'

18 de jun. de 2011

As ministras da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Luiza Bairros e Maria do Rosário, respectivamente, desembarcam em São Luís na próxima quarta-feira, dia 22, para tentar intermediar uma solução para os conflitos agrários no interior do Estado e por fim as constantes ameaças de morte contra trabalhadores rurais e comunidades quilombolas que lutam pelo direito à posse da terra, vitimas de crimes de pistolagem.

Segundo o deputado Bira do Pindaré (PT), defensor da titulação da terra aos comunitários e um dos responsáveis pela presença do Governo Federal no Maranhão para discutir a questão fundiária, “as ministras vão encontrar um Estado com 1,7 milhão de miseráveis , um estado de abandono, de descaso, onde as instituições, infelizmente, não funcionam e a República, lamentavelmente, ainda não chegou”, adverte.  

Para Bira, o passo mais importante para aliviar as tensões no campo é a titulação. “Daí viriam outros direitos, como política de assistência técnica, qualificação profissional, alfabetização, em fim uma nova perspectiva que se abre para toda essa gente. Imagine a situação em que um jovem vem para capital ou vai para outro estado estudar. Geralmente ele não quer mais voltar por que lá onde nasceu não existe perspectiva, então precisamos resolver o problema fundiário, esse, sem dúvida é o primeiro passo, depois fazer políticas de apoio às atividades econômicas que eles realizam, sobretudo na agricultura”, defende.

Segundo o deputado, lamentavelmente o Estado tem feito muito pouco para combater a violência no campo. “Primeiro porque a política de reforma agrária do governo não funciona, a estrutura que existe é completamente sucateada para não dizer ineficiente e não funciona. Aqueles que já conseguiram um pedaço de chão, um título de terra qualquer, não tem assistência técnica, capacitação e muito menos apoio para escoar a produção, não existe programa de alfabetização dessas comunidades, então as pessoa ficam completamente abandonadas e começam achar que realmente não têm nenhuma perspectiva de viver no Maranhão, ai acabam caindo nas armadilhas da escravidão, superlotando as periferias das cidades, como é o caso de São Luís”, avalia Bira..
Quilombolas fazem protesto em frente ao Tribunal de Justiça contra a pistolagem
A vinda das ministras ao Maranhão é o resultado da mobilização que as comunidades quilombolas fizeram semana passada, quando protestaram em frente a diversas instituições e por fim acamparam no INCRA, onde 25 lideranças declararam greve de fome. Naquele instante, considerando todas as circunstâncias que envolvem a temática aqui no Maranhão, houve esta articulação junto aos ministérios e Maria do Rosário e Luiza Bairros se comprometeram a vir.

“ Eu acho que elas vão cumprir um papel importante de mediação, de tentar encontrar solução para esse problema da questão fundiária, que é a grande causa de tudo isso. Os conflitos ocorrem porque as pessoas não possuem o título da terra e como não possuem o título, sempre aparece um esperto dizendo que é dono da terra, quando na verdade os posseiros já estão lá a centenas de anos, são remanescentes de pessoas que eram escravizadas e o direito delas está assegurado na Constituição. Nós precisamos fazer um mutirão para garantir o direito das comunidades maranhenses. A gente ver a miséria e o pobreza campeando no Estado e a principal causa talvez seja essa: o direito à terra”, defende Bira.

O parlamentar diz que ver com muita preocupação o recrudescimento da prática de pistolagem no interior do Estado, motivada pela impunidade. “Nós precisamos ter uma reação das estruturas oficiais mais firmes a esse tipo de conduta, que é uma conduta criminosa, altamente repudiada e extremamente atrasada”, defende.

Bira do Pindaré chama a atenção para o clima de insegurança reinante nessas comunidades que lutam por direitos sociais ou ambientais, mas que estão lutando por um direito que a constituição lhes segura, que  o direito das comunidades quilombolas. "Não podemos aceitar que conflito dessa natureza seja resolvido na bala, nós temos que resolver isso por outro caminho, nós temos instituições, vivemos num estado democrático de direito e o direito à vida tem que ser colocado acima de tudo”, conclui o deputado petista.
Natalino Salgado: a população vai escolher os temas
   Qualquer internauta poderá votar, a partir desta segunda-feira, dia 20, para escolher os principais temas que serão abordados na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em São Luís, de 11 a 15 de julho do ano que vem.

Por meio de enquete, disponibilizada na página da Universidade Federal do Maranhão (UFMS) www.ufma.br , cada pessoa poderá escolher três das seguintes opções: Bioma, Cultura, Energia, Pobreza e Sustentabilidade. As mais votadas serão avaliadas e analisadas pelo Conselho Nacional da entidade, durante a 63ª Reunião Anual que será realizada no próximo mês de julho, em Goiânia (GO).

“Os grandes temas a serem debatidos na SBPC de 2012, em São Luís, serão objeto de escolha de toda a sociedade e não apenas das comunidades científica e acadêmica. Todas as opções apresentadas têm identidade com o nosso Estado e o Brasil”, explicou o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho.

As reuniões anuais da SBPC são o maior evento científico da América do Sul e do Caribe e a sua 64ª edição fará parte da programação de comemoração dos 400 anos de fundação da Cidade de São Luís. Cerca de 20 mil professores, pesquisadores, estudantes e convidados estão sendo esperados.

No próximo semestre, serão realizadas a “Quinta da Ciência e da Cultura” e a “Caminhada da Ciência”, forma de mobilização para a 64ª SBPC. A “Quinta da Ciência” ocorrerá a cada última quinta-feira do mês e provocará no público maior interação com a ciência, de maneira descontraída.

17 de jun. de 2011

Agência Assembleia

O estado de saúde do ex-senador e ex-prefeito do município de Coelho Neto, Magno Bacelar, de 73 anos, é estável, conforme informações prestada na manhã desta sexta-feira (17) pela equipe médica do Hospital UDI, em São Luís, onde ele se encontra internado desde a quinta-feira, após sofrer acidente automobilístico na BR-135.

Magno Bacelar entrou no centro cirúrgico por volta das 12h de hoje para cirurgia ortopédica, mas seu quadro clínico não é grave, conforme os médicos que prestam atendimento.

O acidente aconteceu no município de Bacabeira quando o ex-senador se deslocava para São Luís. Segundo Afonso Bacelar, irmão do ex-senador, o acidente foi causado em razão de uma ultrapassagem irregular de outro veículo. Na ocasião, Magno Bacelar estava sem o cinto de segurança. Ele foi socorrido por uma ambulância do município de Bacabeira.

Magno Bacelar é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi diretor presidente da TV Difusora do Maranhão e diretor do Jornal do Dia, em São Luís. Fundou também a Federação das Escolas Superiores do Maranhão.

Em 1962, se elegeu deputado estadual. Foi chefe de gabinete da Prefeitura de São Luís. No governo Pedro Neiva de Santana, exerceu o cargo de subchefe e depois chefe da Casa Civil e secretário de Educação. Eleito deputado federal em 1974 e 1978, licenciou-se do mandato para ocupar o cargo de secretário de Justiça no governo João Castelo.

Nas eleições de 1988, ingressou no PDT e foi eleito vice-prefeito de São Luís na chapa de Jackson Lago. Com a vitória de Edison Lobão na disputa pelo governo do estado em 1990, Magno Bacelar foi efetivado senador. Em 1994 se elegeu para o seu quarto mandato de deputado federal. Em 2004, tornou- se prefeito do município de Coelho Neto pelo PV.

O Maranhão perdeu um grande político, um técnico brilhante. Luciano Moreira foi um grande homem, um pai de família exemplar, um profissional que se destacou por onde passou. Perde o Maranhão, perde o povo do Maranhão”. O lamento é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB).


Abalado pela notícia, Melo anunciou que se reunirá com os deputados estaduais para definir o posicionamento da Assembleia Legislativa pelos próximos dias, em razão da “perda irreparável”.


O presidente Arnaldo Melo disse que Luciano Moreira escreveu uma linha em alto relevo não só nas memórias da administração pública do Estado do Maranhão, mas também nos estados de Ceará e Roraima, onde também ocupou cargos de visibilidade.


“Sempre foi um homem estudioso e comprometido em fazer o melhor”, declarou Arnaldo Melo. O presidente ressaltou que apesar do curto período de atuação na Câmara Federal (aproximadamente 5 meses), Luciano Moreira já se revelava uma referência.

Da Agência Assembleia
O velório do deputado federal Luciano Moreira (PMDB), falecido na noite de ontem (quinta-feira, 16) em acidente automobilístico, está acontecendo no plenário da Assembléia Legislativa, onde haverá missa de corpo presente às 11 horas. O sepultamento está programado para as 16 horas no cemitério Jardim da Paz.



Em virtude do trágico acontecimento que deixou todo Maranhão consternado, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), determinou a suspensas das atividades festivas do arraial do Gedema, bem como a audiência da Frente Parlamentar em Defesa pela Baixada Maranhense que seria realizada hoje na cidade de Viana.

Os Seminários Regionais promovidos pelo governo do Estado para discutir os problemas dos municípios, na realidade, segundo denúncias chegadas ao blog, estão servindo apenas de palanque antecipado para o secretário Chefa da Casa Civil, Luís Fernando Silva (PMDB) tentar consolidar sua pré-candidatura ao governo em 2014.

A governadora Roseana Sarney (PMDB) até hoje não compareceu a nenhum dos tais seminários organizados pelas secretarias de Articulação Política, Planejamento e Casa Civil, e a maioria dos prefeitos convocados para os eventos realizados em Rosário, Santa Inês e Presidente Dutra deixaram os locais após o discurso de Luís Fernando, esvaziando o evento e tornando-o sem objetividade.
Desconfiados com o palanque antecipado de Luís Fernando, alguns prefeitos informaram ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), que teria procurado o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), para reclamar contra a campanha antecipada do secretário Chefe da Casa Civil.

Lobão e Luís Fernando travam internamente no grupo Sarney uma verdadeira batalha para ser o candidato do PMDB ao governo em 2014. O ministro possui luz própria, já foi governador, transita com facilidade entre os prefeitos e é considerado um nome de respeito entre os partidos políticos, enquanto o ex-prefeito de São José de Ribamar, tem o apoio do núcleo duro do governo.

Luís Fernando conta com a força de Roseana e Jorge Murad para ser o candidato do grupo, recebeu sinal verde para viabilizar sua candidatura e assim tem feito. Nos Seminários Regionais é o único que fala em nome do governo e quando acaba sua explanação deixa o local e os prefeitos com a sensação de que o blá,blá,blá não serve para nada.

O programa seria para aproximar o governo das comunidades interioranas, mas segundo as denúncias recebidas pelo blog, tem servido apenas para Luís Fernando se apresentar como representante da governadora e discursar para impressionar os presentes. 

É bom lembrar que ainda estamos nos seis primeiros meses da atual administração, imagine como não estará esta briga de titãs após a sucessão municipal?

16 de jun. de 2011

O secretário de Turismo do Estado, ex-prefeito Tadeu Palácio, virou motivo de chacota entre parlamentares da bancada governista, por conta da sua falta de capacidade em gerir a pasta mais importante para manter em alta a chamada indústria sem chaminé.

Alguns deputados, sob a garantia do anonimato, avaliam que Tadeu Palácio está confundindo secretaria do Turismo com secretaria do Turista, pois não tem feito outra coisa senão viajar, às custas do Estado, para todos os cantos do mundo.

Hoje mesmo, um deputado da bancada governista, preocupado com os constantes ataques da própria base e a revelação e que o setor está jogado às traças, ligou por várias vezes para tentar falar como Tadeu, mas foi informado de que o mesmo está em viagem sem previsão de retorno.

Enquanto isso, o turismo do Maranhão está definhando por falta de comando na pasta. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e a histórica cidade de Alcântara, por exemplo,  já não despertam mais a atenção do turista como há algum tempo atrás, simplesmente por falta de infraestrutura.

O mais triste disso tudo é ver que a governadora não toma qualquer providências para reerguer o setor e nem deu a menor importância às denúncias que o próprio líder do seu governo  fez na tribuna da Assembleia Legislativa.

É como me disse um deputado já descrente com a governadora que ajudou a eleger: “esperar o que de um governo que só liga os computadores a partir das 14h e, se por ventura cair uma chuvinha à tarde, ai mesmo é que não se encontra ninguém nas secretarias?”.  

Pelo visto Tadeu Palácio está fazendo escola no governo. Nunca é encontrado na secretaria e sempre que alguém procura por ele é informado que está viajando, ou melhor, fazendo turismo pelo mundo pago com o dinheiro do contribuinte.
Deputada Eliziane Gama poderá ser candidata a prefeita
O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire, confirmou ontem no programa eleitoral do partido, levado ao ar em cadeia de televisão para todo o Estado, que a legenda terá candidato próprio a prefeito de São Luís em 2012.

A revelação do dirigente nacional caiu como uma ducha de água fria nas pretensões do prefeito João Castelo (PSDB) que vinha dando com certa a participação do PPS na coligação que dará sustentação à sua tentativa de reeleição.

Além de confirmar a participação no pleito com representante próprio, o programa, curiosamente cedeu espaço apenas para o depoimento da deputada Eliziane Gama, provável candidata a prefeita pelo partido.

Castelo corre ainda sério risco de perder o apoio do PDT, visto que uma ala do partido trabalha nos bastidores o afastamento, inconformada com o tratamento dado por ele ao ex-governador Jackson Lago na sucessão estadual em 2010.

O presidente regional da legenda, Paulo Matos, já havia antecipado, neste blog, o desejo da grande maioria do PPS lançar candidato próprio, em decorrência da falta de afinidade com o prefeito. Ontem, no entanto, ficou claro que a tese prevaleceu internamente e que a candidata será a deputada Eliziane.   

15 de jun. de 2011

Recebi do dirigente pedetista, economista Cândido Lima, uma espécie de desabafo contra as insinuações do prefeito João Castelo (PSDB) de que o caos reinante na cidade seria fruto de administrações passadas, querendo assim transferir sua responsabilidade pela transformação da outrora bela São Luís num amontoado de buracos. Leia a baixo a íntegra do protesto.


“O prefeito de São Luis tem feito o possível e o impossível para ter o PDT no seu palanque nas eleições de 2012. Entretanto não mede esforço quando tenta tirar de si a responsabilidade pelo caos na sua administração em responsabilizar administrações anteriores.


Quero lembrar ao prefeito que as administrações anteriores de que ele tanta fala e tenta responsabilizar tentando encobrir a incompetência da sua administração, pelo menos dezesseis anos foram administrações do PDT, esse partido que o senhor tanto deseja no seu palanque.


Também não entendo como os companheiros que participaram das administrações Jackson Lago e Tadeu Palácio aceitam essas criticas do Prefeito sem reagir, como se dissesse a ele: o senhor tem razão, nós somos incompetentes.


Quem acompanhou o período das administrações do PDT sabe que o que há de visivel nesta cidade, na sua grande maioria, foram obras do nosso partido. E as que não foram feitas pelo PDT foram reformadas e melhoradas.


Foram obras bem feitas, diferente das obras do prefeito Castelo. Quem quiser pode ver a Av. N.S. da Vitória. Não tem três meses de inaugurada, mas já esta passando pela segunda reforma de tapa buracos. O asfalto não aguentou a primeira chuva.


Portanto prefeito, o que o senhor deve fazer é cuidar da nossa cidade e deixar de criticar quem tanto fez por ela”.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Carlos Alberto Milhomem (DEM) rejeitou os apelos do líder do governo, Manoel Ribeiro (PTB), para que os deputados socorram o setor de Turismo do Estado destinando suas emendas para construção de teleféricos e montagem de infraestrutura para receber o turista que visita os Lençóis Maranhenses.   


“Eu daria até minhas emendas todas, mas devo informar que eu não financio obras que o governo é obrigado a fazer. Se for desse jeito será o esmoleu financiando quem dar a esmola”, indignou-se Milhomem.
Os dois parlamentares se manifestaram na última terça-feira em plenário, quando afirmaram que têm vergonha de recomendar a alguém que visite Barreirinhas por conta da falta de infraestrutura.


Diante da inércia do secretário de Turismo, ex-prefeito Tadeu Palácio, Manoel Ribeiro assumiu para si, perante um bom número de parlamentares, a bandeira de montar um teleférico em Barreirinhas para levar o turista até as dunas onde ficam as lagoas.


Pelos cálculos do líder do governo, a montagem da engrenagem custa algo em torno de R$ 100 mil e não R$ 100 milhões como andaram falando, segundo ele, equivocadamente.


Disposto a mostrar para o secretário de Turismo como se trabalha, Manoel Ribeiro anunciou que está indo à Brasília solicitar que o Ministério do Meio Ambiente faça licitação para a construção do teleférico.


Enquanto o governo não se mexe e faz de conta que o problema não lhe pertence, o aeroporto de Barreirinhas, porta de entradas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, continua fechado.


E a governadora ainda tem a coragem de afirmar que o Maranhão está preparado para o turismo. Mas só se for no seu governo virtual, aquele que, segundo dizia o senador Epitácio Cafeteira, acaba quando se desliga a televisão.  
Viviane Menezes
Agência Assembleia

A inauguração do novo terminal rodoviário de Imperatriz, na próxima sexta-feira (17), também foi tema repercutido na tribuna da Assembleia Legislativa pelo deputado Carlinhos Amorim (PDT), nesta quarta-feira (15). Na tribuna, o deputado expressou contentamento pela homenagem concedida, através da denominação do terminal, que passa a se chamar “Rodoviária Jackson Lago”.

Carlinhos Amorim destacou que a inauguração do novo terminal rodoviário de Imperatriz encerra um longo capítulo de lutas, que teve início com o governo de Ribamar Fiquene, foi retomado durante o governo de José Reinaldo, acelarado pelo governo Jackson Lago e, por fim, plenamente concluído durante o governo Roseana Sarney. “Finalmente vemos a rodoviária de Imperatriz pronta para ser entregue à população, para fazer justiça”, declarou o pedetista.

Para Carlinhos Amorim, a homenagem a Jackson Lago é justa. “Ele também teve uma grande contribuição para que a obra pudesse estar pronta”, avaliou. O deputado destacou ainda o reconhecimento da população imperatrizense para com o ex-governador Jackson Lago e afirmou que o sentimento foi recíproco. “Como Governador ele teve um carinho muito especial pela cidade de Imperatriz”, assegurou.

.
A reunião convocada para amanhã pela secretaria de  Saúde do Estado para discutir com prefeitos, Famem e Cosems a redução do número de regionais,  promete ser quente. 


A redução proposta pelo seceretário de Saúde Ricardo Murad, segundo diretores da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, não tem justificativa plausível.

 
O evento colocará em lados opostos o presidente da entidade, Júnior Marreca, o Cosems e Ricardo Murad. Os dois primeiros podem até pedir a intervenção da governadora para evitar que a proposta de Murad seja posta em prática.


A Federação defende 19 regionais, número que já existe na prática, para atender os 217 municípios, enquanto a secretaria pretedende reduzir para apenas dez. 


Para o presidente da Famem, 19 regionais é o número necessário para atender o Maranhão e ainda facilita a reunião de prefeitos.  

14 de jun. de 2011

Quando o próprio líder do governo, deputado Manoel Ribeiro (PTB) vai à tribuna do Poder Legislativo denunciar que o setor de turismo do Maranhão, comandado pelo ex-prefeito Tadeu Palácio, está jogado às traças é porque a situação chegou a um ponto insustentável.

Enquanto a governadora Roseana Sarney  afirmara ao assinar convênio com o Ministério do Turismo de que o Maranhão está preparado para o turismo, o seu líder na Assembleia diz justamente o contrário.

Segundo Ribeiro, o principal pólo turístico do Estado, os Lençóis Maranhenses, com porta de entrada pelo município de Barreirinhas, não possui a menor infraestrutura para receber o turista e as conseqüências tem sido a redução drástica do número de pessoas na cidade, o que vem provocando o desaquecimento do comércio e da economia local.

Conforme a denúncia feita pelo parlamentar, confirmada pelo suplente no exercício do mandato, Carlos Alberto Milhomem (DEM), dar vergonha levar o turista para passear em Barreirinhas por conta da falta de investimentos em teleféricos, no aeroporto da cidade, que está fechado, e em projetos que representem conforto a quem visita o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

“Os bares estão fechandos por falta de clientes e os garçons perderam seus empregos ou não tem a quem atender fora do período de férias. As lanchas que movimentavam o Rio Preguiça estão sem passageiros, as pousadas sem hospedes  e as Toyotas não têm a quem levar até as dunas. Quando o turista vai até as lagoas e não encontrar lá uma água mineral sequer para tomar, com certeza, nunca mais volta”, adverte Ribeiro.

O parlamentar lamentou ainda a falta de estrutura na tradicional Festa do Divino em Alcântara e a conseqüente falta de interesse por uma das manifestações culturais mais antigas do Maranhão.
Diante do quadro desolador traçado pelo líder do governo, dar para se imaginar o nível da irresponsabilidade da governadora, que só se preocupa em fazer propaganda de maquete de obras que nunca sairão do papel.

A situação é tão crítica neste setor da administração Roseana Sarney que Manoel Ribeiro apresentou ontem três indicações solicitando ao secretário de Turismo, à governadora e ao ministro do Turismo, Pedro Novais, solicitando providências urgentes para a construção de um terminal e de uma pista de pouso e decolagem no município de Barreirinhas.

Os próprios parlamentares que formam base de sustentação do governo já não conseguem mais esconder o caos em que se transformou o Estado na atual administração. Já os deputados da oposição questionam: se essa é a melhor administração da vida de Roseana, como seria a pior?    

O recrudescimento da violência contra trabalhadores rurais e quilombolas no interior do Estado começa chamar a atenção das autoridades federais para o clima de insegurança provocado pela volta da pistolagem.


Atendendo solicitação do deputado Bira do PIndaré (PT), estará chegando hoje ao Estado uma equipe do Ministério dos Direitos Humanos para fazer um levantamento precursor sobre a situação das comunidades quilombolas.


Por todo este mês, os ministros ligados a questões agrária e aos direitos humanos estarão visitando as áreas de litígio. Está agendado para o dia 16 próximo a vinda do Ministro da Reforma Agrária, Afonso Florence, a São Luís, enquanto dia 22 será a vez das Ministras dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial, Maria do Rosário e Luiza Bairros, respectivamente. 


Para o deputado Bira do Pindaré, a questão fundiária do Estado precisa ser resolvida com a máxima urgência porque não há como pensar em desenvolvimento com a pobreza assolando o campesinato e as comunidades quilombolas, que são as que mais sofrem.         

13 de jun. de 2011

O advogado Rodrigo Lago, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pela OAB-MA contra a Resolução Administrativa  que estabeleceu critérios para a criação de novos municípios, afirma que a Assembleia Legislativa está fazendo uma aposta no escuro.

Advertiu que na hora que for solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral os pedidos para realização dos plebiscitos, o próprio Ministério Público Federal deverá buscar no Supremo Tribunal Federal alguma medida para impedir as consultas plebiscitárias.     
O representante da OAB-MA ressaltou também: “ainda que a Assembleia ultrapasse a fase dos plebiscitos, os parlamentares terão que apostar que ninguém questione e que eles serão aprovados da mesma forma como aconteceu há 10 anos.
“É uma proposta realmente muito audaciosa, pois trata-se de uma aposta feita com dinheiro público, pois tudo será custeado pelo poder público, tanto os plebiscitos quanto os estudos de viabilidade. Por isso é bom não apostar muito na sorte”, recomenda.  
Segundo Rodrigo Lago, o Conselho da OAB-MA entende que a Assembleia Legislativa está contrariando uma decisão do STF e que os projetos em fase de gestação são inconstitucionais. “A Ordem está preocupada com os gastos que haverão para a criação dos novos municípios e principalmente com  expectativa criada nas populações das comunidades que desejam suas emancipações”, justificou.
Até o final do prazo estipulado pela Resolução Administrativa da Assembleia, expirado no último sábado, haviam dado entrada no protocolo da Casa 126 pedidos de emancipações. Se todos passarem na Comissão de Assuntos Municipais, o Maranhão passará a contar com 345 municípios.

Audiência Pública  
   
A Comissão de Obras e Serviços Públicos realiza hoje, a partir das 15h, no plenarinho do Palácio Manoel Bequimão, audiência pública para discutir as condições em que se encontram as BR’s 135, 222 e 316.
Os deputados vão discutir com representantes do DENIT a recuperação dessas rodovias federais que cortam o Maranhão e a possibilidade de uma intervenção tapa-buraco na BR-135 antes de iniciarem as obras de duplicação

Cancelamento

O deputado Jota Pinto surpreendeu ontem o plenário ao pedir o cancelamento da audiência pública que tentaria buscar uma solução para reerguer o falido futebol maranhense.
Diante da manifestação de indiferença dos representantes dos cubes e das críticas da crônica esportiva sobre a utilidade da audiência, o parlamentar resolveu retirar o pedido, mas adiantou que continuará, como esportista, ajudando o futebol do Estado.

Tinindo nos cascos     

Após se submeter a uma bateria de exames pós operatório em São Paulo, o deputado Bira do Pindaré reapareceu hoje no plenário cheio de disposição para reiniciar a luta em defesa dos movimentos populares.
Para mostrar que voltou “tinindo nos cascos”, como ele próprio definiu seu retorno às atividades parlamentares, comunicou que está chegando hoje ao Estado uma comissão do Ministério da Reforma Agrária para fazer um levantamento sobre a violência praticada contra trabalhadores rurais.
Bira anunciaou ainda que por todo este mês estarão chegando ao Estado vários ministros cujas pastas estejam ligados à questão fundiária no país.

Empolgado

O deputado Magno Bacelar ficou tão empolgado com o título da Copa do Brasil conquistado pelo Vasco da Gama que está apresentando um Projeto de Resolução concedendo título de cidadão maranhense ao presidente do clube, Roberto Dinamite.
Magno justifica a homenagem ao ex-artilheiro vascaíno, argumentando que “o agraciado é uma figura política importante, tendo sido eleito vereador pelo Rio de Janeiro, deputado estadual por quatro mandatos e ter feito o maior número de gols da história do Campeonato Brasileiro
Design de NewWpThemes