'

20 de out. de 2012



Depois de proibir a divulgação de pesquisa do Instituto Data M que supostamente confirmaria uma folgada vantagem do candidato Edivaldo Holanda Júnior sobre o prefeito João Castelo, o juiz Sérgio Muniz reagiu de forma violenta às críticas feitas à decisão pelo presidente da Embratur, Flávio Dino. Há pouco nas dependências do TRE o juiz abordou de forma agressiva o ex-juiz Flávio Dino, que reagiu no mesmo tom e exigiu respeito do magistrado.

Flávio Dino estava no TRE acompanhando os advogados Carlos Lula e Rodrigo Viana em audiência com a procuradoria eleitoral. Foi quando, contam testemunhas, surgiu o juiz Sérgio Muniz, que partiu para tomar satisfações com Flávio Dino. 

O presidente da Embratur anunciou há pouco que tomará as medidas contra o que considerou abuso de autoridade do juiz e tentativa de coerção em função das críticas legítimas que fez à decisão proferida hoje à tarde determinando a proibição ao Instituto Data M de divulgar pesquisa sobre intenção de votos em São Luís.
Representantes da União Nacional dos Estudantes, Central Estudantil, Conselho Nacional de Juventude, União da Juventude Socialista e União Brasileira de Estudantes Secundaristas participaram da Plenária 36 para discutir a política de juventude para São Luís e declararam estar ao lado de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) neste segundo turno.

A semana foi de intenso diálogo entre diversos movimentos sociais da cidade que, junto com Edivaldo, Roberto Rocha e lideranças políticas, debateram políticas públicas para a educação, saúde, cultura e juventude, nas plenárias 36. Durante toda a semana, o candidato da mudança ouviu professores, profissionais da saúde, artistas, produtores culturais e jovens, que apoiam o 36 e acreditam na transformação de São Luís. 

Edivaldo recebeu ainda o apoio de mais lideranças políticas da militância do PT e PPS, expandindo os comitês 36 e agregando cada vez mais apoiadores da oposição do estado e do Brasil, como o governador de Pernambuco Eduardo Campos, o ministro da saúde Alexandre Padilha e o presidente da Funarte, Antônio Grassi.

Na plenária 36 da juventude, o investimento na ciência e tecnologia local, criação da secretaria de juventude, efetivação da meia-entrada e implantação da Escola em Tempo Integral foram algumas das ideias debatidas. E ao final de cada manifestação, os movimentos políticos e estudantis apresentavam seus gritos de guerra, conclamando toda a juventude a se unir para trazer mudança e renovação para São Luís.

“A juventude quer renovar, em Edivaldo eu vou voltar”. Esse foi o grito de guerra dos jovens de todas as classes de São Luís que se uniram a Edivaldo nesta sexta (20), no Hotel Abbeville.

Durante a plenária e diante de todos os jovens, Edivaldo assinou o Pacto pela Juventude, que recebeu das mãos da representante do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães. “A partir de agora, a juventude volta a participar das conquistas da cidade e do projeto político. Nenhum administrador pode roubar o futuro da juventude e é por isso que pensamos em fazer uma política diferente, reestruturando o conselho municipal de juventude e criando a secretaria municipal da juventude. Por isso, estejam conosco nesse projeto,” afirmou Edivaldo.

“A juventude quer participar do projeto político e nós damos valor a isso. É recolhendo as melhores experiências e com a convicção de que São Luís tem atitude de mudança que selamos o compromisso de organizar uma política participativa”, afirmou Roberto Rocha durante o encontro.

O Presidente Nacional da União da Juventude Socialista, André Tokarski, disse que a unidade da juventude é a chave para a transformação da cidade. “É com essa unidade que temos que lutar até o fim. Eu vim lá de São Paulo trago a mensagem de jovens que querem a sua eleição pra viver a libertação dessa cidade. E peço o compromisso de vocês para trabalharem pelos próximos dias para eleger Edivaldo Holanda Júnior.”

A presidente da juventude do PDT-MA, Idalete Rodrigues, também levantou a bandeira da juventude e da transformação. “Hoje nós levantamos uma só bandeira: a do 36. Hoje nos unimos para eleger um prefeito jovem e termos mais espaço na mudança da cidade. Estamos na luta e vamos rumo à vitória com Edivaldo”.

O ex-diretor da UNE, Márcio Jardim, afirmou: “Sonho com um Maranhão livre e com uma cidade bem cuidada e por isso sonho também com Edivaldo prefeito. Precisamos lutar por um transporte melhor, pela meia-passagem, pelas cotas. Precisamos honrar a história da juventude desse país, que sempre lutou pelos seus direitos”.

Roberto Rocha Júnior, que será o vereador mais jovem a integrar a câmara municipal de São Luís a partir de 2013, conclamou a juventude a usar o voto para trazer a mudança para São Luís. “Nos últimos anos vimos o descaso com que os jovens foram tratados em nossa cidade. Há jovens desempregados, sem carteira assinada, sem assistência familiar ou até mesmo morrendo. Mas temos hoje, com Edivaldo, um representante jovem de renovação. E com ele vamos fazer algo pela nossa juventude”.

Caravana 36 com Bira e Rubens Júnior 

As ruas e avenidas de diversos bairros de São Luís já estão recebendo a visita da Caravana 36, que é comandada pelos deputados Bira do Pindaré (PT) e Rubens Pereira Jr (PCdoB). Os deputados vão espalhar ainda mais as propostas da mudança através de panfletagens, caminhadas e conversas com a população.

Os bairros visitados na primeira fase da caravana, serão: Santa Barbara, Cruzeiro, Vila Vitória, Janaína, Santa Clara, Vila Riod, Cidade Olímpica, Cidade Operária, Jardim América, Santa Efigênia, Tibiri, São Raimundo e Vila Cascavel.

O deputado Bira do Pindaré, que faz parte da resistência do PT, afirmou o seu apoio e compromisso com Edivaldo no segundo Turno da eleição.


"Edivaldo Holanda Júnior, faz parte da base de apoio da presidenta Dilma Rousseff e vai fazer uma parceria forte entre a prefeitura de São Luís e o governo federal. Por isso, o PT autêntico, que não se rende, está com ele. Está com a mudança para a nossa cidade", declarou.


Bira do Pindaré e Rubens Pereira Júnior fazem parte da base de oposição ao governo estadual na Assembleia Legislativa, além de serem grandes lideranças políticas em todo o estado.



19 de out. de 2012



Vereador eleito com um das campanhas mais caras das Eleições 2012 na capital, o ex-integrante da Febem (Fundação do Bem Estar do Menor), Fábio Câmara (PMDB) declarou apoio ao prefeito João Castelo (PSDB), na noite de quarta-feira.  

O ato poderia até passar despercebido não fosse Câmara cria do senador João Alberto (PMDB), espécie de pai adotivo, e do secretário de Saúde, Ricardo Murad (PMDB), que lhes garantiram, certamente, as condições para, num passo de mágica, esnobar poderio financeiro na campanha.

A presença de Fábio Câmara no palanque de Castelo e as matérias tendenciosas do jornal o Estado do Maranhão a favor do prefeito, não deixam a menor dúvida de que Sarney aderiu de corpo e alma  ao castelismo.

E por um motivo bem simples: Castelo está em fim de linha, prestes vestir pijama e sem projeto futuro que o incomode, já do outro lado está Edivaldo Holanda, jovem brilhante com todo um futuro pela frente, tendo ao seu lado Flávio Dino, outro jovem político e candidato declarado ao governo em 2014. 

O velho oligarca analisou o custo benefício e não teve a menor dúvida: esqueceu todos os insultos e agressões do passados e abraçou o "inimigo". O risco que correm é morrerem abraçados, como  indicam as pesquisas.
O presidente dos democratas da Região Tocantina, deputado Antônio Pereira parabenizou, na Assembleia Legislativa, todos seus aliados políticos, eleitos e não eleitos no dia 7 de outubro de 2012, em grande parte dos municípios do Maranhão.

Para Antônio Pereira, com muita amizade e apoio do povo foi possível ajudar a eleger 15 prefeitos no Maranhão, nos municípios de Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú Formosa da Serra Negra, Buriticupu e Jenipapo dos Vieiras, ambos localizados na região Central.

Na Região Tocantina, Antônio Pereira destacou ganharam as eleições os prefeitos de Campestre do Maranhão, Senador La Roque, Buritirana, Amarante, Cidelândia, Açailândia, Itinga e Carolina. Na Região do Pindaré foram eleitos os prefeitos dos municípios Buriticupu e Bom Jardim.

O democrata parabenizou, também, os prefeitos não eleitos Dr. Fabrício (Dom Pedro), Dete (Lageado Novo), Dr. Nelson Horácio (Porto Franco), Salomão (Ribamar Fiquene), Tida (Governador Edison Lobão), Junior Bodão (Montes Altos), Wellington Pinto (Vila Nova dos Martírios), Thales (São Pedro da Água Branca). Os parabéns se estenderam aos vereadores eleitos e não eleitos.

Na avaliação do parlamentar, a candidata dos democratas, doutora Rosângela Curado, saiu vitoriosa nas urnas em Imperatriz. “Na primeira pesquisa, Rosângela estava com apenas 1,5%, subiu para o segundo lugar e conquistou cerca de 40 mil votos. Rosângela é uma grande liderança política em Imperatriz”, reconhece.

Apesar de não ter participado ativamente da campanha política no município de Bom Jesus das Selvas, o deputado Antônio Pereira destacou a marcante eleição da nova prefeita do município, a empresária e amiga, Cristiane Damião, que teve o trabalho reconhecido pela população e conquistou 53,28% dos votos.

ALIADOS ELEITOS

PRESIDENTE DUTRA (Dr. Juran venceu com 53,41%); BARRA DO CORDA (Eric Costa venceu com 55,80%; GRAJAÚ (Capitão Otsuka venceu com 59,57%); FORMOSA DA SERRA NEGRA (Dr. Edmilson venceu com 57,07%); BURITICUPU (Zé Gomes venceu com 59,49%); JENIPAPO DOS VIEIRAS (Gustavo venceu com 56,54%);  AMARANTE DO MARANHÃO (Joyce venceu com 100,00%); AÇAILÂNDIA (Gleide Santos venceu com 51,80%); BURITIRANA (Vagtonio Brandão venceu com 55,84%); CIDELÂNDIA (Neto Teixeira venceu com 42,92%); CAROLINA (Ubiratan Jucá venceu com 51,25%); BOM JARDIM (Lidiane Rocha venceu a eleição com 50,28%);  CAMPESTRE DO MARANHÃO (Valmir Morais venceu com 60,06%);  SENADOR LA ROCQUE (Chico Nunes venceu com 48,97%); 89. ITINGA DO MARANHÃO (Vete venceu com 44,40%).

Medidas preventivas de segurança e de logística começaram a ser traçadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) na tarde de quarta-feira (17) durante reuniões da presidente e do corregedor do órgão com os juízes e chefes de cartórios eleitorais de São Luís, representantes das forças de segurança e de escolas públicas e privadas.

Os desembargadores Anildes Cruz (presidente), Bernardo Rodrigues (corregedor) e Fróz Sobrinho (membro responsável pela Segurança) estão empenhados em garantir aos eleitores que no dia 28 de outubro a votação na cidade de São Luís aconteça com tranquilidade, assim como ocorreu no último dia 7. Outro esforço é para que o resultado da eleição seja conhecido o mais rápido possível.

Segurança

Dados da Polícia Militar demonstram que apenas 21 ocorrências – um número considerado pequeno – foram registradas durante o primeiro turno em toda a região metropolitana, que inclui os municípios de Paço do Lumiar e Raposa.

Cada juiz expôs aos representantes das Polícias Federal, Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros as dificuldades que enfrentaram antes, durante e após o encerramento da votação, para que os locais e as situações que exigem maior atenção sejam considerados prioritários de atendimento.

Logística

O TRE ofereceu às nove zonas eleitorais de São Luís uma estratégia para a totalização dos resultados: que colégios funcionem como polos de transmissão dos “boletins de urnas” das suas seções e daquelas que ficam próximas a eles. Isso garante maior celeridade na totalização dos votos, uma vez que as mídias de resultados desses locais não precisarão ser transportadas até o Fórum Eleitoral para serem transmitidas.

Seis juízes aceitaram a proposta: os das 1ª, 2ª, 76ª, 88ª, 89ª e 91ª Zonas Eleitoral. Quarenta e duas escolas, entre públicas e privadas, receberão estrutura tecnológica do tribunal para terem condições de transmitir estes dados.


O jornalista Daniel Mendes, especialista em marketing eleitoral, publica em sua página no Facebook comentário sobre matéria tendenciosa  publicada hoje no jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da oligarquia Sarney, anunciando um suposto crescimento da candidatura João Castelo.

“Notável exercício de má-fé jornalística professa hoje o jornal O Estado do Maranhão ao atribuir crescimento da candidatura Castelo. O jornal compara resultados de institutos distintos, com diferentes metodologias e planos amostrais para chegar à conclusão que Castelo teria crescido graças ao horário eleitoral. Visível o ânimo jornalístico de injetar algum fôlego na combalida candidatura tucana. É como diz minha mãe, "pra quem tá se afogando, jacaré é tronco".

Mendes condena a atitude do jornal da governadora fazer comparações entre números de institutos diferentes para fazer afirmações tendenciosas. Na primeira pesquisa do Ibope,  no segundo turno, divulgada na noite de ontem (18) pela TV Mirante, Edivaldo Holanda Júnior mantém uma larga margem de vantagem para João Castelo ( 49% a 39%).

Se alguém ainda tinha alguma dúvida de que Sarney apoia João Castelo na esperança de atrapalhar o projeto Flávio Dino para 2014, a matéria do jornal da família revela de que lado ele está.

18 de out. de 2012



O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, em entrevista coletiva nesta tarde de quinta-feira (18), num restaurante da Lagoa, alertou que aqueles que não seguiram a orientação do partido e foram apoiar outras candidaturas, concluída a eleição, somente ficarão no partido se fizerem autocrítica, admitirem o erro e pedirem perdão.  

É o caso do ex-governador José Reinaldo Tavares, atual secretário da administração municipal, que, após tentar levar o partido para coligar com o PSDB, acabou sendo afastado, juntamente com o ex-presidente destituído, José Antonio Almeida, e se transformaram em cabos eleitorais de João Castelo.

Eduardo Campos veio a São Luís no primeiro turno da eleição e retornou agora para reforçar o apoio ao candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e trazer um pouco da experiência administrativa desenvolvida ao longo do mandato de governador, como por exemplo, o programa que visa a concessão de carteira de motorista a jovens desempregados e que desejam inclusão no mercado de trabalho, usando como fonte de recurso o IPVA.

“Voltei com a confiança na vitória dessa nova geração de políticos que está surgindo no Nordeste inteiro. O que a gente sente nas pessoas é que as coisas estão indo muito bem e vamos ganhar. Quem ficou com o adversário vai ser penalizado com a derrota que será imposta pela população”, enfatizou Campos.

O governador de Pernambuco aproveitou a entrevista para fazer um balanço da participação do PSB na última eleição. Conforme Campos, o partido cresceu 41% em relação ao pleito de 2008 e reelegeu o maior número de chefes de Executivos no país.

Eduardo Campos fez questão de esclarecer que esteve em algumas cidades do país fazendo campanha para seus aliados e não contra candidaturas adversárias. Ele explica que “não fiz campanha contra ninguém, mas a favor do nosso projeto e aqui vamos eleger esses dois jovens que vão fazer as mudanças que a cidade precisa”, disse olhando para Edivaldo e Roberto Rocha.

O presidente do PSB destacou ainda que, após as eleições, desfeito o palanque, o partido se dedicará a ajudar a presidenta Dilma Rousseff a equilibrar a situação sócio-econômica do país.

No Maranhão o PSB elegeu quinze prefeitos, inclusive em municípios importantes eleitoralmente, como Caxias, Timon, Santa Inês e Balsas. “Nosso partido tem procurado dar sua colaboração no Maranhão somando forças com os aliados para que se tenha perspectiva real de mudanças”, acrescentou.

Após a coletiva, o governador, Edivaldo Holanda, Roberto Rocha, Flávio Dino, líderes da coligação “Muda São Luís” concentraram na Praça Deodoro para iniciar a grande caminhada na Rua Grande. 
Design de NewWpThemes