'

13 de out. de 2012


Se o segundo turno da eleição fosse hoje, o candidato Edivaldo Holanda Júnior seria eleito prefeito de São Luís com 54,6% dos votos válidos. O atual prefeito João Castelo, que tenta a reeleição, ficaria em segundo 34,3%, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Escutec.

O Instituto Data M também encontrou uma larga diferença. A sondagem contratada pelo jornal o Imparcial e publicada no início desta noite de sábado (13) aponta Edivaldo tem 59,9%, contra 40,1% de Castelo, ou seja, praticamente os mesmos vinte pontos percentuais. 

A pesquisa Escutece foi contratada pelo jornal O Estado do Maranhão e identificou ainda 6,9 de eleitores indeciso e outros 4,3% que já decidiram anular o voto.  

Edivaldo, portanto, começa o segundo turno com uma vantagem de 20,3 pontos percentuais e a tendência, segundo especialistas em estatística, é aumentar a diferença em relação ao segundo colocado.  

O candidato da coligação Muda São Luís concluiu o primeiro turno com seis pontos de vantagem para o prefeito, mas em menos de uma semana de campanha conquistou mais 16 pontos percentuais.

O prefeito, no entanto, manteve praticamente o percentual do primeiro turno, se aplicada a margem de erro, o que indica a existência de teto,  fatal em qualquer disputa eleitoral. 
*Post atualizado às 19:12h para inclusão de informações


Horário eleitoral

Os candidatos João Castelo e Edivaldo Holanda Júnior reiniciaram neste início de tarde sábado (13), no horário da propaganda eleitoral, a batalha pela Prefeitura de São Luís.

O prefeito e seu estilo ultrapassado  fez um balanço de sua vida pública, da administração, pediu que o eleitor fizesse uma comparação entre sua experiência e do adversário e pediu mais quatro anos, para, segundo ele, concluir as obras que iniciou.

Já o candidato Edivaldo Holanda Júnior apostou no sentimento da renovação, da mudança, agradeceu aos eleitores por está no segundo turno e anunciou que vai continuar desenvolvendo uma campanha limpa, sem agressão e pautada apenas em propostas viáveis.  

Reforço na zona rural

Coordenadores da coligação “Muda São Luís” festejaram a adesão do vereador e presidente do PSL, Chico Carvalho, na última sexta-feira (12), ao candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Carvalho, na avaliação dos dirigentes da coligação, se constitui num reforço essencial à candidatura Edivaldo Holanda na zona rural de São Luís, reduto do vereador reeleito, que leva com ele toda a militância do PSL.

Neutralidade I

O PMDB da governadora Roseana Sarney, decidiu pela neutralidade no segundo turno da sucessão, segundo informou hoje ao blog o presidente municipal do partido, deputado Roberto Costa.

Conforme Costa, nenhum dos dois candidatos teria condições de unir os governos federal, estadual e municipal, como pretendia o PMDB com a candidatura do petista Washington Oliveira.   

Neutralidade II

O mesmo caminho deve seguir a deputada Eliziane Gama, terceira colocada no primeiro turno, que vem sendo bastante assediada pelos dois candidatos, mas ainda não decidiu se cruza os braços ou adere a uma das duas campanhas.

Enquanto a parlamentar não decide, na última quinta (11), o seu ex-candidato a vice, Cabo Campos, esteve presente na reunião das oposições e declarou apoio à candidatura de Edivaldo Holanda Júnior à prefeitura de São Luís.

Este evento reuniu centenas de lideranças políticas locais e estaduais para declarar apoio a Edivaldo Holanda Júnior.

Coroado de Natal

Acontece na próxima quarta-feira (17), no Brisamar Hotel, o lançamento do 6º Coroado de Natal, com o tema “Saúde: Direito de Todos”.

O evento, que reúne Organizações Não Governamentais, empresas e órgãos públicos, todos os anos faz a festa natalina das comunidades do Polo Coroadinho.

Segundo a organização do Coroado de Natal, trata-se uma amostra daquilo que a comunidade faz de melhor na música, dança, cultura, educação, ações sociais e políticas publicas.

Tendências do PT se unem em apoio a candidatura de Edivaldo Holanda Júnior: "Sou 13, agora voto 36"


Representantes de todas as vertentes do Partido dos Trabalhadores em São Luís se reuniram na manhã deste sábado (13) para declarar apoio à candidatura de Edivaldo Holanda Júnior no segundo turno. Com o movimento “Sou 13 agora voto 36”, os petistas da capital aderem ao movimento da mudança liderado por Edivaldo no segundo turno das eleições de 2012.

Com diversos ex-candidatos a vereadores do PT na última eleição, vereadores eleitos pela coligação “Muda São Luís” (PCdoB, PDT, PSB e PTC), o vice Roberto Rocha (PSB) e o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), Edivaldo confraternizou com as diferentes correntes do PT em nome de um governo democrático, transparente e de diálogo com a população.

“Receber formalmente o apoio do PT de Dilma e Lula é uma grande honra. Estar hoje ao lado do partido que ajuda a presidenta Dilma a comandar o país e de cujo Conselho Político faço parte é mais que um orgulho, é um dever. Lá em Brasília discutimos juntos os rumos do país. Em São Luís, o PT também quer a mudança feita em todo o país,” afirmou Edivaldo.

O candidato da mudança e da renovação política em São Luís aproveitou o momento para analisar alguns pontos frágeis da administração do PSDB na capital maranhense nos últimos quatro anos. “A atual administração destruiu a cidade por falta de gestão e diálogo. É contra esse tipo de prática, que governa de costas para o povo de São Luís, que estamos lutando,” disse.

No início da semana, o coletivo Resistência Petista, liderado pelos deputados Bira do Pindaré e Domingos Dutra também declarou apoio a Edivaldo Holanda Júnior, demarcando o posicionamento progressista do PT de São Luís.

Para o vice-presidente estadual do PT, Augusto Lobato, o partido não pode ficar refém de uma família e a reunião em prol da candidatura de Edivaldo Holanda Júnior representa um recomeço para o partido.

“Somos um partido democrático e que consegue discutir internamente para optar politicamente. Nestas eleições, Edivaldo representa a antítese do PSDB, partido contra o qual lutamos nacionalmente. Com ele, teremos uma aliança programática, para fazer uma prefeitura que saiba olhar para o cidadão,” analisou Lobato.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, lembrou as lutas sindicais que o PT defendeu historicamente no Maranhão e do posicionamento de esquerda que o partido adotou ao longo de sua história.

“Sou parte dessa luta porque sempre votei 13. Não visto uma camisa por oportunismo, sem entender o símbolo de lutas que ela representa,” e, ao criticar a atual administração, completou: “É razoável que falte água e sobre esgoto todos os dias nas casas de nossa cidade?”.

Já o candidato a vice-prefeito, Roberto Rocha, ressaltou que todos os partidos que neste momento escolhem ficar ao lado de Edivaldo têm um mesmo sentimento, que é o de mudança, de fazer um governo que inverta as prioridades. “A prefeitura tem de parar de olhar para si e começar a olhar para o povo de São Luís. Não podemos olhar só as eleições, precisamos planejar e pensar no futuro das próximas gerações,” concluiu.

Para a vereadora Rose Sales (PCdoB), o PT faz jus à ideologia do partido ao aderir à campanha de Edivaldo. “PT faz política por vontade autêntica de mudança. Frente a uma administração nefasta, utilizando artimanhas grosseiras para tirar benefícios do povo. Mas isso vai mudar a partir de 2013, com um governo democrático ao lado de pessoas que querem caminhar ao lado do povo,” assegurou Rose.

Representantes católicos aderem ao 36

Dentre os grandes apoios presentes no evento, destacou-se o representante do movimento católico, Gregório Guimarães. Na reunião, ele repudiou as mentiras espalhadas pela campanha adversária no meio religioso.

“Estamos aqui para desmentir as histórias que andam espalhando pela cidade de que um candidato religioso poderá atuar contra as demais crenças. É uma estratégia baixa espalhar boatos colocar medo na população. Vivemos em um ambiente democrático, o que traz também o respeito a todas as religiões e culturas. Os responsáveis por esses ataques agem de má-fé, contra a o princípio da Verdade defendida por todas as religiões,” afirmou Gregório.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o PMDB, partido da governadora Roseana e dos políticos ligados à oligarquia Sarney no Maranhão, foi o que mais teve candidatos barrados pela Justiça.

Conforme informações publicadas pelo site Congresso em Foco,  há 502 políticos peemedebistas, 473 petistas e 409 tucanos cujos votos foram anulados pela Justiça. Em quarto lugar, o PDT tem 341 candidatos, seguido do PSD (309), do PP (308) e do PSB (304).
 
Só um quarto dos 5.829 políticos relacionados pelo TSE estão barrados definitivamente. 

Esses 1.461 candidatos não podem mais recorrer das decisões que os tiraram da disputa, ou aguardar novos julgamentos ou desfazer a renúncia decidida por eles. Para esses políticos, a eleição acabou mesmo. Mas eles tiveram apenas 172 mil votos, ou só 5% do total do grupo.

Os outros três quartos de políticos ainda podem mudar suas situações perante a Justiça. Este ano, o TSE recebeu quase 7 mil processos recebidos, dos quais cerca de 3,6 mil estão com julgamento pendente. No caso da Lei da Ficha Limpa, há 2.247 recursos no TSE, dos quais só 764 foram julgados até o momento.

Há quatro anos, a corte também recebeu por volta de 6 mil contestações. Porém, como a Lei da Ficha Limpa não existia na época, a quantidade de processos em aberto depois do primeiro turno foi menor: 2.500.

12 de out. de 2012


O presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), avaliou, em um grande encontro no Grand Hotel São Luís, o desempenho da oposição nas eleições municiais deste ano.

Flávio relembrou a experiência adquirida por Edivaldo em sua carreira política e mostrou, mais uma vez, total apoio ao candidato. “Estou disposto a trabalhar muito pelo Edivaldo nos próximos dias a ponto de perder alguns quilos que preciso”, brincou Flávio.

Ao destacar os problemas de educação e saúde do estado, Flávio Dino lembrou a perda do filho Marcelo Dino e conclamou os líderes presentes ao trabalho. “É em nome das pessoas que estão morrendo nos hospitais agora que não temos o direito de errar, não temos o direito de vacilar, não temos o direito de perder essa eleição.”

O encontro de lideranças de oposição marcou um momento histórico na política do Maranhão, em que muitos partidos se agregaram em apoio a mudança e renovação do estado. “Quero parabenizar a todos que participaram dessas eleições. Mesmo aqueles que não se elegeram são vitoriosos porque lutaram do jeito correto, defendendo a verdade”
.


O vereador reeleito Ivaldo Rodrigues (PDT), em conversa com o titular do blog na noite de quinta-feira (11), disse a razão que o levou a abandonar a barca castelista e aderir a candidatura do deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) no segundo turno da sucessão.

“Abandonei a campanha do prefeito João Castelo porque fiz o melhor que pude para defender sua administração e ele me deixou na mão quando mais precisei. Como se não bastasse, a deputada Gardênia Castelo ainda forrou de dinheiro o vereador eleito Marquinhos e o colocou em minhas bases eleitorais, me subtraindo mais de mil votos”, justificou.

Ao ser informado sobre a perda dos dois aliados, Castelo disse ter sido tomado de surpresa pela decisão do vereador e do ex-secretário de Abastecimento do município, Júlio França.

“Isso é qualquer outra coisa, menos parte do jogo político. Para mim, está sendo uma surpresa muito grande, até porque ambos eram realmente da minha linha de frente. Agora, o bom é que, enquanto alguns saem, muitos chegam”, disse.

“Realmente ele empregou bem o tempo do verbo quando disse que fui de sua linha de frente, fui mesmo, por isso não merecia ser abandonado durante a campanha da forma que fui. Não me ajudou em nada e ainda patrocinou gente para tomar meus votos”, condenou Ivaldo Rodrigues.




Antes de encerrar a sessão plenária de ontem, quinta-feira (11), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, comunicou aos ministros da Corte que poderá convocar sessões extraordinárias no decorrer da próxima semana para fazer frente à demanda de recursos pendentes de julgamento.

Ela informou que concluirá o levantamento do quadro de demandas neste final de semana e que dependendo do volume de processos estocados “talvez seja necessário um esforço extra por parte dos ministros”.

Neste ano, a Justiça eleitoral recebeu, a partir de julho, mais de 480 mil pedidos de registro de candidatura de pessoas que pretendiam concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2012.

Esses pedidos foram analisados pelos juízes eleitorais e os recursos encaminhados aos Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados. Após o julgamento dos recursos pelos TREs, cerca de 8 mil candidatos recorreram novamente, agora ao Tribunal Superior Eleitoral. Os recursos chegaram ao TSE a partir de setembro, que vem julgando os casos referentes as eleições 2012 nas sessões plenárias, às terças e quintas-feiras e diariamente em decisões monocráticas dos ministros que integram a Corte.
Design de NewWpThemes