'

9 de abr. de 2011

     O que seria a melhor administração da vida da governadora Roseana Sarney (PMDB) completa neste domingo cem dias sem ter o que comemorar ou algo para apresentar à população. Nestes três meses e dez dias de governo, não se teve notícia de uma única obra estruturante com potencial para ajudar o desenvolvimento sócio econômico do Estado.
     Embora já esteja no comando do Estado há mais de dois anos, Roseana ainda não disse a que veio. O governo se movimenta com a velocidade de um paquiderme, sem conseguir apresentar resultados satisfatórios em duas áreas consideradas essenciais em qualquer administração pública, independente do governante de plantão: Saúde e Educação.
     O setor da Saúde vive envolvido com denúncias de desvios de verbas do SUS (Sistema Único de Saúde), os hospitais prometidos pelo governo nunca foram entregues e os que já existiam estão sucateados por falta de manutenção.
     Maior complicação ainda existe na área da Educação. A rede estadual não começou o ano letivo porque o governo vinha se recusando a negociar com os professores em greve. Por conta da falta de entendimento, os alunos continuam impedidos de estudarem por falta de professores em sala de aula. 
      A governadora se elegeu com os votos da capital prometendo mundos e fundos aos eleitores, mas passada a eleição nada de concreto foi feito para melhorar o aspecto horrível da cidade, hoje toda esburacada, remendada e maltratada. Até parece que Roseana resolveu punir a capital pela histórica recusa à sua família. Não fez uma única obra na cidade e nem se ver movimento de seu secretariado neste sentido.
     Que custa a governadora firmar convênios com a Prefeitura de São Luís para melhorar o aspecto visual da cidade?   As avenidas, as pontes e as obras estruturantes prometidas ficaram no esquecimento? Espero que não. Como espero que o Estado libere o dinheiro deixado no cofre pelo ex-governador Jackson Lago para a construção de dois elevados, o prolongamento da Avenida Litorânea e asfaltamento de ruas e avenidas.
     Lamentavelmente, o povo sofrido maranhense nada tem a comemorar nestes primeiros cem dias da nova administração Roseana. Aqui tudo se promete e nada se cumpre, ou pior, faz-se propaganda de projeto como se já executado estivesse. Quer num exemplo? Cadê a Refinaria de Petróleo que já estava se instalando em Bacabeira? Trouxeram até a candidata Dilma Rousseff e o ministro Edison Lobão para passar para a população que a Refinaria era uma realidade, mas na verdade tudo não passava de mais uma mentirinha de campanha.  
     A governadora eleita nunca mexeu uma palha em favor do projeto, até porque sabe que se um dia a refinaria acontecer, e eu sinceramente espero que aconteça, jamais será num prazo inferior a 20 anos.
    O fato é que o governo parece imobilizado, acanhado e sem coragem de ajudar São Luís se preparar para os 400 anos. Tudo indica que as promessas de uma São Luís revitalizada ficarão no esquecimento, para outra oportunidade, quem sabe?
     A  governadora, ao que tudo indica, está acumulando recursos para deslanchar, em breve, seu plano de obras, pois está tudo parado no Estado. Caso contrário, dará margem a interpretações de bastidores, dentre as quais a de que o grupo que está poder quebrou o Estado durante a campanha eleitoral de 2010 e agora está tampando rombos.

0 comentários :

Design de NewWpThemes