'

11 de mai. de 2013



A Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), retoma a interdição da Avenida Litorânea neste domingo (12), conforme prevê a portaria nº 765 de 14 de outubro de 2009. A intervenção terá início às 7h e seguirá até às 10h30, no trecho que compreende o playground até a Praça do Pescador. O outro lado da via funcionará normalmente.


A interdição, que é bem vista pelo Ministério Público, garante aos frequentadores da Litorânea um espaço para o lazer e a prática de atividades esportivas.


A grande novidade do projeto da SMTT é a parceria com a Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel). Já está em estudo a possibilidade de levar atividades de prática esportiva, a exemplo das que já são realizadas com o Projeto São Luís Saudável, que funciona no Parque do Bom Menino, para a Litorânea aos domingos.


Nesta primeira intervenção, uma equipe da Semdel estará no trecho interditado para fazer um levantamento das ações da secretaria a serem disponibilizadas para a população. 



O Presidente da Câmara Municipal de Chapadinha, Nonato Baleco (PDT), denunciou, na manhã deste sábado (11), a interferência pessoal da governadora Roseana Sarney (PMDB) para tentar impedir a concessão de título de cidadão chapadinhense ao presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB).

Em seu pronunciamento, na tribuna da Câmara, Baleco revelou que a governadora esteve em Chapadinha na segunda-feira passada e pressionou os vereadores a votar contra o projeto que concedeu a Dino o título de cidadão honorífico do município.

A presença da governadora e ameaças não foram suficientes para dobrar a maioria da Câmara, que resolveu mostrar de que lado está e aprovar por sete votos contra três a homenagem ao presidente da Embratur.

Ao agredecer a homenagem, Flávio Dino ressaltou que “muito me honra o debate porque faz parte da democracia, quem tem medo do debate são os coronéis e a oligarquia”. Dino agradeceu os vereadores que votaram a favor da proposição e até aqueles que atenderam o pedido da governadora e votaram contra.

Para o presidente Nonato Baleco, a homenagem a Flávio Dino representa a posição de homens que sonham com melhores dias para Maranhão. Ele lamentou que a governadora tenha tentado dobrar a vontade dos vereadores. “Somos conscientes e sabemos de que lado estamos, o futuro do Estado é Flávio Dino”, defendeu.  

Mesmo contra a vontade de Roseana Sarney, Flávio Dino recebeu nesta manhã o titulo de cidadão chapadinhense na presença de vereadores, do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, dos deputados federais Simplício Araújo, Weverton Rocha e Domingos Dutra. Além dos deputados estaduais: Marcelo Tavares, Bira do Pindaré e do vice prefeito de São Luís, Roberto Rocha. 
  
 Aprefeita de Mata Roma, Carmem Neto, ressuscitando velhos métodos dos tempo dos coronéis, tentou esvaziar a reunião que o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), realizou na noite de sexta-feira (10), no Salão Paroquial do município.

Carnem Neto, esposa do ex-deputado Paulo Neto, simplesmente antecipou a festa do Dia das Mães de domingo para o mesmo dia e mesmo horário que se realizou o programa de debates Diálogos pelo Maranhão. A prefeita anunciou farta distribuição de prêmios, como geladeira, televisão e outros eletrodomésticos, mas a artimanha de nada adiantou. 

Um grande público lotou o  Salão Paroquial para ouvir as lideranças da oposiçãoao externarem suas opiniões sobre os mais diversos setores. Líderanças políticas de toda a região prestigiaram o evento que vem vem discutindo os principais problemas do Estado.  

 

Diálogos pelo Maranhão é lançado em Mata Roma




Frederico Luiz
Chapadinha, MA - Uma multidão lotou o salão paroquial da igreja católica para o lançamento de Diálogos do Maranhão em Mata Roma (40km de Chapadinha).
 
Passava das 22h desta sexta-feira, 10, quando Flávio Dino chegou acompanhado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi e do deputado federal Weverton Rocha chegaram ao local do evento. Um grave acidente na única rodovia de saída da capital, ainda com pista simples, provocou engarrafamento no trânsito por quilômetros. Percurso feito normalmente em três horas passou para oito.
 
O deputado federal Simplício Araújo e os deputados estaduais Marcelo Tavares conseguiram chegar um pouco antes.
 
Carlos Lupi foi taxativo quando reafirmou que a sua sigla apoia a candidatura do presidente da Embratur de forma incondicional e irreversível, numa clara alusão de quem mesmo integrando a atual base de sustentação da presidenta Dilma, estará ao lado da oposição à governadora Roseana Sarney (PMDB).
 
O deputado federal Weverton Rocha fez um pronunciamento rápido mas incisivo quando à decisão do PDT em apoiar Flávio e destacou a presença do presidente do PDT de Balsas, Márcio Honaiser "que viajou mais mil quilômetros para demonstrar a unidade de nosso partido no projeto de oposição".
 
O discurso mais aguardado, claro, foi o do líder disparado nas pesquisas para o governo do Maranhão, Flávio Dino, que a Aldeia publica na íntegra logo abaixo.
 
No começo da manhã deste sábado, antes do Encontro Regional do PDT em Chapadinha, a Aldeia publica trechos dos discursos dos deputados Bira do Pindaré e Simplício Araújo e ainda dos líderes políticos de Mata Roma.
 
A foto abaixo simboliza o encontro de gerações. Sete vezes deputado estadual, o decano Pontes de Aguiar percorre toda a região para levar a mensagem da renovação e da mudança.
 
A Aldeia anotou a presença de Erlânio Xavier, vice-prefeito de Igarapé Grande, Renato Dionísio, ex-vereador de São Luís; Baleco, vereador de Chapadinha; Dr. Levi, ex-candidato a prefeito de Chapadinha; Glinoel Garreto, ex-candidato a prefeito de Mata Roma; Lauro Pereira Albuquerque, o Grachal, ex-prefeito de Mata Roma e Besaliel, vereador de Mata Roma.

10 de mai. de 2013


Edivaldo: Núcleo Gestor é atitude de governo que mostra metas e resultados
Após quatro anos desativado, o Núcleo Gestor do Centro Histórico foi retomado pela Prefeitura de São Luís através do Decreto nº 43.540 de 28 de janeiro de 2013.  A primeira reunião foi realizada nesta sexta-feira (10), no Palácio Cristo Rei (Praça Gonçalves Dias, Centro).

A reativação do Núcleo Gestor do Centro Histórico cumpre mais um compromisso do prefeito Edivaldo Holanda Júnior no período de campanha e visa dar maior atenção à área tombada como Patrimônio da Humanidade desde 1997.

“O Núcleo Gestor do Centro Histórico de São Luís é uma atitude de governo que mostra o caminho novo que estamos construindo, com diálogo, participação, integração de esforços, metas claras e resultados concretos. A retomada deste importante fórum de discussão e proposição de ações aponta para um novo momento de nossa cidade, cujo patrimônio arquitetônico destaca-se de forma imponente, bela, singular e por isso mesmo merecedor de nosso cuidado e de nossa ação permanente”, disse o prefeito Edivaldo.

Segundo o coordenador Núcleo Gestor do Centro Histórico e presidente da Fumph, Aquiles Andrade, este primeiro momento caracteriza uma ‘estratégia de arranque’ para a definição dos primeiros trabalhos do semestre.

“A função do núcleo gestor será de retomar a qualidade do Centro, melhorando esses indicadores, delegando ações aos todos órgãos envolvidos agindo conjuntamente nos setores de infraestrutura, moradia, turismo, segurança e demais setores, além de sensibilização da comunidade’, adiantou.

Iniciativa que, para o presidente da União dos Moradores do Centro Histórico, Denis Cutrim de Lima, mostra um  sinal de melhorias para área e valorização dos mais de três mil moradores da região, de acordo com os dados do último Censo Demográfico.

“Temos grande expectativas de termos nos anseios ouvidos, atendidos, e esta é uma ótima oportunidade para a valorização da nossa área, mas também da comunidade que vive na área”, reforçou.

Durante esta primeira reunião foram apresentados, além do diagnóstico parcial da qualidade da ambiência urbana do Centro Histórico, o levantando de indicadores de qualidade para monitoramento pelas entidades, apresentação metodologia de trabalho para discussão pelos membros do núcleo e definição de prioridades para desenvolvimento do plano de trabalho semestral.

Blog do vereador Cássio

 
O vereador Cássio Reis (PSDB), revoltado com o  caos na saúde pública comandada pelo secretário Ricardo Murad, voltou a denunciar, na Sessão da Câmara Municipal de Coroatá, na manhã desta sexta-feira (10), o descaso do governo Roseana Sarney e suas consequências para o município de Coroatá. Segundo o vereador, logo após o fechamento do Hospital Geral Municipal – HGM no início da gestão da prefeita Teresa Murad (PMDB), denúncias sistemáticas comprovam o desrespeito com a saúde da população e estão vindo à tona.

Na quarta-feira (08) logo após receber uma denúncia que apontava para mais um caso de negligência no serviço ofertado pelo Hospital Macrorregional de Coroatá de responsabilidade do Governo do Estado, o vereador Cássio Reis viajou para a vizinha cidade de Pedreiras, acompanhado da equipe do Programa Canal Aberto, para constatar e registrar “in loco” mais uma barbaridade cometida pela equipe de profissionais daquele hospital.

Na cidade de Pedreiras o parlamentar encontrou-se com a senhora Jaiciele Farias que, após dá a luz a gêmeos prematuros (sete meses), foi transferida com os seus bebês para o Hospital Macrorregional, por não haver leito neonatal no município de origem. Após seis dias de internação Jaciele recebeu a triste notícia de que uma de suas filhas faleceu sob os cuidados médicos da equipe, segundo informações repassadas a mãe da criança a morte teria sido ocasionada por uma infecção pulmonar.

De posso de cópia do boletim de ocorrência e termo de amputação, o parlamentar relatou o que ouviu da mãe, segundo ela a outra criança continuou internada por mais alguns dias e após perceber que os esparadrapos que seguravam a agulha estavam apertando o seu braço a mesma solicitou por cerca de quatro vezes que a técnica de enfermagem que a acompanhava os retirassem ou pelo menos pudesse atentar para este detalhe, o que não ocorreu, ainda segundo a mãe o braço da bebê estava ficando roxo e inchado. No dia seguinte ao chegar ao hospital, Jaciele percebeu que o soro tinha sido trocado para o braço direito, sendo que esquerdo, no qual esteve com o soro por alguns dias, encontrava-se enrolado com algodão e a mesma pediu para vê-lo, foi quando percebeu que o local onde antes estava a agulha anteriormente encontrava-se totalmente “preto” (segundo ela) e sem movimento.

O vereador relatou que “após quatro dias a mãe foi comunicada que sua filha teria de ser transferida urgentemente para São Luís, o que não ocorreu, pois a criança teria recebido a avaliação do médico que veio da capital, para desespero da mãe este a comunicou que a mesma precisava assinar o termo de consentimento para amputação do antebraço da sua filha ou do contrário a infecção poderia tomar conta de todo o corpo da criança e ocasionar a sua morte”, disse.

Cássio Reis registrou em seu pronunciamento que o Hospital Macrorregional de Coroatá é o que mais recebe recursos financeiros da Saúde em todo o estado e mesmo contando com um pouco mais de 400 funcionários (superior a sua real capacidade), oferta um serviço de qualidade duvidoso e não possui quantidade de leitos suficientes para o atendimento à população coroataense com mais 75 mil habitantes e ainda às cidades vizinhas.

“É lamentável ver o secretário de estado de Saúde e deputado, Ricardo Murad, usando de propaganda enganosa, sobrevoando de helicóptero o município de Coroatá quase que diariamente, fazendo política com a saúde e enquanto isso a nossa gente está morrendo, o que poderia ser evitado com o investimento necessário no setor”, disse o vereador e continuou: “Solicito às autoridades competentes e ao Ministério Público que tomem providências cabíveis antes que outras vidas sejam prejudicadas ou ceifadas impunemente”, finalizou Cássio Reis.

O parlamentar aproveitou ainda para dizer que aquele hospital é tido como referência no estado e no país segundo o secretário e a governadora Roseana Sarney e chegando a compará-lo com o Albert Einstein, sendo de alta complexidade, mas mesmo assim tem apresentado casos vergonhosos de mortes ou erros que poderiam ser evitados. O vereador frisou que esta é apenas uma das muitas denúncias que tem recebido desde o início do funcionamento do hospital.

“No Macrorregional foi gasto mais de 4 milhões em mais de 3 anos de reformas, sendo reinaugurado apenas durante as campanhas eleitorais de 2012, na qual a esposa do secretário, Teresa Murad, era candidata, hoje ela é prefeita no papel, mas de fato quem dita as ordens é o seu esposo e secretário de saúde”, disse o vereador.

A denúncia na Tribuna causou indignação entre os vereadores ali presentes Marcelo Moura (PTC), Lourdinha Pereira (PCdoB) e Juscelino (PT), que se solidarizaram ao vereador Cássio em seus pronunciamentos durante a sessão que não contou com a presença de nenhum dos vereadores governistas.



A Assembleia Legislativa do Maranhão se prepara para jogar debaixo do tapete os requerimentos do deputado Raimundo Cutrim (PSD), no qual solicita às secretarias de Fazenda e Segurança cópias de notas fiscais emitidas por empresas ligadas ao agiota Gláucio Alencar e outros mafiosos que atuam no ramo sagrando prefeituras no interior do Estado.

A matéria seria deliberada na sessão da última quarta-feira (8), mas devido a uma intervenção do líder do governo, deputado César Pires (DEM), os requerimentos serão enviados à Comissão de Constituição e Justiça, onde o governo tem a maioria, antes ser levada à votação em plenário.

Para tentar esclarecer como se movimenta a máfia da agiotagem no Maranhão, Raimundo Cutrim pretende que mais dois requerimentos sejam enviados ao Delegado da Receita Federal em São Luís, Antônio Augusto Simas Neto, e ao Procurador Chefe da Procuradoria da República no Maranhão, José Raimundo Leite Filho, com o mesmo teor.

César Pires argumenta que solicitou Nota Técnica sobre o assunto à Assessoria Jurídica da Assembléia e foi alertado que o artigo 198 do Código Tributário Nacional veda o fornecimento das cópias das Notas Fiscais. Diz o artigo: Ele leu o artigo que diz: “Sem prejuízo da legislação, é vedada a divulgação, por parte da Fazenda Pública ou de seus servidores, de informação obtida em razão de ofício sobre situação econômica do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza ou estado de seus negócios ou atividades”.

A intervenção do líder governista foi o suficiente para o suplente no exercício do mandato, Carlos Alberto Milhomen (PSD), um sujeito truculento, acostumado fazer da CCJ escudo da imoralidade, requereu ao presidente Arnaldo Melo (PMDB) que os requerimentos sejam encaminhados a esta comissão antes de serem colocados à apreciação do plenário. A Mesa Diretora, de imediato, acatou a solicitação numa clara demonstração de que apurar a verdade dos fatos não interessa a Assembleia.

Diante do que está a vista de todos pergunta-se: o que a população pode esperar de um Poder que se recusa a investigar crimes de agiotagem, que não consegue reunir quatorze assinaturas para instalar uma CPI? Nada, principalmente quando entre seus pares existem pelo menos quatro agiotas e outro tanto respondendo processo na Justiça Federal por assalto a cofre público.

9 de mai. de 2013

Flávio Dino, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), sugeriu que a Câmara dos Deputados faça um pacto nacional para acompanhar  a competitividade de alguns setores ligados diretamente ao Turismo.
“A Câmara deve liderar um pacto nacional entre governo e iniciativa privada para acompanhar preços das tarifas aéreas e hoteleiras. Assim, vamos impulsionar a competitividade do  turismo no Brasil’, disse Dino durante audiência da Comissão de Turismo e Desporto realizada na tarde da última quarta (08) no Congresso Nacional.
A Comissão recebeu Flávio Dino e o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcio Fortes, para apresentarem os preparativos dos Jogos Olímpicos que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro em 2016.
Levantamento feito em janeiro pela Embratur mostrou que a média das tarifas cobradas em hotéis brasileiros supera a média de tarifas cobradas em destinos turísticos como Paris, Londres, Nova York, Barcelona e Cancún.
Dino informou aos membros da Comissão que a Embratur está trabalhando intensamente para promover a imagem do Brasil. “Ano passado, realizamos um evento por dia útil no exterior, mostrando todos os atrativos brasileiros  como nossa cultura, nossa gastronomia e nossas belezas naturais,” lembrou o presidente da Embratur.
Flávio Dino disse ainda que o ritmo de divulgação do Brasil no exterior traz boas perspectivas para o aumento de estrangeiros em visita ao país.
”Apenas nesta semana, estamos com eventos em Cuba, no México,  na Itália e nos Estados Unidos. Vamos ultrapassar a barreira dos 6 milhões de turistas estrangeiros em 2013 e alcançar a meta de 10 milhões após as Olimpíadas”.
Durante a audiência, Flávio Dino apresentou alguns números que confirmam as previsões feitas pelo Instituto como o aumento de eventos internacionais realizados no Brasil, divulgados ontem pelo ICCA (International Congress & Convention Association).
“Sediamos 360 eventos internacionais em 2012, o que significa um aumento de 20% em relação ao ano anterior”, comemorou. A entrada de turistas internacionais também aumentou em 2012.
“O fluxo de turistas estrangeiros cresceu 4,5% no ano passado, o que representa um resultado  20% superior à média mundial. Isso mostra que estamos no caminho certo para a preparação dos megaeventos que o Brasil sediará como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, afirmou o presidente da Embratur.



O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) reuniu-se, na tarde desta quinta-feira (09), com os estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O parlamentar, enquanto membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão, se dispôs a mediar a negociação entre os universitários, que lideram o movimento para entrega da pauta de reivindicações aprovada por Assembleia Geral dos estudantes na última terça-feira (07), ao reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho.

O movimento estudantil, composto pelo DCE, representantes de DA’s, residentes da Casa dos Estudantes, entregou a pauta de reivindicações ao deputado. Dentre os principais pontos, os universitários lutam por assistência estudantil de qualidade, abertura imediata de concurso público para professores e gratuidade nas refeições do Restaurante Universitário.

Na oportunidade, Bira parabenizou os alunos pelo protesto pacífico e informou da conversa que teve com Natalino. Segundo o parlamentar, o reitor se comprometeu a receber a pauta de reivindicações e a dialogar com uma Comissão de estudantes.

Os universitários concordaram com a proposta, desde que Salgado fizesse um comunicado formal marcando a reunião (dia, horário e local), e divulgando para a imprensa, demais estudantes do Campus do Bacanga e do interior.

A reunião deverá ser marcada para sexta-feira (17), e contará com a presença do reitor, de uma Comissão de estudantes, da Defensoria Pública e da Comissão de Direitos Humanos Assembleia. A pró-reitoria já anunciou a reunião por meio de nota no site da UFMA.

Veja outros pontos da Pauta:
ü  A pauta inclui ainda a entrega da residência estudantil dentro do Campus do Bacanga;
ü  Ampliação do Restaurante Universitário;
ü  Construção de uma creche universitária;
ü  Ampliação e reformulação das bolsas permanência, pesquisa e extensão;
ü  Entrega imediata das bibliotecas setoriais;
ü  Ampliação da frota de ônibus;
ü  Entrega do prédio de enfermagem;
ü  Construção de um centro de artes;
ü  Garantia de transparência no Projeto Político Pedagógico dos cursos de licenciatura interdisciplinar.


Roseana assina ordem de serviço observada por Gastão, Max e Washington
No dia 22 de abril de 2011, a governadora Roseana Sarney, em solenidade no Sítio Santa Eulália, assinou a ordem de serviço da obra que, segundo ela, ligaria duas grandes avenidas, a Carlos Cunha, no Jaracaty, à Daniel de La Touche, no Maranhão Novo. Para garantir exclusividade sobre a administração via, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto do Poder Executivo e concedeu à chamada “Via Expressa” a condições de rodovia MA, a exemplo da estrada que leva a São José de Ribamar.  

Em agosto de 2011 as empreiteiras contratadas Rodoconsult e Edconsil deram início a obra, que deveria ser entregue à população como um presente da governadora Roseana Sarney e do seu então candidato a prefeito de São Luís, Washington Luís, pelos 400 anos de fundação de São Luís. Inaugurada a toque de caixa dia 8 de setembro de 2012, em plena campanha eleitoral, a Via Expressa, que deveria ter 7.370,96 metros de extensão, se resume hoje a um trecho de 2 quilômetros que serve apenas para infernizar a vida dos moradores do Cohafuma.

Ao assinar a ordem de serviços, os veículos de comunicação estamparam amplo material de propaganda do que seria nova via, dos 1.200 empregos diretos e outros 4.500 indiretos que a construção geraria. Felizmente muita gente duvidou e deu uma resposta nas urnas, pois hoje, o que se observa no canteiro de obra é um movimento muito reduzido de operários e não se percebe qualquer avanço da obra em direção ao Maranhão Novo. O mais curioso de tudo é que o novo secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, simplesmente não dar uma palavra sobre o prosseguimento dos serviços.

Procurei nesta manhã de quinta o ex-secretário de Infraestrutura, deputado Max Barros (PMDB), para que ele, como homem forte do governo, apresentasse qualquer justificativa para a lentidão dos trabalhos e tive a seguinte resposta: “Esse assunto não me pertence mais”. Diante da insistência do repórter, Max disse apenas que teve conhecimento de que há uma pretensão do atual secretário de entregar o trecho até o Maranhão Novo no final do ano.

Conforme material de propaganda distribuído pelo governo quando do lançamento da Via Expressa, a estrada terá 7.370 metros de extensão, 32, 75 metros de largura, três pistas de rolamento em cada sentido com 10,5 metros; sendo um exclusiva para ônibus, 2 faixas de passeio com 2 metros cada, canteiros central com 4 metros e ciclovia com 2,7 metros de largura.

Recentemente, o blog inclusive publicou o vídeo, a TV Difusora foi ao local, onde a obra já está concluída, no trecho que vai do Jaracaty ao Cohafuma, e constatou que as medidas anunciadas na propaganda do governo não são as mesmas construídas pela empreiteira. Conforme denunciou a reportagem da emissora do senador Edison Lobão, a metragem não obedece o que determina a lei.

A governadora, que prometeu inaugurar a obra até o Maranhão novo em 8 de setembro de 2012, pouco menos de um mês da eleição, mais uma vez fica provado que não tem palavra e que suas promessas em tempos de campanhas não passam de conversas para enganar eleitores incautos, mas com São Luís já a conhece de outros carnavais, o candidato dela e vice-governadora sofreu derrota humilhante na eleição de 2012.

Quem sabe a rejeição de Washington não seja o motivo da obra de movimentar com tanta lentidão e sem qualquer explicação do secretário Luís Fernando. Será que a governadora quer penalizar a população de São Luís por ter ignorado seu candidato a prefeito em 2012?
Design de NewWpThemes