'

15 de ago. de 2012


O Maranhão, para a vergonha do nosso povo, aparece mais uma vez como destaque na mídia nacional, desta vez por conta dos índices negativos do IDEB, o que só confirma a denúncia de setores da oposição, que acusam a governadora Roseana Sarney (PMDB), de virá as costas para a Educação do Estado.

O deputado Rubens Júnior (PCdoB) lembrou nesta manhã de segunda-feira (15) que, enquanto boa parte do Brasil avança na avaliação do IDEB, o Maranhão no ensino médio cai. “A nota já era muito baixa em 2009 (3,2) e, em 2011, caiu mais 0,1, reduzindo para 3.1. Sete estados tiveram a nota do IDEB, no ensino médio, reduzidas, dentre eles o estado do Maranhão. E isso nós não podemos aceitar. Não podemos achar que isso é normal. Não podemos entender que isso é culpa de uma avaliação. Isso é culpa de um sistema que está verdadeiramente falido. Isto é culpa de ausência de política pública nesta área, com seriedade” criticou.

Para o parlamentar comunista, os péssimos índices alcançados são fruto da bagunça no setor educacional do Estado, onde todo dia muda o secretário. “A governadora quando assumiu disse: vou trazer um grande técnico da educação de Brasília. Depois colocou Anselmo Raposo, tirou e botou a Olga Simão, depois tirou e colocou Bringel, que é um técnico do Planejamento, mas não é da Educação e diz que vai vir outro secretário. Educação não é lugar de interino, é lugar de efetivo”, defendeu Júnior.

Segundo Rubens Júnior, o Maranhão é um dos pouquíssimos Estados que não tem um Plano Estadual de Educação. “É por isso que aqui o professor de história dá aula de química. Os professores tiveram que entrar em greve, no ano passado, para ter o piso salarial, de acordo com quem entende de Supremo Tribunal Federal. A grande ação do governo do Estado na área da Educação foi fechar escolas dizendo que tinha vaga sobrando. E, além de fechar as escolas, cai a nota do IDEB. Qual a justificativa para isso, senhoras e senhores deputados? Nenhuma”, lamentou.

1 comentários :

Anônimo disse...

Enquanto isso meu caro Jorge Vieira, Luís Fernando Silva e Cia alardeiam aos quatro ventos e divulgam nos blogs amestrados que: uma e somente uma escola de São José de Ribamar alcançou índice do IDEB, ano de 2011, superior à média nacional: “6.8 pontos, 2,5 a mais do que a média nacional, e a maior do Estado”. E diante dessa façanha sobre-humana o credencia como o futuro governador do Estado. Esquecendo-se que os outros 99,99% das escolas de Ribamar vivem num estado de penúria de dar “dó” e também que o IDEB do Estado do Maranhão, como um todo, regrediu. O curioso disso tudo, é que todas essas unidades escolares estão sobre as suas incumbências administrativas. Parece que eles observam árvore, mas não querem ver a floresta!! Essa é pura brincadeira ou falta de assunto, não é meu caro.

Design de NewWpThemes