'

9 de fev. de 2013

Eis que de repente blogs patrocinados pela oligarquia Sarney se arvoram de defensores da ética e isenção no jornalismo. Dá pra acreditar? Nada mais inusitado e falso. Chega a causar náuseas ver os serviçais da oligarquia cinquentona forjados num jornalismo de perseguição implacável a adversários políticos defendendo algo que desconhecem.

Vamos aos fatos. Ainda em dezembro, o editor de política do jornal da família Sarney orientado pelos chefes passou a atacar o então prefeito eleito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior como se este já estivesse investido no cargo. Ataques, aliás, os mais rasteiros possíveis. Desrespeitosos e de ordem pessoal.

Não satisfeitos, a campanha ardilosamente orquestrada continuou sem trégua. Dia sim e outro também o Jornal O Estado do Maranhão tenta desqualificar o novo prefeito de São Luís. O blog editado pelo mais serviçal dos porta-vozes dos Sarney beira ao esterismo num jornalismo, se é que aquilo pode ser chamado assim, cada vez mais esquizofrênico.

Mas, nada melhor que ilustrar a trama sarneísta para desgastar o governo de Edivaldo Holanda Júnior, com dados concretos.

Citarei quatro matérias publicadas pelo jornal da família Sarney atacando a área da saúde do município e de transporte sem oferecer o sagrado direito de defesa (resposta) à prefeitura. Foi assim nas matérias que tiveram como alvo as unidades mistas de saúde “Paciente reclamam de unidade mista (São Bernardo)”, (31/01/13), “Posto de saúde está com atendimento precário (Bequimão)”, (02/02/13). Em nenhum dos dois casos a Secom foi acionada para dar a versão da prefeitura sobre o assunto como muleta dizem ter procurado a assessoria da Semus. 

Fizeram o mesmo quando atacaram em outra matéria “Pacientes reclamam de atendimento no Socorrão II” (07/02/13). E numa outra com o título “Teminal da integração é alvo de reclamação de usuários e funcionários” (05/02/13). Chegaram ao absurdo de insinuar mesmo que a prefeitura seria responsável pela segurança publica, quando todos sabem ser este um dever do Estado.

Pior, além de não cumprirem premissa básica do jornalismo todas as vezes que a Secretaria de Comunicação de São Luís tomou a iniciativa de encaminhar sua versão sobre os assuntos, o pasquim dos Sarney solenemente as ignorou. São estas vestais que agora choram tal qual carpideiras pedindo ética e isenção. Quanto cinismo!

Não é de estranhar. O chefe maior deles o senador Sarney admitiu em entrevista à revisa Carta Capital que só tem veículos de comunicação para usar politicamente. “Se não fossemos políticos, não teríamos necessidade de ter meios de comunicação”, registrado em Carta Capital (nº 369, de 23/11/2005).

Num raro momento de sinceridade o velho cacique confessou aquilo que faz o sistema metirante de comunicação, como bem definiu uma das maiores vítimas desse perverso modelo de jornalismo, o saudoso ex-governador Jackson Lago.

Depois, veio a comprovação do que disse Sarney à revista. Em conversas telefônicas grampeadas legalmente pela Polícia Federal ele e o filho Fernando Sarney tramam contra o então chefe da Casa Civil Aderson Lago.

Você pode ver no vídeo abaixo


E depois volto trazendo as respostas enviadas pela Secom que os defensores da ética e da isenção dos outros deixaram de publicar. 

Como é tempo de carnaval nada mais atual que o verso cantado pela marron Alcione: ‘Eu te conheço carnaval, eu te conheço carnaval não adianta tirar a máscara”.

* Por Josué Moura

José Sarney deixa o cargo de presidente do Senado brasileiro confirmando algo que o povo e seus adversários políticos no Maranhão sempre disseram: Sarney não tem palavra!

Astuto, frio, dissimulado, um verdadeiro discípulo de  Maquiavel, o octogenário José Sarney não se sente nem um pouco constrangido em receber uma comissão de seu Estado, firmar um compromisso e depois fazer de conta que nada aconteceu.

Pois foi assim que se deu. Por duas vezes, Sarney enrolou o povo do Maranhão do Sul e agora sai da presidência do Senado sem cumprir sua palavra, dada no último encontro com lideranças do Maranhão do Sul, o de colocar na pauta do Senado para votação o projeto PDS 2/2007 de 09/02/2007 do senador Edison Lobão que institui plebiscito para criação do Maranhão do Sul.

Aqui na região tocantina, sul do estado e creio que até no resto do Maranhão, não tem um ser vivente que acredite que realmente Sarney queira  ou faça qualquer coisa para atender os anseios dessa banda de cá do estado no sentido de sua emancipação para a criação de um novo Estado, o tão falado Maranhão do Sul, sonho que vem embalando gerações desde a Revolta de Pastos Bons, de 1828 que tinha por objetivo a República dos Pastos Bons, depois no período republicano posterior projeto de um Estado que seria constituído dos territórios do sul do Maranhão, sudeste do Grão-Pará, norte do Goiás e sul do Piauí.

O Maranhão do Sul só sai se Sarney quiser, ou talvez se Sarney morrer, é a voz do povo, que muita gente diz que é também "a voz de Deus". 

Mas, mesmo sendo contra  desde a criação do movimento pelo Maranhão do Sul, já em nossos dias, depois quando projetos foram dado entrada nas duas casas de Lei, Sarney disse que não era contra. Em tom demagógico dizia que não poderia "ir contra os anseios do povo". A atitude dissimulada de Sarney encorajou os lideres do movimento que formaram uma comissão composta até pelo saudoso bispo Dom Gregory e foram à Brasília ter uma audiência com o dono do Maranhão, pedir-lhe a anuência para sermos independentes, nos livramos do seu jugo.

Sarney recebeu a Comissão e disse que "não lhe chamassem para ser um militante da causa", mas que nada faria contra a criação do novo Estado. Nossas lideranças voltaram eufóricos com a esperança novamente acesa e muitos diziam: "Agora vai!" Que nada, forças estranhas travaram o projeto do então deputado federal Sebastião Madeira (PSDB).
Depois veio a eleição de Jackson Lago, saudada no Brasil inteiro pelo fim de um ciclo, a derrota da Oligarquia Sarney! Achando que não retomariam mais o mando no Maranhão, um dos vassalos sarneysistas de alta patente, o senador Edison Lobão, vislumbrou a chance de virar governador do futuro Maranhão do Sul e deu entrada num projeto no senado. Mesmo com essa possibilidade de continuarmos sob o domínio sarneysista, os sul maranhenses se alegraram novamente e festejaram. "Agora vai", diziam novamente os líderes do movimento, pois tinham a certeza que Lobão não entraria com um projeto no Senado sem a permissão de seu chefe.

É verdade, mas um fato fez com que Lobão frustrasse novamente nosso sonho. Um processo corria contra Jackson Lago pela cassação de seu mandato e novamente Sarney e seu grupo retomariam o governo do Maranhão. Não deu outra, o golpe judiciário deu certo e o Roseana, "a guerreira" voltou. "Pra que Maranhão do Sul? o governo é nosso novamente", com certeza raciocinaram Lobão e Sarney, então mais uma vez o sonho não se concretizou e os processos ficaram dormindo nas gavetas da Câmara e do Senado.

De lá pra cá muitos tentaram colocar na pauta das duas casas os projetos que na verdade não criam o novo estado mas pelo menos permite o plebiscito para decidir sobre a criação do Maranhão do Sul. Muitos anos depois de nós o Pará e o Tapajós tiveram seus plebiscitos, ou seja passaram na nossa frente. O deputado Ribamar Alves conseguiu apensar o projeto do então deputado Madeira ao dele.

De uns dois anos pra cá deputados sarneysista andaram tentando ganhar votos em nome dessa causa. Até alguns oportunistas como o deputado Chiquinho Escórcio (PMDB-MA), outro lacaio sarneysista, entrou com um pedido na Câmara para que o projeto fosse colocado na pauta. Sabia que não seria colocado sem a anuência do velho, dai ficou só no discurso pra galera através da bravatas de um fanfarrão.

Em 2011, o deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), entrou com um novo projeto, veio aqui na região e novamente rescendeu as esperanças. Depois Lourival criou uma Frente Parlamentar pró-Maranhão do Sul e chegou a realizar um almoço com deputados na casa do líder da bancada maranhense na Câmara, deputado Sarney Filho. 
Todos foram unânimes em dizer que estaria mais fácil colocar na pauta o projeto do senador Lobão e que deveríamos ir até o presidente do senado José Sarney para pedir o seu apoio novamente.

No dia 12 de abril de 2012, formamos nova comissão, desta vez composta na maioria  de gentes  ligadas ao grupo Sarney (Frente Popular pró-Maranhão do Sul), pessoal do Comitê Maranhão do Sul, liderado pelo empresário Fernando Antunes e uns poucos oposicionistas, e capitaneados por Lourival Mendes lá fomos nós à  Brasília para uma nova audiência com Sarney. Este nos recebeu e depois de ouvir da boca deste escriba que aqui não acreditavam que ele fosse a favor da criação e que até manipulava para não dar certo, rebateu dizendo que não era contra, chamou sua assessoria, se informou sobre o projeto e prometeu colocá-lo na pauta (leia).

Voltamos para imperatriz e fomos alvo de galhofa do povo, quase todo mundo que se referia ao assunto dizia que "Maranhão do Sul só depois que Sarney morrer". Estavam certos, no outro dia Sarney baixou ao hospital, depois de algumas semana voltou e não se falou mais no assunto. 

Depois veio o período eleitoral, cada um foi atras de votos e o Maranhão do Sul foi mais uma vez esquecido - a não ser por mim, um pingo d'água nesse mar da política. Lourival sequer atende recados quando o assunto é o Maranhão do Sul. O que houve, deputado?

Agora Sarney sai da presidência do Senado, mais tarde, queira Deus da vida pública e talvez, lá pelos 100 anos, parta  para o outro mundo. Eita que o Maranhão do Sul vai demorar!

* Josué Moura é jornalista (de Imperatriz-MA) Email:


O vazamento de informações sobre a denúncia de venda de macas no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) pode atrapalhar as investigações da Polícia Civil sobre o caso. O inquérito, sigiloso e em processo de apuração, iniciou na segunda semana de janeiro, após denúncia da direção da unidade de saúde.

Segundo, o diretor-geral do Socorrão I, Yglésio Moyses, o Centro de Inteligência da Polícia Civil investiga o caso, que se encontra em fase avançada. “O procedimento tem total apoio da direção do hospital e trabalha em plena cooperação com a Polícia Civil. Não podemos divulgar informações pela confidenciabilidade, mas a polícia está ciente do caso", afirmou. O diretor também considera o vazamento negativo para o andamento das investigações.

O Centro de Inteligência da Polícia Civil, responsável pelo inquérito, já traçou a linha de investigação, alvos e procedimentos que serão tomados para o caso.

Ouvido pela reportagem um dos agentes da equipe afirmou que o vazamento de informações prejudica totalmente as investigações. “As informações podem ter sido vazadas a partir de denúncias de pacientes insatisfeitos com esse tipo de procedimento, que procuram os meios de comunicação para reclamar”, disse o agente policial, que preferiu não se identificar.

Informações
As informações vazadas apontam a suspeita de que funcionários do Socorrão I estariam cobrando valores em dinheiro a pacientes para conseguirem vagas na unidade de saúde.

Sobre a veracidade do fato, a direção do hospital reitera que repudia esse tipo de comportamento e afirma que tem movido esforços no sentido de apurar o caso, bem como punir quem praticar tal desvio de conduta.
A direção do Socorrão I ainda ressalta que segue princípios éticos e morais, os quais são intrínsecos e necessários ao bom funcionamento da Administração Pública.

8 de fev. de 2013

A guerra entre o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e a governadora Roseana Sarney deixou os bastidores e agora é aberta. A TV Difusora, de propriedade da família Lobão, denunciou em recente reportagem as irregularidades existentes na Via Expressa, rodovia estadual que liga os bairros do Jaracaty e Cohafuma em São Luís, construída por Roseana Sarney.

A denúncia é uma espécie de desagravo de Lobão, que viu o seu projeto de voltar ao Palácio dos Leões ficar mais distante com a campanha de governador fora de época engendrada por Roseana em favor do chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva.

A briga tá apenas começando e é positiva para a população maranhense que ganha espaço privilegiado na televisão para tomar conhecimento dos desmandos do governo Roseana.

Veja abaixo a reportagem que mostra também o estado de abandono das estradas estaduais pelo governo de Roseana Sarney:


O carnaval está virando um grande negócio para os prefeitos que resolveram priorizar os festejos de Momo, deixando em segundo plano saúde e educação. No pequeno município de Bacabeira, por exemplo, onde só existe praticamente o centro administrativo da cidade, o prefeito Alan Linhares está torrando R$ 500 mil para fazer o carnaval às margens da BR - 135, conforme mostra o extrato do contrato que o blog publica abaixo.

Linhares é aliado da governadora Roseana Sarney e, a exemplo dela, prefere gastar o dinheiro público oferecendo circo para a população, enquanto as comunidades padecem por falta de serviços essenciais. Bacabeira, um pequeno município limitrofe com São Luís, certamente tem outras prioridades, mas Alan, adepto da fiolsofia festeira roseanista,  prefere contratar trio elétrico como se a cidade fosse só alegria.  




Deputado Otheino Neto, autor do projeto
O deputado Othelino Neto (PPS) protocolou, na manhã de quinta-feira (07), na Assembleia Legislativa, um projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar de Apoio à Pessoa com Deficiência. O objetivo é garantir, em todas as instituições públicas e privadas do
Estado, os direitos de acessibilidade e de cidadania de centenas de pessoas.

Othelino Neto já havia tido duas reuniões em janeiro com representantes da causa. E na última quarta-feira (06), sentou, mais uma vez, com lideranças do Fórum Maranhense das Entidades da Pessoa com Deficiência e Patologia. Eles pedem apoio e relatam inúmeros casos de abandono, inacessibilidade, abusos sexuais e se queixam da retirada das cotas nas universidades públicas, etc.

“Este é um tema que está acima de qualquer diferença política. É uma prestação de serviços e espero que o plenário aprove este projeto que visa garantir políticas públicas eficientes a estas pessoas”, frisou Othelino Neto.
Todos os deputados estaduais serão mobilizados para a formação desta frente, no próximo dia 27 de fevereiro, às 16 horas, no Bequimão, durante reunião na Associação dos Deficientes Visuais do Estado Maranhão (Univima).

Durante o encontro, os deputados terão a oportunidade de ouvir as principais pautas de reivindicações das pessoas com deficiência, que reclamam, principalmente, da falta de condições de acessibilidade.

Prefeito Edivaldo adianta pagamento da segunda
 parcela dos salários de servidores atrasados por Castelo
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior antecipou para esta sexta-feira (08) o pagamento da segunda parcela dos salários atrasados dos servidores municipais relativos ao mês de dezembro. Pelo acordo firmado entre o prefeito e representantes de entidades de classes dos servidores, a segunda das três parcelas do acordo seria paga no dia 11 de fevereiro, próxima segunda-feira.

O pagamento da segunda parcela corresponde a 25% do valor bruto dos salários. Na primeira parcela, paga em 11 de janeiro,  foram creditados  50% do valor bruto dos salários, sem qualquer desconto.

O acordo de pagamento em três parcelas foi firmado em 3 de janeiro entre o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e representantes de entidades classistas dos servidores municipais, durante encontro realizado no Palácio La Ravardière. O diálogo com as entidades de classe tem se constituído em marca da administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior desde o primeiro momento.

Pelo calendário do acordo, resta apenas o pagamento de 25% dos salários atrasados do último mês da gestão anterior. A secretária municipal de Fazenda, Sueli Bedê, está otimista em relação à antecipação da terceira parcela, concluindo o acordo, dependendo apenas do crescimento da arrecadação.

A folha de pagamento não deve contemplar os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias  que, segundo explicou a secretária, devem receber tão logo a prefeitura receba o repasse dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

7 de fev. de 2013



A Rua São Pantaleão, na Madre Deus, foi um dos trechos que recebeu iluminação especial de refletores e a recuperação asfáltica na manhã desta quinta-feira (7) pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A área faz parte do circuito da folia e deve receber grande fluxo de pessoas durante os cinco dias de festa.

A ação faz parte do trabalho de força-tarefa com execução de serviços de infraestrutura, limpeza pública e iluminação pública para o período carnavalesco. As ações contemplam trechos do circuito de carnaval da Fundação Municipal de Cultura (Func) e da Secretaria de Estado da Cultura.


A operação tapa-buracos também percorreu outros trechos da cidade com problemas de pavimentação, como o retorno da Forquilha, com sentido a Estrada da Maioba; rua próxima ao antigo Jaguarema, Anil; dois sentidos da Curva do 90, Vinhais;  Avenida dos Holandeses, em frente à AABB e Avenida Luís Rocha, Monte Castelo.


A prioridade da Semosp é realizar trabalhos emergenciais e de urgência em pontos considerados críticos da cidade para, posteriormente, direcionar as equipes para ruas internas nos bairros. “O objetivo é contribuir com os serviços públicos para esta semana de carnaval e assim poder atender todas as demandas da cidade”, assegurou o secretário de Obras e Serviços Públicos, José Silveira Sousa.


Atendendo o planejamento de trabalho para o carnaval, a Superintendência de Limpeza da Semosp, realizou também na manhã desta quinta-feira, a lavagem da Praça Maria Aragão e serviços de limpeza no Parque do Bom Menino.


O Canal da Macaúba faz parte do cronograma de limpeza e desassoriação dos canais da cidade, como ação preventiva contra enchentes e proliferação de mosquitos da dengue durante o período chuvoso. No bairro do Calhau, na Avenida dos Holandeses, foi realizada a troca dos postes de iluminação pública.


As ações cumprem a programação da agenda estratégica dos 120 dias de governo municipal, cujos resultados do primeiro mês de governo foram apresentados durante reunião do prefeito e secretariado na última segunda-feira (5).


Design de NewWpThemes