'

8 de mar. de 2013


Numa promoção conjunta do Tribunal de Contas do Estado do Estado, Ministério Público e Sebrae-MA, será realizado no período de 12 a 13 (terça e quarta-feira), Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o “Encontro com Gestores Públicos”, quado será assinado um Termo de Cooperação entre o Sebrae e o TCE com vistas à implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas pelos municípios maranhenses.


O dia 13 de março está sendo considerado o “Dia D” para o futuro da Lei, aprovada em 2006 pelo governo federal. Nessa data, as agências do Sebrae de todo o país estarão assinando Termos de Cooperação com os Tribunais de Contas dos estados com vistas ao acompanhamento da implementação da Lei pelos municípios do país. No Maranhão, haverá a particularidade de a assinatura do acordo integrar a programação do Encontro com Gestores Públicos.


Estão sendo esperados em torno de 1.500 participantes para o evento, que reunirá prefeitos, presidentes de câmaras, gestores estaduais e suas assessorias técnicas em torno de questões essenciais para a qualidade da gestão pública. A importância desses assuntos está sintetizada no tema da conferência de abertura, “O Desenvolvimento Local, Transparência e Controle: O Desafio da Nova Gestão Municipal”, eixo em torno do qual a programação será desenvolvida, por meio de palestras e oficinas temáticas.


A conferência será proferida pelo Prof. Dr. Ladislau Dowbor, uma das maiores autoridades do país em administração e planejamento, com mestrado em Economia Social pela Escola Superior de Estatística e Planejamento e doutorado em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Estatística e Planejamento. Planejamento, transparência, controle social, acesso à informação, prestação de contas e oportunidades de negócios estarão entre as questões em foco durante os dois dias do encontro.


LEI GERAL - Apesar de aprovada há sete anos até o momento menos de 20% dos cerca de 5.500 prefeituras do país já efetivaram a legislação dos pequenos negócios, o que vem sendo considerado um desperdício em termos de oportunidade de geração de emprego e renda. No Maranhão, 111 sancionaram a Lei Geral até o momento, sendo que apenas 32 vêm aproveitando as oportunidades oferecidas pela nova legislação.


A ideia do convênio é que, na condição de órgão de controle com jurisdição sobre os municípios, os Tribunais de Contas possam contribuir para que a Lei Geral ganhe efetividade, criando mecanismos de acompanhamento em suas esferas de atuação.

0 comentários :

Design de NewWpThemes