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18 de ago. de 2012

A campanha política começou quente em Imperatriz. O prefeito Sebastião Madeira (PSDB), que no período em que militou na oposição chegou a firmar que preferia tomar cicuta (veneno fatal) a se unir ao grupo do senador José Sarney, hoje é acusado pela mesma oposição de ser marionete da governadora Roseana. 

A montagem acima está disponível no Facebook, na página do vice-prefeito de Imperatriz, Jean Carlos, presidente do PDT municipal.

17 de ago. de 2012


Em entrevista concedida na manhã desta sexta (17), Edivaldo Holanda Júnior (PTC) firmou o compromisso de construir os viadutos da Forquilha e do Calhau. Para o candidato, a entrega dessas duas obras ajudarão a resolver o problema dos engarrafamentos em grande parte da cidade.

Na conversa com jornalistas da Rádio Educadora AM, no Programa Roda Viva, Edivaldo explicou que os dois viadutos estarão em lugares em que há intenso fluxo de carros. “São duas áreas críticas para o trânsito de São Luís. Desatando esses dois ‘nós’, vamos fazer com que o trânsito da cidade consiga fluir de maneira mais eficiente. Esse é um compromisso que firmamos com a população” afirmou.

Ainda sobre mobilidade urbana, Edivaldo Holanda Júnior falou que outro ponto crítico é o estado do transporte público de São Luís. A frota de ônibus da cidade está sucateada e a prestação desse serviço precisa ser resolvida de maneira legal.

“Vamos fazer licitação e trazer a São Luís o melhor do serviço. Vamos cumprir na íntegra o que dispõe o plano de mobilidade urbana: Priorizar o atendimento de qualidade no transporte público em detrimento do privado,” detalhou. Segundo o candidato, a organização do transporte público fará com que a população volte a utilizar a frota de ônibus com conforto e qualidade.

Edivaldo conversou ainda sobre propostas para educação em São Luís. O candidato de oposição a João Castelo (PSDB) e Roseana Sarney (PMDB) reforçou o compromisso de construir escolas em tempo integral e de 20 creches. “Não podemos continuar com apenas três creches públicas em uma cidade de mais de um milhão de habitantes. Nenhuma administração tem o direito de roubar o futuro de nossas crianças,” disse.

No quesito Cultura, Edivaldo questionou o atual modelo de tratamento da cultura ludovicense. Para ele, a capital precisa de uma Secretaria de Cultura, já que apenas uma Fundação não dá conta das demandas culturais que abrangem a cidade.

“A marca de São Luís é a cultura. Temos isso na nossa identidade e isso é reconhecido por onde passamos. Uma secretaria especializada no assunto e com autonomia para incentivar a cultura do povo de São Luís é uma demanda urgente,” analisou.
 
Edivaldo confirmou ainda o projeto de construção de uma Arena Cultural, local apropriado para apresentações culturais na nossa cidade, em que os grupos populares e organizados que preservam as raízes ludovicenses poderão se apresentar para os cidadãos da cidade e também para turistas.

O candidato falou também da situação atual das praias de São Luís, todas impróprias para banho. Segundo Edivaldo, esta é uma questão de falta de liderança da prefeitura e, caso seja eleito, a revisão do contrato com a Caema estará entre as primeiras ações à frente da administração municipal.

“Temos liderança e vamos cobrar que a Caema preste um serviço decente para os cidadãos de São Luís. Nossa liderança vai fazer com que a Caema trate a população com respeito,” disse.

Edivaldo também falou sobre projetos para saúde, feiras e mercados de São Luís e de combate a corrupção na administração pública. “Quero ser prefeito para fazer da prefeitura um modelo de gestão para o Maranhão. Nosso estado passa por um momento de esperança e de renovação, da qual o Flávio Dino é um dos expoentes. Ao lado dele, São Luís será a marca da mudança que vem para todo o estado,” endossou.


TSE libera distribuição de combustível para carreatas
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram, por unanimidade de votos, dois Recursos Especiais Eleitorais apresentados por Maria Jozeneide Fernandes Lima, candidata que ficou em segundo lugar no pleito municipal de 2008 na cidade de Guadalupe-PI, que buscava a impugnação do mandato eletivo da chapa eleita - Wallen Rodrigues Mousinho (prefeito) e Francineth Lima da Costa (vice-prefeita). Relator do recurso, o ministro Marco Aurélio manteve a decisão regional segundo a qual a distribuição de combustível a cabos eleitorais para que possam participar de carreata não configura compra de votos.

“Consignou-se que, objetivando a feitura de carreata, realmente ocorrera a entrega gratuita de combustível à razão de dois litros para moto e cinco litros para carro, ou seja, ninguém teve o tanque completo. Conforme fez ver o Regional, os pronunciamentos do Tribunal são no sentido de ‘em se tratando de distribuição limitada de combustíveis para viabilizar carreata descabe cogitar da figura do artigo 41-A da Lei 9.504/97'. O TRE-PI apontou o gasto total como sendo de R$ 5.600,00, contabilizado na prestação de contas entregue à Justiça Eleitoral e por esta aprovada”, enfatizou o ministro Marco Aurélio.

A defesa da candidata derrotada argumentou, sem sucesso, que numa cidade de apenas 10 mil habitantes, a diferença entre o candidato eleito e sua cliente foi de apenas 124 votos. Segundo ele, foram distribuídos 2,9 mil litros de combustível no dia 30 de setembro de 2008, com o abastecimento total de 438 veículos. A defesa do prefeito eleito argumentou, por sua vez, que  testemunhas arroladas pela própria recorrente (Maria Jozeneide) não confirmam que o combustível foi distribuído mediante pedido expresso de votos, o que afasta a tese de que teria havido captação ilícita de sufrágio. Além disso, sustentou o advogado da chapa eleita, não se pode falar em abuso de poder econômico tendo em vvista a pequena quantidade de combustível distribuída, se esgotou no percurso da carreata.

A cidades de São Luís possui uma das piores rede de saneamento básico do país, segundo ranking eleborado pelo Instituto Trata Brasil junto as cem maiores cidades, divulgado na última quinta-feira (16).
  
Conforme o estudo apresentado, as dez primeiras posições são ocupadas por cidades do litoral e do interior de Estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Entre as capitais que aparecem no ranking do saneamento das cem cidades mais importantes do país, São Luís ocupa a 87ª posição, ficando a frente apenas de Boa Vista (90), Rio Branco (91), Belém (95), Porto Velho (99) e Macapá que ocupa a lanterna, estando na centésima posição.  


Os dados foram levantados pelo Trata Brasil, em parceria com a consultoria especializada em saneamento básico OG Associados. O estudo, realizado pela entidade desde 2007, tem como base dados de 2010 do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico), publicado pelo Ministério das Cidades.

Critérios

Entre os critérios analisados, estão indicadores como atendimento total de água, investimentos feitos no ano, receita do município, quantidade de novas ligações de água, ligações faltantes para a universalização e perda de água –aqui considerados desperdício, roubo, ligações irregulares e vazamentos.

o saneamento básico nas capitais
11
Brasília (DF)
12
Curitiba (PR)
16
Belo Horizonte (MG)
18
São Paulo (SP)
26
Goiânia (GO)
31
Vitória (ES)
32
Salvador (BA)
33
Campo Grande (MS)
37
Rio de Janeiro (RJ)
41
Fortaleza (CE)
42
Florianópolis (SC)
49
Porto Alegre (RS)
56
Aracaju (SE)
64
João Pessoa (PB)
68
Recife (PE)
78
Natal (RN)
82
Manaus (AM)
84
Cuiabá (MT)
85
Maceió (AL)
86
Teresina (PI)
87
São Luís (MA)
90
Boa Vista (RR)
91
Rio Branco (AC)
95
Belém (PA)
99
Porto Velho (RO)
100
Macapá (AP)

16 de ago. de 2012


Após lançar a nova campanha de promoção mundial do Brasil no exterior, Flávio Dino, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), deu início à primeira ação digital da campanha no Facebook. O slogan da campanha é ‘O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida’, e o aplicativo lançado na rede social servirá para aumentar a relevância e a repercussão deste conceito.
O aplicativo ajuda o usuário a identificar seus amigos que estão mais distantes geograficamente e propõe que eles se encontrem no Brasil. Quando o estrangeiro clica em ‘convidar’, é criado um álbum na timeline com imagens das distâncias entre cada amigo encontrado, que será marcado e alertado, e estes, por sua vez, poderão encontrar outros amigos distantes e convidá-los e se encontrarem no Brasil.

A proposta da Embratur é disseminar a nova campanha por meio do vídeo promocional, além de peças publicitárias, com imagens do Brasil, disponíveis no aplicativo. Além desta, a Embratur já realizou diversas outras ações no Facebook e demais redes sociais. “Já temos mais de 110 mil seguidores só no Facebook, e buscamos o que existe de mais atual para promover os destinos turísticos do Brasil no exterior”.

De acordo com Flávio Dino, as ações de Comunicação Digital do Instituto levam em consideração a grande quantidade de turistas que utilizam a internet como fonte de informação e planejamento da viagem. “Segundo pesquisa do Ministério do Turismo Brasileiro, com turistas que visitaram o país em 2010, 30,9% dos estrangeiros que viajam ao Brasil organizam sua viagem pela internet”, ressaltou Dino.
Nova campanha de promoção do Brasil

Na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, a Embratur promoveu o lançamento da nova campanha internacional sobre o Brasil. A presidenta Dilma Rousseff, esteve presente na cerimônia de lançamento e enfatizou o momento estratégico para a divulgação internacional do país, objetivo da Embratur.
A nova campanha investirá R$ 50 milhões até o fim de 2014, com a expectativa de alcance de 1,2 bilhão de pessoas. Por meio de mídia impressa, digital, televisiva e mídia exterior, a Embratur pretende incentivar os visitantes a explorar e viver experiências no Brasil, além de maximizar o interesse cada vez maior no país à medida que se prepara para ganhar a notoriedade associada com o fato de ser a sede de dois megaeventos esportivos nos próximos quatro anos.
A campanha tem foco nos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos quatro anos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A nova campanha apresenta o Brasil como um país que possui uma cultura única e que oferece experiências diversas para todos os visitantes. “A campanha enfatiza a simpatia e a receptividade, como características marcantes do povo brasileiro”, explicou o presidente da Embratur, Flávio Dino, na ocasião.
Em discurso às autoridades presentes, o presidente da Embratur explicou o slogan da nova campanha. “Somos a soma de todos os ritmos que vão contagiando e, quando você percebe, já está dançando junto. Somos o calor humano de um abraço. Somos o sabor e as cores das nossas comidas. Somos a arte dos museus e o talento dos artistas populares. O Brasil não é fácil de descrever, mas todos podem senti-lo. E sentir é o que realmente importa. Por tudo isso, o mundo se encontra no Brasil”.
A Embratur também lançou este ano um canal interativo para os turistas estrangeiros no planejamento de suas viagens ao Brasil, com imagens, vídeos e informações detalhadas sobre o que fazer no país. Ao acessar a página, o turista responde a quatro perguntas: quando virá ao Brasil, quantos dias, com quem e qual seu interesse (compras, diversão, esportes, praia, natureza e cultura).

A partir daí, a ferramenta disponibiliza uma lista de destinos e atrações ao internauta. Para o diretor de Marketing, o Brand Channel é marcado pela convergência de diversas plataformas de tecnologias em um mesmo canal. “O turista poderá assistir a vídeos postados por outros visitantes, visualizar a localização dos destinos no Google Maps, receber dicas disponíveis no TripAdvisor e, por fim, compartilhar sua seleção com os amigos no Facebook”, finalizou Vasconcelos.



Buracos, esgoto a céu aberto e moradias em situação inadequada. Esse foi o cenário encontrado por Edivaldo Holanda Júnior (PTC) ao fazer caminhada, na tarde desta quinta-feira (16), pelo bairro da Alemanha. Moradores conversaram com o candidato e reclamaram dos constantes alagamentos nas ruas do bairro nos períodos chuvosos.

Edivaldo disse que a Secretaria de Obras, em sua administração, estará de prontidão para atender o bairro e outras comunidades de São Luís, que sofrem com problemas de alagamentos de ruas. “Colocaremos a Secretaria de Obras para trabalhar em prol do bairro da Alemanha e de todos os outros bairros, resolvendo o problema dos alagamentos”, afirmou.

O bairro da Alemanha preparou uma grande festa para receber Edivaldo e a militância da coligação “Muda São Luís” (PTC-PSB-PCdoB-PDT). A comitiva caminhou com centenas de pessoas pelas ruas, que aderiram à caminhada com bandeiras nas mãos e afirmando trabalhar pela mudança de São Luís.

Quem vive na região tem muito o que reclamar das condições de infraestrutura. “Existe muito alagamento em nossas ruas. E outro transtorno é a falta de água em nosso bairro. Falta água, o esgoto tá na rua, falta tudo”, desabafa a faxineira Maria de Lourdes Serra.

Para a dona de casa Adriana Viegas, a pavimentação é um serviço que ainda não chegou a todas as ruas da Alemanha e que necessita de maior atenção do poder público municipal: “Nossas ruas estão esburacadas. Espero que o próximo prefeito traga melhorias para a cidade”.

O programa de governo de Edivaldo Holanda Júnior, no setor de infraestrutura, prevê políticas de prevenção a alagamentos, com implementação de programas habitacionais em parceria com o governo federal.

“Vamos trabalhar ao lado da presidenta Dilma para trazer o PAC Saneamento para São Luís. Não se pode mais admitir que nossa cidade fique ano após ano esperando promessas que não se cumprem. O prefeito de São Luís precisa ter liderança para conseguir bons parceiros e coragem para enfrentar esses problemas de frente,” confirmou Edivaldo.

O candidato adiantou que a proposta da coligação “Muda São Luís” é zerar o déficit de saneamento na cidade. “Há parcerias federais e até mundiais que trabalham para acabar com a falta de saneamento básico. Vamos trabalhar incansavelmente para conseguir dar dignidade a cada casa, a cada cidadão de São Luís,” informou.
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