'

15 de jun. de 2013



DANIELA LIMA

Na tentativa de conseguir as assinaturas necessárias para registrar a Rede Sustentabilidade, apoiadores de Marina Silva vão fazer mutirões nos jogos da Copa das Confederações, que começa hoje e termina no dia 30.

A nova estratégia foi divulgada em ato realizado em São Paulo, quando a ex-senadora anunciou ter alcançado a meta de 500 mil assinaturas coletadas desde fevereiro.

Para o registro oficial do partido no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são necessárias apenas 490 mil nomes. No entanto, calcula-se que até 30% dos apoios não possam ser aproveitados, por causa de erros no preenchimento dos formulários ou problemas na conferência das assinaturas pela Justiça.

Por isso, a Rede anunciou a mobilização para conseguir pelo menos outras 300 mil até o dia 7 de julho. Segundo esse cronograma, com as 800 mil assinaturas em mãos, aliados de Marina acreditam que poderão iniciar o processo de registro da sigla na Justiça Eleitoral a partir de 1º de agosto.

No ato deste sábado, Marina disse estar preocupada com a possibilidade de aliados do governo no Congresso atrasar a votação do projeto de lei que inibe a criação de novos partidos.

A ex-senadora precisa de uma definição sobre o tema no Legislativo o quanto antes --o governo tem maioria para derrotá-la-- para ter tempo de recorrer contra a decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).

"Eles podem ter uma ação protelatória na votação da lei até a reta final do nosso prazo para que o Supremo não tenha tempo de finalizar o julgamento sobre o mérito do projeto", disse Marina.

Para concorrer nas eleições de 2014, a Rede precisa ser registrada até o início de outubro deste ano.

A ex-senadora voltou a criticar a política econômica do governo Dilma Rousseff (PT). Segundo ela, o uso do consumo como principal instrumento de estímulo à economia pode hoje comprometer a estabilidade do país. "Não podemos, em nome de uma agenda política, eleitoral, comprometer a estabilidade. O Brasil todo olha o quadro com preocupação."


Os endereços sorteados fazem parte dos empreendimentos
Nova Aurora I e Nova Aurora III, localizadas na estrada da Maioba.
A Prefeitura de São Luís participou de mais um sorteio de endereços para os contemplados do programa Minha Casa, Minha Vida, na quadra esportiva do Parque Bom Menino, na manhã desta sexta-feira (14). Os endereços sorteados fazem parte dos empreendimentos Nova Aurora I e Nova Aurora III, localizadas na estrada da Maioba.

Os dois conjuntos habitacionais contemplarão 635 famílias, formadas, em sua maioria, por moradores de áreas de risco, idosos, portadores de necessidades especiais e dependentes do aluguel social.

Durante o sorteio, o assessor especial para assuntos de Habitação, Geraldo Castro Sobrinho, representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, parabenizou os contemplados pela conquista da casa própria e reafirmou a meta de entregar mais três mil imóveis até o fim do ano. “Estamos reconstruindo o programa Minha Casa, Minha Vida em São Luís. Encontramos diversas irregularidades no início da gestão, e, agora, cumprimos o compromisso de entregar as moradias de acordo com o que foi estabelecido pelo Ministério das Cidades”, destacou.

Para a aposentada Maria Aparecida Nogueira, a conquista da casa própria foi a realização de um sonho antigo. Ao receber o endereço da casa no Residencial Nova Aurora I, onde irá morar com o marido e filhos, não pôde esconder a alegria. “Eu nem, consigo acreditar que finalmente é minha vez”, comemorou.

“A próxima etapa é entregar as chaves e os contratos pra que sejam assinados, nos dias 26 e 27 deste mês. Com isso, entraremos com a entrega das casas no território de São Luís, ainda no segundo semestre”, concluiu Geraldo Castro Sobrinho.

O sorteio é realizado pela Caixa Econômica Federal, com apoio da Prefeitura de São Luís, através das equipes das secretarias da Criança e Assistência Social (Semcas) e de Urbanismo e Habitação (Semurh).

HABITAÇÃO

Uma nova conquista foi conseguida junto ao Governo Federal. Segundo Geraldo Castro Sobrinho, os contemplados pelo programa agora terão acesso a linhas de crédito na Caixa Econômica Federal de até cinco mil reais. “A presidenta Dilma garantindo dignidade para essas pessoas. Com o dinheiro, os contemplados poderão comprar mobília e tudo que precisam para ter conforto”, explicou.

Clique aqui e veja a lista dos contemplados

14 de jun. de 2013



A cidade de Caxias realizou I Fórum de Segurança Pública
Em nome da promoção da cultura de paz nos municípios do Maranhão, a prefeitura de Caxias buscou unir esforços entre entes municipais, estadual e federal a partir do I Fórum Intermunicipal de Segurança Pública, que aconteceu nesta quinta (13). Com a participação de representantes das cidades da Região dos Cocais, da secretária nacional de Segurança Pública, a prefeitura de Caxias inaugurou o primeiro Gabinete Integrado de Segurança Integrada.

“Tenho certeza que esse gabinete promoverá um alastramento da cultura de paz em Caxias, que naturalmente servirá de exemplo a outros municípios do estado”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino, que compartilhou durante o evento as experiências do governo federal na promoção de segurança pública durante os grandes eventos que trazem turistas internacionais para o Brasil, a exemplo da Copa das Confederações que começa no fim de semana.

“Teremos um grande desafio que começará na Copa das Confederações, com investimentos de R$ 2 bilhões, dos quais R$ 700 milhões foram destinados para as forças armadas. A segurança garantirá o sucesso da imagem do país no exterior. Temos a expectativa de que realizando esses eventos com êxito, possamos multiplicar esses investimentos”, esclareceu Flávio Dino.

Primeira cidade do interior do Maranhão a instalar um Gabinete de Segurança Integrada, Caxias recebeu a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que elogiou a iniciativa do município e confirmou a importância da articulação e integração entre as instituições para diminuir os índices de criminalidade e violência.

“Temos que ter política de Segurança Pública acima de políticas partidárias, essa iniciativa demonstra a intenção do município em se organizar para melhorar os índices de segurança que existem hoje na região, e o governo federal dará a contrapartida”, garantiu a secretária. Ela informou que Caxias pode dar início a parcerias com o governo federal para incentivar políticas de segurança pública na cidade.

O evento que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema) selou a implantação do Gabinete Integrado de Segurança e a necessidade do diálogo entre as instituições para garantir a diminuição da criminalidade e violência na Região dos Cocais.

“Esse gabinete surgiu da necessidade de sinergia entre as instituições para garantir a construção de uma cidade mais segura.”, avaliou o prefeito Léo Coutinho (PSB).

O evento organizado pela prefeitura de Caxias que reuniu lideranças políticas de mais de 30 cidades maranhenses, contou com a participação do presidente da Embratur, Flávio Dino; da secretária nacional de segurança pública, Regina Miki; do deputado federal Simplício Araújo; e de   especialistas em Segurança Pública que discutiram ações de promoção à cultura de paz.

Reunindo Conselhos Tutelares, Polícias Militar, Civil, Federal e Guarda Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, o Gabinete Integrado de Segurança permitirá diálogo e ações permanentes entre as instituições que, juntas, pensarão em ações que garantam a inibição da violência.

Léo Coutinho lembrou das dificuldades para a concretização dessa iniciativa e agradeceu o apoio do presidente da Embratur, Flávio Dino. “Há dois meses procurei o secretário Aluísio Mendes e mostrei os nossos projetos. Fomos recebidos com total descaso e indiferença. Ao recorrermos ao governo federal conseguimos apoio, através do presidente da Embratur, Flávio Dino, que intermediou a vinda da secretária Regina Mikki para esse evento”, desabafou o prefeito.

Convidado para falar sobre os investimentos em Segurança Pública destinados aos eventos internacionais que acontecerão no Brasil, Flávio Dino lembrou que eventos como esse devem servir de exemplo a outros municípios do Maranhão.

O deputado Simplício Araújo (PPS), também presente, avaliou como positiva e fundamental a iniciativa da Prefeitura de Caxias. “Temos que levar essa discussão pelas demais cidades do maranhão. Esse entrosamento instituído tem tudo para dar certo, portanto, parabenizo a cada um dos membros do comitê”, afirmou o deputado.

A deputada estadual Cleide Coutinho (PSB) também elogiou a organização do evento e a implantação do Gabinete de Segurança Integrada.

“Somente neste ano já tivemos 14 casos de estupro na cidade de Caxias, reflexo da ausência de uma política pública que previna casos como esses. Esse debate sobre segurança aqui em Caxias demonstra que não vamos nos conformar com a realidade da segurança que está posta no Maranhão. O povo dessa terra não tem medo de lutar, é por isso que hoje estamos aqui para ajudar na construção de um Maranhão seguro”, avaliou a deputada.


 A Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), realizou uma demolição na Vila Dom Luís. A ação foi realizada com o objetivo de coibir avanços de ocupações espontâneas no terreno, que antes era de propriedade da Empresa Industrial Técnica (EIT), e foi adquirido pela Prefeitura para implantação equipamentos de urbanos na área de educação e esporte, visando atender toda a comunidade da área.

“As famílias que já haviam ocupado vão todas permanecer, conforme determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Elas terão o imóvel registrado no próprio nome. Nós iremos promover a regularização fundiária da área já consolidada até os imóveis que nós marcamos na última vistoria”, afirmou Diogo Diniz Lima, secretário adjunto de Urbanismo.

A Semurh pretende, com a ação, garantir segurança às famílias que moram na área e também melhorar a estrutura do terreno. “A demolição foi uma medida necessária para garantir que a área continuasse útil. Os próprios moradores reclamaram que estava servindo de ponto para uso de drogas e assaltos”, explicou Diogo Diniz Lima.




A população de Amarante do Maranhão reuni-se na principal Avenida da cidade para protestar contra a Ampliação da Reserva Indígena Governador.

Segundo os representantes da comunidade já registrou-se mais de 10 mil pessoas no local na manifestação. Compareceram ao evento representantes religiosos, representantes de associações, representante do Sindicato do Trabalhadores Rurais, e representantes de todas as áreas de assentamento do município, o movimento também conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal.
 
Segundo Comissão Permanente em Defesa dos Proprietários Rurais de Amarante do Maranhão, Contra a Revisão Demarcatória para Ampliação da Reserva Indígena Governador, com a possível demarcação, cerca de 20 mil pessoas serão expulsas de áreas de assentamentos e propriedades rurais do município.

Conforme os dirigentes do movimento, com a demarcação 75% da área total do município passa  para reserva indígena, onze assentamentos, sendo 06 do INCRA e 05 do Banco da Terra serão extinguidos.

Os dirigentes do movimento advertem ainda que aproximadamente 1500 propriedades rurais ficarão dentro da reserva indígena, acabando com 50% da produção econômica do Município, que hoje tem sua economia baseada na agropecuária, e aproximadamente 3000 famílias, com uma população estimada em 20.000 pessoas serão afetadas diretamente.
Fonte: Portal Amarante – Sua fonte de informações sobre Amarante do Maranhão
Design de NewWpThemes