'

19 de jul. de 2014

As intervenções realizadas na Rotatória do Bacanga pela Prefeitura de São Luís garantirão maior fluidez ao tráfego no local. Na manhã deste sábado (19), o prefeito Edivaldo foi ao local e acompanhou a execução dos serviços. De acordo com o chefe do executivo municipal, as alterações permitirão uma dinâmica de tráfego mais organizada, gerando redução dos pontos de congestionamento.

“Essa é mais uma das medidas que estamos implantando em vários locais da cidade visando à melhora do trânsito. Neste caso, na Rotatória do Bacanga, a intervenção diminuirá consideravelmente os riscos de acidente. Assim que concluídas essas alterações, a população poderá sentir logo de imediato a diferença”, disse Edivaldo, que estava acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo.

Ao lado das máquinas, de onde examinava os trabalhos, Edivaldo foi saudado por quem passava nos veículos, em sinal de aprovação às ações em andamento. O motorista Alan Silva não só aprovou a iniciativa como desceu para cumprimentar o prefeito. “Nós precisamos disso em São Luís, dessas intervenções no trânsito que facilitam bastante a nossa vida. Por exemplo, o tempo de espera dos motoristas que trafegam na rotatória decrescerá”, avaliou ele, que passa todos os dias pelo local para chegar ao trabalho, na Areinha.

As ações implantadas fazem parte do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito para a garantia da mobilidade urbana. Neste sábado, máquinas da Semosp trabalhavam a toda intensidade na abertura de vias que farão parte do novo traçado geométrico. Segundo Antônio Araújo, no projeto consta a modificação dos espaços dos canteiros e a implementação de nova sinalização horizontal e vertical.

Entre os benefícios gerados com o conjunto de ações na Rotatória do Bacanga, está o aumento da velocidade média dos condutores que trafegam pelas avenidas Portugueses, Africanos e Vitorino Freire. "Haverá vias exclusivas para quem vai realizar o retorno, para quem segue para a Avenida Vitorino Freire e para a Africanos", informou Araújo.

COHAMA - Na sexta-feira (18), o prefeito Edivaldo vistoriou as intervenções nas Ruas 5 e 8, próximas à Avenida Daniel de La Touche, na Cohama. A criação desse novo trecho permitirá um desafogamento do tráfego dessa região. O projeto consiste na abertura de uma via alternativa atrás do antigo quiosque da lanchonete Big Gago, próximo à Praça da Cohama. Será feita uma interligação entre as Ruas 5 e 8 criando uma via transversal à Daniel de La Touche.
A fase de imprimação foi iniciada com a aplicação de impermeabilizante na nova via. Esta etapa antecede o serviço de asfaltamento previsto para a próxima semana. O projeto inclui ainda serviços de drenagem e implantação do conjunto semafórico, sinalização horizontal e vertical, além de nova iluminação na área e reforma da praça.

Durante o acompanhamento dos trabalhos, o prefeito Edivaldo novamente ouviu a população e anotou demandas. Ele tem dedicado parte do dia para a fiscalização dos serviços desenvolvidos em diversos bairros da capital, chegando inclusive a despachar documentos nos locais de vistoria.

A Caminhada da Mudança continua levando otimismo, esperança e fé por onde passa. Desta vez foi em Codó, onde a população saiu às ruas para mostrar o forte apoio ao candidato da Coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Logo cedo já havia muitos moradores à espera de Flávio no Centro de Cultura. Com bandeiras, adesivos e camisetas, eles fizeram uma grande festa ao lado do candidato.

Assim como em São Luís e Imperatriz, prevaleceu o sentimento da mudança. “Flávio Dino representa a libertação para o nosso povo. Ele quer o bem da população”, disse Juliana Reis, atendente comercial.

O autônomo Júlio César contou que esta será a primeira vez em que vota no Maranhão. “Morava em São Paulo e voltei há dois anos. A política atual não é boa. Nosso Estado é rico pela generosidade de Deus, mas pobre pela politica implantada. Eu não aceito o meu Estado ser o segundo pior da nação. Por isso vou votar em Flávio Dino, pela libertação do meu Estado.”

Um futuro melhor - Flávio conversou com os moradores reafirmou seu compromisso com o Maranhão. “Agradecemos a caminhada na cidade de Codó. A nossa caminhada é para virar a página do atraso e fazer que o Maranhão tenha um futuro melhor, de dignidade e de aplicação honesta do dinheiro público”, afirmou Flávio.

Também presente, o candidato ao Senado na Coligação Todos Pelo Maranhão, Roberto Rocha (PSB), afirmou que “essa caminhada é para poder libertar o Maranhão. Vamos juntos, firmes, porque seremos vitoriosos. O Maranhão vai vencer”.

O candidato a vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), disse que a caminhada foi muito bem recebida pela população de Codó: “É o símbolo de que o povo quer mudança. Estamos com Flávio Dino e Roberto Rocha para fazer a grande mudança de que o Maranhão precisa. Não dá mais para continuar com essa saúde, essa educação. Agradeço a todos que estão construindo uma história de mudança no Estado”.
Emissário de Edinho Lobão (PMDB) procurou o presidente do PT e suplente de senador na chapa do grupo Sarney, Raimundo Monteiro, para pedir que ele desistisse da candidatura, porque estaria atrapalhando, mas não obteve sucesso na empreitada.

Monteiro, além de despachar o interlocutor de Edinho, ainda avisou que vai até o Supremo Tribunal Federal, se for preciso, mas não abre mão de ser o primeiro suplente de Gastão.
O ex-vice-governador e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira, desafeto de Monteiro, tenta emplacar o vereador Honorato, que desistiu da candidatura de deputado federal com este propósito.

Segundo comentam nos bastidores petistas, Honorato teria desistido de disputar o mandato de deputado federal a mando de Washington para prejudicar a candidatura de José Carlos da Caixa e beneficiar Trinchão.
O vereador que levou seu nome à convenção do PT e prometeu se licenciar do cargo para permitir a posse do suplente Nelsinho, que pediu demissão do cargo de secretário adjunto da Func por conta do acordo, está sendo considerado traidor.

Por conta deste sentimento, petistas contrário ao grupo de Washington se articularam e estão lançando o nome da Tesoureira do PT, Juscelina Vale, para ser primeira suplente de Gastão, em represália a traição cometida por Honorato contra Nelsinho.
O clima na base do PT é de guerra e deve esquentar ainda mais amanhã (20) durante a eleição do presidente do presidente do diretório municipal. Fernando Magalhães e Joab vão bater chapa e o resultado é imprevisível.    

18 de jul. de 2014

Prefeito Edivaldo visita obra de mobilidade urbana na Cohama
Em mais um dia de visitas às obras, o prefeito Edivaldo vistoriou na manhã desta sexta-feira (18) as intervenções nas Ruas 5 e 8, próximas à Avenida Daniel de La Touche, na Cohama. As ações fazem parte do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito para a garantia da mobilidade urbana. De acordo com o prefeito, as intervenções acarretarão em melhora no fluxo de veículos na via, um dos corredores de maior trafegabilidade da capital.

“Esse trabalho faz parte de um conjunto de medidas que estamos promovendo em vários pontos da cidade. Aqui, na Cohama, a criação desse novo trecho permitirá uma melhoria significativa, desafogando o tráfego dessa região”, destacou Edivaldo. O projeto consiste na abertura de uma via alternativa atrás do antigo quiosque da lanchonete Big Gago, próximo à Praça da Cohama. Será feita uma interligação entre as Ruas 5 e 8 criando uma via transversal à Daniel de La Touche.

A fase de imprimação foi iniciada nesta sexta-feira com a aplicação de impermeabilizante na nova via. Esta etapa antecede o serviço de asfaltamento previsto para a próxima semana. O projeto inclui ainda serviços de drenagem e implantação do conjunto semafórico, sinalização horizontal e vertical, além de nova iluminação na área e reforma da praça.

Durante o acompanhamento dos trabalhos, o prefeito Edivaldo novamente ouviu a população. Ele tem dedicado parte do dia para a fiscalização dos serviços desenvolvidos em diversos bairros da capital, chegando inclusive a despachar documentos nos locais de vistoria. “Estamos podendo, assim, conversar todos os dias com a população e ouvir as críticas, do que precisa ser aperfeiçoado e, desse modo, encaminhando as soluções necessárias”, comentou o prefeito.

O comerciante Marconi Emmanuel Amorim, que mora há 18 anos na Cohama, aprovou o trabalho que está sendo desenvolvido pela Prefeitura para dar mais fluidez ao trânsito. “Isso facilitará muito a vida de nós motoristas. No nosso entendimento, é o melhor a ser feito, porém nunca ninguém tinha colocado em prática. Agora vejo acontecer, portanto, se pudesse, dava nota mil”, disse.



Apesar dos esforços dos deputados Domingos Dutra (SD/MA), Carlos Brandão (PSDB/MA) e Simplício Araújo (SD/MA) que se reuniram essa semana no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para tentarem impedir que o recurso de empréstimos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vá para as mãos do governo do Estado do Maranhão, onde será usado para financiar a campanha política de Lobão Filho, o presidente Cândido Artur suspendeu a liminar da justiça federal dando sinal verde para que a governadora do Maranhão faça o que bem entender com o financiamento.
“Tomaremos todas as medidas políticas e jurídicas perante o Congresso Nacional, BNDS, Ministério do Trabalho, Procuradoria Geral da República, Ministério Público Eleitoral, além dos recursos nas instâncias do poder judiciário para evitar que os recursos decorrentes de empréstimos que per tecem e serão pagos por todos os maranhenses sejam desviado para a campanha eleitoral do Futi Lobo”, afirmou Domingos Dutra.
Na audiência, os deputados explicaram ao presidente do Tribunal seus temores com os desvios do recurso do BNDES para campanhas eleitorais, uma vez que a intenção da atual governadora, Rosena Sarney é criar um Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios do Maranhão (FUNDEMA), que prevê abastecimento com dinheiro do banco público para financiar campanhas políticas, mesmo sabendo que recursos federais não podem ser manipulados para fins eleitorais.
Para Domingos Dutra, a oligarquia Sarney no Maranhão considera que pode tudo e que os antecedentes criminais da governadora indica que a mesma não tem limites para manter o seu grupo no poder. Roseana reponde um processo de cassação justamente por abuso de poder econômico, político e mediático.
“Diante da proximidade da vitória de Flávio Dino, a oligarquia Sarney entrou em desespero e será capaz de tudo para se manterem no poder, manipulando a Justiça Eleitoral, Tribunal de Contas, fraudes, abuso de poder econômico e o uso desregrado de recursos públicos e praticando fraudes”, lamentou o parlamentar.

O Fundema foi aprovado às pressas pela base governista de Roseana na Assembleia Legislativa do Maranhão para garantir o repasse de parte dos recursos do BNDES para prefeituras. Em 2010, a governadora do Maranhão cometeu o mesmo ato assinando convênios em um valor de aproximadamente R$ 1 bilhão no mesmo período, às vésperas da campanha.
Uma eleição limpa e honrada. Essa foi a mensagem principal do candidato Flávio Dino na 22ª Assembleia Geral Ordinária da COMADESMA (Convenção dos ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus), na noite de quinta-feira (17), em Grajaú.

Lembrando os seus laços familiares com a região Sul do Maranhão, Flávio Dino pediu orações aos fiéis para que ocorra uma eleição honesta e transparente.

Na presença do pastor José Alves Cavalcante, presidente da COMADESMA, e de representantes religiosos de 39 cidades da região, Flávio contou como o Antigo Testamento e o profeta Amós inspiraram sua carreira na política.

“Minha decisão de entrar para a política foi com o espírito de quem deseja servir”, disse ele ao fazer referência ao capítulo 6 da citação bíblica do profeta Amós, que afirma: “Ai daqueles que deitados na cama de marfim tomando vinhos e comendo cordeiros são indiferentes à ruína e pobreza”.

Laços antigos - Sobre seus laços com a região Sul do Estado, o candidato lembrou a história de vida de seu avô, Nicolau Dino, e de seu pai, Sálvio Dino, que nasceu e cresceu na cidade de Grajaú. “Meus laços com Grajaú antecedem o meu nascimento”, disse ele.

Também presentes na cerimônia religiosa, o pastor Porto (PPS) e o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), falaram aos fiéis sobre os princípios de honestidade e competência que devem nortear qualquer gestor público.

“Eu vejo no Flávio Dino alguém que já demonstrou em toda a sua trajetória (como professor, juiz, deputado e presidente da Embratur) honestidade e competência para cuidar do nosso Maranhão”, disse o prefeito Sebastião Madeira.

Ficha Limpa - O pastor Porto também fez referência a Flávio: “Temos um candidato Ficha Limpa e com vontade de servir ao povo do Maranhão”.

Ao final do culto, Flávio Dino deixou aos religiosos uma mensagem: “Peço aos pastores que orem para que tenhamos uma campanha limpa e honrada”.

Também estavam presentes a candidata a deputada estadual Simone Limeira (PCdoB) e o candidato ao parlamento estadual Gil Lopes (SD), vereador da cidade de Barra do Corda.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), participou ontem (18) de uma grande audiência pública no município de São José de Rimar. Os moradores convidaram os secretários da cidade com a finalidade de cobrar soluções para os problemas que as Vilas e bairros adjacentes enfrentam.

Transporte, saneamento básico, iluminação pública, preservação ambiental, trafegabilidade de ruas e vias, regularização fundiária, ocupação de espaços urbanos e feira pública compuseram a pauta de reivindicações apresentada pelos moradores aos secretários municipais de Ribamar e ao parlamentar estadual.

Arlete Any iniciou a atividade com a exposição dos slides que nortearam o debate e, ao se referir a situação das Vilas e bairros mais distante da sede do município, fez questão de informar: “Senhores secretários, eu gostaria de dizer que São José de Ribamar não é só onde tem essa igreja. Nos temos sido vítimas de um abandono histórico, inclusive, podemos afirmar que o eixo Parque Vitória – Parque Jair parou no tempo”.

Dentre todas as falas as principais reclamações se referiam a alta taxa de iluminação pública e péssimos serviços prestados, parada e quantidade de ônibus, infraestrutura, coleta de lixo, distribuição de água e, sobretudo, o abandono do bairro como um todo.

Para os moradores, se o prefeito Gil Cutrim – que não compareceu – não consegue tapar os buracos do “Parque Vitória”, regularizar a terra de Canudos Terra Livre ou garantir água para as comunidades de São José de Ribamar, é melhor que ele e o corpo de secretários sejam exonerados do cargo. Nas palavras do morador, “Peça para sair!”.

Após escutar e anotar todas as queixas do G13 e moradores, o deputado Bira do Pindaré sugeriu que os secretários de São José de Ribamar reúnam com o prefeito para organizar um Plano de Ação que deverá ser apresentado e realizado com prazos nas 13 comunidades.

Acatada a sugestão do parlamentar, o G13 fixou o prazo de 60 dias para que os secretários encaminhem e resolvam os problemas emergenciais listados pela comunidade, enquanto os outros deverão ter datas definidas para conclusão. A atividade, organizada pelo G13 - grupo organizado pelos moradores dos treze bairros que compreende a região do Parque Vitória ao Parque Jair, deverá promover a outra atividade em dois meses.
 
A Fundação Municipal de Cultura (Func) divulgou nesta sexta-feira (18) a relação dos membros da comissão julgadora do 35º Concurso Literário Cidade de São Luís. Com base em um sistema de classificação, a comissão está definindo pontuação para todas as 98 obras inscritas, das quais oito serão premiadas. O objetivo do concurso é fomentar a produção literária dos autores e escritores na capital.

Os membros da comissão julgadora estão avaliando as obras por categoria. “Pela primeira vez formamos uma comissão com representantes locais e nacionais”, informou Márcio Almeida, integrante da Secretaria Executiva do Concurso Literário. Em cada categoria, dois avaliadores, sendo um regional e outro nacional, apreciam a qualidade da obra. Em casos de discrepância entre as notas ou empate nas classificações dos trabalhos, é realizada uma terceira avaliação.

Os autores de oito obras serão premiados com o valor de dez salários mínimos. Além disso, os primeiros colocados de cada categoria receberão certificado e a Func publicará mil exemplares de cada obra premiada.

A comissão está sendo presidida pela professora doutora Márcia Manir Miguel Feitosa, que desenvolve pesquisas e estudos na área de Literatura Brasileira e Portuguesa, Literatura e Cultura Maranhense, Estudos Literários, entre outras áreas.

Na categoria “Jornalismo Literário”, estão julgando as obras o professor e doutor em Comunicação Social, José de Ribamar Ferreira Júnior, e a jornalista e doutoranda em Bioética, Mônica Manir Miguel. Na categoria “Ensaios”, estão julgando as obras o professor e doutor em Literatura, Rafael Campos Quevedo, e a professora e doutora em Letras, Maria Luisa Scher Pereira.

Na categoria “Literatura Infantojuvenil”, estão julgando as obras a professora e doutora em Educação, Leoneide Maria Brito Martins, e a professora e doutora em Teoria da Literatura, Fernanda Maria Abreu Coutinho. Na categoria “Peça Teatral”, estão julgando as obras o dramaturgo, diretor e ator Lauande Aires Cutrim, e o professor de teatro e mestre em Cultura e Sociedade, Abimaelson Santos Pereira.

Na categoria “Poesias”, estão julgando as obras o poeta, professor e doutor em Geografia Humana, Samarone Carvalho Marinho, e a professora e pós-doutora em estudos literários, Ida Maria Santos Ferreira Alves. Na categoria “Contos”, estão julgando as obras o professor e escritor, mestre em Educação, José de Ribamar Neres Costa, e o professor e doutor em Teoria e História Literária, Rinaldo Nunes Fernandes.

Na categoria “Novela”, estão julgando as obras o jornalista e escritor Herbert de Jesus Santos, e a professora e doutora em Letras Ana Márcia Alves Siqueira. Na caegoria “Romance”, estão julgando as obras o escritor e membro da Academia Maranhense de Letras, Waldemiro Antônio Bacelar Viana, e a professora e pós-doutora em literaturas lusófonas, Jane Fragan Tutikian.

A lista completa com os currículos de cada membro da comissão julgadora do 35º Concurso Literário Cidade de São Luís está disponível no Portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br).

 
Acredite! Uma equipe de reportagem da TV Globo foi assaltada ontem (17), por sete homens armados no município de  Anapurus, terra da prefeita Tina Monteles. Levaram somente uma câmera cinematográfica.

A equipe trabalha no Maranhão uma série de reportagens para o programa Fantástico sobre desvio de recursos públicos oriundos de convênios com prefeituras da região do Baixo Parnaíba no Maranhão.

Segundo o delegado regional de Chapadinha, Jairon Timbó Sales, existe a possibilidade do crime ter sido praticado a mando de políticos da região, visto que não levaram nada do repórter e do cinegrafista que faziam a reportagem.

Por conta das investigações, que segundo o secretário de Segurança do Estado, Marcos Afonso, serão rigorosas, um policial militar foi preso em Anapurus, suspeito de participação no ataque. O suspeito, de acordo com informações da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) teria ligações com políticos do município em que foi detido.
O presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, comentou de forma otimista e cautelosa o resultado da última pesquisa do Instituto Exata, contratada pela TV Guará e divulgada ontem à noite. “A pesquisa confirma outras tantas já realizadas e reforça o favoritismo do Flávio Dino, mas isso não quer dizer que a eleição esteja definida, de jeito nenhum. Precisamos continuar trabalhando muito, com firmeza, humildade, coragem e determinação”, avaliou.

O dirigente comunista, que integra a coordenação de campanha de Flávio Dino, lembrou que na média do que tem sido apurado pelas pesquisas, o candidato da coligação Todos pelo Maranhão tem mais de 30 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, mantendo uma posição estável. Além disso, destaca, “Flávio Dino tem baixo índice de rejeição, elevada intenção espontânea de votos e a mensagem dele está sintonizada com o sentimento da imensa maioria do povo que quer mudança, quer assegurar oportunidades a outras experiências de governo no estado”.

Mobilização - Jerry foi enfático na conclamação à militância partidária e pediu a todos uma postura de humildade. “A eleição ainda está longe. Nós vamos vencer, mas para isso precisamos continuar fazendo a nossa parte que é defender nossas propostas e nosso candidato”, destacou. Ele fez questão de lembrar ainda que o “adversário representa um grupo político poderoso, acostumado a todo tipo de maracutaia para vencer uma eleição”. Por isso, concluiu, “todo cuidado é pouco. Vamos continuar lutando muito, todos os dias, para que os Maranhão possa ter um governo à altura do nosso povo”.

Dados da pesquisa - A primeira pesquisa realizada após o início da campanha eleitoral aponta uma vantagem consolidada do candidato da Coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino, sobre o segundo colocado. A pesquisa realizada pelo instituto Exata e divulgada pela TV Guará aponta que Flávio tem 54% das intenções de voto. O número é bem maior que a soma de todos os outros candidatos. Edinho Lobão tem 25% das intenções de voto, seguido por Zéluis Lago (PPL), com 2%, e de Antonio Pedrosa (PSOL), Josivaldo Correa (PCB) e Saulo Arcangelli (PSTU), com 1% cada um.
A pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/jul) foi realizada em 45 municípios entre os dias 10 e 15 de julho, ouvindo 1.400 pessoas. A pesquisa tem margem de 3,2 pontos para cima ou para baixo e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número MA-00022/2014

Blog Marrapá
 
Junior Lourenço, de camisa laranja, recebeu R$ 4,3 milhões de Ricardo Murad na véspera do início da campanha eleitoral.

Mais um escândalo do Governo Sarney / Murad / Lobão, que não cansa de fazer farra com o dinheiro público.

Desta vez, foram flagrados em um convênio milionário para a cidade de Miranda do Norte, cujo prefeito Júnior Lourenço é aliadíssimo de Ricardo Murad.

Nada menos que R$ 4,3 milhões em convênios destinados a três meses para tratamento de saúde no município, que até bem pouco tempo recebia um pequeno repasse mensal. É de dar o que falar! Afinal, o dinheiro “surge” exatamente no período eleitoral.

O contrato é tão escandaloso que chamou a atenção dos deputados estaduais, mesmo daqueles que já estão acostumados a denunciar as peripécias das famílias que se beneficiam do poder. O contrato foi assinado dia 3 de julho e tem período de três meses para ser executado. Exatamente o período que vai de julho a outubro, mês das eleições.

E o blog apurou que parlamentares da oposição já estão oficiando o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal. Motivo? Suspeitam de desvio de dinheiro público para a eleição.

O blog continua de olho nas espertezas da política. É bom que o MPE e a PF também estejam alerta, pois quem perde com toda essa dinheirama são os maranhenses.
Publicado em Diário Oficial do Poder Executivo, em 02/07/2014.
Mais 248 pessoas contempladas pelo “Minha Casa, Minha Vida”
tiveram acesso aos endereços, uma das etapas que antecede a entrega do imóvel

A Prefeitura de São Luís realizou nesta quinta-feira (17) o sorteio dos endereços de 248 unidades habitacionais do Residencial Piancó VIII, localizado no bairro Vila Embratel. As habitações fazem parte do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, sob a coordenação das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh) e da Criança e Assistência Social (Semcas).

O sorteio, promovido na quadra poliesportiva do Parque do Bom Menino, contou com a presença de centenas de pessoas contempladas com os imóveis, que aguardavam com grande expectativa a leitura de seu novo endereço. Presente ao sorteio, o secretário da Semurh, Diogo Diniz Lima, afirmou que a preocupação com o direito à moradia digna tem sido uma marca do prefeito Edivaldo, que busca efetivar no município uma política pública habitacional condizente com os anseios da população. 

“A grande maioria das pessoas contempladas nessa etapa pertence a famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas, estavam desabrigadas, agregadas em casas de parentes ou pagando aluguel por conta disso. Esse é um aspecto que vale a pena destacar porque demonstra a importância social do programa”, disse o secretário.

Os gestores dos órgãos municipais foram orientados pelo prefeito a intensificar as contratações de equipamentos e serviços sociais próximos às novas unidades habitacionais. Por conta disso, já estão sendo disponibilizadas novas linhas de ônibus para atender ao Residencial Piancó.

Também presente ao sorteio, a secretária adjunta da Semcas, Nazareth Garcez, afirmou em seu pronunciamento que a moradia é um fator primordial à dignidade das pessoas. “Assumimos, nessa gestão, o compromisso de garantir moradia digna à população e estamos viabilizando por meio desse importante programa, que prioriza as famílias que se encontram em vulnerabilidade social, como é o caso da maioria das que foram contempladas nessa etapa aqui”, observou.

A dona de casa Rejane dos Santos foi sorteada para morar no apartamento 308 do bloco 04. Ao ouvir a leitura de seu novo endereço, ligou imediatamente para seus três filhos. “Para minha família é a realização de um grande sonho. Nós, que moramos a vida inteira em casa alugada, agora temos um canto que é nosso de verdade”, disse emocionada. 

O mesmo contentamento apresentava a aposentada Antônia Ferreira Garrido, 64 anos, que foi sorteada para morar no apartamento 04 do bloco 02. “Eu sempre morei com meus filhos, em casa alugada, mas agora estou muito feliz porque tenho meu próprio imóvel”, afirmou a aposentada. 

VISTORIA 
A fase seguinte para conclusão do processo de entrega das habitações do Residencial Piancó VIII é a vistoria das unidades, que ocorrerá do dia 22 a 31 deste mês. A coordenadora do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, Rosemar Gaspar Buna, explicou que é nessa etapa que os moradores contemplados, acompanhados por técnicos da Semurh e por representantes da construtora responsável pelo empreendimento, verificam se o imóvel apresenta algum problema. “Caso seja constatado [algum problema], a empresa providenciará os consertos necessários para que morador receba seu imóvel sem problemas”, disse.

17 de jul. de 2014



Pesquisa do Instituto Exata, divulgada esta noite pela TV Guará, revela a manutenção de uma enorme diferença de intenções de voto de Flávio Dino para o candidato do grupo Sarney, Edinho Lobão.

Segundo apurou o Exata, Flávio Dino lidera com 54% na preferência do eleitorado maranhenses, enquanto Edinho aparece com apenas 25%. 

Os 29 pontos de diferença caíram com balde de gelo no comitê da oligarquia.

A mídia ligada ao candidato Edinho espalhou a esperança, principalmente na internet, que o candidato do grupo Sarney estaria tecnicamente empatado com Flávio Dino, mas os números da pesquisa se encarregaram de repor a verdade dos fatos.

A nova sondagem contratada pela TV Guará mostra ainda a consolidação dos votos de Flávio Dino.

Os demais candidatos somam, juntos, apenas cinco por cento, o que confirma que a eleição será plebiscitária. Zé Luís Lago tem 2%, Antonio Pedrosa com 1% e Saulo Arcângeli com 1%. Brancos e nulos somam 9% e não sabem ainda em quem votar, 7%.

A pesquisa ouviu 1.400 pessoas de 45 municípios. Ela foi registrada no TRE com o protocolo 22/2014 e tem margem de erro de 3,2%.



Design de NewWpThemes