'

29 de dez. de 2012



O prefeito eleito Edvaldo Holanda Júnior (PTC) acaba de divulgar a relação complementar do secretariado. Veja abaixo.

1.      TED LAGO - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social

É empresário e empreendedor social. Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão e Finanças pela PUC (RJ), fez especialização em gestão de processos industriais na Doemens Schule, em Munique, Alemanha.Foi um dos fundadores da Rede Latino Americana por Cidades Justas e Sustentáveis e do ICE-MA - Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão;



2.      OLÍMPIO SILVA – Secretaria de Juventude

Graduado em Ciências Sociais(UFMA),com especialização em Gestão Pública(Unisul) e Gestão de Projetos(Unicsul). Fez aperfeiçoamento em formação de governantes (EFG/UEMA/USP) e em capacitação de gestores de juventude pela Secretaria Nacional de Juventude das Presidência da República. Foi coordenador do DCE UFMA e Coordenador Municipal de Juventude da Prefeitura de São Luís.

3.      JERRY GONÇALVES DE ABRANTES – Secretaria do Trabalho e Geração de Renda

Foi Secretário Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís; Secretário Estadual Adjunto de Comunicação Social – MA; Chefe de Gabinete do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens de São Luís; Assessor Especial da Prefeitura de São Luis; Assessor Parlamentar Legislativo na Câmara Federal.

4.      MÁRCIO BATALHA JARDIM – Secretaria de Representação Institucional no Distrito Federal

Graduado em História pela UFMA, professor da rede estadual de ensino(MA), ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes, ex-conselheiro do Instituto de Cidadania durante gestão no órgão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, secretário de relações institucionais e federativas da Prefeitura de Maricá(RJ), membro da direção nacional do Partido dos Trabalhadores. Integrou a assessoria do ex-governador  Jackson Lago

5.      MARCELO DE ARAÚJO COSTA COÊLHOSecretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Formado em Comunicação Social-UFPI, Acadêmico de Direito- terceiro ano, CESVALE; Pós-graduação em Gestão pública -FAERPI, Especialista em Marketing, Propaganda e Publicidade-CEUT; Instrutor do Seminário  Internacional EMPRETEC, Saber Empreender; Ministrante das palestras: O Mito Empreendedor e Cooperar para Vencer.

6.      JOSÉ CURSINO RAPOSO MOREIRA - Secretaria Municipal de Planejamento

Economista formado pela UFMA.Especialização em Consultoria de Pequenas e Médias Indústrias. Ex-Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de São Luís; Secretário Adjunto de Planejamento do Governo do Estado Maranhão; Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão

7.      Maria Sueli Lobo Bedê Freire – Secretaria Municipal da Fazenda

Auditora Geral Adjunta da Prefeitura de São Luís no período de 1993 à 1997; Superintendente Executiva de Controle Interno, no período de 1997 à 2000;)   Secretária de Administração, no período de janeiro de 2003 à maio de 2003;  Secretária de Fazenda, no período de janeiro de 2003 à 04 de abril de 2008;  Secretária de Planejamento no período de agosto de 2008 à dezembro de 2008;

8.      ORLANDO DE ABREU MENDES – Presidente da Comissão Permanente de Licitação

Graduado em Direito (Uniceuma), Conselheiro Fiscal da Cooperativa de Desenvolvimento Social, Analista do Seguro Social do INSS – MA.



A administração João Castelo (PSDB) vai deixar uma herança maldita para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Trata-se de um contrato da PPP – Parceria Público Privado – para a gestão dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos.

Segundo os primeiros levantamentos feitos por técnicos especialistas em questões ambientais junto ao órgão responsável pela administração do contrato, a questão do lixo é grave e muita coisa vai precisar ser corrigida pelo novo prefeito, disse um técnico ao blog sob a condição de anonimato.

Só para se ter uma ideia da gravidade do problema, no período 2002 a 2008, na administração Tadeu Palácio (PP), a média dos custos foi de 4 milhões mensais, para uma contraprestação de serviços, diga-se de passagem, de qualidade, quando São Luis foi reconhecida como a cidade mais limpa do Brasil.

Hoje, o lixo está por toda parte de da cidade e o custo subiu estratosfericamente. A prefeitura está pagando R$ 11 milhões mensalmente para a empresa contratada executar o péssimo serviço prestado à população.

A questão da coleta do lixo, portanto, é mais um abacaxi que o atual prefeito está deixando para o sucessor. Mas o que justificaria uma diferença de R$ 7 milhões? Provavelmente foi feito na medida certa para servir de ralo.

O blog perguntou a um técnico que teve acesso ao contrato sobre as justificativas que encontraram para elevar o valor. “É um processo torto e complexo, o que sei é que está muito alto esse valor”, respondeu a fonte.

28 de dez. de 2012



Neste mundo da blogosfera aparece cada um aprendiz de vidente que é uma maravilha. Pois não é que o calça curta (trabalha em jornal mais não possui formação acadêmica) Marcos  D’Eça, contumaz bajulador da oligarquia Sarney, teve uma visão sobrenatural sobre uma suposta articulação do “radialista” Robson Paz (é jornalista formado pela UFMA) para deixar no cargo de diretor adjunto de comunicação da Assembleia Legislativa nas mãos de um nome de sua confiança?



Pois é, o Sarará, pelo visto, é mais desinformado do que alguém possa imaginar. Primeiro porque cabe unicamente ao presidente Arnaldo Melo nomear quem bem entender para o cargo que será vago com a saída do jornalista Robson Paz para a secretaria adjunta de comunicação da prefeitura; segundo, o cargo é da presidência da Casa e não de partido político; em terceiro,o posto nunca foi objeto de barganha política na história da Casa.



Na ânsia de externar sua ira contra profissionais que condenam sua forma pecuniária de fazer jornalismo, afirma que Robson paz quer deixar no lugar  “os jornalistas Raimundo Garrone, Adalberto Melo ou o educador físico Jorge Vieira”. Só para informar este cidadão, Jorge Vieira é jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (RJ), turma de 1984, possui registro profissional expedido pelo Ministério do Trabalho e não está procurando emprego.



O calça curta Marcos D’Eça sabe perfeitamente, apenas faz de conta que não sabe, por problemas pessoais com o editor do blog, que sempre fiz e faço oposição a este grupo político que manda hoje na Assembleia Legislativa, que apoia um governo corrupto e que levou a população do Estado à condição de indigência.  Jamais poderia estar pleiteando um lugar onde me sentiria um estranho no ninho.

Tudo que este rapaz escreveu sobre a substituição de Robson na diretoria de comunicação da Assembleia não passa de invenção, coisa de gente que não tem compromisso com a informação, apenas com o cheiro do zinabre.


Procurador-geral em exercício, Suvamy Vivekananda Meireles
O procurador-geral de justiça em exercício, Suvamy Vivekanda Meireles, enviou na quinta-feira (27), ofícios ao secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, e ao comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, Cel. Franklin Pacheco Silva, nos quais solicita informações a respeito das medidas que vem sendo adotadas na prevenção e combate à criminalidade na região metropolitana de São Luís.

A solicitação do Ministério Público baseia-se no crescente número de ocorrências registradas nos últimos meses, que vem causando sensação de insegurança na comunidade, conforme reiteradas notícias que chegam ao MPMA.

Nos documentos, Suvamy Vivekanda ressalta que a garantia da segurança é uma atribuição diretamente ligada à própria razão de ser do Estado, pois sem essa garantia haveria o caos social, com a prevalência da lei do mais forte.  

"A segurança pública compreende todo um conjunto de ações, tanto na esfera política quanto na administrativa, judicial e legal. Contudo, é através do poder de polícia do Estado que se concretizam de maneira mais eficiente as ações de segurança pública", afirmou o procurador-geral de justiça em exercício.

As informações solicitadas deverão ser prestadas em até 10 dias.


Articulistas da chamada grande imprensa nacional já dão como certa a saída do deputado Gastão Vieira do Ministério doTurismo.

Segundo nota publicada hoje na coluna Painel, da Folha de São Paulo, “com a esperada nomeação do deputado Gabriel Chalita (SP) para Ciência e Tecnologia, peemedebistas afirmam que o partido deverá perder o Ministério do Turismo para o PR”.

A coluna revela ainda que  “Dilma estaria disposta a contemplar o partido com a vaga de Gastão Vieira desde que o partido vete Anthony Garotinho (RJ) na liderança na Câmara”.
Design de NewWpThemes