,  sindicais e  progressistas no Maranhão.

Apesar  de hoje se ver diante de extrema contradição com aquilo que pregava anos atrás, quando se firmou como liderança partidária e sindical, hoje, Washington vê-se diante de um dilema: resgatar seu passado de lutas e permanecer na vida partidária; ou servir de joguete para a Oligarquia, aceitar a sinecura no TCE,  sair da vida pública pela portas dos fundos e entrar no limbo do ostracismo.

A última alternativa não deixa de ser uma forma sombria de renunciar à toda sua história.

PORTA DA RUA É A SERVENTIA DA CASA

Uma novidade inaugurada na gestão do prefeito Edvaldo Holanda Junior jamais vista em outra administração, seja na prefeitura da capital ou mesmo no governo do Estado, é a intolerância com o erro, a incompetência, ou mesmo má fé dos auxiliares.

Independente de quem foi a escolha, se do próprio prefeito, ou de partidos aliados,  Edvaldo não tem tido compromisso com o erro dos auxiliares. Se um secretário ou outro gestor se envolve em malfeitos, a porta da rua tem sido o convite.  Isso, por si só, já é um avanço extraordinário na gestão da coisa pública.


Roseana Sarney sempre foi conhecida como um produto de marketing sem qualquer conteúdo. Sem qualquer conteúdo político, ideológico ou acadêmico, a filha do mais antigo Oligarca do Brasil, José Sarney, Roseana sempre mostra seu inegável talento para fabricar e difundir bobagens dignas do premio FEBEAPÁ, expressão criada pelo genial Sergio Porto, o Stanislau Ponte-preta, para definir o Festival de Besteira que Assola o País.

Na manhã do dia 11 último, na inauguração de um restaurante popular na Vila Luizão, que serviu de palanque de campanha de seu candidato Luis Fernando, o talento de Roseana Sarney aflorou com fervor. Ao se referir sobre o avanço da criminalidade no Maranhão, especialmente na capital, São Luis, Roseana saiu-se com essa: “Eu não tenho medo de bandido. Nós vamos enfrentar. Eles podem fazer o que quiser, mas se existe um Bonde dos 40, existe a Roseana no comando do Sistema Segurança. Eu uso saia, mas uso calça também”.

Além de ser um festival de bobagem sem sentido, o discurso de Roseana ainda serviu de verdadeira apologia de uma facção criminosa, citada expressamente pela governadora do Estado. Ou seja, Roseana baixou ao nível da facção criminosa, promovendo seus membros, que devem ter se convencido que conseguiram acuar o sistema de segurança de Roseana.
A Prefeitura de São Luís tem intensificado ações na área do esporte para melhorar a qualidade de vida da população. Esta semana, 40 alunos da rede de ensino municipal viajaram para participar da 16ª Taça Campina Grande de Handebol, evento realizado de 14 a 17 de novembro na cidade paraibana. As ações voltadas para a prática esportiva, desenvolvidas pelas secretarias municipais de Desporto e Lazer (Semdel) e Educação (Semed), chegam a toda a cidade.

A 16ª Taça Campina Grande de Handebol contará com os alunos da Unidade de Educação Básica Santa Clara, que representarão a escola na competição em três categorias: Cadete Masculino, Cadete Feminino e Juvenil Masculino. Além dos atletas, também foram ao evento esportivo uma equipe técnica e mães de alunos, selecionadas por meio de votação entre os pais e responsáveis dos estudantes da escola.

“Nós acreditamos que o incentivo que estes pais e mães manifestaram no evento constroem capacidades enormes nos filhos. O empenho de todos nós em valorizar essa interação colabora com o melhor aproveitamento do potencial do aluno, contribuindo efetivamente com a apreensão de princípios como os de responsabilidade, trabalho em equipe e na consolidação do caráter de um cidadão equilibrado, que pode galgar novos espaços na sociedade”, destacou o secretário de Educação, Geraldo Castro.

Os atletas William Melo e João Alyson Veras, ambos de 18 anos, fazem parte do time juvenil. William, que treina há seis anos, joga na posição de ala armador e Alyson é goleiro. Ambos já integrantes da Seleção Maranhense de Handebol, eles percebem o esporte como agente de crescimento. “Nossa personalidade hoje é muito diferente. Muitos dos meus amigos estão nas drogas, enquanto nós estamos livres disso e temos um bom futuro”, disse William. “O esporte e a educação puderam nos formar não apenas como atletas, mas como homens”, finaliza Alyson.

Para o conforto dos estudantes durante o percurso, a Semed providenciou um ônibus doubledeck para o transporte rodoviário dos alunos até a competição em Campina Grande. Os materiais esportivos utilizados pelos atletas no evento também foram disponibilizados pela Prefeitura de São Luís, através das secretarias municipais de Educação e de Desporto e Lazer.

SÃO LUÍS SAUDÁVEL

Outra iniciativa voltada para a prática de atividades esportivas e destinada principalmente às classes de menor poder econômico é o São Luís Saudável. O projeto é desenvolvido para comunidades que residem nas áreas próximas ao Parque do Bom Menino e outros três centros: Vila Nova, Diamante e Cohab. A ação é inédita em São Luís em termos de prestação de serviço público na área de esporte e lazer e tem como objetivo a expansão do programa a toda a capital.

O São Luís Saudável atende aproximadamente cerca de 800 pessoas durante as oito horas diárias de realização do projeto. São oferecidas estações de alongamento e ginástica, com a orientação e acompanhamento dos exercícios. Também são disponibilizadas estações recreativas, com atividades voltadas a crianças, envolvendo o uso de bolas, bambolês, cordas e jogos populares e; a estação esportiva, que contempla a prática de esportes como futsal, voleibol, handebol, basquetebol e capoeira.

A proposta do São Luís Saudável é oferecer opções de atividades coordenadas por profissionais especializados que possam ser realizadas no momento de lazer da comunidade. As inscrições para participar do projeto podem ser feitas no Parque do Bom Menino (Avenida Alexandre Moura, s/n – Centro). Mais informações pelo telefone (98) 3223-3455.

MOVIMENTO E RESGATE

O Movimento e Resgate é uma ação sócio-esportiva para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda e em áreas de maior risco social, tendo como enfoque a educação, o esporte, a cultura e o lazer. Este projeto é realizado em 68 núcleos de esportes, atendendo mais de cinco mil crianças entre 10 anos e 17 anos devidamente matriculados na escola.

Três vezes por semana são realizadas nas próprias comunidades oficinas esportivas de futsal, futebol, basquete, vôlei, handebol, karatê, judô, futebol de campo, atletismo e capoeira, por um instrutor contratado pela Semdel para desenvolver as atividades. Os alunos/atletas participam também das atividades do projeto “Torcedor do Futuro”, que consistem em levá-las aos estádios para assistir uma partida e conhecer o futebol maranhense.

PINTANDO A LIBERDADE/CIDADANIA

A Prefeitura realizou a entrega de dois mil novos equipamentos esportivos para 136 escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa vai incentivar a prática do esporte entre os 60 mil alunos beneficiados. O material foi adquirido através do Programa Pintando a Liberdade/Cidadania, do Ministério dos Esportes. Cada escola recebeu um kit esportivo com bolas de handebol, basquete, futsal, vôlei, rede de basquete, rede de vôlei, rede de futsal e futebol de campo, jogos de dama e a bandeira brasileira. A entrega dos kits também teve como objetivo a realização dos Jogos Estudantis e da Juventude.

JOGOS ESTUDANTIS E DA JUVENTUDE

Os Jogos Estudantis e da Juventude 2013 já tiveram início e seguem até o dia 28 de novembro, contribuindo na diminuição da evasão escolar e possibilitando a identificação de novos talentos esportivos. A competição conta com a participação de estudantes entre 10 a 29 anos de idade. Este ano, os Jogos Estudantis e da Juventude foram incluídos no calendário oficial da cidade. Ao todo, 46 escolas da rede municipal de ensino inscreveram 2.097 alunos nas 11 modalidades disponibilizadas.

BRINCANDO NOS BAIRROS

O projeto proporciona a crianças e adolescentes as tradicionais brincadeiras de rua, como jogos de peteca, pula-corda, corridas de saco e queimado. Durante a execução do projeto são oferecidos serviços sociais, atividades lúdicas, desportivas e culturais, além do esporte, com campeonatos de vôlei, basquete e travinha. As atividades acontecem sempre aos sábados, a partir das 8h, em locais públicos (praças, ruas e outros), com a assistência de pessoal técnico especializado, ocupando um dia do final de semana da comunidade escolhida. 
Em ato político que contou com a presença de Dilma Rousseff, o presidente da Embratur e pré-candidato a governador do Maranhão, Flávio Dino, que compôs a mesa do ato ao lado da presidenta, foi aclamado pelos participantes do 13° Congresso nacional do PCdoB, em São Paulo.

Em diferentes momentos, os mais de mil delegados de todas as regiões do país entoaram as palavras de ordem: “Dilma e Flávio é união para vencer no Maranhão”. 

Durante sua saudação a Flávio Dino, Dilma Rousseff foi aplaudida efusivamente pelos congressistas, numa clara demonstração de que o maranhense é a prioridade número um do PCdoB em todo o Brasil para as eleições do ano que vem.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad também estavam à mesa do evento, que contou ainda com as presenças dos ministros Alexandre Padilha (Saúde), Aldo Rebelo (Esporte), Ideli Salvatti (Articulação Política) e Aloísio Mercadante (Educação).

Estiveram presentes também os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Eduardo Suplicy (PT-SP), além de deputados federais e estaduais e lideranças dos movimentos sociais, com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Durante sua fala, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, afirmou que “desta vez vamos eleger Flávio Dino governador do Maranhão”, sendo mais uma vez aplaudido com entusiasmo pelo plenário.

O Congresso do PCdoB aconteceu entre quinta (14) e sábado (16),  quando será eleita a nova direção nacional do PCdoB. Além de Flávio Dino, o jornalista Márcio Jerry, presidente estadual do partido, deverá compor o Comitê Central do PCdoB.

Dilma destaca importância do   PCdoB nos avanços para o Brasil

A presidenta reforçou que a aliança com os comunistas está construída em torno de ideais, princípios e na “certeza de que um Brasil realmente rico e grandioso é possível se dele fizerem parte todos os 200 milhões de brasileiros e brasileiras. O PCdoB foi e é protagonista de todo esse processo de mudanças que ocorreram no Brasil. Estou certa que as vitórias que alcançamos até aqui são parte inicial das grandes transformações que necessitamos,” disse Dilma durante seu discurso no encontro do PCdoB.

Dilma iniciou sua fala elogiando as posições corajosas e a clareza política do discurso do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, na abertura do ato político desta sexta (15). Lembrou que a força da aliança com os comunistas brasileiros foi construída em momentos históricos difíceis do país.

Dilma Rousseff falou destacou ainda a história do PCdoB que, ao longo de 91 anos de luta na história do país, construiu um pensamento de mudança social no país, defendendo sempre o fim da opressão e um programa social que beneficie a maioria das pessoas.

“Só sabe construir o futuro quem soube lutar no passado. Só sabe construir o futuro quem está construindo o presente e quem tem novas ideias para seguir adiante”.

15 de nov. de 2013

A Comissão de Organização do Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores divulgou na tarde de hoje (15) o resultado oficial com o seguinte resultado: Raimundo Monteiro 2.856 votos, Henrique Sousa 2.085 votos, Augusto Lobato 1.557 votos, Rodrigo Comerciante 502 votos, Mundico Teixeira 467 votos e Eri Castro 175 votos.

O documento assinado pelo secretário estadual de organização do PT, Ivaldo Coqueiro, e mais dois membros da comissão, Raimundo França Dutra e Ricardo Ferro, afirma que nenhum dos candidatos conseguiu obter cinquenta por cento dos votos mais um, e convoca o segundo turno para o dia 24 de novembro.

Embora o resultado seja oficial, o pessoal ligado a Raimundo Monteiro já prepara recurso a ser encaminhado à executiva nacional e o resultado do PED, ao que indica, será decidido mesmo no tapetão, em Brasília.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior recebeu na manhã desta sexta-feira (14) uma comissão de médicos representando os servidores da saúde municipal. Na ocasião foi apresentada uma pauta de reivindicações que foram prontamente atendidas pelo prefeito. Entre as solicitações estão a regularização dos pagamentos de salários até o próximo dia 20 e equiparação das datas de pagamentos dos médicos sob contratos temporários com os efetivos a partir de janeiro de 2014.

Dentro da diretriz da administração atual de desenvolver uma gestão pautada no diálogo também foi assumido o compromisso da instalação de uma mesa permanente de negociações sobre contratos, integrada pela Câmara Municipal, Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina e Prefeitura de São Luís. As ações para garantia de melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde foram destacadas pelo secretário de Saúde (Semus), César Felix.

“Já iniciamos uma proposta de política salarial adequada dentro da nossa realidade, hoje não temos um padrão definido na Semus. Estamos em fase de contratação de uma empresa especializada para fornecer essa assessoria, e assim definir uma política que será implantada pela Secretaria, de forma que beneficie todos os profissionais da saúde”, destacou o secretário.

Como exemplo do empenho da administração municipal, o titular da Semus lembrou que desde o início dos trabalhos estão sendo direcionados esforços para garantir um atendimento de qualidade. Entre os itens está a reestruturação física das unidades de urgência e emergência da capital que tiveram reformas garantidas através do Programa Avança São Luís.

César Felix destacou o fato do Socorrão II ter sido contemplado pelo Ministério da Saúde com o Projeto SOS Emergência que visa melhoria da infraestrutura e da parte de atendimento assistencial. O projeto já está em fase de implantação na unidade hospitalar. “Para garantirmos essas melhorias ao hospital o ministro Antônio Padilha estará no próximo dia 20 em São Luís, para assinar o compromisso com a Secretaria de Saúde e Prefeitura de São Luís”, informou.

O Hospital Djalma Marques (Socorrão I) também passará por reformas e adequações, além de receber novos equipamentos. Uma nova área com cerca de 2 mil metros quadrados já foi identificada nas proximidades da unidade hospitalar para sua ampliação, o que aumentará a capacidade de atendimento. A projeção é que a estrutura que será implantada no anexo conte com 250 novos leitos, sendo 50 deles de tratamento intensivo.

Na abertura do 13º Congresso Nacional do PCdoB, Renato Rabelo (presidente nacional do partido) fez um discurso enfático sobre a liderança de Flávio Dino no Maranhão e afirmou que a prioridade eleitoral da sigla é elegê-lo governador do Maranhão.

Quadro de destaque nacional do partido, Flávio Dino é prioridade do PCdoB nas eleições de 2014. “A prioridade eleitoral do partido no ano que vem é ganhar o governo do Maranhão, é eleger Flávio Dino governador em aliança com outros partidos, forças e movimentos sociais,” disse Rabelo.

O informe passado pelo presidente do PCdoB foi recebido com muito entusiasmo pelos militantes e dirigentes do PCdoB de todos os estados brasileiros, que estão reunidos em São Paulo no 13º Congresso Nacional do partido. Sob aplausos, Renato Rabelo afirmou que o PCdoB de todo o Brasil tem como meta vencer as eleições no Maranhão.

A declaração de união de forças nacional em torno da eleição do candidato do PCdoB no Maranhão oficializa o que os dirigentes nacionais da sigla vêm declarando em entrevistas a diversos meios de comunicação. No Congresso, houve a formalização da eleição de Flávio Dino como prioridade nacional.

O evento tem como foco a discussão do programa nacional do PCdoB com o tema “Avançar nas Mudanças”. Discursos de lideranças de vários estados destacaram a importância para o partido da eleição de Flávio Dino governador do Maranhão.

Na abertura do evento, o PCdoB demonstrou que cobrará do PT o apoio à candidatura de Flávio Dino no Maranhão, numa ampla aliança para superar o modelo oligárquico no estado. Junto com outros partidos, o PCdoB acredita que o PT deve trilhar o caminho da mudança também no Maranhão.

14 de nov. de 2013

O vice-prefeito de São Luís Roberto Rocha foi eleito presidente da Confederação Nacional de Consórcios Públicos (Conarci). A escolha foi realizada na manhã desta quinta-feira (14) durante a 5ª Assembleia Geral Extraordinária da entidade, realizada na sede da Associação Comercial do Maranhão (ACM). Roberto Rocha, que é presidente do Consórcio de Produção e Abastecimento (Cinpra), presidirá a instituição pelos próximos dois anos. Durante a tarde, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior recebeu a direção do Conarci no Palácio de La Ravardière.

O vice-prefeito lembrou que os consórcios são uma importante ferramenta de gestão utilizadas atualmente pelos municípios e que a organização do Conarci fortalecerá a entidade para buscar recursos junto ao governo federal. “Eu fico muito honrado, muito feliz em tão pouco tempo de trabalho à frente do Cinpra poder ter o reconhecimento ao ponto de assumirmos a presidência da Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais. Vamos construir juntos uma agenda que seja de interesse nacional, estadual e também regional para a ilha de São Luís”, esclareceu Roberto Rocha.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior conheceu as experiências de consórcios intermunicipais realizados em outros estados, inclusive na área da saúde. “Foram partilhadas experiências sobre o que tem sido feito em outros estados e é uma alegria muito grande ter o nosso vice-prefeito Roberto Rocha presidindo esse órgão importante com uma dimensão nacional. O Roberto tem uma história em nosso estado e no país. É um homem honrado e sério que foi deputado federal por várias vezes, tem uma história na política do Maranhão e São Luís está muito bem representada”, destacou.

Participaram da assembleia geral que escolheu a nova diretoria 37 delegados representando a atual diretoria e mais consórcios associados dos estados de Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraná, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Santa Catarina. Os representantes do Maranhão são o Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento (Cinpra), Consórcio da Região dos Lagos Maranhenses (Conlagos), Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Regional do Vale do Turi (Conturi), Consórcio da Região do Litoral Ocidental Maranhense/Consórcio da Floresta dos Guarás (Conguaras) e Consórcio Público Intermunicipal da Mesorregião Leste Maranhense (Conleste). 

O atual diretor da Conarci, Vanoir Koehler, falou da importância do consórcio para que os gestores troquem informações, apontando diretrizes e com poder deliberativo para encontrar soluções para a população. “É tão importante o consórcio para os gestores porque eles conseguem atender mais rapidamente os anseios da população, dar uma resposta mais rápida e mais positiva”, disse.

Na ocasião houve também o lançamento do 2º Congresso Brasileiro de Consórcios Públicos Intermunicipais, que ocorrerá em Barreirinhas em abril de 2014. Na sexta-feira (15), uma comissão executiva da entidade visitará a cidade de Barreirinhas, local que sediará a 2º Congresso Brasileiro de Consórcios Públicos Intermunicipais. O evento reunirá 1,2 mil delegados dos mais de 3,9 mil consórcios intermunicipais do Brasil.

Ronald Damasceno, superintendente Conarci, destaca que o congresso terá poder para organizar diretrizes de gestão no país. “Agora chegou a vez do Cinpra liderar a organização, juntamente com o Conlagos, com o Conleste maranhense, com o Conturi, com o Conguarás, com todo os consórcios que já tem aqui, poder liderar um processo de organização de um congresso que tem caráter deliberativo, que vai apontar novas diretrizes para o Brasil, na questão dos consórcios”, ressaltou.

SOBRE O CONARCI - A nova diretoria é composta ainda pelo prefeito de Mar de Espanha (MG), Wellington Marcos Rodrigues, na vice-presidência; por Wilson Berger da Costa (ES) na a 1ª Secretaria; a 2ª Secretaria por Ismael Ibraim (PR); e a Tesouraria por Gilberto Rathke (RS). A diretoria geral é de Vanoir Koehler, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Jacuí (RS), a diretoria-adjunta será assumida por Mônica Loureiro Muller (MG), e a Superintendência por Ronald Damasceno, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos). O conselho fiscal será composto por Selma Santiago (RN), Maria Saleste Crisóstomo (CE) e Thiago Sá (PI).

Começam neste sábado (14) as inserções nacionais do PCdoB. Pré-candidato a governo do estado do Maranhão e presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Flávio Dino é destaque nas propagandas de rádio e TV que irão ao ar no mês de novembro.

Discutindo formas de superar desigualdades sociais, Flávio Dino aparece nas inserções nacionais dialogando com jovens sobre a superação de problemas sociais.

“A gente precisa fazer reformas, ter mais igualdade, crescer com justiça social. São esses os valores que estão na alma do PCdoB”, é a resposta de Flávio Dino à jovem que lhe pergunta como superar as desigualdades que ainda existem no país.

Nas inserções regionais, Flávio Dino fala também de sua atuação no Governo Federal na presidência da Embratur, coordenando o fluxo do turismo internacional de turistas no país e à frente de eventos importantes como a Copa do Mundo e a Jornada Mundial da Juventude.

Dino discute ainda soluções para os problemas do Maranhão – como a falta de água para mais da metade da população e a falta de investimento na Educação.

As inserções vão ao ar a partir deste sábado e devem se estender em datas alternadas até o mês de dezembro.

Veja uma das propagandas que vão ao ar a partir de sábado: http://www.youtube.com/watch?v=WpLXn3C6Zjo&feature=youtu.be
Design de NewWpThemes