'

26 de dez. de 2014

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), deu início nesta sexta-feira (26) à operação de desobstrução de bueiros nos elevados da Cohama e da Cohab. A ação preventiva tem o objetivo de minimizar os impactos causados pelas chuvas em localidades alagáveis como essas. Os serviços estão sendo realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que trabalha orientando o trânsito nas duas regiões.

A limpeza e desobstrução dos bueiros está sendo realizada das formas manual e mecanizada, garantindo assim agilidade no procedimento. O trabalho mecanizado está sendo feito pelo caminhão de sucção de alto impacto que tem a capacidade de, em cerca de três horas, desentupir um bueiro por meio da sucção dos dejetos que impedem o escoamento das águas pluviais.  

O titular da Semosp, Antônio Araújo, destacou que essa é uma das ações estratégicas que estão sendo realizadas para minimizar as situações de alagamento na cidade. “A execução desse trabalho preventivo é uma orientação do prefeito Edivaldo, que tem apoiado uma série de medidas que estão em andamento para minimizar os impactos causados pelas chuvas. Essas e outras áreas propensas a alagamentos foram estudadas pela Prefeitura e os serviços necessários para melhor escoamento da água serão executados”, disse.

Também fazem parte desse trabalho preventivo a limpeza manual e mecanizada de canais, galerias e bocas de lobos na cidade; e os serviços de drenagem que vêm sendo realizados em locais como São Cristóvão, Santa Bárbara,  Cidade Operária e Vila Luizão. As ações estão sendo executadas com base no diagnóstico realizado pela Semosp, para identificação de pontos da cidade com potencial de sofrer alagamentos.

DEFESA CIVIL

Durante este mês, a Prefeitura de São Luís iniciou uma ação conjunta para limpeza do córrego no bairro Fumacê, na área Itaqui-Bacanga. A limpeza inclui retirada de entulho e lixo do curso d’água e das margens, reduzindo o risco de alagamento na área. Cerca de 200 famílias que construíram casas no entorno do canal estão sendo beneficiadas com a ação.

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), através da Defesa Civil Municipal, identifica a área com risco de alagamento e em seguida é realizada a limpeza do local. A ação é realizada em parceria com a Vale e envolve as Secretarias Municipais de Segurança com Cidadania (Semusc), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Urbanismo e Habitação (Semurh), através da Blitz Urbana.

1 comentários :

Anônimo disse...

Otima ação, espero que a população se esforce pra dar continuidade ao que a prefeitura fez e não jogue mais lixo.

Design de NewWpThemes