'

3 de mai. de 2012


O deputado Bira do Pindaré começou a colher nesta manhã de quinta-feira (03) as assinaturas ao requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito, composta por sete parlamentares, para apurar, no prazo de 120 dias, os crimes de pistolagem no Estado ocorrido a partir de 2010.

Treze deputados já assinaram o requerimento, mas a previsão é que até a próxima segunda-feira (07) dezesseis parlamentares tenham rubricado o documento que pede a instalação da CPI para investigar os crimes de pistolagem relacionados a conflitos fundiários, políticos, que atente contra a cidadania ou contra a liberdade de imprensa.

Assinaram o pedido de CPI os deputados Bira do Pindaré (PT), Otelino Neto (PPS), Eliziane Gama (PPS), Zé Carlos da Caixa (PT), Valéria Macedo (PDT), Chico Gomes (DEM), Marcelo Tavares (PSB), Luciano Leitoa (PSB), Gardênia Castelo (PSDB), André Fufuca (PSD), Neto Evangelista (PSDB). Carlos Amorim (PDT) e Graça Paz (PDT). 

A deputada Cleide Coutinho (PSB) não compareceu à sessão desta manhã, mas é tido como certo seu apoio. Prometeram também assim o requerimento os deputados Carlos Alberto Milhomem (PSD) e Hemetério Weba (PV), O quorum mínimo para a instalação da CPI é quatorze assinaturas. 

O líder do Bloco da União Democrática, deputado Eduardo Braide, promete reunir seus liderados para saber o que acham da proposta, mas nada adiantou sobre o que pensa a respeito dos crimes de encomendas que estão acontecendo no Estado.

Conforme levantamento feito por Bira do Pindaré, somente nos primeiros quatro meses deste ano foram registrados seis assassinatos, praticados por pistoleiros de aluguel, sendo três em São Luís e os demais no interior do Estado onde a violência campeia e o aparato de segurança se mostra fraco e sem condições de reagir.

Na capital, além do jornalista Décio Sá, executado em plena Avenida Litorânea, foram vítimas os irmãos e empresários José Mauro Alves de Queiroz e José Queiroz Filho, donos de uma distribuidora de óleo na BR-135, próximo ao Maracanã. Assim como Décio, os irmãos foram assassinados por um individuo não identificado que estava em uma moto.   

0 comentários :

Design de NewWpThemes