'

3 de ago. de 2013

O blog divulga com exclusividade o logo do Programa Avança São Luís que será lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior semana que vem.

O PAS prevê intervenções estruturantes em todos os setores da administração, principalmente em saúde, educação e saneamento.

O montante do recurso a ser investido pelo município será anunciado pelo prefeito quando da oficialização do programa.  

Flávio Dino tem recepção calorosa no interior do estado

As andanças do movimento Diálogos pelo Maranhão continuaram na noite desta sexta (02) percorrendo os municípios de São Bernardo e Magalhães de Almeida. A caravana liderada por Flávio Dino debateu com a população inúmeras propostas de desenvolvimento justo e democrático para o estado.

Lideranças sociais e políticas receberam o Movimento Diálogos pelo Maranhão, que ouviu os problemas da região, reforçando a importância do encontro para discutir e buscar soluções viáveis para os impasses vivenciados pelo leste maranhense.

“A força do nosso movimento se extrai da proximidade com o povo e suas necessidades. Estamos caminhando para o aprofundamento dessa perspectiva transformadora”, avaliou Flávio Dino.

Antônio Bernardo, que disputou o cargo de prefeito em São Bernardo nas últimas eleições, afirmou ser imprescindível a atuação do movimento no processo de mudança da realidade do estado. “Temos que nos empenhar e que nos mobilizar para trilharmos esse caminho de mudança. Iremos trabalhar para presenciarmos a vitória do povo maranhense”, afirmou.

A candidata a vice neste mesmo município, Luiza Machado, também avaliou como positiva e fundamental a atuação do movimento pelas cidades do interior. “Acredito em transformação, compromisso e positividade, e é nisso que se resume o projeto Diálogos pelo Maranhão, por isso eu abraço essa causa”, constatou.

O deputado Marcelo Tavares compartilhou da troca de experiências nos municípios e reforçou a importância da interação promovida por esses encontros. “Não podemos nos acostumar com o que não é digno do povo maranhense, nós queremos construir um novo modelo de gestão para o estado, que culmine na transformação da realidade que vivemos”.
Flávio Dino reforçou a importância da honestidade e transparência para a construção de um Maranhão diferente, fomentando ideias e propostas com o fim de transformar o Maranhão em um estado da igualdade, da democracia e do desenvolvimento.

“É nosso dever representarmos a função ética da política como um serviço para que possamos, assim, garantir autenticamente a transformação da qualidade de vida do nosso povo”, completou.

O deputado federal Simplício Araújo também relatou sobre o sentimento que marcou a passagem do movimento por essas cidades. “A presença de vocês aqui demonstra um desejo, uma vontade e uma grande esperança que reforça o sentimento de mudança que acompanha todo o resto do estado. Precisamos de uma nova perspectiva para o nosso povo”, categorizou.

Outras lideranças acompanharam a passagem do movimento por Magalhães de Almeida e São Bernardo, a exemplo do deputado federal Domingos Dutra e dos deputados estaduais Othelino Neto e Bira do Pindaré.  
Deputado Rubens Pereira Júnior, líder da oposição
Jornal Pequeno

Os partidos que integram a bancada que faz oposição ao governo na Assembleia Legislativa, segundo o líder do bloco, deputado Rubens Pereira Júnior, vão intensificar a fiscalização sobre a administração Roseana Sarney, a fim de evitar supostos abusos de poder político e econômico, segundo ele, característico de períodos pré-eleitorais.
   
Em entrevista exclusiva ao Jornal Pequeno, Rubens Júnior garantiu que a oposição vai manter a mesma pegada do primeiro semestre, quando denunciou a existência de convênios com entidades fantasmas, o “Conselhão”, e praticamente obrigou o governo a extingui-lo.

Segundo o deputado do PCdoB, a oposição está se preparando para fazer com que a eleição de 2014 seja decidida no voto e não no dinheiro. “Para que isso não ocorra, vamos estar cada vez mais vigilantes para denunciar e exigir providências contra qualquer tipo de abuso.             

Otimista com a perspectiva de poder, o líder oposicionista adverte que para as eleições de 2014 a oposição estará bem mais forte que em 2010 porque possui um candidato fortalecido e da união de todos os partidos que militam neste campo.

“Nosso adversário é mais fraco que em 2010, porque a Roseana era a candidata mais forte e era do grupo Sarney. Hoje a maioria dos partidos está do nosso lado e existe uma vontade muito grande de mudança do nosso povo, revelado nas pesquisas. Mesmo sendo ela a candidata mais forte em 2010 e com todo abuso de poder, que motivou o processo de cassação, Roseana é a governadora eleita com a menor diferença de percentual de votos do país, apenas 50.08%”, analisou.

Conforme Júnior, neste segundo semestre, a oposição vai estar mais presente nos movimentos sociais e intensificar as conversações políticas buscando o crescimento dos partidos, o que, segundo ele, deverá ocorrer nos próximos meses com a deflagração de uma grande campanha de filiação. O deputado informou que várias lideranças já foram contatadas e ficaram de responder ao convite.

O líder da bancada oposicionista disse que não adianta os nomes dos políticos com os quais mantiveram conversações para evitar pressão do governo sobre os mesmos, mas garante que vários líderes já anunciaram que estarão se filiando a um dos partidos que vão compor o palanque do presidente da Embratur, Flávio Dino, em 2014.

“Nosso principal objetivo, neste momento, é combater o abuso de poder político e econômico, muito comum nesta época; por isso vamos fiscalizar e essa fiscalização será através da tribuna e da judicialização das questões. Para isso, precisamos contar com o apoio da imprensa e da sociedade. Além desse trabalho, ao mesmo tempo, vamos buscar a unidades das oposições”, observou Júnior.

O deputado ponderou, no entanto, que a concretização das conversações não deverá ocorrer neste primeiro momento, mas que os líderes do grupo vão trabalhar para que até as conversações todos estejam unidos para enfrentar o candidato apoiado pela governadora Roseana.

2 de ago. de 2013

Alunos classificados para a etapa estadual serão premiados neste sábado
Os alunos da etapa municipal do “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar” classificados para a etapa estadual serão premiados neste sábado (03), no Complexo Esportivo Castelão. Mil alunos das redes municipal e estadual de ensino participam da competição que iniciou nesta sexta-feira (02).

Pela manhã, a partir das 11h, serão premiados os alunos de 12 a 14 anos e à tarde, às 17h, ocorrerá a premiação dos que possuem de 15 a 17 anos. Cerca de 300 alunos da rede municipal e 700 da estadual participam da etapa municipal do Programa, desenvolvido em São Luís através da parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. As competições são de Atletismo e incluem provas de velocidade, resistência e salto em distância, através das quais os alunos-atletas serão classificados para etapa estadual do “Atleta na Escola”.

“Esporte desenvolve não somente o físico, mas também o emocional e o psicológico do ser humano. Por isso, Educação e Esporte se complementam na formação do cidadão. Nesse evento, esperamos conseguir um bom número de representantes para a etapa estadual do Programa Atleta na Escola”, destacou a superintendente do Ensino Fundamental, Soraia Raquel Souza, na solenidade de abertura do evento.

Para o aluno José Cláudio Lima Gonçalves, do 8º ano da Unidade de Educação Básica Maria Rocha, as expectativas para a competição são muito boas. “Eu me preparei na escola, nas aulas de Educação Física. Participarei das três provas e como fiquei em 1º lugar na etapa anterior, espero ganhar e me classificar para a próxima fase. Mas o que vale mesmo é estar aqui e competir, afinal de contas já consegui passar para essa etapa e estou em uma etapa que muitos alunos gostariam de estar”, destacou o aluno de 13 anos.

Durante a solenidade de abertura do evento, cinco atletas foram homenageados pelos seus desempenhos em competições nacionais na modalidade Atletismo. Além dos alunos, o atleta José Ribamar Soares Ribeiro foi o homenageado especial do dia por já ter vencido os campeonatos “Norte e Nordeste” e “Brasileiro” de Atletismo e hoje ser professor da Unidade de Educação Básica Maria Alice Coutinho.

Para a realização do evento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Semus) e Desporto e Lazer (Semdel), Fundação Municipal de Cultura (Func), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Faculdade Estácio São Luís, 24º Batalhão de Caçadores e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel).

PROGRAMA

O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo na história brasileira, o “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar” surgiu com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar, bem como orientar jovens talentos.

O Programa possui por principais ações a realização de competições que identificam talentos na modalidade de atletismo e o acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.

Laudo do Setor Técnico Científico da Polícia Federal, assinado pelo Perito Criminal Federal, Luís Carlos Cardoso Filho, expedido ontem (01.07), atesta que as assinaturas em nome do vereador Werbeth Macedo Castro e Werbeth Machado Castro “são provenientes do mesmo punho escritor, ou seja, são da mesma pessoa”.

A Polícia Federal foi chamada pela Justiça Eleitoral para proceder exame grafotécnico na assinatura do vereador Beto Castro, na ação de impugnação de mandato eletivo e encaminhou o laudo para a juíza eleitoral Luzia Madeiro Neponucena dar sequencia no processo em que o suplente Paulo Roberto, o “Carioca”, pede a cassação do mandato.  

Com a confirmação da falsificação de documentos e comprovado que Beto Castro é o mesmo que foi preso pela Polícia de posse de um veículo roubado e teria alterado o sobrenome para burlar a Justiça Eleitoral, sua situação se agrava ainda mais.

A sorte do vereador está agora nas mãos da juíza e tudo indica que sua cassação é questão de tempo.

A definição da lista tríplice de advogados candidatos à vaga de desembargador pela regra do quinto constitucional ocorrerá na sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) na próxima quarta-feira (7). Os três mais votados serão escolhidos dentre os seis da lista encaminhada pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA).

A presidente em exercício do Tribunal, desembargadora Maria dos Remédios Buna, assinou despacho, pedindo a inclusão do processo na pauta da agenda de quarta. A magistrada também enviou ofício aos demais desembargadores, contendo a lista sêxtupla de advogados, com seus respectivos currículos, com vistas à escolha do novo membro da Corte.

O TJMA recebeu a lista com os seis nomes no dia 31 de julho, ocasião em que o presidente Guerreiro Júnior demonstrou satisfação com a atitude da OAB/MA.
“Temos necessidade de prover essa vaga. Há um clamor na magistratura pelo seu rápido preenchimento. Com mais um desembargador, poderemos receber e julgar mais recursos, e com melhor taxa de atendimento à sociedade”, afirmou o presidente do TJMA na última quarta-feira.

A preocupação de Guerreiro Júnior se baseia no fato de que, atualmente, cada desembargador analisa, em média, 1.400 processos por ano. Ele disse que o novo membro da Corte irá integrar a 5ª Câmara Cível, que funciona desde sua instalação com um membro vogal (desembargador de outra câmara).

No processo de formação da lista tríplice, cada desembargador votará em três nomes, considerando-se indicados os mais votados. Se for necessário um segundo escrutínio, nele concorrem os que tiverem recebido mais votos.

Formada a lista tríplice, ela será enviada pelo Judiciário à governadora Roseana Sarney. Por ser chefe do Executivo Estadual, ela tem a prerrogativa final de escolher, dentre os três selecionados pelos magistrados do TJMA, o novo desembargador.

QUINTO CONSTITUCIONAL - A Constituição Federal, em seu artigo 94, estabelece que um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.

A escolha de candidatos oriundos da advocacia para vagas nos tribunais estaduais é promovida pelas seccionais da OAB nos Estados. Para as vagas em âmbito nacional a escolha é feita pelo Conselho Federal da Ordem.

A lista sêxtupla encaminhada pela OAB ao Tribunal é composta pelos advogados Ricardo Tadeu Duailibe, Daniel Jerônimo Leite, Gilson Ramalho de Lima, José Magno Moraes de Sousa, José Claudio Pavão Santana e Riod Barbosa Ayoub.


Aproveitando o recesso de 15 dias concedido pela Assembleia Legislativa do Maranhão a parlamentares e funcionários, o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) foi ao Rio de Janeiro, onde participou da Jornada Mundial da Juventude 2013 organizada pela Igreja Católica Apostólica Romana (JMJ).

O parlamentar foi à cidade maravilhosa para participar da JMJ 2013, realizada pela primeira vez no Brasil. O Brasil e o Rio de Janeiro receberam milhões de fieis de todo planeta que presenciaram a primeira vista do Papa Francisco a América Latina.

Em discurso na Assembleia Legislativa, na manhã da quinta-feira (01), o deputado Bira destacou a grande participação de maranhenses nas atividades da JMJ, no Rio de Janeiro. Várias delegações saíram de São Luís e de cidades do interior do estado para celebrar com a juventude católica do mundo todo no Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, Bira caminhou ao lado dos peregrinos por Copacabana e participou da "marcha contra a violência e extermínio de jovens" promovida pela Pastoral da Juventude. O deputado ressaltou a importância das posições defendidas pelo Papa Francisco, que mostra uma perspectiva diferenciada pra a Igreja Católica e uma reaproximação com a população mais pobre do Brasil e do mundo.       

Pastoral da Juventude

A história de Bira junto aos movimentos sociais está umbilicalmente ligada a Igreja católica, em especial a Pastoral da Juventude. Em sua juventude, Bira participou do grupo de jovens da Igreja Católica, posteriormente da Assessoria Arquidiocesana de São Luis da Pastoral da Juventude. Na oportunidade, estreitou sua relação com o fundador da pastoral da Juventude no Maranhão Dom Vilson Basso, na época padre da Igreja Nossa Senhora da Conceição do Monte Castelo.

Atualmente Bira mantém a relação de amizade com Dom Vilson (atual Bispo da Arquidiocese de Caxias), juntos na década de 80, reorganizaram os grupos de jovens da Igreja Católica no Maranhão. Na Igreja Católica, o jovem Bira foi formado com base na Teologia da Libertação.

“A Teologia da Libertação defende a opção preferencial pelos pobres, somos sempre movidos por esse olhar crítico de que a sociedade precisa espelhar e representar melhor os sentimentos do próprio Evangelho que é renovador na sua essência”, explicou Bira.
    
Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que contou com a participação do deputado Bira e família, foi realizada entre os dias 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e teve como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

1 de ago. de 2013

O senador pelo PMDB-AP e ex-presidente da República, de 83 anos, apresentou quadro de febre e tremores


O senador e ex-presidente da República, José Sarney (PMDB-AP) sofreu uma piora em seu quadro clínico e foi transferido, no início da noite desta quinta-feira, 1, para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

De acordo com boletim médico divulgado às 22h45, Sarney, de 83 anos, apresentou quadro de febre acompanhado de tremores e foi submetido a exames laboratoriais e de imagem. Tomografias demonstraram que o senador teve derrame pleural bilateral, infiltrado interstical e nova opacificação da base do pulmão direito.

Sarney passou mal no casamento de uma das netas e foi internado na madrugada de domingo, 28, no UDI Hospital, em São Luís (MA), para tratar de uma infecção respiratória. Na última quarta-feira, ele recebeu alta e seguiu para São Paulo, para se consultar com o médico infectologista David Uip, mas foi novamente internado, desta vez nó Hospítal Sírio Libanês. 


Pesquisa realizada pelo Instituto Exata, no município de Chapadinha, no período de 21 a 23 de julho, revela que o presidente da Embratur e pré-candidato ao governo do estado em 2014, Flávio Dino (PCdoB), lidera com 61% das intenções de voto.

O candidato da oligarquia Sarney, Luís Fernando Silva (PMDB), aparece em segundo lugar com 13%. A pesquisa ouviu 500 pessoas e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Outros candidatos reuniram 7% das intenções de voto. 10% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e outros 10% disseram que não sabiam ou preferiram não responder.

A pesquisa verificou também o cenário federal e a presidenta Dilma Rousseff (PT) continua na dianteira com 71% das intenções de voto. Marina Silva (sem partido) chega a 19% dos votos em Chapadinha. Atrás delas, Aécio Neves (PSDB) com 3% e Eduardo Campos (PSB), 2%. 3% disseram que votariam branco ou nulo e os entrevistados que disseram não saber em quem votar ou não responderam, 1%.

Design de NewWpThemes