'

28 de set. de 2013

“O Maranhão precisa ter a coragem de ousar um caminho novo.” Essas foram as palavras de Rosângela Curado ao se filiar ao PDT na manhã do último sábado (28), em Imperatriz. Segunda colocada nas eleições de 2012 na disputa pela prefeitura do maior município da Região Tocantina, Curado tomou a decisão de fazer parte de um partido da base de oposição ao governo do estado.

Flávio Dino e diversas lideranças de todo o Maranhão foram a Imperatriz para participar da assinatura da ficha de filiação de Rosângela Curado, que passa a somar forças ao projeto de desenvolvimento defendido por Dino no movimento Diálogos pelo Maranhão.

“Vim aqui para confirmar que todos os que aqui estamos e aqueles que têm vontade de mudar a realidade do nosso estado fazemos parte de um único partido: o partido do Maranhão, o partido de que defende que o nosso estado pode virar a página do passado,” disse Flávio Dino durante a cerimônia de filiação do PDT.

Emocionada, Curado disse que a tomada de decisão de deixar o DEM e fazer parte do PDT aconteceu após uma longa discussão com as suas bases eleitorais, que avaliam que o projeto de governo liderado por Flávio Dino e representa uma grande vontade popular pela mudança. “A partir de hoje, somos cada um de nós soldados da mudança que nosso estado precisa,” completou.

Grande mobilização

A filiação de Rosângela Curado reuniu centenas de militantes de diversas cidades da Região Tocantina na Convenção Municipal do PDT de Imperatriz. A ficha de Rosângela foi abonada pelos deputados Carlinhos Amorim e Weverton Rocha, que fazem parte da Executiva Estadual do PDT.

Rosângela Curado foi recebida com festa pelo PDT de Imperatriz, cujas boas-vindas foram dadas pelo presidente municipal do PDT, o deputado Carlinhos Amorim – que também disputou a prefeitura de Imperatriz em 2012. “Política se faz somando e o PDT se sente honrado de receber mais um importante quadro no nosso partido. Com certeza, nosso grupo está muito fortalecido com a vinda dessa nova liderança,” destacou Amorim.

Lideranças de todo o Maranhão prestigiaram o evento: os deputados federais Domingos Dutra (PT), Waldir Maranhão (PP), Weverton Rocha (PDT); os deputados estaduais Raimundo Cutrim (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB); o prefeito de Balsas (Luís Rocha Filho) e o vice-prefeito de São Luís (Roberto Rocha); o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo; o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), além de vereadores, presidentes de partido e lideranças políticas de todo o Maranhão.

Oposição tem mais força

A filiação de Rosângela Curado ao PDT após sair do DEM é um mais um importante fato no cenário político maranhense. Rosângela disputou a prefeitura de Imperatriz em 2012 e teve 32% dos votos na segunda maior cidade do estado. Hoje, é considerada pelos imperatrizenses uma das maiores lideranças da região tocantina.

As movimentações acontecem na mudança de filiações partidárias a um ano da eleição, prazo máximo para que um pré-candidato participe de uma nova agremiação. Além de Curado, outras lideranças de oposição têm fortalecido legendas importantes.

Recentemente, o deputado estadual Raimundo Cutrim deixou o PSD da base do governo e filiou-se ao PCdoB. O ex-PPS Othelino Neto, na última sexta, deixou a antiga legenda para fazer parte do PCdoB junto a Cutrim e ao deputado Rubens Pereira Júnior. Outros partidos compõem esse projeto são o PDT, PSB, PTC, PP, PCdoB, setores do PT, PSDB e PPS e novas siglas que estão sendo criadas como o PROS e o PS.

O projeto político de oposição ao governo no estado tem reunido diversos partidos em torno de três elementos fundamentais: Democracia, Igualdade e Desenvolvimento, que vem sendo amplamente discutido pelo movimento Diálogos pelo Maranhão, que já percorreu mais de 40 cidades do Maranhão construindo um plano de governo ouvindo a população de cada município.

“Falamos sempre em mudança e ela está cada vez mais próxima. Não é uma mudança no futuro, pois o Maranhão está mudando. A prova disto está nesta mesa: com o deputado Cutrim, o deputado Waldir Maranhão e Rosângela Curado que decidiram fazer parte deste projeto novo para o Maranhão – pautado nas pessoas, na melhoria dos índices sociais e do verdadeiro desenvolvimento do Maranhão,” afirmou Flávio Dino.

Em reunião concluída a poucos instantes com apoiadores e coladores do seu mandato, o deputado Bira do Pindaré decidiu  abandonar o Partido dos Trabalhadores, em resposta a carta do presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, publicada nesta manhã de sábado (28), convidando-o a procurar outra agremiação partidária sem risco da perda do mandato.    
Na próxima terça-feira, Bira fará uso da tribuna da Assembleia Legislativa para comunicar seu desligamento do partido e anunciar por qual legenda continuará sua militância política. Segundo adiantou a assessoria do deputado, ele vai escolher entre Solidariedade, PCdoB, PDT e PSB para onde transferirá sua filiação.  

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Raimundo Monteiro, publicou nota oficial nesta manhã de sábado autorizando o deputado Bira do Pindaré se desfiliar do PT “sem que isso resulte em qualquer prejuízo ao exercício do mandato”.

A decisão de convidar o deputado a procurar outra legenda, segundo Monteiro  Monteiro alega que há incompatibilidade de interesses e sugere que o parlamentar se retire da legenda.

Bira é filiado oficialmente desde 1990, mas milita na legenda desde 1988, quando era dirigente do movimento estudantil na Universidade Federal do Maranhão.

Veja abaixo a carta de Raimundo Monteiro que motivou a saída do parlamentar do partido. 

Os canais de São Luís estão recebendo atenção especial de limpeza. A Prefeitura está desenvolvendo ações específicas nas áreas que, em vez de proporcionar escoamento das nascentes fluviais da cidade, têm apresentado grande concentração de lixo oriundo de práticas irregulares de descarte de inservíveis.

As primeiras localidades contempladas foram: o Canal da Areinha, da área não pavimentada; Canal do Turu, conhecido como Canal Santa Rosa, que se estende até a Vila Luizão; Canal da Rua Dois Irmãos na Vila Isabel Cafeteira e das Unidades 201 e 203, na Cidade Operária, este último finalizado na sexta-feira (27).

Os canais do Renascença II, por trás do Tropical Shopping, e o existente na entrada do Recanto dos Vinhais, fazem parte da agenda de trabalho prevista para as próximas semanas. Para dar continuidade às ações, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) iniciou um mapeamento de todos os canais de São Luís para futuramente ser traçado um cronograma de serviço de limpeza para as áreas.

“Nós estamos fazendo um levantamento minucioso, de todos os canais existentes na cidade, para iniciarmos ações de limpeza. Retirando todo resíduo sólido, inservível, que só acarretam em danos para o meio ambiente e para a saúde dos moradores de todo entorno. Esta é uma das metas de trabalho do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, valorizar a cidade e proporcionar boas condições de vida à população”, frisou o titular da Semosp, José Silveira.
A frente de trabalho conta com equipes especializadas na limpeza dos canais, exigindo equipamentos e dispositivos de proteção mais elaborados, atendendo à necessidade de cada área, como explicou o coordenador de Limpeza Pública, Nelson Buriti.

“Estamos treinando equipes isoladas, aperfeiçoando-as na limpeza dos canais, que exige plano de ações específicas. Elas utilizam equipamentos de proteção mais severos pelo fato de muito dos canais estarem contaminados pelo esgoto, por exemplo. Estamos trabalhando conforme a necessidade de cada localidade, sendo que em muitas delas encontramos muito lixo”, pontuou o coordenador.

A comunidade já comemora as ações de limpeza. José Raimundo Gomes é líder comunitário no bairro da Cidade Operária, satisfeito, ele comentou as mudanças na área. “A situação do canal daqui do bairro era o reflexo do descaso da falta de cuidado da administração pública. Era uma situação triste, sujeira transbordando. Hoje está uma beleza. Para nós da Cidade Operária é uma vitória, porque podemos comparar a situação antes da limpeza e hoje como se encontra”, observou.

OUTRAS AÇÕES

A Semosp está com equipes de limpeza trabalhando em diversas praças de São Luís. Além da coleta de lixo feita regularmente, as equipes realizam os serviços de varrição, pintura de meio fio e roçagem. Na última semana, as praças dos bairros Cohatrac e Cohab receberem os serviços. A Superintendência de Limpeza Pública da Semosp organizou um cronograma para que o trabalho seja desenvolvido nas demais praças da cidade.

Na última quinta-feira, (26/09) o deputado federal Domingos Dutra, (PT/MA) acompanhado de sua esposa, Núbia Dutra, participou da cerimônia de premiação do site Congresso em Foco que aconteceu no Unique Palace, em Brasília. O parlamentar ficou entre os 15 deputados mais votados na categoria “Edição Geral de Melhores Deputados do Ano” considerado o melhor e único parlamentar do estado do Maranhão e da região Norte e Nordeste, na avaliação da sociedade e de jornalistas especializados em política e foi escolhido como um dos parlamentares que melhor representa a população em 2013.

Essa é a terceira vez consecutiva que o deputado Domingos Dutra é indicado para concorrer ao prêmio que distingue os deputados e senadores que, na avaliação da população, melhor a representam no Congresso Nacional. Para participar da premiação do site Congresso em Foco não pode responder por investigações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), nem está sob a mira dos conselhos de ética da Câmara e do Senado.

O Prêmio Congresso em Foco foi criado em 2006 com o objetivo de estimular a sociedade a acompanhar de perto o desempenho dos congressistas e combater o mito de que todos os políticos são iguais, reconhecendo e valorizando aqueles que se destacam, de maneira positiva, no exercício do mandato. 

A edição deste ano foi composta por duas categorias gerais (melhores deputados e melhores senadores) e oito especiais. A votação foi realizada pela internet entre 09 de julho e 09 de setembro de 2013. “Fico feliz em ser escolhido pelos jornalistas para participar da premiação do site Congresso em Foco pela terceira vez consecutiva. Isso nos motiva a continuar usando o mandato de maneira consciente a favor da população mais necessitada”, comemorou o parlamentar.

Na ocasião o deputado Domingos Dutra concedeu entrevista ao programa CQC, da Band, que vai ao ar na próxima segunda-feira (30/09).

27 de set. de 2013

Maranhão da Gente
Divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2012 colocam novamente o Maranhão em situação vexatória, principalmente no quesito Educação e apontam que no governo Roseana Sarney a quantidade de pessoas com 15 anos que são analfabetas aumentou em relação a 2009, quando ela iniciou o terceiro mandato a frente do governo do Estado.

Naquele ano o percentual da população nesta faixa etária que era analfabeta atingia o patamar de 19,1%, (872 mil pessoas). Em 2012, os números do PNAD revelam que o percentual da população maranhense com 15 anos ou mais que não teve ainda a oportunidade de conjugar dois verbos essenciais à cidadania: ler e escrever, alcançava o patamar de 20, 8%% o que equivale 986 mil pessoas.

Embora tenha reassumido o governo do Estado em 2009, com a promessa de recolocar o Maranhão nos "trilhos" e ter sido reeleita no ano seguinte defendendo esta proposta, a atual governadora comanda atualmente um estado, onde o numero de analfabetos é maior do que  o encontrado por ela quando ela assumiu o posto em abril de 2009.

No dia 27 de setembro de 2010, o Editorial do Jornal O Estado do Maranhão afirmou que a reeleição da então candidata, a governadora Roseana Sarney(PMDB), que disputava o quarto mandato seria fundamental para consolidar a política de desenvolvimento por ela iniciada. Um ano antes, a governadora que já havia exercido dois mandatos, pelo PFL, atual DEM ( entre os anos de 1995 e 2002), assumiu o comando do Estado pela terceira vez, por força de uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral( TSE) após a cassação do mandato do governador Jackson Lago(PDT).

Porém, os números do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2012, revelam dados contraditórios as afirmações defendidas pelo jornal, cuja linha editorial é atrelada ao grupo político da governadora. Os indicadores apresentados pelo IBGE mostram que de todos os estados do nordeste, que por sinal registra o maior índice de analfabetos na população com idade acima de 15 anos, dentre todas as regiões do país, o Maranhão é o único que apresentou aumento na quantidade de pessoas reféns do analfabetismo.
Design de NewWpThemes