'

28 de jul. de 2012

Por Beto Vieira
 
As  eleições municipais deste ano terão um aumento de dez vagas para a  Câmara Municipal de São Luís, o que  proporcionará ao eleitor um leque maior de opções na hora de decidir o voto.
                                                        
O bairro do São Francisco, com a proximidade das eleições, virou terra de ninguém. A cada pleito, muitos são os ‘paraquedistas’ que pousam  pelo bairro a caça de votos e depois de eleitos, fazem de conta que o São Francisco é apenas um santo colocado num altar de igreja.

 E assim, o bairro foi crescendo sem que políticas públicas em benefício da comunidade fossem realizadas. O São Francisco já teve vários ‘representantes’, mais poucos foram os que brigaram por melhorias, limitando-se apenas em ajudar à aqueles que diariamente amanheciam em suas portas a pedir um prato de comida, sem no entanto dar-lhes condições de pescarem seu próprio peixe.

Nesta  eleição proporcional, uma aposta boa é o jovem candidato a vereador, Vandeilson, o “Tiririca Cover”, que vem se destacando nas ações em benefício das comunidades, onde tem atuação.

Há quinze anos “Tiririca” tem seus trabalhos nas áreas da animação circense em hospitais, presídios, asilos, abrigos de menores e zona rural, pelo poder público, por levar um pouco de alegria a estas pessoas. 

Devidos às experiências comunitárias, o candidato está apto a representar a população ludovicense como vereador. Pela segunda vez “Tiririca” coloca seu nome para apreciação popular, visto que em 2008 obteve nas urnas uma expressiva votação e por pouco não saiu vencedor nas urnas.

“Tiririca” teve uma ideia no mínimo inusitada por conta das limitações financeiras. Sem recursos para desenvolver a campanha, inovou ao organizar uma “carroceata”, que contou com a participação  dezenas de carroças enfeitadas, palhaços e apoiadores da candidatura fantasiadas de personagens conhecidas do cenário nacional.

Por onde passou, a “carroceata” foi elogiada pelos moradores que saiam as portas para admirar e apoiar a iniciativa do candidato. Centenas de crianças e adolescentes, também chamavam a atenção pela descontração.

Respaldado por experiências sociais “Tiririca” lança sua candidatura a vereador  na esperança de sagrar-se vitorioso no dia 7 de outubro. Como o próprio nome sugere, o Tiririca Cover, se assemelha com o humorista original, não apenas no campo da alegria, mas no que se refere a ações sociais.

Em São Paulo, o palhaço tiririca obteve mais de um milhão e meio de votos em seu para deputado federal, ajudando a elegendo figuras tarimbadas da política nacional, como o delegado Diógenes Protogenes, que colocou na cadeia o banqueiro Daniel Dandas.
O candidato conclama a todos que por ele têm simpatia e confiança a votarem em seu nome nas eleições vindouras e assim desenvolver projetos que melhorem a qualidade de vida nas comunidades da capital maranhense.      
REYNALDO TUROLLO JR.
  
A ocupação dos hotéis na alta temporada em São Luís (MA) --marcada pelos festejos juninos, pelo bumba meu boi e pelas férias-- despencou neste ano. A culpa, diz o setor, é das praias sujas.

Por ordem da Justiça Federal, o Estado teve de divulgar um relatório sobre a situação das praias e instalar, em abril, placas alertando sobre a poluição. Todas as praias da cidade estão impróprias para banho devido ao esgoto, segundo monitoramento do governo.

Praias como a do Calhau, considerada uma das mais bonitas da cidade, e a da Ponta d'Areia, a mais movimentada, onde ficam os clubes de reggae, estão com o nível de coliformes fecais na água acima do considerado tolerável.
Folhapress
Esgoto sendo despejado em direção ao mar da praia da Ponta d'Areia, uma das mais movimentadas de São Luís (MA)
Esgoto sendo despejado em direção ao mar da praia da Ponta d'Areia, uma das mais movimentadas de São Luís (MA)
 
TRANSPARÊNCIA

Segundo a Promotoria do Meio Ambiente, a situação é conhecida pelo menos desde 1997, quando foram feitos estudos sobre a falta de tratamento de esgoto na ilha.

"A população não percebia a realidade porque não havia transparência", explica o promotor Fernando Barreto.

A cidade sentiu os reflexos. "O turismo e a rede hoteleira estão ameaçados. Estamos tendo que fazer cálculos mirabolantes para não demitir", diz o presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) em São Luís, João Antônio Barros Filho.

A taxa de lotação de hotéis e pousadas na cidade em junho e julho de 2011 foi de 75%. Neste ano, caiu para 53%. "É culpa das praias." As empresas associadas à ABIH têm 5.800 leitos, diz Barros Filho.
 
MÁ IMPRESSÃO

"No caminho do aeroporto para o hotel, o taxista me avisou de que nenhuma praia estava própria para banho", disse o turista mineiro Thiago Bernardo Pinto, 32, que visitou São Luís em junho. "Foi a primeira má impressão."

Em frente à pousada de Barros Filho, um cano despeja esgoto na praia há quatro anos. O cheiro incomoda os hóspedes, que só usam a piscina. Ele diz que alertou a Caema (companhia ambiental do Estado), sem sucesso.

A Caema, sociedade de economia mista gerida pelo Estado, explora os serviços de abastecimento e coleta e tratamento de esgoto na cidade. Segundo o site do órgão, apenas 38,6% dos moradores têm acesso à rede de coleta.

A cidade tem pouco mais de 1 milhão de habitantes.

De 1994 para cá, a Promotoria ajuizou oito ações contra o Estado e a Caema, cobrando o tratamento do esgoto.

Uma delas transitou em julgado em 2005. A Justiça ordenou que o governo parasse de lançar esgoto in natura nas bacias dos três maiores rios.

Como a ordem não foi cumprida, a Promotoria pediu à Justiça, em junho, que bloqueie as verbas de publicidade da Caema e do governo de Roseana Sarney (PMDB) para pagar R$ 22 milhões de multas.

Segundo a Promotoria, a prefeitura também é ré em parte das ações, por fazer a concessão do esgoto à Caema sem cobrar bons resultados.
 
OUTRO LADO

O governo do Maranhão informou, por meio de nota, que a cobertura do tratamento de esgoto na capital São Luís vai chegar a 90% em cinco anos.

"Atualmente, é de 10%, estando acima da média do Nordeste, que é de 7%", afira a nota.

De acordo com o governo estadual, a primeira etapa do programa de melhorias já teve início e deve ser concluída em 18 meses.

"Os recursos para a primeira etapa, de R$ 124 milhões, são oriundos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] 1, com contrapartida de 20% do governo do Estado."

Já a Prefeitura de São Luís, questionada a respeito da concessão do esgoto à companhia ambiental do Estado, afirmou que criou, no ano passado, uma comissão para identificar falhas e adotar punições previstas no contrato de concessão, que poderá ser revisto.

Pontos badalados de PE e CE também devem ser evitados

O mar de praias badaladas de Pernambuco e do Ceará, muito procuradas por turistas em busca de sol e calor nas férias de julho, também tem pontos com altos níveis de coliformes fecais.

Em Pernambuco, o último relatório da CPRH (Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos) apontou dois pontos impróprios para banho da badalada praia de Porto de Galinhas (a 60 km de Recife).

Os banhistas devem evitar os trechos em frente à rua Esperança e à Escola Manuel Uchoa, no centro do vilarejo.

Em Recife, dois trechos da praia do Pina, ao norte de Boa Viagem, também estão impróprios para banho. Em Olinda (região metropolitana de Recife), seis das sete praias monitoradas apresentaram pontos impróprios neste mês.

Em Fortaleza, dos 31 pontos monitorados em julho, 13 estão contaminados. Boa parte deles fica em algumas das praias mais famosas da cidade, como as de Mucuripe e da Estátua de Iracema.

27 de jul. de 2012


O candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores, Nelson Brito Martins, está protocolando neste instante, 15h10 desta tarde de sexta-feira (27), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma representação  contra a exposição do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) como instrumento de campanha do Prefeito João Castelo.

O candidato a uma vaga na Câmara Municipal argumenta que a Prefeitura de São Luís pretende expor a carcaça do futuro VLT, o que, na avaliação dos advogados de Nelson Brito, representa conduta vedada, ou seja, propaganda irregular.  

Conforme o candidato a vereador, assessores do prefeito João Castelo comentam abertamente em reuniões e audiências que um protótipo do VLT será exposto para que a população conheça o novo meio transporte anunciado em pleno período eleitoral.

Segundo o advogado Davi Teles, que assina a peça de acusação, com pedido de punição para a propaganda irregular, trata-se de uma medida cujo objetivo é evitar a infração ao artigo 73, inciso VI, da lei 9504 de 1997, que veda uso de propaganda oficial em época de campanha.

Acabou a esperança do candidato da oligarquia Sarney, Washington Oliveira (PT), contar com a presença de Lula em seu palanque. A participação do ex-presidente nas eleições 2012 não está assegurada sequer na campanha do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, a prefeito de São Paulo.

Por recomendação médica, presença física de Lula nas campanhas eleitorais de São Paulo, Recife e Belo Horizonte ainda dependerá de uma bateria de exames que o ex-presidente se submeterá entre os dias 6 e 7 de agosto. Nos demais estados já está decidido que ele pousará apenas para foto com candidato de cidades com população superior a 150 mil eleitores, como é caso de São Luís.

Washington Oliveira deve fazer parte do grupo de 80 candidatos que vai está com o ex-presidente em um hotel de São Paulo na próxima segunda-feira (30) para sessões de foto de campanha.

Nas sessões de fotos, Lula permanecerá calado. As filmagens serão limitadas aos momentos em que o ex-presidente vai encontrar e cumprimentar cada candidato. A presença de marqueteiros foi proibida. Toda a produção, desde o cenário até figurino e fotógrafos, ficarão a cargo do PT.

A decisão dos médicos que assistem Lula caiu como mais um balde de água fria nas pretensões do candidato Washington Oliveira, que esperava contar com a presença de figuras de proa do PT em sua tentativa de fugir das últimas colocações e evitar o fiasco anunciado em São Luís.  

A coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, publica na edição de hoje uma nota em que o presidente da Embratur, Flávio Dino, deu um jeitinho de citar o pai do comunismo, economista Karl Max, em pleno evento de lançamento da capanha de divulgação do turismo no Brasil, em Londres. 

"Memória camarada" - No evento de lançamento da campanha para difundir o Brasil como destino turístico, anteontem, em Londres, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B-MA), citou intelectuais brasileiros, como Machado de Assis e Graciliano Ramos, e britânicos, como Charles Dickens e William Shakespeare. No meio do discurso, lembrou que foi em solo londrino que Karl Marx escrevera "O Capital".

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) comentou:

-Esse é um comunista disciplinado. Deu um jeito de citar Marx, que é alemão, e não mencionou Adam Smith!

Escocês, Smith foi precursor do liberalismo econômico.


Atualmente, dados são enviados após o pleito

JEAN-PHILIP STRUCK
  
Um grupo de juízes eleitorais está usando a nova Lei de Acesso à Informação para obrigar candidatos a divulgar, antes mesmo das eleições, quem são os doadores de suas campanhas.

Atualmente, a Lei Eleitoral permite que os nomes sejam fornecidos aos tribunais após o pleito. Porém, pelo menos três atos normativos que usaram a Lei de Acesso como base foram baixados por juízes de Maranhão e Mato Grosso.

O último foi da Justiça Eleitoral em Poconé (100 km de Cuiabá), que determinou ontem que os 65 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador no município informem quem são os doadores e quanto dinheiro receberam.

Há duas semanas, outro juiz também determinou a mesma medida para os candidatos de Cáceres (MT).
Segundo os atos, os dados deverão ser informados no envio de cada prestação de contas parcial aos tribunais regionais eleitorais, no início de agosto e em setembro, e não após outubro.

Os candidatos que não quiserem fornecer os dados podem entrar com mandados de segurança na Justiça local.

Os juízes dizem que a medida vai proporcionar maior transparência às eleições ao permitir que eleitores saibam que são os financiadores das campanhas antes de decidirem seu voto.

"A campanha que não enviar os dados pode ser investigada pelo Ministério Público", disse o juiz Ramon Fagundes Botelho, de Poconé.
Design de NewWpThemes