'

8 de mai. de 2012


Roseana mente para justiticar falta de compromisso com a Educação
Milhares de alunos do ensino médio estão sem estudar no interior do Estado por conta da falta de iniciativa da governadora Roseana Sarney (PMDB) em cumprir a determinação da Justiça, que não aceitou o seletivo feito pela Secretaria de Educação para contratar professores sem submetê-los a concurso público.  

A denúncia foi levada hoje (08) ao plenário do Poder Legislativo pelo deputado Otelino Neto (PPS). Ele acusou Roseana de mentir para população para justificar a inércia da sua administração no setor vital para o desenvolvimento da sociedade.     

Segundo Otelino, a única justificativa que o governo consegue dar é que foi impedido pelo Ministério Público do Estado. “Essa satisfação é apenas uma meia verdade. Primeiro porque o Ministério Público fez apenas uma recomendação para que o Estado faça concurso, que de fato é um instrumento mais democrático e legítimo para contratação dos servidores para o serviço público. Segundo, o MPE não tem a prerrogativa de decidir, quem decide é a Justiça”, enfatiza.

O parlamentar fez levantamento e constatou que já estamos em maio e as aulas do ensino médio no Maranhão não começaram na grande parte das escolas. “Isso só evidencia a falta de compromisso com a Educação, justamente a Educação que foi um dos pontos principais do programa de governo na época da campanha da governadora Roseana Sarney”, condenou.

Otelino Neto citou como exemplo o município de Alto Alegre do Pindaré, onde as aulas ainda não começaram no Centro de Ensino de Marcelina Noia Alves. Conforme o parlamentar, além da falta de professores, os alunos simplesmente não tem carteira para sentarem.

“No Centro de Ensino Médio Vereador Joaquim Silva e nos anexos, as aulas também não iniciaram por falta de professores. Só nessas unidades e nos anexos, faltam 49 professores que precisam ser contratados para que as aulas possam ser iniciadas. Então é para chamar a atenção para essa situação. Eu citei aqui só o município de Alto Alegre, mas existem diversos outros, inclusive no município de Presidente Sarney, houve uma manifestação em frente à Gerência Regional da Educação de Pinheiro, onde alunos se deslocaram para lá para cobrar o início das aulas do Ensino Médio e não tiveram sequer uma satisfação”, denuncia Neto.

O parlamentar disse ainda que em diversos municípios a situação é semelhante. “Quero deixar o alerta para que o governo passe a dar atenção para este importante assunto não só em respeito à população, mas em respeito aos milhares de jovens que estão até hoje sem começar as aulas e correndo o risco de perder o ano letivo”, condenou.

0 comentários :

Design de NewWpThemes