'

22 de jun. de 2013

Segundo informações de moradores do Centro de São Luís, neste momento um grupo de pessoas encapuzadas e mochilas nas costas destroem o Centro Histórico da Capital. A polícia sobrevoa o local.

Entramos em contato com coordenadores do movimento “Acorda Maranhão”, responsável pelo movimento que levou mais de 20 mil pessoas as ruas de São Luís. Eles afirmaram que nada têm nada haver com esse ato e que, conforme acompanhamos a manifestação foi pacífica.

Já alguns moradores afirmaram ter ouvido comando de duas ou três pessoas que orientam o ato de vandalismo dizer, “Eles mandaram este poste!”. Outra informação foi de que os jovens são ligados ao PMDB. Tentamos entrar em contato com o partido, sem retorno.


O ato de protesto terminou de forma pacífica, sem registro de violência ou depredação da cidade.  Além das palavras de ordem contra o senador José Sarney e seu grupo político, a caminhada convocada pelo Movimento Acorda Maranhão, antes de seguir para o bairro São Francisco, realizou um ato solene e rebatizou a Ponte José Sarney. A partir de agora passa a ser chamada informalmente de Ponte Acorda Maranhão.

Os manifestantes caminharam pacificamente orientando contra vandalismo e, após passarem pela Praça Pedro II, foram até o retorno do São Francisco. Lá, umas quatro pessoas se dirigiram até o Sistema Mirante. O pessoal que trabalha no complexo correu para dentro da TV Mirante.

No corre-corre chegou um ônibus com a Tropa de Choque da Polícia Militar e mais cerca de dez seguranças armados. Para evitar confronto, os manifestantes preferiram voltar para a Praça Maria Aragão, onde houve a dispersão. 

Quem apostou na arruaça, perdeu. O blog acompanhou o percurso e não registrou nenhum ato de violência, apenas vontade dos manifestantes externarem repúdio a tudo de errado que existe no país, principalmente contra o senador José Sarney e a seu grupo político.

Reunir mais de 20 mil pessoas numa tarde de sábado de forte sol e depois muita chuva e concorrência do jogo Brasil 4XO Itália, só mesmo muita convicção de que a mudança é possível.

Roseana foi alvo de protesto dos manifestantes


Nem a forte chuva que castigou São Luís nesta tarde de sábado (22) foi capaz de conter o protesto convocado pelo Movimento Acorda Maranhão. Cerca de 10 mil manifestantes tomaram as ruas do centro da cidade para protestar contra a corrupção, falta de politicas públicas para a Saúde, Educação, Segurança, PEC 37. Houve protesto até contra o aumento do preço da farinha.

Após gritos de “Sarney ladrão devolve o Maranhão”, “Fora Roseana”, “Fora Sarney” e “ei Sarney, vai tomar no c...” os manifestantes, de forma pacifica, se concentraram na Praça Maria Aragão, contornaram a Praça Gonçalves Dias, pegaram a Avenida Beira-Mar, subiram a Rua do Egito e se dirigiram até o Palácio dos Leões.

Ao longo de todo o percurso as palavras de ordem foram contra corrupção e principalmente contra a oligarquia Sarney. O coro mais cantado pela massa de estudantes e trabalhadores foi “Sarney ladrão devolve o Maranhão”.

A manifestação não permitiu a presença de partidos políticos e os líderes, a todo momento, solicitavam que os manifestantes não aceitassem provocação. A orientação era para sentar todas as vezes que ocorresse tumulto para que o baderneiro fosse identificado.

Apesar do grande número de manifestantes, no percurso da Praça Maria Aragão, até o Palácio dos Leões não foi registrado nenhum incidente. A Polícia ajudou os líderes do movimento a conduzir a manifestação, bloqueando as vias ao longo do trajeto.

A Prefeitura de São Luís, diante da possibilidade de dispersão do movimento de protesto ocorrer na Praça Maria Aragão, suspendeu a programação desta noite do Arraial Terreiro Maria Aragão. Abaixo publico a nota oficial.

Como os manifestante ainda estão nas ruas, mais tarde, publicarei novas informações.




A Prefeitura de São Luís, diante da possibilidade de dispersão do movimento de protesto, que está nas ruas da cidade, ocorrer na Praça Maria Aragão, suspendeu a programação desta noite do Arraial Terreiro Maria Aragão. Abaixo publico a nota oficial.

A PREFEITURA DE SÃO LUÍS COMUNICA:

 1) atendendo solicitação dos organizadores da manifestação marcada para esta tarde no centro de São Luís, a Fundação Municipal de Cultura cedeu o espaço da Praça Maria Aragão como área de concentração e dispersão;

2) considerando a possibilidade de que a passeata poderá regressar à praça para dispersão, a FUNC resolveu suspender a programação desta noite no Arraial Terreiro da Maria;

3) o Governo Municipal aproveita a oportunidade para reiterar todo respeito pelo movimento que se constitui numa autêntica e vigorosa manifestação democrática.

Prefeitura Municipal de São Luís

Blog Marrapá

Em postagem no Facebook, o líder do PSTU maranhense, Marcos Silva, informou que juventude do PMDB planeja tumultuar o “Acorda, Maranhão” e incendiar a praça Maria Aragão.

O clima de terror em torno do movimento pode afastar muita gente bem intencionada que pretendia sair de casa e do trabalho para protestar de forma pacífica e organizada.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público do Estado, Polícia Militar e Universidade Federal do Maranhão acompanham de perto a organização da manifestação.

Pelo menos 35 mil pessoas já confirmaram a presença no evento para protestar contra a má qualidade dos serviços públicos, contra a corrupção, PEC 37 e por todo o tipo de reivindicação.

Os manifestantes sairão da Praça Maria Aragão a caminho do Palácio dos Leões – sede do governo Roseana Sarney.

21 de jun. de 2013


Adversários do presidente da Embratur, Flávio Dino, andaram espalhando na internet que ele seria a favor da PEC 37, obrigando o dirigente do PCdoB  a usar o Twitter para repor a  verdade dos fatos.

Dino postou no micro blog que é contra PEC do deputado maranhense Lourival Mendes, mas que defende que o Ministério Público possa ser investigado por possíveis erros.

“Sou contra a PEC 37. Defendo uma lei que regule o poder de investigação do MP, substituindo a Resolução 13 do CNMP”, esclareceu Flávio Dino.

Os agentes da oligarquia do Sarney na blogosfera, sem ter como atacar o comportamento ético de Dino, apelam até para a inversão de declaração. 

Flávio Dino é contra a PEC de Lourival Mendes, apenas considera oportunidade a existência de uma lei que permita investigar o MP em caso de erros.
Design de NewWpThemes