'

4 de jan. de 2014


A letargia da governadora Roseana Sarney para encontrar soluções para o caos estabelecido nos sistemas de segurança pública e penitenciário do Maranhão foi duramente criticada pelo presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Gervásio Santos Jr.

Diante da inação e do silêncio de Roseana, o magistrado sugeriu que a governadora assuma o comando das medidas emergenciais para conter a onda de violência no Estado. “Que a própria governadora assuma o comando das ações emergenciais, afinal, é dela o mandato outorgado pelo povo”, tuitou Gervásio.
 
O presidente da AMMA elencou cinco medidas que deveriam ser tomadas pelo governo para conter a crise na segurança pública. A primeira delas, segundo o juiz, seria o governo do Maranhão reconhecer que perdeu a capacidade de administrar a questão penitenciária.




As demais seriam solicitar, ainda que temporariamente, a transferência dos líderes das facções para os presídios federais; reforçar o policiamento nas ruas para evitar as reações que as transferências dos líderes produziria; realizar esforço conjunto com a Defensória Publica, o MP e o Judiciário realizar uma triagem seria dos presos provisórios e agilizar a construção de presídios médios nos principais pólos do interior para minimizar o déficit de vagas.
Gervásio Jr. criticou ainda a recente declaração do senador José Sarney (PMDB-AP) em entrevista a uma emissora de rádio local de que a violência no Maranhão não saiu dos presídios para as ruas. “Mais uma vez, os fatos contradizem a versão”, afirmou o magistrado.
 

0 comentários :

Design de NewWpThemes