'

12 de nov. de 2011


Só 19% dos eleitores do Estado, porém, se dizem bem informados sobre plebiscito
Para apenas um quinto dos entrevistados, a criação de Carajás e Tapajós resultaria em benefícios à população

AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

A divisão do Pará é rejeitada por 58% dos eleitores do Estado, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada ontem.
 
Ainda há, porém, uma margem para mudanças de opinião, já que apenas 19% dos entrevistados se consideram bem informados sobre o plebiscito que ocorrerá em 11 de dezembro no Estado.
 
O percentual de rejeição é o mesmo tanto para a criação do Carajás (sudeste do Pará) como para a criação do Tapajós (oeste do Estado).
 
Os favoráveis à implantação dos novos Estados são 33% para ambos os casos.
 
A diferença está nos que afirmam ainda não saber seu voto. Questionados se são a favor da criação do Carajás, 8% responderam que não sabem. No caso do Tapajós, 10% disseram não saber.
 
A soma dos percentuais dá 99% no caso de Carajás e 101% para Tapajós. Isso ocorre devido aos arredondamentos numéricos, porque o Datafolha não trabalha com números decimais.
 
A pesquisa, encomendada em parceria entre Folha, TV Liberal e TV Tapajós (afiliadas da Rede Globo no Pará), ouviu 880 eleitores paraenses de 7 a 10 de novembro.
 
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
 
A pesquisa é um retrato do momento imediatamente anterior ao horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que começou ontem.
 
"Existe um campo de eleitores pouco informados para ser explorado pelas campanhas", disse Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.
 
Isso se justifica pelo fato de a campanha nas ruas do Pará ainda não ter deslanchado. Há pouca mobilização.

BENEFICIADOS
 
Os políticos do Pará serão os mais beneficiados pela divisão na opinião de 44% dos eleitores entrevistados.
 
Só 19% acham que a população vai ter melhorias com os novos Estados.
 
Os mais otimistas moram nas regiões que formariam o Carajás e o Tapajós. Para eles, os serviços melhorariam. Por exemplo: 89% dos eleitores do Carajás e 79% dos do Tapajós acham que as rodovias, as hidrovias e as ferrovias melhorariam com a divisão.
Entre os moradores do Pará remanescente, são 30%.
 
O percentual dos votos a favor da separação também cresce nessas regiões.
No Carajás, 84% são a favor de que a região se torne um novo Estado. No Tapajós, são 77% os favoráveis.
 
Essas regiões, porém, têm só 36% da população. Os eleitores de Belém são o alvo das campanhas, pois são decisivos para o resultado final.
 
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 46.041/2011.

Agência Estado

A Lei da Ficha Limpa será preservada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O temor de que um empate se repetiria no julgamento de quarta-feira, e que provocou um novo pedido de vista, não se confirmará, segundo avaliam ministros da Corte. Na atual composição do Supremo, o julgamento terminaria com seis votos pela constitucionalidade da lei.
 
Com esse placar, não seria sequer necessário aguardar a posse da nova ministra Rosa Maria Weber, que ainda depende de aprovação no Senado para ser empossada. A demora no julgamento, as idas e vindas do Supremo, os novos casos de corrupção e a percepção de que a lei pegou devem garantir sua sobrevivência. Um dos ministros que votou por adiar a aplicação da lei para 2012 admite que a Ficha Limpa foi "uma evolução nos costumes" e que "será preservada". Mesmo alterações pontuais, sugeridas inicialmente pelo ministro Luiz Fux, relator das ações em julgamento no STF, são criticadas por esse ministro. De acordo com ele, a lei não deve sofrer alterações. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

11 de nov. de 2011


A executiva municipal do PT - São Luís aprovou o calendário relativo às prévias para Prefeito e vereadores de eleições 2012. A proposta foi aceita pela maioria dos membros presentes, na noite da última quarta-feira (08).

No dia 17 de novembro uma nova reunião da executiva está marcada para oficialização das pré-candidaturas a Prefeito. No dia 1 de dezembro outra reunião vai deliberar sobre a oficialização das pré-candidaturas a Vereador e Vereadora e definição dos roteiros das Caravanas do PT de São Luís.

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) aproveitou a oficialização do calendário do Diretório Municipal para reiterar sua candidatura a Prefeito de São Luís. O parlamentar garantiu que já trabalha pela unidade do partido e que somente dialogando com os setores e as tendências petistas o partido pode apresentar uma candidatura viável ao cargo de Prefeito da capital.

Calendário municipal do Partido dos Trabalhadores em 2012: Proposta de apoio a candidato de outro partido dia 09 de março de 2012; Decisão do DM sobre realização de prévias dia 10 de março de 2012; Encontro de Definição de Tática Eleitoral dia 15 de Abril de 2012; Eleição de Delegados dia 01 de Abril de 2012; Inscrição de Chapas dia 16 de março de 2012; Inscrição de Pré-candidatos a Prefeito de 16 a 20 de abril de 2012; Prévia Eleitoral dia 06 de maio de 2012; Segundo turno de Prévia Eleitoral dia 20 de maio de 2012; Encontro de Definição de Candidatos dia 27 de maio de 2012; Eleição de Delegados dia 06 de maio de 2012; Inscrição de Chapas de 16 a 20 de abril de 2012; Convenção Oficial de 23 a 30 de junho de 2012.           

O líder da oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), em conversa com o blog esta manhã, externou sua preocupação com o processo de credenciamento de empresas que a Comissão Permanente de Licitação faz para a contratação de unidade para prestação de serviço de saúde na área médica hospitalar, atendimento de média e alta complexidade, consultas, etc.

Segundo Tavares, antes mesmo da CPL concluir o processo de licitação para a contratação dos serviços, o governo colocou no ar vasta propaganda como se a empresa já estivesse sido contratada. "Todo mundo já sabe quem vai ganhar. Essa é uma licitação de carta marcada", acusou   

“Tudo aqui é fajuto, forjado, carta marcada, todo mundo sabe que quem vai ganhar é o hospital que era da Multiclínica na Cidade Operária, a propaganda do governo já está na televisão, eles querem licitar. Esse governo é desonesto, é medíocre. As pessoas que estão no comando não tem competência. Estavam credenciando até o dia 28 de outubro e a propagando já está na televisão, há vários dias, denunciou.  

Conforme Tavares, o Hospital Carlos Macieira estava funcionando e atendendo o servidor e que o governo, em vez de abrir hospital, fecha. "Fechou o PAM Diamante, fechou o Carlos Macieira, fechou o PAN da Cidade Operaria, é o Governo que fecha hospital. E aqui vem forjar uma licitação, tem a propaganda na televisão anunciando o vencedor e a licitação está aqui, rapaz! é um Governo muito incompetente, para não dizer desonesto", denuncia.





Mais de 16 mil processos tramitaram em 2010 na Justiça Federal e tribunais superiores para apurar crimes de corrupção, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro. O levantamento, feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), inclui também outros milhares de ações dos tribunais estaduais pelos mesmos crimes. Os dados foram repassados ao Grupo de Revisão da Implementação da Convenção das Nações Unidas contra Corrupção (Uncac).

De acordo com o levantamento, que está disponível na página do CNJ (http://www.cnj.jus.br/programas-de-a-a-z/enccla/resultado-dos-questionarios-lavagem-de-dinheiro-corrupcao-e-improbidade-administrativa), tramitaram no ano passado 16.283 ações e inquéritos na justiça federal e tribunais superiores sobre corrupção, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro. Foram 3.689 processos no primeiro grau e 7.013 no segundo grau da Justiça Federal. Durante o ano, foram julgados 5.878 processos.

Processos - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou 626 casos dos 889 em tramitação. No período, o STJ recebeu 611 novas ações. Já o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou 88 dos 248 processos em tramitação. Nos primeiros oito meses deste ano, o STF julgou mais 108 ações, superando o resultado de todo o ano de 2010.

A improbidade administrativa é responsável pela maioria dos processos. Foram 7.607 ações por improbidade. Nos tribunais estaduais, os casos de improbidade administrativa ficaram em torno de 10 mil, número muito superior ao de processos por corrupção e lavagem de dinheiro, de acordo com dados fornecidos pelos próprios tribunais.
Fonte: CNJ


Após ter afirmado estar pronto para enfrentar Dilma ou mesmo Lula, senador do PSDB-MG abre hoje agenda de viagens ao Sul e ao Nordeste

CHRISTIANE SAMARCO / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

Exatos 30 dias depois de se declarar à disposição do PSDB para disputar a sucessão presidencial de 2014 "contra Lula ou contra Dilma", o senador Aécio Neves (PSDB-MG) começa a se movimentar como candidato Brasil afora hoje. Vai abrir seu giro pelos Estados com uma visita ao Rio Grande do Sul e já planeja, para dezembro, uma agenda nordestina, tradicional reduto dos petistas.

A programação gaúcha traduzirá bem o modelo de visitas que o pré-candidato tucano quer adotar, mesclando reuniões políticas com palestras nas cinco regiões do País. "Minha ideia é, sem pressa, ir começando a falar um pouco do que pretendemos e pensamos para o Brasil", diz ele.

Em outubro, Aécio disse com exclusividade ao Estado que está pronto para enfrentar Lula ou Dilma Rousseff em 2014, caso essa seja a vontade do partido.

Hoje, o senador mineiro almoça em Porto Alegre, onde terá um encontro com lideranças de seu partido e também do DEM, PPS, PP e PMDB. Decidido a pôr em prática o discurso em defesa da ampliação do leque de alianças das oposições, ele quer se reunir com lideranças representativas da base governista, como a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Pedro Simon (PMDB-RS). Em seguida, ele participará de um evento empresarial promovido pela Câmara dos Diretores Lojistas de Gramado.

O último mês do ano será dedicado ao Nordeste e a primeira visita será à capital baiana, com uma missão especial: Prestigiar o DEM liderado pelo deputado ACM Neto, no momento em que a legenda está ameaçada de extinção e seu líder está sendo assediado pelo PMDB da Bahia.

Discreto, Neto diz que, por enquanto só está prevista uma visita ao município de Dias d'Ávila, cidade da região metropolitana de Salvador. A prefeita Andrea Cajado fará uma grande festa para inaugurar o centro administrativo da cidade. A programação está sendo organizada pelo deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), marido da prefeita.

10 de nov. de 2011

O deputado Raimundo Cutrim criticou severamente a equipe técnica do governo Roseana Sarney, encarregada da elaboração dos projetos encaminhados ao Poder Legislativo para deliberação.

Conforme o parlamentar, ex-secretário de Segurança do Estado, o Projeto de Lei n.º 279/2011, a ser votado, acrescenta inciso X do artigo 36, da Lei n.º 6.513, de 30 de novembro de 2005, que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Maranhão, está cheio de erros. Primeiro, fica acrescentado o inciso X do Art. 1º e Art. 36, minha gente, só tem até o Art. 6º”, observou.

Cutrim chamou a atenção para o que diz o Inciso 10, que cria a Diretoria de Segurança Nacional do Tribunal de Justiça do Maranhão. Isso é um crime que vamos fazer contra o Sistema de Segurança Pública do Maranhão” alertou.

“Hoje, nós já temos 21 policiais militares à disposição do TJ. Com a criação desta Diretoria, aí nós não vamos saber quantos vão, podem ir até 30, 100, 200, 500 policiais militares. Então, é uma brecha criminosa que estão querendo criar para o Tribunal de Justiça, que com o chamamento dos aposentados, criam um quadro de ativo dentro do Tribunal de Justiça, ou seja, outra Polícia Militar”, condenou.

Cobrança - O Poder Judiciário também recebeu críticas por conta do comportamento em relação a prefeita corrupta de Paço do Lumiar, Bia Venâncio. O  caos instalado na administração do município levou o líder do governo, deputado Manoel Ribeiro (PTB), cobrar do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Jamil Gedeon, providências em relação a prefeita, que se mantém no cargo por conta de uma liminar.

Segundo o líder do governo, a justiça, que tem a obrigação de resolver a situação do município, está postergando o julgamento do mérito do processo que pede a cassação de Bia Venâncio por improbidade administrativa e fraude eleitoral

“A justiça está cozinhando o processo no banho maria e não resolve o problema. A corrupção está a vista de todos e a justiça está fazendo vista grossa. Dr. Jamil, V.Exa. está com a palavra”, provocou Manoel Ribeiro.
Design de NewWpThemes