'

20 de abr. de 2013


O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) recebeu, no início da noite desta sexta-feira (19), o manifesto pela paz em São Luís. O documento foi entregue durante o ato em protesto a violência na capital maranhense, na rotatória do São Francisco, e foi organizado pelo Movimento Nossa São Luís em parceria com a Via Mundo Intercâmbio e movimentos sociais.

O objetivo do encontro foi chamar a atenção para a ocupação e segurança das vias públicas como ambientes de lazer social, comprometido em detrimento dos altos índices de violência na grande ilha de São Luís. Daniel Madorra, coordenador do Nossa São Luís, sugeriu a mudança da segurança pela transformação do espaço público, um lugar que deve ser seguro para que as pessoas possam se encontrar e bater papo com os amigos.

“É perigoso jogar bola na rua, é perigoso sentar na calçada com seu vizinho, é perigoso se divertir em praça pública? Se for não, deveria ser por que esse espaço é nosso. O que nós estamos fazendo hoje aqui é ocupar de forma qualificada o espaço público. É no espaço público que nós tomamos as decisões políticas, é no espaço público que nós podemos nos encontrar. Nosso apelo, em primeiro lugar, é por uma cidade humanizada, uma São Luís para as pessoas. Em segundo lugar é um clamor por segurança na nossa cidade. Nesse primeiro trimestre o número de homicídio já é quase a metade do que foi todo em 2012”, destacou o coordenador.

Letícia Cardoso pediu um minuto de silêncio por todas as vítimas da violência urbana em nome do tio – Jether Joran – assassinado há 15 dias, após sequestro relâmpago quando voltava para casa.

Após abraço a rotatória do São Francisco, o bancário e sindicalista, Marcos Vandaí, convidou Bira para subir no trio e receber a Carta Manifesto pela Paz em São Luís. O parlamentar se comprometeu a ler – em tribuna – o manifesto confiado a ele, e fazer as devidas indicações para que o manifesto chegue até outras autoridades competentes. Informou que irá requerer uma audiência pública para discutir a questão da violência na grande Ilha e se emocionou a lembrar o assassinato do amigo Jether.

“É por esse razão, em nome da paz em São Luís do Maranhão, mas também em nome de Jether  Joran, que simboliza nesse momento  todo o sentimento de repúdio à violência nessa cidade é que estou presente, compartilhando com todas as categorias esse sentimento de revolta, de querer paz. Um movimento que não tem a defesa partidária, a cor da pele, a condição sexual, ou religião porque é um ato de toda a cidade. Parabenizo a coragem desse movimento e afirmo que podem contar comigo, não apenas como deputado, mas como cidadão que compartilha com vocês esse mesmo sentimento e esse desejo pela paz”, afirmou o parlamentar.

Muitos jovens e estudantes presentes destacaram a importância da Ilha se rebelar em nome de um bem comum, que neste caso é para eles a garantia de segurança no caminho para as escolas, universidades, casa dos amigos. Relembraram a época em que São Luís era conhecida por Ilha Rebelde. “A ilha era rebelde, exigíamos benefícios. A UFMA era perfeita, sempre tinha grupos que discutiam alguma coisa. Se a gente não discute, se a gente não exige, quem vai dá educação, que vai dá segurança? É preciso que a juventude seja capaz de se rebelar contra tudo que está errado”, defendeu o estudante Gabriel Gonçalves.

Osmar Aguiar, da Federação dos Servidores Municipais do Estado do Maranhão  compartilhou do sentimento dos estudantes e citou algumas lutas ao redor do mundo em que jovens lutam por mudança. “Nós queremos um sociedade que é capaz de se indignar, de lutar por melhores condições, e vendo essa juventude aqui me encho de orgulho, e foi por isso que vi o deputado Bira do Pindaré se encher de emoção aqui em cima, é por isso que cada um de nós nos enchemos de emoção”, destacou o sindicalista.

Com música, capoeira, faixas, arte e carinho, o evento começou por volta das 17 e foi até às 20 horas. O grupo pensa em se reunir uma vez por mês para debater e encaminhar soluções sobre os índices de violência em São Luís.



Música, dança, teatro e muito poesia marcaram o lançamento do livro de Reginaldo Telles na noite de ontem (19). O livro o Encontro Necessário é a primeira publicação literária do maranhense que investiu o trabalho e luta na militância política e ao jornalismo local.
O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) esteve presente para prestigiar o evento e cumprimentar o autor. Na oportunidade comprou o livro e pegou o autografo, destacando o carisma, a sensibilidade e a lucidez com que aos 87 anos, Reginaldo presenteia todos com arte da mais pura qualidade.
No evento, que começou por volta das 19 horas, estiveram presentes personalidades da arte, política, cultura e imprensa.
Fotografia por: Felipe Klamt
“Estamos apenas iniciando o trabalho de recuperação das nossas vias e temos certeza que daqui a quatro anos a cidade estará bem melhor que agora”, assegurou o secretário de Obras e Serviços Públicos, José Silveira, ao fazer um balanço das primeiras intervenções de restauração asfáltica nos bairros e avenidas de São Luís.

O titular da Semosp tem coordenado operação de limpeza urbana, iluminação pública e tapa-buracos em diversos bairros da capital, cumprindo cronograma de trabalho estabelecido pela Prefeitura. José Silveira garantiu que a gestão municipal, sob o comando do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, realizará no decorrer do governo investimentos de grande monta na infraestrutura da cidade, sobretudo na malha viária.

O secretário explicou que neste primeiro momento são realizados reparos onde há buracos, mas a meta da gestão é executar a revitalização completa de ruas e avenidas.

“Superados os trâmites burocráticos, entre os quais o processo licitatório, faremos um amplo trabalho na área de pavimentação na cidade”, afirmou José Silveira.

AÇÕES

A Prefeitura de São Luís nestes primeiros meses já desencadeou operações de correção do pavimento asfáltico em diversos bairros de São Luís, como João de Deus, São Cristóvão, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Anil, Turu, Cohama, Centro, Cohab, Outeiro da Cruz, Alemanha, João Paulo, Fé em Deus, entre outros. Em alguns desses os serviços estão sendo finalizados.

Em cada local deste é realizado uma grande força-tarefa, que abrange além do tapa-buraco, ações de limpeza, saneamento e recuperação da iluminação. Detalhadamente consiste na raspagem do meio-fio, roço, capina, desobstrução de esgotos e galerias, varredura mecânica, reparos em postes e manutenção e substituição de luminárias. Para tal, a Semosp conta com o apoio operacional de cerca de 500 pessoas mobilizadas.

“Meu pedido à população é que tenha paciência, pois a operação vai passar em toda a cidade. Já podemos ver os resultados que as ações estão proporcionando e o trabalho será levado aos demais bairros”, disse José Silveira.

No planejamento da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o Jardim São Cristovão e Vicente Fialho serão os próximos bairros a receberem as ações durante a semana.

Silveira afirmou ainda que a Petrobras, por meio de cooperação técnica, deverá auxiliar a Prefeitura visando oferecer melhor qualidade no asfalto aplicado. “A empresa está fazendo um estudo através de levantamentos realizados na nossa malha viária. A partir de uma análise de todo o material, eles nos dirão qual traçado do asfalto der ser adotado em cada área da cidade”, explicou o secretário.


Crainça Awa-Guajá em terra indígena Caru, no município de B. Jardim
O Greenpeace está documentando, com apoio do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), o dia a dia desse povo indígena, um dos mais ameaçados do mundo, segundo o Greenpeace. Os Awa-Guajá são caçadores e coletores que dependem diretamente da floresta, mas, segundo o Greenpeace, enfrentam a presença e as ameaças de madeireiros dentro de seu território. Hoje, segundo a organização ambientalista, a terra deles é uma das últimas ilhas de floresta que restaram na região, e sua população não chega a 400 indivíduos.
Eliza Capai/Greenpeace

O segundo encontro da “Jornada da Integração Legislativa” ocorreu na manhã de hoje (20), no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Codó. O evento contou com a participação do presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo (PMDB), deputados estaduais, vereadores da região e o prefeito Zito Rolim.

No encontro desta manhã de sábado, o presidente Arnaldo Melo voltou a afirmar que o objetivo da “Jornada” é fortalecimento do legislativo, por meio do intercâmbio entre deputados e vereadores.


“Os encontros que estamos promovendo em diversas cidades polo, sede de regionais, objetiva a troca de informações, o aprimoramento do processo legislativo e a compreensão do próprio sistema político de nosso país”, esclareceu Melo.


Natural do município de Codó, o deputado estadual Cesar Pires destacou a integração proporcionada pelos encontros. “Essa iniciativa fortifica a interação entre as câmaras municipais e o legislativo estadual, atualizando, reciclando o conhecimento de quem faz as leis nos municípios. A presença expressiva dos vereadores, assessores e pessoas que se interessam pela melhoria política deste município aqui neste auditório demonstra o engajamento em modernizar o poder legislativo municipal”, disse o deputado.


Para o prefeito Zito Rolim, a série de encontros promovidos pela Jornada de Integração Legislativa possui um valor inestimável e trará resultados concretos na qualidade e na melhora de serviços das câmaras municipais e seus vereadores por todo o maranhão. “A Jornada nos possibilita a proximidade com a Assembléia Legislativa de nosso estado. Ela chega ao interior e proporciona uma valorosa troca de informações, atualizações no sentindo de modernizar o legislativo, munindo seus protagonistas com informações que vão fazer diferença na política dos municípios. Hoje estamos aqui neste evento com o líder da oposição e o líder do governo na assembléia. As diferenças de ideologia política são deixadas para os períodos de eleições e os parlamentares estão a trabalho de uma causa única. Quem ganha com isso é a população de nosso município”.

Design de NewWpThemes