'

3 de jan. de 2015

Bastou o governador Flávio Dino anunciar a criação da Secretaria de Transparência para políticos e veículos de comunicação ligados ao grupo Sarney iniciarem uma verdadeira campanha contra a ação moralizadora que visa combater a corrupção no Estado.

A Rádio Difusora, de propriedade da família Lobão, derrotada de forma vergonhosa nas eleições 2014 e com o ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão acusado de envolvimento com máfia que quebrou a Petrobras, desandou a criticar a medida que criou a Secretaria que será comandada pelo competente advogado Rodrigo Lago.

A deputada eleita, Andréa Murad, filha do “gerentão” Ricardo Murad, cujo mandato custou alguns milhões de reais, correu para o Facebook para postar crítica à criação da nova secretaria.   

Os comentários da deputada e da Rádio Difusora contra ação moralizadora do governo foi estendida aos blogs alinhados ao grupo Sarney, que também se esmeraram nas críticas pelo simples fato do governador ter dito durante a campanha que não aumentaria a máquina administrativa.

Ainda que a secretaria seja estruturada apenas com remanejamento de funcionários excedentes de outras pastas e que tenha por finalidade combater o câncer da corrupção, o grupo Sarney se coloca contra a transparência e, pelo visto, a favor do desvio de recursos.  

A campanha orquestrada contra a moralidade na administração pública, na avaliação de quem acompanha o quadro político do Estado, só poderia partir de quem passou 50 anos roubando o dinheiro público e deseja que o Maranhão continue ostentando os piores indicadores econômicos e sociais do país.    
A farra de pagamentos feitos a prefeitos aliados, nos dias 30 e 31 de dezembro de 2014, no apagar das luzes do governo tampão de Arnaldo Melo, está suspensa por ordem do governador Flávio Dino.
 
Em ofício encaminhado, na tarde de sexta-feira, ao Superintendência do Banco do Brasil, João Batista de Sá Ayres, o governador solicita, “diante da possível ocorrência de ilegalidade, a suspensão dos pagamentos das ordens bancárias realizadas por parte do Estado do Maranhão nos dias 30 e 31”.

Só para citar um exemplo, no último dia do governo tampão, o governador interino, Arnaldo Melo pagou para o hospital da própria filha a importância de R$ 900 mil. Esse e outros pagamentos suspeitos estão suspenso, assim como os recursos liberados para prefeitos amigos.
 
    
“Quem cobra que um governante “desça do palanque” normalmente deseja que ele esqueça seus compromissos, seja incoerente e adepto da mesmice”.  A afirmação, postada no Twitter,  é do governador Flávio Dino respondendo às viúvas da oligarquia que ainda não absorveram a morte política do ainda senador pelo Amapá, José Sarney.
Através de decreto, o governador Flávio Dino instituiu a Comissão de Investigação para apurar a regularidade do acordo que resultou no pagamento do precatório à empresa Constran pelo Governo do Estado. A medida determina também a suspensão do pagamento de quaisquer valores referentes ao precatório nº 14.267/2010.
O ato entra em vigor a partir do dia 2 de janeiro de 2015 e determina a formação de Comissão específica para auditar o acordo realizado entre Governo do Estado e a empresa Constran S/A para pagamento de precatório, no valor parcial de R$ 113 milhões. O caso é um dos focos de investigação da operação “Lava Jato” da Polícia Federal.

O decreto considera a possibilidade de vícios na celebração do acordo e indícios de utilização de verbas públicas de forma ilícita para investigar possíveis atos ilegais praticados por entes públicos e privados. Caso comprovada a ilicitude, será declarada a nulidade dos atos.

Foram solicitados documentos e esclarecimentos à Polícia Federal, ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal para elaborar relatório conclusivo ao Governador do Estado a fim de identificar eventuais irregularidades na celebração do acordo firmado na gestão anterior.

A Comissão criada será composta por um representante de cada uma das seguintes pastas: Secretaria da Transparência e Controle, Procuradoria Geral do Estado e Casa Civil.

 

2 de jan. de 2015

O prefeito Edivaldo prestigiou na manhã desta sexta-feira (2) a solenidade de posse coletiva dos novos secretários do governo do estado do Maranhão. A cerimônia aconteceu no Teatro Artur Azevedo, da qual participaram centenas de autoridades, além de familiares e amigos dos empossados.

O ato, que marca o início oficial dos trabalhos da nova gestão, foi analisado pelo prefeito como um momento importante no novo contexto político do estado. Edivaldo felicitou os novos secretários e desejou sabedoria na condução de suas pastas.

“É o momento de arregaçar as mangas e iniciar o trabalho árduo de resgatar o Maranhão do estado de estagnação econômica e social em que se encontra há décadas. Viramos uma triste página da história de nosso estado e iniciamos uma nova era de prosperidade e respeito aos cidadãos maranhenses”, disse o prefeito.

Edivaldo disse ainda que se sente extremamente feliz e honrado de fazer parte desse processo de mudança e voltou a ressaltar o momento histórico também para o município de São Luís, que, que pela primeira vez terá o prefeito da capital e o governador do estado caminhando lado a lado em favor da cidade.

O prefeito disse ainda que já esteve com muitos dos novos secretários empossados, iniciando conversações e alinhando parcerias futuras e ações conjuntas entre a Prefeitura e suas pastas, pelo bem da cidade e da população ludovicense.

Na solenidade, o governador Flávio Dino conclamou todos os secretários a desenvolverem um trabalho com ética, retidão e espírito de solidariedade e amor. “Peço a todos que trabalhem arduamente para recuperar, no exercício da função pública, o entusiasmo, o compromisso com a ética, a virtude e a caridade perdidos, para que no final do nosso mandato possamos deixar um Maranhão melhor do que o que recebemos”, disse o governador.

Para o prefeito, a equipe montada pelo governador Flávio Dino está habilitada a desempenhar um trabalho qualificado, que promova mudanças significativas na realidade maranhense. “Tive a oportunidade de ter alguns dos secretários que compõem a equipe do governo estadual trabalhando em nossa equipe e nos ajudando na construção de uma cidade melhor, e agora passam a novos desafios, para lutar por um Maranhão mais justo e próspero”, ratificou Edivaldo. 
O governador Flávio Dino (PCdoB) deu posse, nesta manhã de sexta-feira (2), no Teatro Arthur Azevedo, ao primeiro escalão do seu governo. Com exceção dos secretários Marcelo Tavares (Casa Civil), Bira do Pindaré (Ciência e Tecnologia) e Domingos Dutra (Representação do Governo em Brasília), os demais foram empossados.

Ao três parlamentares manifestaram o desejo de serem empossados somente após a conclusão dos seus mandatos, que encerra dia 31 de janeiro.

Conheça todos novos os secretários

Secretaria de Administração Penitenciária – Murilo Andrade
Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) – Ted Lago
Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão (Agerp) – Fortunato Macedo
Secretaria de Agricultura – Márcio Honaiser
Secretaria de Agricultura Familiar – Adelmo Soares
Secretaria de Articulação Política e Assuntos Federativos – Márcio Jerry
Assessoria de Imprensa – Aline Louise
Assessoria Especial – Karla Trindade
Casa Civil – Marcelo Tavares
Casa Militar – Major Everaldo Santana
Cerimonial – Telma Moura de Oliveira
Secretaria de Cidades – Flávia Alexandrina Coelho
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Bira do Pindaré
Comandante do Corpo de Bombeiros – Cel. Roberto Pinto de Araújo
Comandante Geral da PMMA – Marco Antônio Alves da Silva
Comissão Central de Licitação – Paulo Guilherme Araújo
Secretaria de Comunicação – Robson Paz
Secretaria de Cultura – Ester Marques
Delegacia Geral – Augusto Barros
Secretaria de Desenvolvimento Social – Neto Evangelista
Detran – Antônio Nunes
Secretaria de Direitos Humanos – Francisco Gonçalves
Secretaria de Educação – Áurea Prazeres
Empresa de Transportes Urbanos – José Arthur Cabral
Secretaria de Esporte – Márcio Jardim
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) – Alex Oliveira Souza
Secretaria de Fazenda – Marcellus Ribeiro Alves
Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) – Elisângela Cardoso
Secretaria de Gestão e Previdência – Felipe Camarão
Secretaria de Igualdade Racial – Gerson Pinheiro
Secretaria de Indústria e Comércio – Simplício Araújo
Secretaria de Infraestrutura – Clayton Noleto
Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) – Geraldo Cunha Carvalho Jr.
Instituto de Colonização e Terra (Iterma) – Mauro Jorge
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) – Francisco Alberto Gonçalves
Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) – Sergio Sombra
Secretaria de Juventude – Tatiana Pereira
Secretaria de Meio Ambiente – Marcelo Coelho
Secretaria de Minas e Energia – José Reinaldo Tavares
Secretaria de Mulher – Laurinda Pinto
Secretaria de Planejamento – Cinthia Mota Lima
Procon-MA – Duarte Filho
Procuradoria Geral do Estado – Rodrigo Maia
Representação do Governo em Brasília – Domingos Dutra
Secretaria de Saúde – Marcos Pacheco
Secretaria de Segurança Pública – Jefferson Portela
Subcomandante Geral da PMMA – Cel. Raimundo Nonato Santos Sá
Secretaria de Trabalho – Julião Amin
Secretaria de Transparência e Controle – Rodrigo Lago
Secretaria de Turismo – Delma Andrade


 

 
Leandro Prazeres
Do UOL, em Brasília


Os assuntos envolvendo a Petrobras dominaram a cerimônia de transmissão de cargo no Ministério de Minas e Energia nesta sexta-feira (2). Ao deixar a pasta, Edison Lobão (PMDB-MA), que foi ministro durante boa parte do governo Dilma Rousseff (PT), defendeu discretamente a presidente da Petrobras, Graça Foster. Já o novo ministro da pasta, Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que a Petrobras precisa do "apoio de todos os brasileiros". 

Em um discurso de quase 30 minutos, Lobão não falou das denúncias de corrupção envolvendo a estatal, investigadas pela operação Lava Jato, mas disse prezar e admirar Foster. Lobão transmitiu o cargo para o novo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB-AM). De acordo com o jornal "O Estado de S.Paulo", Lobão seria um dos 28 políticos que teriam sido beneficiados pelo esquema, segundo delação premiada do ex-diretor Paulo Roberto Costa. 

"Devo citar a importância da Petrobras para o Brasil, sem a qual o país seria menor do que hoje é. Dirigindo-me a todos, menciono o nome da doutora Graça Foster, a quem prezo e admiro", afirmou.

A Petrobras vem sendo investigada pela Polícia Federal por suspeitas de licitações fraudulentas envolvendo empreiteiras. De acordo com a PF, há suspeitas de que pelo menos R$ 10 bilhões tenham sido desviados pelo esquema. Nas últimas semanas, uma ex-gerente da estatal, Venina Velosa da Fonseca, veio a público afirmando que enviou e-mails a Foster informando sobre irregularidades em contratos da Petrobras. Foster negou ter sido alertada pela ex-gerente.

Eduardo Braga, em seu discurso de posse, disse que a Petrobras precisa do "apoio de todos os brasileiros". "O que for investigado e comprovado pelos órgãos de controle e fiscalização será devidamente considerado para a necessária dos culpados... Ela [Petrobras] precisa do nosso apoio de todos os brasileiros para que possa seguir na sua tarefa de transformar o Brasil, num futuro próximo, num grande produtor de petróleo", disse o novo titular.

Além de Braga e Lobão, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também participou da cerimônia de transmissão de cargo no Ministério de Minas e Energia. Como Lobão, Calheiros também foi citados em depoimento da delação premiada feita pelo ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Ambos negam envolvimento com o esquema.

O novo ministro de Minas e Energia foi governador do Amazonas de 2003 a 2010, quando se licenciou para disputar o senado. Braga foi eleito senador e, desde março de 2012, era líder do governo no Senado até se licenciar para assumir o ministério.

Em 2014, Braga disputou o governo do Amazonas novamente, mas perdeu para seu ex-secretário de governo, José Melo (Pros), apoiado por seu ex-vice-governador, o senador eleito Omar Aziz (PSD). Sua vaga no Senado será ocupada por sua mulher, Sandra Braga (PMDB), 1ª suplente do atual ministro.

Com a chegada de Braga ao ministério, o ex-ministro, Edison Lobão, volta a ocupa o cargo de senador, para o qual foi eleito em 2010. Lobão foi nomeado em janeiro de 2008 pelo então presidente Lula e continuou no cargo no primeiro mandato de Dilma Rousseff.
Ex-governador José Reinaldo está otimista com o novo governo
O governador Flávio Dino dará posse coletiva ao secretariado, nesta sexta-feira (2), às 10h, no Teatro Arthur Azevedo. Logo após a cerimônia, todos tomarão conta de suas pastas e iniciarão os trabalhos para implantar as mudanças anunciadas durante a campanha eleitoral.

Na tarde de quinta-feira (01), data histórica que marcou o fim do ciclo de dominação do grupo Sarney no Maranhão, Dino pode perceber quanta esperança depositada no seu governo e a expectativa criada dentro e fora do estado.

Além da multidão que lotou a Praça Pedro II e gritou palavras de ordem de incentivo à nova administração do estado, a solenidade de posse do governador Flávio Dino foi bastante concorrida. A vice-prefeita de São Paulo, a maranhense, Nádia Campeão (PCdoB), estava entre os convidados.

O presidente da OAB-MA, Mário Macieira, observou que “este é um momento de grande expectativa, onde todos nós torcemos para que o governador Flávio Dino faça uma grande administração. Eu torço para que ele adote uma política de segurança pública para a construção de uma sociedade melhor”, afirmou.

Político experiente e conhecedor profundo dos problemas do Maranhão, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), deputado federal eleito e secretário de Minas e Energia, também transborda otimismo com o novo governo e como o novo momento que vive o estado.

“Eu me orgulho da minha participação nessa virada histórica que todo maranhense almeja. A minha esperança é grande e eu tenho certeza que o Flávio Dino está preparado para fazer um grande governo”, assegurou José Reinaldo.

Parlamentar reeleito e nomeado secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré também é puro otimismo.  “Eu tenho certeza que o Flávio Dino vai fazer um grande trabalho. Ele tem uma equipe preparada e, não tenho a menor dúvida, que vamos conseguir fazer um bom trabalho”, garantiu

Rubens Pereira Júnior, eleito deputado federal também disse que a sua expectativa é muito grande. “A minha expectativa é muito grande pelo expressivo número de votos que o Flávio Dino teve em todo o Maranhão. O meu sentimento é de dever cumprido e o melhor ainda está por vir”.

 

1 de jan. de 2015

 
O prefeito Edivaldo prestigiou na tarde desta quinta-feira (1º) as solenidades de posse e de transmissão de cargo ao novo governador do estado do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), realizadas, respectivamente, na Assembleia Legislativa e no Palácio dos Leões. Logo no início da tarde, Edivaldo participou também da cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, que terá como presidente para o biênio 2015-2016 o vereador Astro de Ogum (PMN).

Edivaldo ressaltou o momento histórico que a capital maranhense vivenciará com o cenário político favorável, a partir de relações institucionais estreitas entre a Prefeitura e o governo do Estado e apontou para perspectivas de ações conjuntas em favor da população ludovicense.

“Iniciamos aqui uma nova história para São Luís e para o Maranhão. Estaremos celebrando uma parceria histórica nunca antes concebida, que é ter o governador do estado e o prefeito da capital de mãos dadas na execução de projetos e realizando as obras que o Município tanto precisa”, disse o chefe do executivo municipal.

As palavras do prefeito foram corroboradas pelo novo governador, Flávio Dino. Durante coletiva de imprensa, Dino afirmou que ainda neste primeiro mês do seu mandato vai anunciar um conjunto de medidas para São Luís, contemplando setores importantes como transporte e mobilidade urbana, patrimônio histórico, saúde e segurança pública.

Para a área da saúde, Flávio Dino prevê, em trabalho conjunto com a Prefeitura, a realização de ações pontuais visando à ampliação da rede hospitalar. Segundo o governador, também serão realizadas em caráter emergencial ações relativas à melhoria do Centro Histórico da capital, que possui o título de Patrimônio Histórico da Humanidade.

“São Luís é a capital de todos nós e sem dúvida terá toda a nossa atenção em todos os setores. A capital terá papel fundamental nesse novo ciclo de desenvolvimento econômico que queremos desenvolver no Estado”, concluiu o governador. As medidas que deverão ser anunciadas pelo governador serão elaboradas por grupos mistos de trabalho, envolvendo, inclusive, outros municípios da Grande Ilha. Os grupos de trabalho começam a se reunir já na primeira semana de governo.

CÂMARA - Ao participar a cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, o prefeito Edivaldo felicitou os novos membros da Mesa e ressaltou que espera manter com o legislativo municipal o mesmo relacionamento harmônico que já vem cultivando desde o início de sua gestão. “Estou muito feliz de participar desse momento no qual reafirmamos nosso compromisso de respeitar esta instituição tão importante e representativa dos anseios da população. Pretendemos manter a boa relação que temos com esta Casa, onde iniciei minha trajetória política”, disse o prefeito.

Em seu discurso de posse, o novo presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum, também destacou o bom relacionamento institucional entre os dois Poderes. “Como presidente desta Casa, garanto todo o meu empenho e apoio total à Prefeitura de São Luís, na aprovação de proposituras que forem em favor dos cidadãos ludovicenses”, assegurou o vereador.

 
O governador do Maranhão, Flávio Dino, assumiu o comando do estado, no final desta tarde de quinta-feira (01), decretando uma série de medidas moralizadoras que visam o combate permanente a corrupção e às desigualdades sociais.  

“Não vamos permitir que a corrupção continue roubando o futuro do Maranhão”, decretou diante de uma multidão que tomou conta da frente do Palácio dos Leões e toda a extensão da Praça Pedro II, no centro histórico de São Luís.

Falando diretamente para o grande público que prestigiou a posse, Flávio Dino anunciou 17 medidas adotadas como ponto de partida da nova administração, entre as quais um decreto autorizando uma auditoria no precatório pago pelo Governo Roseana Sarney à Constran.

Dino observou que o doleiro Alberto Yousseff foi preso pela Operação Lava Jato da Polícia Federal, no Maranhão, sendo o intermediário de uma negociata que envolveu o pagamento do precatório da Constran, empresa envolvida no escândalo do “Petrolão”, mediante pagamento de propina.

O governador decretou a instituição do Programa Escola Digna, com o qual pretende acabar com as escolas de taipa existentes no interior do Maranhão. O governo, segundo Dino, vai construir as unidades escolares e dar de presente para os municípios.

Entre os decretos anunciados constam ainda eleição direta para diretor de escola, a convocação de 1000 policiais aprovados em concurso público e a constituição de uma comissão especial para encaminhar a venda da Casa de Veraneio, localizada na Praia de São Marcos.

Ainda através de decreto, Flávio Dino anunciou que está proibido colocação de nomes de pessoas vivas em logradouros públicos, assim como está criada uma comissão para analisar e fazer uma revisão nas promoções de militares.

Flávio Dino assinou também duas medias provisórias criando as secretarias de Agricultura Familiar e da Transparência.

Conversando com os Leões
No discurso de posse, o governador Flávio Dino fez uma série de analogias sobre a força dos leões da força dos Leões, entre as quais: “Este dia inaugura um novo momento para estes leões, que a partir de hoje não representarão a força de nenhuma oligarquia, mas sim, a força do povo maranhense”, afirmou.

“Quero informar ao leão da direita e ao leão da esquerda que vocês perderam as eleições. E mais: vocês continuarão se alimentando, mas não com o dinheiro do povo. (…) Vocês nunca mais vão rugir para o povo. (…) Vocês estão despidos dos brasões da oligarquia. Queridos Leões, bem vindos à democracia”.
O governador fez questão de ressaltar que “meu mandato estará em acordo com o que a Constituição permite e com a escolha do povo”. E anunciou: “Está inaugurada a República no Maranhão”.
Antes de iniciar seu discurso anunciando o início de uma nova era no Maranhão e o fim de um ciclo de dominação que durou cinco décadas, a comissão organizadora do evento brindou o público com canções de Bob Dilan, Geraldo Vandré, João do Vale e César Teixeira.      
 
Ao final do seu pronunciamento, Flávio Dino foi intensamente aplaudido. Em seguida, começou a grande festa popular para marcar o final do ciclo de dominação da família Sarney no Maranhão e inicio de uma nova era de fé e esperança.

  

 
Ao tomar posse nesta quinta-feira (01), o governador Flávio Dino estará encerrando o ciclo de dominação da família Sarney no Maranhão.

Hoje, primeiro de janeiro de 2015, ficará marcado na história como o dia em que o Estado deu seu grito de liberdade, livrando-se do cativeiro de cinco décadas.    
Para comemorar a data histórica, tão esperada pelo povo maranhense, uma grande festa popular acontecerá nesta tarde, em frente ao Palácio dos Leões, para comemorar o início de uma nova era.

Flávio Dino tomará posse no plenário da Assembleia Legislativa às 16h e, em seguida, se deslocará até o Palácio dos Leões para receber a faixa governamental e dar início a festa.
Uma das primeiras providências do governo Flávio Dino será assinar o decreto criando o Comitê Gestor do IDH no Maranhão, chamado de “Mais IDH”.

O objetivo é atuar diretamente nas cidades com o menor IDH do estado para melhorar a qualidade de vida daqueles locais.
O grupo que está deixando o poder pelas portas do fundo, ao longo de cinquenta anos, conseguiu transformar o Maranhão num dos estados mais pobres do país, onde  mais da metade da população não possui sequer direito à alimentação.  

 

31 de dez. de 2014

Editorial - Jornal Pequeno

Em linguagem de abutres, qual corvos à espreita de fazer o mal à sua cidade, o matutino dos Sarney atacou de forma vil, em sua edição de ontem, o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior. Não se trata de uma crítica à gestão do administrador, mas de insultos em que o tratam de tutelado pelo governador eleito, Flávio Dino, e o acusam de eximir-se de suas responsabilidades.

Dependente, incapaz são os termos usados na tentativa de convencer a população de que é o prefeito o culpado pela ingerência destes que governaram o Maranhão durante 50 anos sem dar a mínima atenção à capital, São Luís. Não podem transferir a máxima culpa que têm pelo desastre na educação pública, pela insegurança que vive a população, quando tratam este município com o despudor da raiva e da vingança. Uma parceria entre o prefeito e o governador eleito, Flávio Dino, é natural e servirá até para dirimir os efeitos da politicalha praticada durante tanto tempo contra o povo de São Luís.

Não se trata de ser tutelado, mas de trabalhar juntos, o prefeito e o governador, pela melhoria da qualidade de vida de um povo que há muito espera por essa união administrativa. A perseguição e o achincalhe midiático não mudarão o fato de que São Luís, hoje, é sinônimo de transparência, de probidade nos negócios públicos, o que nunca poderá ser dito sobre os que governaram o Maranhão em meio a denúncias de propina, superfaturamento, escândalos de corrupção de todos os gêneros, deixando o estado à beira da insolvência e se utilizando de um monopólio dos meios de comunicação para agredir a capital e o seu povo.

O inconformismo é latente. É a voz dos derrotados. O futuro governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo certamente farão por São Luís o que durante 50 anos eles não fizeram; por maldade ou por incompetência, misturando o patrimônio público e o privado e fazendo do Maranhão o mais pobre estado do país. Estes que só arregaçaram as mangas para fazer do estado sinônimo de vergonha e estupefação, que permitiram ser São Luís uma das cidades mais violentas do mundo, responsáveis pela insegurança alimentar de metade da população maranhense, não estão no direito de criticar e menos ainda insultar quem quer que seja.

A licenciosidade de quem trata de fantoche o prefeito Edivaldo só pode ser entendida como frustração, raiva de quem seguidamente, durante meio século, perdeu todas as eleições em São Luís. Os corvos vivem em bandos, sem estrutura hierárquica definida, e com seus hábitos necrófagos só conseguem desejar o mal. Mas de nada adianta. O Maranhão e São Luís estão bem melhores com eles fora do poder, e comemoram, hoje, a liberdade, a honestidade, o fim do autoritarismo. “Os cães ladram e a caravana passa”, e esta caravana que tanto os incomoda é a caravana da mudança, da vitória de um povo que dos corvos finalmente se libertou.

 

Dados obtidos no Portal da Transparência mostram que Arnaldo Melo (PMDB) torrou o dobro do que a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) gastou no mesmo período do ano passado.

Entre os dias 15 e 30 deste mês, o governador-tampão desfalcou os cofres do estado em R$ 425.242.239,98. Para efeitos de comparação, na segunda quinzena de dezembro de 2013, o gasto foi de R$ 270.230.197,15. No ano retrasado, as despesas e investimentos do governo Roseana no período consumiram R$ 321.687.343,60.


De acordo com fontes do Palácio dos Leões, a intenção do governador interino é deixar um déficit muito grande e o caixa praticamente zerado, comprometendo a saúde financeira do estado no primeiro mês do governo Flávio Dino (PCdoB).

Os recursos na casa de meio bilhão de reais foram pulverizados com repasses a empresas ligadas ao grupo Sarney, transferências diretas a municípios administrados por aliados, renovação de convênios suspeitos e pagamentos de emendas a parlamentares que apoiaram a chapa derrotada de Edinho Lobão (PMDB) a governador, na qual Arnaldo Melo foi candidato a vice.

Enquanto isso, surgem em todos os cantos do estado relatos de desabastecimento em hospitais, calotes em fornecedores e atrasos salariais de terceirizados e servidores públicos.

Com informações do Marrapá
Encerra-se hoje, à meia noite, o ciclo de dominação da família Sarney no Maranhão. Chega ao fim a era do oligarca que durante 50 anos mandou e desmandou no estado como se fosse propriedade sua.

A partir das 16h de amanhã, primeiro de janeiro de 2015, quando o governador eleito Flávio Dino tomar posse, no plenário da Assembleia Legislativa, o Maranhão iniciará uma nova era.

O último dia da oligarquia Sarney é para ser comemorado, pois trata-se do sepultamento de um grupo político comandado por bandidos de colarinho branco que levou mais da metade da população maranhense à condição de indigência.

A família Sarney e sua tropa de “puxa” saem pelas portas do fundo do Palácio dos Leões, sem ter coragem sequer de ficar para ver a grande festa popular que está sendo organizada para comemorar o fim do ciclo.

A expulsão do grupo Sarney poder por mais de 64% da população, nas eleições 2014, representa também o fim de uma era de escândalos de corrupção e dilapidação do patrimônio público.

Hoje, portanto, nós maranhenses, que vivemos cinco décadas vendo as riquezas do estado sumindo pelo ralo da corrupção, temos motivos de sobra para comemorar e festejar o ano que está indo embora levando com ele tudo que não presta no Maranhão.  

 

30 de dez. de 2014

A Prefeitura de São Luís realizará uma programação especial para comemorar a chegada do ano 2015. Em dois palcos distintos, os shows da virada reúnem talentos maranhenses e nacionais numa maratona musical. O Show da Virada, na Avenida Litorânea, e a Virada com Jesus, na Praça Maria Aragão, terão início às 21h e às 20h, respectivamente.

Na Praça Maria Aragão, grandes cantores da música brasileira dividirão o mesmo palco em uma celebração de agradecimento a Deus pela chegada do novo ano. Uma das atrações da Virada com Jesus será o pastor André Valadão, indicado duas vezes para o Grammy Latino. No mesmo palco, se apresentarão o capixaba Anderson Freire, o carioca Maurício Paes, os maranhenses Jacymário e Saul Gutman em apresentação solo, e os grupos Fogo e Glória, Forró de Crente, Marcados pela Promessa e Som do Alto.

Na Avenida Litorânea, a miscelânea rítmica terá tonalidade maranhense por excelência. Os grupos de tambor de crioula Arte Nossa e Catarina Mina abrem a programação. No palco, desfilarão nomes emergentes da música maranhense ligados ao samba, como o grupo Argumento, e ao ritmo mais cultuado na ilha, o reggae, representado pela banda de Alcântara, Barba Branca.

O grupo Afrôs promove uma excursão pelos ritmos maranhenses, interpretando composições consagradas da música produzida no estado, além de peças do cancioneiro popular, folclóricas e autorais. As cantoras Nathália Ferro, Mila Camões, Camila Reis e Lena Machado têm participação especial no show das Afrôs.

O cantor e compositor Zeca Baleiro encerra em grande estilo a programação musical composta somente por talentos maranhenses. O cantor também participou como autor na 9ª Feira de Livro de São Luís, promovida pela Prefeitura de São Luís. Zeca fez a carreira fora do Maranhão, embora tenha leve o nome do Maranhão por onde passa.

No palco do Show da Virada em São Luís, ele apresentará composições de “O disco do ano”. Este ano, Zeca Baleiro produziu o primeiro disco da carreira da sambista Patativa e participou do show de lançamento do trabalho. Dos vários sucessos de Baleiro, destaque para “Telegrama”, “Prince Tag”, “Disritmia”, “Lenha”, “Samba do Approach” e “Flor da Pele”.

Baleiro contou que preparou um repertório com os grandes sucessos, mas também quer fazer algumas surpresas. “Em um show assim grande, devemos privilegiar as músicas mais conhecidas. Não podemos deixar o público dispersar. É preciso deixá-lo mais próximo para celebrar a festa do começo do ano”, afirmou.

VIRADA COM JESUS

Um dos destaques da festa para a chegada de 2015 na Praça Maria Aragão é o cantor André Valadão, um dos principais nomes da música gospel. Com 12 CDs gravados, entre eles Fé (2009), Valadão não deixa de fora da playlist canções como “Abraça-me”, cujo vídeo no Youtube alcançou mais de 7 milhões de acessos, e “Pela Fé”, bastante conhecida em seu ministério, com mais de 4 milhões de visualizações. Já vendeu mais de 3,5 milhões de CDs e 430 mil DVDs. Ele integrou a primeira formação do Ministério de Louvor Diante do Trono.

O capixaba Anderson Freire é autor de grandes sucessos da música cristã. O ex-integrante da banda Giom foi vencedor do troféu Promessas 2013, com participações em programas de televisão, como Encontro com Fátima Bernardes e Programa Raul Gil. Canções como “Efésios 6” e “Raridade” são algumas das mais pedidas do repertório do cantor.

O carioca Maurício Paes foi uma das principais revelações da música gospel em 2013 e hoje está consolidado no segmento. Entre os principais sucessos de Maurício estão “Família debaixo da Graça”, “Me abençoará” e “Tua Graça me Basta”. Ele participou em setembro deste ano de um dos shows em comemoração ao aniversário de 402 anos de São Luís.

Dentre os artistas locais, destaque para Saul Gutman. O cantor maranhense está na estrada desde 1998 e já gravou três CDS: “Nação Brasileira”, “Shalom” e “SOS Itapecuru”.  Gutman diz que apesar da carreira e de ter inclusive tocado em Réveillons de outros estados, prefere se dedicar à musica na igreja. “Eu trabalho mais para a edificação da música na igreja. Quando aparecem oportunidades é ótimo levar a música e a palavra para mais pessoas. Este evento é uma ótima oportunidade de um grande encontro com Jesus para celebrar o ano novo”, disse.

ESTRUTURA

O palco montado no local, com o acréscimo e a estrutura de camarim, tem dimensão de 16 por 12 metros quadrados. Será um dos maiores instalados na avenida para realização de shows públicos.

Na Praça Maria Aragão, segundo ponto das comemorações do Réveillon organizadas pela Prefeitura de São Luís, o palco do espaço projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer servirá para as apresentações da Virada com Jesus. Para dar mais conforto ao público, a Prefeitura providenciou a instalação de telões de LED de alta definição com dimensão de 15 metros quadrados.

A Prefeitura preparou ainda um grande esquema de segurança para as duas festas. A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas passem pela Litorânea e cerca de 60 mil na Maria Aragão. O trabalho na área de segurança será desenvolvido pela Polícia Militar (PM) e contará com reforço da Guarda Municipal e segurança privada contratada pela Prefeitura.

A administração do prefeito Edivaldo está empenhada em oferecer uma programação comemorativa com total segurança. Serão disponibilizados cerca de 60 membros da Guarda Municipal distribuídos em toda extensão da Litorânea e na Praça Maria Aragão.

Serão disponibilizadas equipes do Samu, com pronto-atendimento e ambulância. Além disso, toda a rede de urgência e emergência, incluindo os dois Socorrões, o Hospital da Criança, as quatro Unidades Mistas, os três Socorrinhos e as equipes do Samu estarão prontos para atender qualquer ocorrência.

 No trânsito, haverá alterações nas áreas em que os shows serão realizados. O trecho reservado às festas na Praça Maria Aragão que compreende o estacionamento da praça até a Ponte Bandeira Tribuzzi estará interditado para veículos, bem como o acesso às transversais. Já no trecho que se refere à Avenida Litorânea, a interdição corresponderá à área entre Belvedere e o Corpo de Bombeiros. Nesse local, fica proibido o tráfego de veículos, inclusive nas transversais. O acesso de veículos às áreas interditadas estará restrito a veículos credenciados. As alterações ocorrerão a partir das 7h desta quarta-feira (31) e vão até às 5h de quinta-feira, dia 1º de janeiro de 2015. O transporte coletivo terá reforço a partir da noite do dia 31 de dezembro.  Toda a frota estará nas ruas até 12h do dia 1º de janeiro de 2015.

O planejamento dos eventos está sendo coordenado pela Func, em parceria com as secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT), Segurança com Cidadania (Semusc), Saúde (Semus); Comunicação (Secom), Turismo (Setur) e Governo (Semgov), além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Delegacia de Costumes.

 

PROGRAMAÇÃO

Virada com Jesus

20h – Forró de Crente

20h25 – Fogo e Glória

20h50 – Saul Gutman

21h15 – Jacymário

21h40 – Marcados pela Promessa

22h05 – Som do Alto

22h30 – Maurício Paes

23h15 – André Valadão

1h30 – Anderson Freire

Show da Virada

21h – Tambor de Crioula Catarina Mina e Nossa Terra

22h – Grupo Argumento

23h – Afrôs, com participação de Mila Camões, Camila Reis, Lena Machado e Nathália Ferro

0h – Zeca Baleiro

1h – Banda Barba Branca
O governador tampão, Arnaldo Melo, deu o maior calote nos deputados que ainda tinham emenda a receber do Estado para execução de pequenas obras nos municípios onde desenvolvem atividade política. Segundo três parlamentares denunciaram ao blog, Arnaldo prometeu pagar o que ainda restava, mas deixou os parlamentares não mão.

Hoje, porém, o governador tampão fez a alegria dos prefeitos aliados. De uma só canetada liberou mais de R$ 3 milhões para a Prefeitura de Colinas, R$ 3 milhões para a Prefeitura de Barra do Corda (a pedido do imoral Tatá Milhomem), R$ 2,8 milhões para a prefeita cunhada de Santa Luzia do Paruá e outros R$ 1,8 milhões para o minúsculo município de Jatobá.

Aos parlamentares que lhe cobravam todos os dias a liberação de suas emendas, Arnaldo mandou liberar, segundo um deputado que pediu para não ter sua identidade revelada, apenas a importância de R$ 100 mil ou R$ 200 mil, deixando o resto para o sucessor pagar, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por conta do calote, a grande maioria dos parlamentares está indignada com governador tampão, principalmente após receberem a informação de que a Secretaria de Planejamento liberou, através da Secretaria de Saúde, R$ 40 milhões para a Fundação Bem Viver administrar o Hospital de Colinas, da família Melo.

A informação sobre a liberação do dinheiro para a Fundação do deputado Antônio Pereira está sendo mantida a sete chaves, mas fonte segura garante que a transferência foi feita hoje (30), penúltimo dia da gestão temerária de Arnaldo Melo. 
O prefeito Ribamar Alves sancionou, na véspera do Natal, o Estatuto dos Servidores Públicos e homologou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Professores de Santa Inês. A  solenidade aconteceu no clube da maçonaria.

Criado através do Projeto de Lei nº 075, de 07 de Novembro de 2014, o Estatuto do Servidor assegura direitos e deveres aos servidores públicos aprovados em concurso ou investidos em cargos de comissão.

HOMOLOGAÇÃO DO ENQUADRAMENTO

Já o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público de Santa Inês é um projeto elaborado pelo Executivo, sob as vistas dos sindicatos dos professores e comissões de acompanhamento criadas para este caráter específico.

Após várias reuniões e debates, o documento foi aprovado na Câmara de Vereadores e, no último dia 23, o prefeito José de Ribamar Costa Alves realizou o ato de homologação, enquadrando cerca de 1.000 educadores da rede municipal de ensino no Plano de Cargos da categoria.

Durante discurso na cerimônia de assinatura dos documentos,  Alves e os representantes dos professores foram unânimes em afirmar que aquele era um momento de muita felicidade, pois era a concretização de uma luta que durou mais de 30 anos e que só agora se realiza.

"Com o Plano de Cargos os professores terão segurança para exercer seu trabalho e progressividade na carreira, o que representa mais um salto para a qualidade da educação de Santa Inês". Ressaltou o prefeito 

 
Valor Econômico

Após quase meio século de governo da família Sarney no Maranhão, uma das mais tradicionais forças políticas do país entrega para a oposição um Estado com despesas primárias crescendo num ritmo muito mais acelerado do que as receitas. E os gastos com pessoal, em relação à receita corrente líquida — apesar de distante do limite máximo permitido — atingiu patamar mais elevado do que o verificado em 2011, 2012 e em parte de 2013.
Para o ano de 2015, o orçamento discutido e já aprovado em dezembro chegou a tratar de cortes em gastos para diminuir pressões sobre as contas. Em novembro, na mesma semana em que o novo governador eleito Flávio Dino (PCdoB) indicava Marcellus Ribeiro Alves para comandar a secretaria da Fazenda do Maranhão, eram discutidos, por exemplo, cortes do orçamento do Judiciário, que pulou de R$ 850 milhões em 2014 para previsão de R$ 1,6 bilhão em 2015.

O Orçamento total do Maranhão para o próximo ano, já aprovado dias atrás, é de R$ 15,8 bilhões, 12% acima do verificado em 2014, em valor nominal. Ao se descontar a inflação projetada pelo boletim Focus (IPCA), do Banco Central, de 6,4%, a alta real fica na faixa inferior a 6%. “Não adianta sonhar muito alto se não tem recurso. Números não falham”, disse em novembro, para a imprensa local, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB).
Dados atualizados do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, até o mês de outubro, mostram que o Maranhão chega perto do fim de 2014 com um resultado primário (diferença entre receitas primárias totais e despesas primárias totais) em R$ 808,7 milhões de janeiro a outubro, um valor (nominal) 37% inferior ao R$ 1,29 bilhão no mesmo intervalo de 2013.

Isso ocorreu porque as despesas primárias totais (de R$ 9,4 bilhões) subiram 21,4% até outubro, numa velocidade superior às receitas primárias totais (de R$ 10,2 bilhões), que aumentaram 13%. Esta elevação das despesas ocorreu, em grande parte, porque as chamadas “outras despesas correntes” subiram 20% no ano, para quase R$ 3,8 bilhões.
Nesse grupo estão itens como pagamento de serviços prestados por pessoa física sem vínculo empregatício ou por pessoa jurídica “independente da forma contratual”. Ainda inclui “despesas não classificáveis nos demais grupos de natureza de despesa”.

Ainda dentro do item de despesas primárias, o volume de investimentos cresceu de forma substancial, de R$ 327,7 milhões de janeiro a outubro de 2013 para R$ 957,5 milhões no mesmo período de 2014, alta de quase 200%. O relatório de execução orçamentária não detalha razões para a expansão. Não há dados anunciados de investimentos do novo governo para 2015.
Em relação aos gastos com pessoal, e o comprometimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), dados do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) mostram que a porcentagem de despesa total com pessoal sobre a receita corrente líquida estava em 39,57% em agosto de 2014, segundo o relatório do segundo quadrimestre de 2014.

Ao fim de 2013, era de 39,25%, já chegou a bater em 36,88% no último quadrimestre de 2012 e atingiu 34,89% no fim de 2011. Ou seja, os patamares atuais estão mais elevados do que em anos anteriores. No entanto, aparecem dentro dos limites permitidos pela LRF.

O limite máximo aceito é de 49% e o limite prudencial, de 46,55% — portanto, o Maranhão registra taxas abaixo do determinado em lei.
Questionada a respeito dos números registrados em 2014, assim como se há um projeto de retenção de gastos em 2015, frente ao ambiente fiscal mais difícil no ano que vem, a secretaria de comunicação do Maranhão não respondeu aos pedidos de entrevista.

“Mesmo em uma conjuntura desfavorável, meu governo manteve um quadro fiscal em que todas as metas e percentuais exigidos foram rigorosamente cumpridos”, escreveu a atual governadora Roseana Sarney, em mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa, em que faz um balanço de seu último ano de governo.
O novo governador do Estado não tem mencionado a possibilidade de um ajuste mais pesado na área de gastos com pessoal. Mas já ressaltou, ao definir sua equipe na área da Fazenda, que pretende financiar suas propostas apresentadas durante a disputa eleitoral por meio do crescimento da arrecadação tributária, sem aumento dos impostos. Sem tributar mais a população, a receita só cresce pela expansão econômica — e não há sinais claros de recuperação da economia no horizonte de curto prazo.

Dados do governo do Maranhão mostram que o ICMS — o principal imposto em termos de receita tributária dos Estados, e que se expande em períodos de aceleração do PIB — vem decrescendo.
A receita com ICMS somou R$ 3,27 bilhões até outubro, alta de 7,3% sobre mesmo período do ano anterior, portanto, ganho real (descontado IPCA), de cerca de 1%.

O novo governador anunciou ainda em outubro a criação da Secretaria de Transparência e Controle do Governo do Estado, a ser comandada pelo advogado Rodrigo Lago, com equipe criada num remanejamento interno de cargos.
Dólar - Estado com empréstimos em dólar, o Maranhão somava dívida externa de R$ 1,52 bilhão em agosto de 2014, valor que representava 32,8% da dívida consolidada do governo no acumulado de janeiro a agosto.

De janeiro a abril, o percentual era um pouco maior — a dívida externa equivalia a 34,8% da soma total.
Para efeito de comparação, a dívida interna do Estado é, em valor, muito superior à externa — a interna somava R$ 2,76 bilhões em agosto de 2014, versus R$ 2,55 bilhões em abril de 2014.
Ao contrário da ex-governadora Roseana Sarney, que passou os últimos quatro anos prejudicando a população da capital, integrantes do futuro governo de Flávio Dino e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior iniciaram, na tarde da última segunda-feira, conversações para a realização de parcerias entre o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís para a execução de obras estruturantes.

Aliado incondicional do governador eleito, o prefeito Edivaldo conversou com os futuros secretários estaduais Márcio Jerry (Articulação Política), Clayton Noleto (Infraestrutura) e Estér Marques (Cultura) antecipando a primeira rodada de conversas sobre parcerias institucionais entre governo do Estado e Prefeitura de São Luís. O objetivo da reunião foi discutir e planejar as primeiras ações efetivas da parceria entre as duas esferas administrativas.

“É uma felicidade muito grande estarmos iniciando as conversas sobre parcerias. Estou bastante empolgado com a reunião que tive com o futuro governador Flávio Dino sobre as possibilidades de estarmos pela primeira vez Prefeitura e governo do Estado trabalhando juntos”, comemorou o prefeito Edivaldo durante a audiência.

Márcio Jerry considerou significativa a primeira rodada de conversas para efetivar parcerias entre a Prefeitura de São Luís, Município que concentra 20% da população do estado, e o governo do Estado. “As parcerias serão efetivas e estruturantes. O Estado deverá realizar grandes obras na capital como ocorre em outras unidades da federação. Serão obras voltadas principalmente para resolução dos problemas crônicos de mobilidade urbana e em áreas de inteligência, como o Centro Histórico. Não vamos esperar a chuva chegar”, disse Jerry.

As primeiras ações da parceria serão voltadas para a revitalização do Centro Histórico da cidade, área que o prefeito Edivaldo e o futuro governador Flávio Dino consideram passar por um estágio de degradação. Serão ações pontuais para o momento, mas que devem ganhar caráter permanente, dada a importância do território para a identidade cultural e histórica da cidade.

O secretário Lula Fylho (Governo) disse que as ações serão desenvolvidas a partir de metodologias claras, sendo que a primeira será o levantamento dos problemas emergenciais da área, realizado concomitantemente à identificação dos geradores. Para Lula Fylho, o desafio de trabalhar novas vertentes passa por um projeto de revigoração da área, a partir da ocupação planejada e presença incisiva da administração. O fortalecimento do Núcleo Gestor do Centro Histórico é também visto como estratégico.

Da audiência com o prefeito Edivaldo participaram ainda o secretário Robson Paz (Comunicação) e o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade (presidente da Fumph).
Design de NewWpThemes