'

23 de mar. de 2013



Flávio Dino e Eliziane Gama
A manobra dos deputados da base de Roseana Sarney (PMDB) na Assembleia Legislativa para deixar a deputada Eliziane Gama (PPS) fora da CPI da Mulher serviu para reaproximá-la do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB).

Pelo microblog Twitter os comunistas Flávio Dino, Márcio Jerry e Geraldo Castro se solidrizaram com a deputada do PPS.

Jerry disse que ao vetar Eliziane Gama na CPI o grupo da governadora Roseana Sarney demonstrou intolerância política e criticou a forma desrespeitosa com que o jornal O Estado do Maranhão se referiu à deputada. “(O) Estado do Maranhão acusa @elizianegama de querer ‘fazer proselitismo político’ com presidência de CPI, que por isso foi negada a ela”, tuitou.

Para o comunista, é absurda a forma debochada com que Eliziane foi tratada pelo jornal da família Sarney. “A deputada merece respeito.”

Ao agradecer Márcio Jerry, Eliziane demonstrou indignação com o ato patrocinado pela oligarquia. “Não nos calaremos! Jamais deixarei de defender o que acredito, com toda convicção!”, assegurou.

O professor Geraldo Castro disse que o gesto de solidariedade é compartilhado por todo o partido, que tem “respeito, carinho  e estima” pela deputada.

Mais tarde foi a vez do presidente da Embratur, Flávio Dino, saudar o PPS pelo encontro regional realizado em Santa Inês. Eliziane agradeceu o gesto de Flávio e afirmou que “o PPS (está) na luta por um Maranhão melhor”.

Como se vê cizânia e patrulhamento na oposição só nas páginas do jornal da família Sarney...

22 de mar. de 2013


Ministro Edison Lobão

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), havia prometido anunciar no encontro do PMDB, realizado nesta manhã de sexta-feira (22), se seria ou não candidato ao governo, mas refutou. Disse que tem legitimidade para pleitear a candidatura, mas teve que se submeter a decisão do partido controlado pela governadora Roseana Sarney (PMDB) para que o nome do grupo seja escolhido entre ele e o secretário Luís Fernando. Os dois terão prazo de 90 dias para se viabilizarem.     


“Tenho legitimidade para pleitear esse cargo, se desejar. Está em mim decidir se quero, ou não, ser candidato. É claro que se eu decidir por isto, vou submeter meu nome a vocês todos, à convenção toda”, declarou o ministro, deixando constrangido o preferido do Palácio dos Leões, Luís Fernando, ex-prefeito de São José de Ribamar.


O discurso dos dois postulantes foi de conciliação, mas nos bastidores da sucessão o clima entre as duas alas é de beligerância. No encontro peemdebista, no entanto, até as palavras foram medidas para evitar que as feridas fossem expostas aos participantes.


A decisão sobre o processo de escolha do candidato foi aprovada por unanimidade, mas Lobão tratou de adiantar que não retirará sua candidatura. A postura foi considera estranha por observadores isentos.   


Luís Fernando, apesar da voz mansa, fez um discurso de continuidade da atual administração. Disse que “é hora de continuar trabalhando em prol dos maranhenses, coisa que vem fazendo à frente da Secretaria de Infraestrutura”, ou seja, nos próximos noventa dias os bastidores do sarneismo, apesar da aparente tranquilidade,  vai está fervilhando.




Deputados Carlinhos Amorim
Finalmente o governo Roseana sancionou a lei nº 9.751, de autoria do deputado Carlinhos Amorim (PDT), que obriga os estabelecimentos bancários e demais instituições financeiras que atuam no estado a expor, em locais de fácil visibilidade e acesso aos consumidores, tabela contendo produtos e serviços ofertados gratuitamente. 


Conforme a lei, todos os estabelecimentos bancários e demais instituições de crédito ficam obrigados ainda a disponibilizar exemplar da tarifa escrito em Braille, para acesso das pessoas com deficiência visual.


Para o autor da proposta, a sanção da lei é de significativa relevância para o consumidor maranhense, pois estabelece um relacionamento transparente entre instituições bancárias e consumidores.


Convocado pela Assembleia Legislativa para dar explicações sobre os problemas registrados na instituição de ensino, o diretor geral da Fundação Nice Lobão (Cintra), Arnaldo Martinho Costa da Costa, encaminhou ao blog o seguinte esclarecimento sobre a questão do remanejamento dos professores excedentes. Abaixo publico a íntegra da nota oficial.

ESCLARECIMENTOS ACERCA DA DEVOLUÇÃO DE PROFESSORES EXCEDENTES DO CINTRA

Mediante solicitação do Sr. Secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes para prestar esclarecimentos acerca da realidade dos professores excedentes do Mapeamento/2013, tem-se a informar:
1-     O pré-mapeamento foi realizado por técnicos desta Escola e encaminhado à Supervisão de Organização de Normas – SONO/SEDUC em 24/01/2013, ao mesmo tempo em que solicitamos a esse Setor que nos orientasse  quanto a melhor forma possível, para que não houvesse equívoco;  no que fomos prontamente atendidos;

2-     No pré-mapeamento, percebeu-se que 46 (quarenta e seis) professores ficaram como excedentes;

3-     Esta Direção teve a preocupação de refazer o mapeamento e solicitou a orientação dos técnicos da Supervisão de Organização de Normas para redistribuir docentes em redução de carga-horária para apoio pedagógico e outras atividades (laboratórios), encontrando assim espaço para inserir 22 (vinte e dois) professores dos 46 (quarenta e seis) ficando, porém 24 (vinte e quatro) como excedentes. Neste item, ressalta-se a disponibilidade e a parceria da referida Supervisão para melhor execução do trabalho educacional, sem deixar dúvidas sobre o mapeamento/2013;

4-     Nos dias 28/02 e 01/03/2013, atendendo à solicitação da Escola pela terceira vez,  à  Secretaria de Estado da Educação, através da SONO/SEDUC, enviou as técnicas LÉA SIMEI CORREA LEITÃO e ANA MARIA RODRIGUES DE SOUSA para reconferir  o mapeamento/2013, onde o mesmo foi devidamente analisado, comprovado e verificado consoante a realidade e a necessidade atual da Escola, para atender sem nenhum déficit de professores para trabalhar o ano letivo de 2013;

5-     A justificativa dos 24 (vinte e quatro) professores considerados excedentes, foi devidamente apresentada ao Secretário de Estado da Educação através do Ofício nº 49/2013 – DG/FNL e à Promotoria Especializada da Educação através do Ofício s/nº - DP/FNL, o que neste momento cabe dizer que o que foi informado é a situação real da Escola neste momento, não havendo necessidade dos 24 (vinte e quatro) docentes já mencionados nos citados documentos. Segue, novamente, quadro explicativo referente a situação de cada professor, bem como a justificativa de sua condição de excedente no mapeamento/2013.
Diante das informações acima mencionadas, por parte desta Escola, espera-se responder ao questionamento dos professores com a intervenção de Vossa Excelência, e tendo em vista que os professores pertencem à Rede Estadual de Ensino, deixa-se a critério e à vontade dessa conceituada Secretaria para propor encaminhamentos que garantam a inserção dos professores em ambientes escolares, com a ressalva de que o quadro de docentes para atender a realidade desta escola, está completo nas disciplinas dos referidos professores considerados excedentes, e a SEDUC/SONO pode com certeza disponibilizar o MAPEAMENTO/2013.
São Luís, 05 de março de 2013.

Arnaldo Martinho Costa da Costa
Diretor-Geral da Fundação Nice Lobão

21 de mar. de 2013


Lobão responsabilizou São Pedro pela paralisação da refinaria
O Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), mais uma vez veio ao Maranhão repetir a lorota de sempre: O projeto continua, apenas sofreu um atraso. Desta vez, porém, além de trazer um técnico da Petrobras para falar sobre as fases de implantação do empreendimento de US$ 20 bilhões e repetir o que outros especialistas no assunto já falaram, Lobão responsabilizou a rigorosa ação do inverno maranhense pela paralisação das obras e retirada das máquinas.

Segundo o ministro, as maquinas foram retiradas do local porque o trabalho de terraplenagem da área onde será construída a refinaria foi 100% concluído e que assim que passar o período chuvoso, os serviços vão continuar. Lobão Disse ainda que a Petrobras está atrás de parceiro, que alguns consórcios internacionais já demonstraram interesse e que um banqueiro do Rio de Janeiro também estaria interessado em ser parceiro da Refinaria Premium I.    


A realidade constatada pelos deputados da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa no canteiro de obras, no entanto, é bem diferente. Lá tudo está abandonado, os alojamentos dos trabalhadores destelhados e não existe o menor sinal de que algum serviço esteja programado. 

Suspense 

O ministro nada disse de novo sobre  o empreendimento, repetiu velhos chavões, e tratou de amenizar a ausência da governadora Roseana Sarney (PMDB) na audiência, informando ao público presente que havia combinado com ela que seria recebido pelo vice-governador Washington Oliveira. Lobão só não explicou porque na agenda enviada pela assessoria constava reunião com Roseana. Se os dois combinaram com antecedência, porque mantiveram  na agenda um encontro com ela, que misteriosamente viajou na madrugada para os Estados Unidos?    

Mas o suspense ficou por conta de sua anunciada candidatura ao Governo do Estado em 2014. Ao responder pergunta do jornalista Gilberto Lêda sobre suas pretenções, Lobão foi enfático: "vou ser direto, sou reponder essa pergunta amanhã na convenção do PMDB".  
Com trabalho desenvolvido na Embratur pelo crescimento do turismo internacional no Brasil, Flávio Dino foi destaque nas revistas Pulso e Expresso Diário de Viagens e Turismo, de expressão internacional. Os portais destacaram o crescimento do setor

Duas revistas internacionais destacaram o trabalho do presidente da Embratur, Flávio Dino, por conta do crescimento do turismo de negócios no Brasil. Com base em dados do jornal Folha de São Paulo, as revistas afirmam que o Brasil já conquistou um crescimento de 5% em relação aos anos anteriores no setor de turismo.

Os recordes apresentados pelo Brasil acontecem mesmo em um cenário de crise econômica mundial. “O Brasil mais do que dobrou a entrada de divisas geradas por turistas estrangeiras (173%),” disse Flávio Dino.

Nas entrevistas, Flávio Dino ressalta os preparativos do Brasil para os eventos internacionais que receberá. A começar deste ano, com a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações. Em 2014, será a vez da Copa do Mundo, seguida das Olimpíadas de 2016. Todos eles serão vetores de crescimento turístico.

Em declaração ao portal do Chile (Pulso), Flávio Dino destacou que os avanços são resultado de investimentos no setor turístico nacional que correm dentro dos prazos. Ele ressalta que a maior meta da Embratur é desfazer a imagem de que o Brasil é um destino turístico com opções de altos preços.

Ações para reverter este quadro estão sendo encaminhadas pela Embratur desde o evento Rio +20, ocorrido no Rio de Janeiro em 2012. Através de diálogo com o setor hoteleiro, a Embratur conseguiu diminuir o preço das diárias de hotéis e, desta forma, incentivar a vinda de mais turistas.

Este ano, a Embratur tem buscado a diminuição permanente de preço de diárias de hotéis em todo o país e de passagens aéreas em trechos internacionais. A proposta da empresa presidida por Flávio Dino é de promover “céus abertos” no Brasil para empresas aéreas da América Latina. A ideia é aumentar a concorrência no mercado de aviação no Brasil.

Design de NewWpThemes