'

25 de ago. de 2012


Um grupo de deputados, estaduais e federais, ligado à oposição esteve reunido na última quinta-feira (23), na casa do líder Marcelo Tavares, para discutir os convênios suspeitos assinados pelo governo Roseana Sarney com prefeituras do interior do Maranhão. Segundo revelou um dos participantes do encontro, existe município com dez mil habitantes que ganhou convênio de R$ 8 milhões às vésperas na campanha eleitoral.      

A relação dos convênios suspeitos foi apresentada pelo ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), um dos líderes da oposição ao governo e, diante da gravidade da denúncia, os deputados presentes não descartaram a possibilidade de solicitar uma investigação do Ministério Público.

A presença do deputado Neto Evangelista reunião, alvo de muita especulação, aconteceu por um simples motivo: Neto é deputado do bloco da oposição e foi nesta condição que foi convidado a se fazer presente.

Os participantes do encontro aproveitaram para ouvir do deputado Rubéns Pereira Júnior (PCdoB) fazer uma avaliação da conjuntura regional e as perspectivas para 2014. Segundo a fonte que passou as informações para o blog,  tudo mais que falem sobre o assunto é mera especulação.

Participaram da reunião Marcelo Tavares, o ex-governador José Reinaldo, os deputados federais Carlos Brandão (PSDB) e Weverton Rocha (PDT) e os estaduais Marcelo Tavares, Rubéns Júnior, Othelino Neto e Neto Evangelista.

Edivaldo Holanda Júnior (PTC) se reúne com blogueiros e usuários de redes sociais na próxima quarta, 29, para apresentar o projeto “São Luís Digital”, ampliando o acesso à rede de internet para pessoas de baixa renda e em pontos de alta circulação de pessoas.

O evento acontecerá no Grand São Luís Hotel e deve reunir internautas de diferentes opiniões e posicionamentos políticos. “Queremos que todos participem, que perguntem, que questionem, que façam parte da discussão pela cidade. Como propomos um governo de diálogo, estamos convidando todos os blogueiros para discutir democraticamente,” ressaltou Edivaldo.

Para o candidato à prefeitura de São Luís, o acesso à internet é uma das principais formas de ter acesso a informação e educação. “A internet hoje, em qualquer escola, colabora para que os alunos ampliem seus conhecimentos. É hoje uma ferramenta sem a qual a educação se torna incompleta,” disse. Além do projeto "São Luís Digital", Edivaldo quer discutir outros projetos para a juventude com os internautas.

Hoje, apenas 27% das casas de São Luís possuem acesso à internet, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A proposta de Edivaldo Holanda Júnior é que, com disponibilização de rede sem fio em pontos estratégicos da capital, o acesso à internet cresça e ele possa funcionar como uma ferramenta de democratização do conhecimento.

“Em números proporcionais, podemos perceber que pelo menos 700 mil pessoas em São Luís não têm acesso à internet em nenhum momento do dia. Com essa ampliação, os computadores das escolas públicas que estão sem acesso à internet e não atingem o objetivo de complementar a aprendizagem dos alunos, por exemplo, terão utilidade efetiva nos estudantes da rede pública de ensino,” afirmou.

Computadores nas escolas

Entre as propostas de Edivaldo Holanda Júnior está a parceria com o governo federal para trazer a São Luís o Projeto Um Computador por Aluno (ProUCA). Junto à presidente Dilma Rousseff (PT), Edivaldo vai fazer com que a Secretaria Municipal de Educação de São Luís se integre às centenas de outras prefeituras que já recebem esse benefício.

O projeto do governo federal disponibiliza para escolas públicas de todo o país o número de notebooks correspondente á quantidade de alunos matriculados em uma determinada instituição de ensino.

“Esse programa chegou a ter em São Luís um dos destinos, mas por falta de uma boa administração não conseguimos transformar essa parceria em benefício para os alunos, que são as pessoas que mais precisam dele, já que não têm acesso a computadores em casa,” afirmou Edivaldo. Segundo o candidato, o projeto “São Luís Digital” vai atender às demandas das escolas públicas por acesso à internet.



O presidente da Comissão da Constituição e Justiça, deputado Manoel Ribeiro (PTB), ex-líder do governo, confirmou, em discurso na última quinta-feira (23) a existência de convênios assinado pelo governo do Estado com entidades  fantasmas, para fins de compra de voto nas eleições 2012.

Ribeiro, ao sair em defesa do companheiro de bancada, Magno Bacelar (PV), que denunciou a realização de convênios entre o governo, através do NEP, com uma associação de moradores do município de Chapadinha para a candidata Belezinha fazer estradas vicinais ligando a sede aos povoados, no valor de R$ 1,3 milhão, acabou confirmando a existência dos convênios.   

“Eu quero parabenizar a governadora Roseana Sarney; quando ela soube da denúncia desses convênios que estavam saindo no ralo para a prefeitura denunciado pelo nosso deputado Nota 10, ela mandou cortar todos que existiam com essas prefeituras, essas entidades fantasmas”, afirmou Manoel Ribeiro.

Se a governadora suspendeu é porque existiam e a denúncia do deputado Magno Bacelar é verdadeira, tanto é verdade que foram suspensos, segundo afirmações do próprio presidente da CCJ, aliado de primeira hora do Palácio dos Leões.

Semana passada, o deputado Bira do Pindaré apresentou uma relação de convênios suspeitos realizados entre a Secretaria de Saúde com prefeituras aliadas da governadora Roseana, com a nítida intenção de beneficiar os prefeitos que rezam na cartilha do grupo Sarney.

Na última quarta-feira (23) foi a vez do próprio vice-líder do governo ir à tribuna denunciar que o Estado, através do NEP, estaria fazendo convênios com associações de moradores para execução de obras eleitoreiras.

A relação dos convênios suspeitos, assinados às vésperas da campanha eleitoral, foi bastante divulgado pelas mídias alternativas, não custa nada o Ministério Público Eleitoral se interessar pela denúncia de que dinheiro público está sendo desviado para compra de votos.

24 de ago. de 2012



Estabelecer vínculos entre as escolas municipais e as comunidades de São Luís para implantar a políticas públicas e promover desenvolvimento sociocultural. Esse é o desejo de Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que visitou, na tarde desta quinta-feira (23), o bairro do Santo Antônio.

Durante a visita, o candidato anunciou que o bairro será contemplado pelo programa Escola-Comunidade, uma parceria entre as unidades de ensino do município e as comunidades dos bairros, visando a melhoria dos serviços prestados pela prefeitura na área de educação. A contratação de servidores que morem próximo às escolas, por exemplo, está incluída na proposta deste projeto.

“Nossa política será a política do diálogo. Na educação, esse diálogo vai se dar também entre as escolas e a comunidade dos bairros, tendo por objetivo melhorar nossos indicadores de desempenho na educação e garantir um futuro de vitória para quem mais precisa”, afirmou.

Numa caminhada vibrante, em que as cores das bandeiras ganharam destaque, Edivaldo e a militância da coligação “Muda São Luís” (PTC-PSB-PCdoB-PDT) levaram a proposta da renovação da política, conquistando a confiança das pessoas.

Os moradores do Santo Antônio reclamam que não há escolas do município na região, prejudicando a vida de seus filhos. Para a doméstica Maria Santana de Oliveira, o maior problema do bairro é a educação. “Aqui só tem um colégio, e é do estado. O resto é particular. Espero que o próximo prefeito invista na educação”, diz.

Já uma educadora que preferiu não se identificar quer ver melhorias na área que atua há mais de dez anos. Ela lamenta as condições em que se encontram as unidades de ensino: “As salas de aula estão lotadas: temos uns 40 alunos por sala. A merenda escolar também não é saudável. Espero que coloquem em prática o que está no papel, na lei”.

Uma das preocupações da administração de Edivaldo é transformar os anexos escolares em locais apropriados para o ensino de qualidade. Atualmente, por falta de estrutura física, as crianças da rede municipal de ensino convivem com ambientes improvisados que abrigam salas de aula e não oferecem a estrutura adequada para o aprendizado. A meta é substituir gradativamente os anexos por novas unidades de ensino.

Escola em tempo integral é outro ponto de destaque do plano de governo de Edivaldo em relação à política para a educação. Com os dois turnos em ambiente escolar, as crianças poderão se dedicar não somente à aprendizagem das disciplinas exigidas pelo Ministério da Educação, como também desenvolver atividades esportivas e de lazer.

A universalização das creches em São Luís é outra meta para a administração de Edivaldo Holanda Júnior. O candidato quer ampliar de duas para 23 o número de creches públicas de São Luís.

Ministério Público Eleitoral realizou na última quarta-feira, 22, uma reunião visando dar explicações sobre propaganda nas eleições municipais de 2012 para coligações, partidos políticos e candidatos do município de Codó. A reunião foi proposta pela promotora da 7ª Zona Eleitoral, Linda Luz Matos Carvalho e pelo promotor da 69ª Zona Eleitoral, Wlademir Soares de Oliveira.

Durante a reunião foram prestados esclarecimentos sobre as eleições, propaganda e condutas vedadas. O principal objetivo, segundo os promotores, foi orientar os representantes de partidos, coligações e candidatos do município a respeito das atribuições das zonas eleitorais, bem como sobre propagandas eleitorais permitidas e proibidas durante o período, buscando prevenir a ocorrência de abusos e atos eleitorais ilícitos.

Os promotores apontaram que, muitas vezes, os candidatos pensam estar fazendo a propaganda corretamente, mas cometem equívocos, tornando a propaganda ilegal.
Ainda durante a reunião, os promotores de justiça explicaram como podem ser feitas denúncias de abuso, ressaltando a importância dos denunciantes agirem de forma responsável.

Design de NewWpThemes