'

1 de abr. de 2011

     O Presidente do Diretório Municipal do PMDB, deputado Roberto Costa, descartou ontem a possibilidade do partido apoiar a candidatura do deputado petista Bira do Pindaré a prefeito de São Luís, ainda que ele consiga viabilizar sua candidatura na convenção municipal do PT. Segundo Costa, os peemdebistas vão reunir na próxima semana para iniciar o processo de discussão interna sobre sucessão municipal, mas que já existe o consenso que somente apoiarão candidato que tiver comprometimento com o governo Roseana Sarney.
 
     Além de rejeitar a candidatura de Bira, Roberto Costa adiantou que o PMDB dificilmente fará composição com o prefeito João Castelo na disputa pela Prefeitura de São Luís. “Nosso grupo tem vários nomes, como o senador João Alberto, o secretário Max Barros, Fernando Fialho, Gastão Vieira e Pedro Fernandes. Vamos fazer uma pesquisa qualitativa para saber o que a população espera do candidato e o perfil dele. Nossa grande chance de ganhar a prefeitura será o desempenho do governo na capital”, adiantou.

     Embora pertença ao PT, partido que compõe a base de sustentação da administração estadual,  Bira do Pindaré lançou oficialmente sua pré-candidatura à sucessão municipal esta semana e teve de imediato o compromisso de apoio dos partidos que fazem oposição ao grupo Sarney, mas para ser candidato terá que vencer na convenção o grupo liderado pelo vice-governador Washington Luís, único nome petista que o PMDB aceita discutir para compor a chapa majoritária.

     “Quando eu falo que nosso grupo político tem nomes para disputar o pleito e que nossa preferência é por aqueles que estão finados com o governo, é claro que incluímos o PT como um partido preferencial, mas desde que o candidato seja Washington, ou alguém que tenha a  sua mesma posição em relação ao governo. O Bira não tem esse perfil, sua posição é contrária ao governo”, enfatizou o presidente do PMDB.

     Costa acrescentou ainda que os peemdebistas decidiram rechaçar aliança com o prefeito João Castelo em função das dificuldades que a população vem enfrentando com sua administração. “Estamos vendo hoje os preparativos para comemorar os 400 anos da cidade e não se ver nenhum projeto da prefeitura que possa solucionar as dificuldades reclamadas pela população”, critica.

     Para o dirigente peemdebista, independente de quem esteja no comando das prefeituras municipais, incluindo a capital, o sentimento que ele diz observar na população é de mudança. “As pessoas desejam um projeto alternativo diferente para acidade, em que ele se sinta bem. Nosso partido ou nosso grupo pode apresentar essa alternativa”,concluiu Roberto Costa.



31 de mar. de 2011

     A bancada de jovens deputados maranhenses surgida com as eleições de 2010 está muito preocupada com a Reforma Política e vem criticando firmemente o item que trata da lista partidária fechada de candidatos à vigorar a partir das próximas eleições.
     Neto Evangelista (PSDB), ex-presidente do Parlamento Estudantil e um dos mais jovens parlamentares do país, considera a aprovação deste ponto da reforma política um retrocesso ao processo de democratização do país.
     “Sou contra a lista fechada de candidatos porque a eleição dos deputados  vai deixar de ser feita pela vontade dos eleitores e passará para os partidos. Isso implica dizer que somente terão acesso aos primeiros lugares nas listas os donos dos partidos. Nós jovens estaremos fora”, protesta.
     O deputado Eduardo Braide (PMN), integrante da comissão de deputados que está acompanhando as discussões em Brasília, defende uma ampla mobilização da sociedade em torno do projeto de Reforma Política que se encontra em discussão no Congresso Nacional. ”A população precisa estar informada”, alerta.
     Rogério Cafeteira, outro parlamentar jovem de primeiro mandato, quer reabrir a discussão com a bancada federal para tratar sobre o polêmico item da lista fechada de candidatos. “Se prevalecer esse entendimento, a renovação política no país estará comprometida”, adverte.
     Rogério diz ser contra a lista fechada por falta de amadurecimento das instituições partidárias brasileiras. “Precisamos atuar em consonância com a bancada federal para não sermos engolidos no processo, pois no fundo o que estão querendo é criar brecha para o financiamento público das campanhas”, denuncia.        
     Até agora, os itens mais polêmicos votados tratam sobre restrição a parentes na vaga de suplentes de senador, mudança da posse de para 15 de janeiro e lista partidária de candidatos fechada.
     A comissão que está acompanhando os trabalhos da Reforma Política conta ainda com os deputados Edilázio Júnior (PV), Carlos Filho (PV), Manoel Ribeiro (PTB) e Rubens Pereira Junior (PC do B) promete ficar atenta contra aberrações.

Notas
Saia justa I
     O deputado Marcos Caldas teve que enfrentar uma saia justa na manhã de ontem por conta de decisões tomadas no exercício da presidência da Casa sem consultar o titular do cargo.
     Na última quarta-feira, comovido com o falecimento do vice-presidente José Alencar, decretou três dias de feriado aos deputados, mesmo sob protesto de quem estava em plenário.
Saia justa II
     Hoje, sem saber da decisão do companheiro de Mesa, o presidente Arnaldo Melo, ao ser informado do “feriadão” mandou seus assessores chamar os parlamentares para a sessão.
     Diante da saia justa que seria vestida em Marcos Play, a turma do deixa disso convenceu Arnaldo Melo a não abrir a sessão, embora todos os auxiliares da Mesa já estivessem apostos.
Abril promete
     O mês de abril promete movimentar o quadro da sucessão municipal, já que vários partidos estão programando para a primeira quinzena uma série de atividades com esta finalidade.
     No PSB, a comissão provisória municipal vai reunir para iniciar a discussão sobre organização partidária e política de alianças para 2012. Já o PDT deverá decidir sobre a resolução nacional que proíbe aliança com o PSDB.

     A Comissão de Orçamento do Poder Legislativo vai iniciar em abril uma série debates com a classe empresarial para discutir sobre a Reforma Fiscal que está sendo realizada pelo Congresso Nacional, a fim de garantir alguns pontos que favoreça o Estado.
     O primeiro encontro acontecerá dia 14 de abril e dele participará o deputado federal Sandro Mabel para falar sobre as mudanças previstas na arrecadação do ICMS.
     Rogério Cafeteira, membro da comissão que acompanha as discussões sobre a Reforma Fiscal, destaca que a iniciativa tem por finalidade evitar que o Estado seja prejudicado e garantir as conquistas.
     “Nós estamos querendo que a Comissão de Orçamento cumpra sua função fiscalizadora e ao mesmo contribua  para o debate em torno dos grandes projetos industriais que estão se instalando no Maranhão,  para que os jovens não percam as oportunidades dos emprego que estão surgindo”, defende.
     Ele citou como exemplo o fato ocorrido recentemente, onde  um grande empreendimento industrial que está se instalando no Estado teve  que trazer soldador de fora por falta de profissionais no mercado maranhense.   
     Cafeteira adianta que a Comissão vai aproveitar estes fóruns de debates com a classe empresarial para ver a melhor forma de ajudar os jovens a ocuparem estes postos de trabalhos que estão surgindo.
     Para o parlamentar, a Assembleia Legislativa tem a obrigação de fazer um levantamento sobre as condições de emprego e renda no Estado, até para orientar os jovens que estão buscando espaço no mercado de trabalho.

30 de mar. de 2011

Bira do Pindaré lança candidatura
e conta com o apoio da oposição

     A sucessão municipal de 2012 começa tomar corpo entre os políticos que integram o campo da oposição ao grupo Sarney. O deputado Bira do Pindaré (PT), uma das gratas surpresas da atual legislatura, anunciou oficialmente hoje sua candidatura a prefeito de São Luís. Ele adiantou que vai trabalhar para viabilizar seu nome internamente no PT, embora reconheça que não será uma tarefa fácil derrotar a estrutura aliada ao grupo da governadora Roseana.
     “Vamos para a disputa interna, pois tenho convicção que se conseguir passar na convenção o caminho estará livre para chegarmos à prefeitura. Há espaço para uma candidatura alternativa crescer” acredita o pré-candidato.
     Bira disse está convicto de que suas chances de vencer a discussão interna são remotas em função da posição de distância que mantém em relação ao governo estadual, adotada no plenário da Assembleia Legislativa, onde tem mantido uma postura de apoio aos movimentos populares. O parlamentar tem feito intervenções em defesa da greve dos professores, enquanto o resto da bancada apóia a decisão do governo de não negociar nos termos proposto pelo Sinproessema.
     O petista disse está preparado para enfrentar qualquer cenário que se apresente para a sucessão de 2012, mas reconhece que seu maior adversário serão os próprios petistas aliados ao governo Roseana Sarney. “O difícil vai ser sair vitorioso do processo de discussão interna do PT, mas se passar sou forte candidato a prefeito de São Luís, pois terei o apoio dos partidos que sempre estiveram no campo da oposição, como PSB, PC do B e PPS”, revelou.
     A iniciativa de Bira do Pindaré lançar sua candidatura à prefeito da capital foi bem recebida pelos partidos de oposição. O deputado Marcelo Tavares, dirigente do PSB e líder do bloco de oposição, anunciou que o partido vai buscar o caminho da oposição é que o petista é um bom nome para disputar o pleito com condições reais de vencer. “Precisamos ter candidato próprio é o Bira é um excelente nome, assim como a deputada Eliziane Gama, também. Vamos buscar o entendimento entre os partidos que sempre estiveram no campo da oposição. Só não apoiaremos candidato ligado ao grupo Sarney”, confirmou Marcelo.
     Uma possível candidatura Bira, na avaliação do deputado Carlinhos Amorim (PDT) seria ideal para resolver um problema interno no partido presidido pelo ex-governador Jackson Lago. Amorim explicou que existe uma resolução da direção nacional pedetista recomendando lançamento de candidatura própria ou aliança com legendas que formam a base de sustentação do governo Dilma Rousseff.
     No Maranhão, o PDT está coligado com o PSDB nos dois maiores colégios eleitorais do Estado. Em Imperatriz tem a vice-prefeitura e em São Luís vários de seus dirigentes estão lotados na administração municipal. Carlinhos Amorim adverte, no entanto, que essa táctica do prefeito João Castelo não implica em aliança entre os dois partidos para 2012.
     Os políticos do campo da oposição trabalham ainda com o nome da deputada Eliziane Gama (PPS), caso Bira do Pindaré não consiga se viabilizar como candidato do PT. “São dois grandes nomes, quem conseguir sair candidato terá nosso apoio. Vamos buscar o entendimento, unir as forças para vencer a eleição”, adianta o deputado Marcelo Tavares.

Polêmica

     O PDT vai reunir na primeira quinzena de abril para discutir a resolução da direção nacional que recomenda o lançamento de candidatura própria ou formação da aliança com os partidos da base de sustentação do governo Dilma à sucessão de 2012.
     No Maranhão o partido disputou a eleição municipal de 2008 coligado com o PSDB em São Luís e Imperatriz, os dois maiores colégios eleitorais. Na capital, vários dirigentes pedetistas ocupam cargos na administração João Castelo.

Amor de carnaval

     O deputado Roberto Costa não deixa a menor dúvida sobre a possibilidade de aliança entre e grupo da governadora Roseana Sarney e o prefeito João Castelo para a sucessão 2012.
     “Não vejo a menor condição dessa aliança prosperar. Amor de carnaval termina na quarta-feira de cinzas”, alertou o parlamentar peemdebista, numa referência à visita que Roseana fez ao camarote da prefeitura durante os festejos de Momo.

Daquele jeito

     O caos no Aeroporto Marechal da Cunha Machado continua ganhando destaque no noticiário nacional.
     Em quase todos os telejornais há chamada para matérias mostrando o desconforto de quem embarca ou desembarca em São Luís.

Briga feia

     Lembram o encontro petista que deliberou pelo apoio à candidatura do ex-deputado Flávio Dino ao governo em 2010, depois desfeito por força de intervenção da direção nacional?
     A disputa interna para saber a oposição do PT em relação a sucessão municipal promete também fortes emoções. De um lado os remanescentes da esquerda defenderão a candidatura Bira do Pindaré, do outro estarão entrincheirados aliados do vice Washington Luís.
Design de NewWpThemes