'

23 de out. de 2014

Editorial – Jornal Pequeno

Aos poucos, sem estardalhaço e sem dar respostas azedas, o prefeito Edivaldo vai calando as aves de mau agouro que tanto torceram pelo insucesso de sua gestão. A crise municipalista, que atingiu quase a totalidade das prefeituras do Brasil, fincou os pés em São Luís; afinal, a única cidade que jamais pode contar com qualquer parceria do governo do Estado. E entendemos que é tão fácil administrar em tempos de vacas gordas quanto é difícil administrar em tempos de vacas magras.

Desafios históricos, como gerenciar um sistema de saúde falido, tangido muito mais pelos tumultos dos hospitais entupidos, das macas nos corredores e das fatigantes filas para marcação de consultas, foram vencidos no tempo mesmo em que as gralhas berravam nas tribunas por mero anseio de auferir dividendos eleitorais. Pois bem, já não há macas nos corredores, os hospitais municipais foram reformados, clínicas e postos de saúde foram inaugurados e somam mais de 20 os postos de marcação de consultas. Os cães ladraram, mas a caravana passou.

A crise das prefeituras, que em outras capitais retratou o espetáculo triste de escolas caídas, sem móveis nem bancos escolares, sem professores e sem motivação, era a mesma crise de São Luís. Sabe-se, agora, que a Prefeitura de São Luís, por algum tempo sob ataque de greves arranjadas, aplicou o maior volume de investimentos na área da Educação nos últimos 12 anos. Sabe-se, mais, que esse volume de recursos ultrapassou, percentualmente, todas as capitais brasileiras, à exceção de Boa Vista, vencendo o prefeito Edivaldo a crise que grande parte das prefeituras do país não conseguiu vencer.

Sem ufanismo, o prefeito declarou: nossa gestão busca firmemente o amadurecimento de ações concretas de educação integral que garantam o acesso das crianças ao conhecimento, ensino profissionalizante e contextualizado para jovens e adultos e a inclusão educacional das pessoas com deficiência. E acrescentou: teremos uma educação melhor à medida que tivermos cidadãos cada vez melhor formados e capacitados.

Foi esse compromisso que permitiu um reajuste de 9,5 % para os professores logo no primeiro ano de governo, que garantiu mais segurança nas escolas e permitiu a aquisição de 44 ônibus para o transporte escolar na zona rural, além da contratação de 650 novos professores. Outra conquista que aconteceu ao mesmo tempo em que as gralhas berravam nas tribunas seu inconformismo eleitoral. E, mais uma vez, sem o menor sinal de parceria do governo do Estado.

Mas é esta uma gestão que também conquistou o prêmio da transparência no Brasil, que indiscutivelmente combateu a corrupção. Restam outros desafios, como os do transporte urbano e da recuperação da malha viária dos bairros de São Luís, mas estes, pelo andar carruagem, tudo indica que Edivaldo também pode vencer. Para que nenhum destes prêmios sejam prêmios do prefeito; sejam prêmios do povo de São Luís.

0 comentários :

Design de NewWpThemes