'

15 de mar. de 2012


Pessoas com deficiência tiveram uma vitória na Câmara nesta quarta-feira. Os deputados aprovaram a Medida Provisória 550, que abre linha de crédito especial para a compra de produtos de tecnologia assistiva, como cadeiras de rodas motorizadas, veículos adaptados, computadores com leitor de tela e sintetizadores de voz.

O crédito alcançará um valor máximo de R$ 25 milhões ano e será destinado a pessoas com renda mensal de até dez salários mínimos.

Primeira tetraplégica eleita deputada federal, Mara Gabrilli (PSDB-SP), destacou a importância do acesso a esses instrumentos para que as pessoas com deficiência tenham mais independência. "Quanto mais tecnologias você oferece às pessoas com deficiência, menos deficiência elas têm", diz.

Para a deputada, o acesso a essas tecnologias, facilitado pela MP, pode contribuir para o aumento da participação social das pessoas com deficiência.

Ao fim da votação, o presidente Marco Maia elogiou o trabalho dos servidores da Câmara para garantir a acessibilidade no Parlamento.

"Na semana passada, eu recebi aqui o presidente do Parlamento sueco com um deputado que estava de cadeira de rodas e ele transitou por dentro da Câmara dos Deputados livremente, nos acompanhando em todos os momentos, sem nenhuma limitação pela sua condição de portador de deficiência. Quando eu o trouxe ao plenário e expliquei como a deputada Mara Gabrilli fazia para votar, ele ficou extremamente impressionado e não imaginou que num Parlamento como o do Brasil nós pudéssemos ter uma tecnologia tão avançada à disposição dos nossos deputados portadores de deficiência."

O projeto de lei seguiu para análise no Senado.

0 comentários :

Design de NewWpThemes