'

8 de out. de 2011

A Embratur e o Ministério do Turismo vão divulgar na semana que vem uma pesquisa sobre a impressão dos turistas estrangeiros que passaram pelo Brasil em 2010. O estudo mostra uma surpreendente novidade na lista das maravilhas nacionais: o táxi. Isso mesmo, o sempre tão mal falado táxi. No quesito infraestrutura, 90,2% dos turistas elogiaram o serviço.

O levantamento também aponta que a hospitalidade brasileira continua sendo nosso forte na área de serviços: avaliação positiva de 97,8%.

A pesquisa foi feita pela Fipe com 32 000 estrangeiros ouvidos em 27 pontos de pesquisa em aeroportos e fronteiras terrestres. A precariedade da sinalização turística e o estado das rodovias brasileiras continuam no centro das reclamações.
Por Lauro Jardim

A origem dos turistas


Dos turistas estrangeiros que passaram pelo Brasil, em 2010, o levantamento da Embratur e do Ministério do Turismo mostra que a maioria veio da América do Sul (2 384 186). Em segundo lugar aparece a Europa (1 614 864) e, em terceiro, a América do Norte (773 181).

Na fatia de turistas europeus, um dado chamou a atenção de Flávio Dino, presidente da Embratur: 138 084 turistas entraram no Brasil por terra. Mas como seria possível? Trata-se de turistas que chegaram por aeroportos de países vizinhos e depois entraram no Brasil.
Por Lauro Jardim

PSD diz ter filiado 620 prefeitos no País. "Prefeito detesta oposição", diz secretário-geral da sigla presidida por Kassab

Adriano Ceolin, iG Brasília, e Ricardo Galhardo, iG São Paulo

Foto: AE 
A senadora Kátia Abreu, o prefeito Kassab e o vice-governador Afif comemoram registro do PSD

Valeu tudo na reta final para filiação de políticos que planejam disputar a eleição de 2012. Na prática, o que menos influenciou foram questões ideológicas. Nos bastidores, o que mais se comentou foi o uso do poder financeiro para atrair filiados. E, na maioria dos casos, o que mais pesou foi a vontade de fazer parte do grupo aliado à presidenta Dilma Rousseff (PT).

Nesse sentido, o recém-criado PSD é o maior exemplo. O secretário-geral do partido, Saulo Queiróz, disse que a sigla conseguiu filiar ontem 620 prefeitos no País. Sem meias palavras, ele explicou o motivo para tamanha adesão. “O partido não tem carimbo de oposição. E qualquer prefeito detesta ser de oposição”, afirmou ao iG.

Quando for confirmado o número revelado por Queiróz pela Justiça Eleitoral, o PSD se tornará o terceiro maior partido no País com o maior número de prefeitos. “Vamos ficar na frente do PT e atrás apenas do PSDB e do PMDB”, disse. Em 2008, o PMDB ganhou nas urnas 1.203 prefeituras. O PSDB conquistou 787 prefeitos e o PT, 557.

Ainda segundo Queiróz, a filiação de vereadores também foi um sucesso. Ele estima que o total ficará entre 5 a 6 mil donos de cadeiras em Câmara Municipais espalhadas em mais de 3.700 cidades _o Brasil tem 5.655 municípios. “É uma média de dois vereadores por cidade”, ressaltou Queiróz. “Em 2012, devemos ter 12 mil candidatos a vereador”.

O partido teve como embrião um grupo do DEM insatisfeitos em ser oposição. Sob o comando do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a sigla amealhou descontentes em todos os partidos existentes no País. Na Câmara, a bancada deverá ser formada por cerca de 60 deputados _como o iG antecipou 45 já declararam oficialmente pertencer ao PSD.

Interesses locais

Os governadores de Estado também tiveram influência no troca-troca partidário. Em Santa Catarina, aliados do governador Raimundo Colombo disseram que todos os prefeitos que pertenciam ao DEM migraram para o PSD.

“Isso é impressionante”, afirmou o deputado Renan Filho (PMDB-AL), comentando o que ocorreu em solo catarinense. “Em Alagoas, nós filiamos um prefeito”, disse. Trata-se do prefeito Lula Cabeleira, de Delmiro Gouvêia, município do sertão alagoano.

Na Bahia, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, reclamou da ação do vice-governador baiano Otto Alencar sobre prefeitos e vereadores peemedebistas do Estado. Alencar deixou o PP e aderiu ao PSD também

“Valeu tudo mesmo nessa política de cooptação, dinheiro e até ameaça”, disse Lúcio, sem revelar nenhum caso específico. Em Salvador, ele achou curioso a migração do vereador Alcindo da Anunciação, que saiu do PSL para o PT, do governador Jaques Wagner.

Apesar das reclamações, o PMDB baiano filiou o ex-prefeito de Salvador Mário Kértesz. “Ele é um potencial candidato a prefeito nosso”, afirmou Lúcio.

No Paraná, a briga entre o senador Roberto Requião (PMDB-PR) e o ex-vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) rendeu a saída dos filhos Bruno e Moisés Pessuti. Eles migraram para o PSC. Adversários acreditam que a intenção de Orlando é ser vice na chapa de Ratinho Jr. (PSC).

Do PSDB para o PT

Em São Paulo, surpreendeu a mudança de prefeitos do PSDB e do DEM para o PT. O prefeito de Santa Lúcia, Antonio Carlos Abuabud Júnior, deixou o ninho tucano para aderir ao PT de Dilma e Luiz Inácio Lula da Silva. Já o prefeito Juliano Ribeiro Garcia, de Álvares Machado, e o vice-prefeito Élio Piccello, de Guarantã (SP), Élio Piccello, saíram do DEM para o PT.

No ABC paulista, um ex-adversário feroz do PT também resolveu abrir um canal de negociação com o pré-candidato petista a prefeito de Santo André Carlos Grana. Trata-se de Raimundo Salles, que em janeiro deste ano chegou a assumir uma vaga de deputado federal por um mês.
Em 2008, Salles disputou a prefeitura andreense pelo DEM. Agora ele acaba de se filiar ao PDT, partido que mantém aliança nacional com o governo Dilma. Ele pode sair candidato em 2012 para evitar a vitória de Aidan Ravin (PTB) no primeiro turno e ajudar Grana no segundo.
Na Paraíba, programa mostrou vídeo feito com celular de violência sexual contra menina de 13 anos

Ministério Público diz que exibição contraria o ECA; para diretor da TV Correio, ação é forma de 'intimidar a imprensa'

JEAN-PHILIP STRUCK

DE SÃO PAULO
O Ministério Público Federal está pedindo que a União casse a concessão de um canal de TV da Paraíba que exibiu em uma reportagem imagens de uma menina de 13 anos sendo estuprada.
 
A Procuradoria diz que o material, exibido na tarde do dia 30 de setembro pela TV Correio, afiliada da rede Record, se assemelhava a um "snuff movie" (filme com cenas reais de tortura e morte).
 
O crime foi registrado por um adolescente de 15 anos com uma câmera de celular. A vítima é uma aluna de escola pública da região metropolitana de João Pessoa.
 
A polícia diz que ela foi estuprada por um inspetor da escola, de 20 anos. O material, apresentado desfocado, não identifica a vítima.
 
Segundo a polícia, a menina relatou ter sido atraída pelo instrutor até a casa dele quando saía da escola. Ela disse que foi dopada e, depois, estuprada.
 
O Conselho Tutelar informou que, nos dias seguintes, o vídeo circulou entre colegas de escola da menina. A família procurou a polícia assim que viu as imagens.
 
O adolescente que fez o vídeo no dia 20 de setembro, segundo a polícia, alegou que a menina consentiu a relação sexual. Ele foi apreendido e o suspeito de estuprar a garota está foragido.
"Ainda assim o caso seria considerado estupro de vulnerável, já que ela é menor de 14 anos", afirmou a delegada Lídia Veloso.
 
Para o Ministério Público, a exibição de imagens envolvendo menores sofrendo violência, mesmo desfocadas, são proibidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
A ação também inclui um pedido de indenização de R$ 500 mil para a adolescente e de R$ 5 milhões por "danos morais à coletividade".
 
O apresentador Samuel Henrique também foi denunciado. Ele apresentou a reportagem no 

"Correio Urgente", programa policial diário da TV. "Olha o cara tirando a roupa dela aí, ó. Só um trechinho.
 
Depois a gente vai mostrar tudo", diz Duarte, segundo a Procuradoria.
 
O diretor-superintendente da TV Correio, Alexandre Jubert, afirma que a reportagem não identificou a menina.
 
"A ação é uma forma de intimidar a imprensa. Outros canais já mostraram imagens bem piores."
 
Jubert também diz que não pretende tomar medidas contra o apresentador. "Se mostramos uma realidade ruim é porque ela é assim."

7 de out. de 2011


Prazo extra

O prazo para filiações de quem pretende ser candidato nas eleições de 2102 terminou hoje, mas os partidos políticos terão até o dia 14 próximo para encaminhar a relação ao Tribunal Superior Eleitoral.

Na prática, segundo um dirigente partidário, as legendas ganham mais uma semana para atender aos retardatários ou concluir negociações pendentes, pois são os próprios presidentes dos partidos que comunicam a relação, on line, ao TSE.  

Calendário petista

A reunião da executiva nacional do PT, realizada na última quinta-feira, em Brasília, estabeleceu o prazo limite de 30 de março de 2012 para a realização das prévias, que indicarão os candidatos do partido Brasil a fora.

No Maranhão, segundo o deputado e pré-candidato a prefeito de São Luís, Bira do Pindaré, existe um ambiente interno propício aos diálogo com todas as correntes, mas caso não seja possível o entendimento, as prévias elegerá o representante.  

Quorum baixo

Não passou despercebido da comitiva do ministerial o baixo quorum de deputados  estaduais durante a visita do ministro Edison Lobão ao canteiro de obras da Refinaria Premium, na manhã de ontem.

Embora o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, tenha convocado seus companheiros de plenário, somente apareceram em Bacabeira os deputados Tatá Milhomem, Stênio Resende, Rigo Teles, André Fufuca e Hélio Soares.      

Definhou a aliança

O deputado Carlos Amorim, pré-candidato a prefeito de Imperatriz, solicitou ao líder da oposição, deputado Marcelo Tavares, que o PSB não tome nenhuma posição em relação ao segundo maior colégio eleitoral do Estado enquanto o PDT não decidir se lançará candidato ou não.

Segundo um dirigente pedetista da região tocantina, o partido integrou a aliança que em 2008 elegeu o tucano Sebastião Madeira, mas a convivência entre os dois partidos azedou desde que o prefeito resolveu aderir ao governo Roseana, o que teria levando o PDT a tomar outro rumo.  

Só na força

O Ministério Público está ingressando na Justiça com uma ação de obrigação de fazer contra a prefeita de Presidente Dutra, Irene Soares, por não encaminhar, como manda a lei, a prestação de contas da prefeitura à Câmara Municipal.

A promotoria do município está solicitando que a Justiça determine liminarmente o envio imediato, à Câmara, da prestação de contas referente a 2010, sob responsabilidade da prefeita.  

O desembargador Marcelo Carvalho Silva praticamente colocou uma pá de cal nas pretensões do deputado Hemetério Weba (PV) permanecer no plenário da Assembleia Legislativa, ao extingue a ação recisória pela qual o parlamentar pretendia manter o mandato cassado pelo juiz da Comarca de Santa Luzia do Paruá, Rodrigo Nina, por improbidade administrativa.

Resta agora a Hemetério apenas aguardar a sessão de quinta-feira, da próxima semana, quando possivelmente a Mesa Diretora da Casa deverá declarar vaga a cadeira e entregá-la ao suplente Tatá Milhomem, que teria movido mundos e fundos para ficar com a vaga do colega.

Weba, independente da arrogância que o levou à perda do mandato, na realidade, está sendo vítima de uma conspiração urgida nos porões da secretaria de Saúde do Estado para tornar o suplente Milhomem titular e possível candidato á sucessão do presidente Arnaldo Melo.

Milhomem, antes mesmo do Tribunal Regional Eleitoral anunciar o resultado oficial da eleição de 2010, já circulava nos corredores da Assembleia como se presidente fosse. A perda da vaga, no entanto, para Raimundo Louro (PR) o colocou na condição de suplente e o impediu de assumir a presidência da Casa. Seu nome era considerado de consenso na bancada governista. 

Sem ter como brigar pelo cargo, passou a missão para o deputado Ricardo Murad, que tinha o apoio do plenário e da governadora, mas com seu estilo trator conseguiu se atrapalhar todo e perder para ele mesmo uma eleição que era considerada favas contadas.

Coronel da reserva e araponga da Ditadura Militar, Milhomem, ainda que na condição de suplente, assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, após a edição de um decreto legislativo feito especialmente para que ele pudesse burlar o Regimento Interno e ocupar o cargo indevidamente. Coisas que só acontecem no Legislativo do Maranhão dominando pela oligarquia Sarney.

Milhomem, apelidado de “canhão da idade média” pelo ex-deputado Marconi Farias por ser “curto, grosso, barulhento, mas que muito pouco dano causava ao inimigo”, agora se ver novamente em condições de brigar pelo cargo. Sabe com a benção de quem? Dele mesmo, Ricardo Murad.

O secretário cunhado da governadora, quer desta forma, continuar administrando o cofre cheio de dinheiro público federal da secretaria de Saúde e deixar um preposto no Poder Legislativo. Acabou sobrando para Hemetério, que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal, conforme já anunciou, mas fora do mandato.

Te cuida Arnaldo Melo que o rolo compressor do Ricardão começou a atuar com vistas a 2013. Ver se abre o olho enquanto há tempo.        

Maurício Savarese
Do UOL Notícias

Funcionários dos Correios participam de assembleia na avenida Cruzeiro do Sul, zona norte da capital paulista, nesta quarta-feira (5).O acordo fechado por representantes dos funcionários e a direção dos Correios foi rejeitado pela maioria dos trabalhadores, dando continuidade à greve de mais de 20 dias que já impediu 136 milhões de correspondências de chegaram a seus destinos no prazo correto Mais Shadow/ AE

A nova tentativa de um acordo entre sindicalistas e a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) fracassou nesta sexta-feira (7), estendendo a greve dos Correios pelo menos até a próxima terça-feira (11). O presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), João Orestes Dalazen, decidiu que o dissídio à categoria será definido em julgamento.

A paralisação pode acabar antes do julgamento se houver um acerto entre as partes. Dalazen afirmou que se isso não acontecer, a decisão da tarde de terça-feira dará fim à greve, com estipulação do dissíduo e de eventuais compensações a serem feitas pelos funcionários.

Na terça-feira (4), as partes chegaram a um acordo no TST, mas nas assembleias os funcionários rejeitaram a proposta. Nesta tarde, de acordo com Dalazen, nenhum das partes avançou na busca por um acordo. Entre as principais divergências estão o valor do abono, a data para um aumento real dos salários e o desconto dos dias parados em razão da greve.

O secretário-geral da Fentect (federação , José Rivaldo, afirmou que "há esperança de um acordo na segunda-feira antes do julgamento no TST". "Os trabalhadores vão ser esclarecidos do risco de termos de compensar todos os dias de paralisação, e não apenas os seis que negociamos", disse. A jurisprudência da Corte considera suspensos os contratos de trabalho durante movimentos grevistas.

O vice-presidente dos Correios, Larry de Almeida, também disse confiar em um acordo até a data do julgamento. "Nós aceitamos as duas propostas feitas pela conciliação no TST. Lamentamos que tenham rejeitado", disse. Segundo ele, cerca de 35 mil dos 107 mil servidores dos Correios estão trabalhando aos finais de semana para compensar os atrasos.

Até agora cerca de R$ 160 milhões de correspondências estão acumulados para entrega. Os Correios afirmam que a greve atinge 20% dos seus funcionários. Os grevistas dizem que adesão chega a 70%.

Ontem, o TST determinou que os sindicatos deveriam manter em atividade pelo menos 40% de seu quadro de funcionários para garantir o serviço durante a greve convocada há 24 dias.

Dalazen tomou esta decisão para que a Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) atenda os "serviços inadiáveis" da comunidade.


O descumprimento da decisão, que foi tomada pela Justiça depois de os sindicatos terem rejeitado internamente o acordo que fora alcançado na terça-feira entre os Correios e a Fentect, levará a uma multa de R$ 50 mil.


O acordo alcançado na terça-feira contemplava um aumento salarial real de R$ 80 a partir de outubro e um reajuste de 6,87% que seria retroativo a 1º de agosto.


Além disso, as duas partes haviam concordado que seis dias de greve seriam descontados dos vencimentos e que os funcionários dos Correios trabalhariam durante fins de semana e feriados para entregar as 136 milhões de cartas acumuladas.


A greve começou em 14 de setembro, depois do fracasso das negociações nas quais os trabalhadores reivindicavam um aumento salarial de R$ 400 a partir de janeiro de 2012, reposição da inflação de 7,16% e mais 24,76% para compensar perdas acumuladas desde 1994.

É o único deputado do Maranhão entre os finalistas ao prêmio, que vai escolher os parlamentares de melhor atuação no Congresso Nacional em 2011.

Com uma atuação parlamentar destacada em temas relacionados aos diretos humanos, combate à violência e à impunidade no campo, combate ao trabalho escravo, valorização e fortalecimento da agricultura familiar, defesa dos direitos dos quilombolas e das comunidades tradicionais como um todo, defesa dos diretos das mulheres trabalhadoras rurais - e especificamente das quebradeiras de coco babaçu –, e defesa do piso nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias, o Deputado Domingos Dutra (PT- MA) é um dos finalistas ao “Prêmio Congresso em Foco 2011.

O Prêmio vai escolher os parlamentares com melhor atuação no Congresso Nacional, em 2011  a exemplo do que vem fazendo há vários anos.

O Deputado Domingos Dutra é o único dentre os 18 deputados federais do Maranhão no Congresso Nacional a estar na lista dos finalistas do Prêmio este ano.

Ele é, também, um dos dois deputados federais da região Nordeste a integrar a lista dos 25 deputados que disputam o título de “Melhor Deputado do Ano”.

Como o Maranhão é atrasado em muitas áreas, e até mesmo nesta questão da internet, muitos colegas da região Sul e Sudeste estão à nossa frente. Mas, estou certo de que com a força de Deus e confiando na memória, no carinho e na sensibilidade de todos vocês, homens e mulheres, jovens e adultos, da cidade e do campo, para com o nosso trabalho na Câmara dos Deputados, vamos chegar à final com uma surpreendente votação. Pegue o computador, vote e coloque o Deputado Domingos Dutra nas nuvens”, disse o deputado maranhense, nesta sexta-feira (7), pedindo mais uma vez o voto dos internautas brasileiros.
A votação encerra neste domingo, dia 9. 

Após transformar em caos a administração do município de Paço do Lumiar, a prefeita corrupta Bia Venâncio, eleita pelo PDT, vai tentar a reeleição pelo PSD, partido que já nasce com os pés e as mãos no governo Roseana Sarney, o mais obscuro da história política do Maranhão.  

Remanescente da extinta Arena/PDS/PFL, Bia se filiou ao PDT num puro golpe de oportunismo. Conseguiu obter a confiança do então governador Jackson Lago e sua proteção na eleição do município vizinho, mas tão logo cassaram o mandato do governador foi a primeira a aparecer no Palácio Manoel Bequimão com um ônibus adesivado de Roseana Sarney.

Fez pior, mandou colocar faixas em frente a Assembleia com os dizeres “a guerreira voltou” e desde que Roseana tomou o poder, após o golpe judicial no TSE, tem se revelado uma serviçal da oligarquia Sarney, que a mantém no cargo mesmo com todas as provas de desvios de dinheiro público e corrupção eleitoral.

Com a saída de Bia Venâncio, o PDT se livra de um fardo pesado que vinha envergonhando a legenda pelas denúncia de corrupção investigadas e comprovadas pelo Ministério Público Estadual. Só continua no cargo porque no Maranhão a Justiça não existe para bandido protegido pela oligarquia. 
    

Hoje é o prazo final para políticos que vão disputar eleição em 2012. Até o dia 28, deputados poderão se filiar à sigla

Adriano Ceolin, iG Brasília


Foto: AE - O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, é o presidente nacional do PSD

O líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP), disse que o partido já conta com uma lista oficial de 45 deputados federais no partido. “Mas devemos chegar a 55, 60 até o fim do mês”, afirmou à reportagem. Hoje acaba o prazo final de filiação dos políticos que irão disputar a eleição municipal em 2012. “Quem não vai concorrer pode se decidir até o dia 28 de outubro”, explicou.

Campos conversou com o iG na quarta-feira. Estado por estado, ele relacionou os nomes de deputados que comporão a bancada do partido na Câmara. O líder ainda mantém sigilo sobre os nomes que estão em negociação. Se atingir o número de 55 deputados, o PSD será a terceira maior bancada. “Vamos reivindicar nosso espaço das comissões”, disse.

Apesar de ter confirmado a lista com 45 nomes, Campos afirmou que a mesma só deverá ser entregue à Mesa Diretora da Câmara no dia 28 deste mês. A data coincide com o prazo final autorizado pela Justiça Eleitoral para que políticos eleitos por outros partidos possam se filiar ao PSD e não serem acusados de infidelidade partidária. "Nesse caso, não temos pressa", disse Saulo Queiróz, secretário-geral do partido.

Em relação ao total de filiados que deverá ser formalizado, Campos disse que não é possível fazer um cálculo prévio. “É muita gente, vereador, prefeito. Estamos no olho do furacão. Não tem como saber direito”, disse o líder do PSD. Confira abaixo a lista dos 46 deputados federais listados por Campos ao iG. No Senado, a bancada do PSD contará com dois nomes.
Rosa Costa, de O Estado de S.Paulo

O senador Reditario Cassol (PP-RO) defendeu nesta quinta-feira, 6, da tribuna do Senado, o fim do auxílio-reclusão para os condenados que estiverem cumprindo pena e a adoção da pena de chicotadas contra os presos que se recusarem a trabalhar nos presídios. Ele alega que "pilantras, vagabundos e sem-vergonha" recebem um tratamento melhor do que os trabalhadores brasileiros.

"Nós temos de fazer o nosso trabalho, ilustre presidente e nobres senadores, modificar um pouco a lei aqui no nosso Brasil, que venha favorecer, sim, as famílias honestas, as famílias que trabalham, que lutam, que pagam impostos para manter o Brasil de pé", defendeu. "E não criar facilidade para pilantra, vagabundo, sem-vergonha, que devia estar atrás da grade de noite e de dia trabalhar, e quando não trabalhasse de acordo, o chicote voltar, que nem antigamente", defendeu.

Suplente de seu filho, o ex-governador de Rondônia Ivo Cassol, que está licenciado, Reditario questionou o "desamparo" dos parentes das vítimas, enquanto o governo - segundo ele - gastar por ano "mais de R$ 200 milhões do Orçamento para sustentar a família dos presos que cometera crime hediondo, crime bárbaro".

"O vagabundo, sem-vergonha, que está preso recebe uma bolsa de R$ 802,60 para seu sustento. Mesmo que seja auxílio temporário, a prisão não é colônia de férias", protestou. No seu entender, a pessoa condenada por crime grave deve sustentar os dependentes com o trabalho nas cadeias. Ele comparou a situação aos trabalhadores desempregados que, "além de tudo isso, muitas vezes é assaltado, tem a casa roubada e precisa viver recluso atrás das grades de sua própria casa".

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), disse que compreendia a "indignação" do colega, mas que, em nenhuma hipótese, aprovaria a utilização do chicote, "porque seria uma volta da Idade Média".

Design de NewWpThemes