'

27 de out. de 2012

Pesquisa Exata também confirma liderança de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) na eleição amanhã. Com 51% das intenções de voto contra 39% de João Castelo (PSDB), a pesquisa revela que Edivaldo deve vencer com folga a disputa amanhã. 6% disseram que votariam branco ou nulo. 4% não sabem ou não responderam.

Em votos válidos (sem contar brancos e nulos), a diferença é ainda maior. Edivaldo tem 57% e João Castelo, 43%.  A pesquisa Exata confirma os números do DataM divulgados pelo Jornal O Imparcial na manhã de hoje, que aponta também liderança folgada de Edivaldo com 56,4% contra 43,6% de João Castelo.

O instituto Exata fez o levantamento das intenções de voto em São Luís e ouviu 800 pessoas entre os dias 25 e 26 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MA- 546/2012.

Expectativa de vitória

A maior parte da população acredita na vitória de Edivaldo Holanda Júnior. 62% dos entrevistados afirmam que Edivaldo será vencedor. 27% acham que João Castelo sairá vitorioso. 11% não sabem.

Debate na Difusora

A pesquisa Exata/Pacotilha também mediu o desempenho dos candidatos no penúltimo debate antes da eleição. Dos 800 entrevistados, 58% assistiram ao Debate da TV Difusora, na última quinta.

Segundo a pesquisa, Edivaldo também venceu o debate na Difusora. 49% dos que assistiram disseram que Edivaldo teve melhor desempenho. 27% acharam que João Castelo se saiu melhor.

Para 11%, o confronto foi empate. 10% não gostaram de nenhum dos dois candidatos e 2% disseram que não sabem quem venceu o debate.



Pesquisa Ibope divulgada a poucos instantes pela TV Mirante aponta o candidato Edivaldo Holanda Júnior  (PTC)como novo prefeito de São Luís.

Segundo o Ibope, Edivaldo Holanda tem 56% dos votos válidos, contra 44% de João Castelo (PSDB).

O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 25 e 27. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo Ma-00545-2012.  

No Data M, que também divulgou pesquisa nesta manhã de sábado, Edivaldo tem vantagem ainda maior, quase 13 pontos percentuais. 


Para Roberto Rocha, Castelo já perdeu a eleição

A exemplo do que fez no primeiro turno, o candidato a vice-prefeito na chapa de Edivaldo Holanda Júnior, ex-deputado Roberto Rocha (PSB), ligou para o blog para opinar  sobre o resultado do pleito deste domingo (28).
  
Segundo Roberto Rocha, o candidato João Castelo perderá a eleição com um percentual que varia entre os números do PSB (40%) ou PSDB (45%).

Em sua avaliação, Edivaldo Holanda Júnior será eleito prefeito de São Luís com um percentual variando entre 55% e 60% dos votos válidos.

Na avaliação do ex-deputado, a campanha transcorreu em clima de tranquilidade, apenas  com alguma turbulência na última semana.

Para Rocha, a campanha transcorreu em clima de paz, com turbulência somente na última semana, mas que a população soube interpretar bem a verdade.

“São Luis vai acordar segunda-feira trilhando um novo caminho, pois amanhã vamos colher o que plantamos ao longo da campanha”, enfatizou. 


Edivaldo Holanda é favorito para vencer a eleição
Único instituto que acertou no primeiro turno da sucessão municipal, o Data M divulgou neste sábado uma nova pesquisa contratada pelo jornal O Imparcial, realizada entre os dias 25 e 26, na qual o candidato Edivaldo Holanda Júnior aparece como franco favorito para vencer a eleição.

Segundo o Data M,  Edivaldo Holanda tem 11,9 pontos percentuais à frente do de João Castelo; números bem diferentes dos divulgados pelos Institutos Escutec e Prever, que chegaram a anunciar empate técnico, mesmo apontando uma vantagem de cinco pontos para Edivaldo.

Conforme os dados levantados pelo Data M, Edivaldo Holanda Júnior tem 52%, contra 40,1% de João Castelo. Branco e nulos 4,1% e não sabe 3,8%.  Se considerado somente os votos válidos, Edivaldo fica com 56% e João Castelo 43,6%, elevando a diferença para 12,8%.

A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo MA-547/2012. Foram ouvidos 800 eleitores, para uma margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.


O prefeito João Castelo (PSDB) deixou o estúdio da TV Mirante na madrugada deste sábado (27) menor do que quando chegou. Os argumentos que vinha utilizando para tentar atingir o adversário não resistiram a uma análise mais apurada da Justiça Eleitoral e a suposta “milícia 36” acabou se constituindo em mais um tiro no pé da coligação “Prá Fazer Muito Mais”.

Na primeira tentativa do prefeito colocar em prática o drama que vem fazendo antes de solicitar informações do candidato da coligação “Muda São Luís” sobre a suposta “milícia 36”, Edivaldo surpreendeu Castelo apresentando a última decisão da Justiça Eleitoral, que considera o vídeo exibido no horário eleitoral “uma montagem criminosa”.

Daí prá frente Castelo voltou a mostrar o mesmo descontrole do debate da TV Difusora, quando agrediu Edivaldo o tempo todo, esquecendo de discutir os temas em questão.

Desta vez Castelo não destilou ódio contra o adversário, mas por diversas vezes mostrou total desconhecimento da própria administração, confundiu dados e deu munição para Edivaldo apresentar os péssimos índices nas áreas de Saúde e Educação.

Neste debate da TV Mirante, enquanto Edivaldo mostrou desenvoltura e disse o que pretende, Castelo voltou a refazer promessas e agredir o oponente que lidera as pesquisas.

O debate serviu para pouca coisa devido o horário, mas o último momento em que os candidatos estiveram cara a cara com a população, contribuiu para que os eleitores não tenham a menor dúvida que  Castelo é um político ultrapassado, fora de tempo.  

26 de out. de 2012



Agora não tem mais o que discutir. O Tribunal Regional Eleitoral acaba de cassar a decisão do juiz José Carlos Souza e Silva que permitia à coligação de João Castelo exibir o vídeo da tal “milícia” hoje a noite no horário eleitoral.

Após a decisão de José Carlos, os advogados da coligação de Edvaldo Holanda Jr imediatamente entraram com um recurso para o Pleno do TRE, e no julgamento, a Corte reconheceu que o vídeo era montagem e trucagem, proibidos pela Justiça Eleitoral, o que foi acatado pelos demais integrantes do Tribunal. Com isso, suspendeu em definitivo a exibição do vídeo.

Por outro lado, a juíza da 3ª Zona eleitoral, Luzia Nepomucena, que havia suspendido a exibição do vídeo, ao julgar o mérito da ação que a coligação de Edvaldo Jr ingressou, reconheceu agora há pouco que houve montagem e trucagem no vídeo, ou seja, reconheceu a existência de fraude grosseira e crime eleitoral, e puniu a coligação de João Castelo à perda do tempo de 5 minutos do tempo de propaganda a ser exibida hoje a noite.

Com isso, ficou decidido pela justiça eleitoral, tanto pela juíza Luzia Nepomucena, como pelo Tribunal Regional Eleitoral, que o tal vídeo da “Milicia 36”, com o qual Castelo apostava em virar a eleição, foi resultado de crime eleitoral grosseiro e, por isso, punido pela Justiça Eleitoral.



O Tribunal Superior Eleitoral acatou pedido de reconsideração do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e aprovou o envio de tropas federais para fazer a segurança na no 2° turno da sucessão em São Luís.

Ontem (25), o TSE havia negado pedido com o mesmo teor, por entender que o efetivo da Secretaria de Estado da Segurança Pública seria suficiente para garantir o pleito.

O TRE fez a solicitação após os dois candidatos, João Castelo (PSDB) e Edivaldo Holanda Júnior (PTC), solicitarem reforço federal para garantir a tranquilidade do pleito.

Como o clima anda exaltado entre partidários das duas coligação, o Tribunal Regional fez o pedido de reconsideração da decisão anterior e acabou sendo atendido.

Design de NewWpThemes