'

25 de jun. de 2011


Eike quer se apoderar da zona rural de SL
O deputado petista José Carlos da Caixa chama a atenção para os conflitos agrários na zona rural de São Luís por conta de interesses de poderosos grupos empresariais em expulsar moradores de comunidades onde pretendem instalar seus complexos industriais.
José Carlos citou como principal fonte do conflito, o interesse do mega empresário Eike Batista, comandante do grupo MPX, em remanejar os moradores das comunidades Camboa dos Frade e Nova Camboa dos Frades, cuja as origens remontam a 1698, data em que os padres Capuchinhos fizeram a doação das terras aos antigos habitantes da área.

Conforme José Carlos, o grupo MPX conta na empreitada com o apoio de técnicos do ITERMA (Instituto de Terras do Maranhão), que estariam pressionando os moradores a aceitarem as condições impostas para o remanejamento.

O deputado explica que Camboa dos Frades e Nova Camboa dos Frades são frutos de doação do então rei de Portugal aos Frades Capuchinhos, conforme consta em documento do arquivo público do estado, presente no livro de registros da Freguesia de São Joaquim do Bacanga (1855 a1857).

Esta documentação compõe a Carta de Sesmaria do Arquivo Histórico Ultramariano. Mais tarde as terras foram repassadas pelos religiosos portugueses aos moradores locais que nelas residem até hoje.  

"Não há dúvidas de que essas terras lhes são de fato e de direito. Minha assessoria teve acesso às informações e por isso estou convocando não uma audiência pública, mas um amplo debate sobre esta questão que está acontecendo a menos de 15 quilômetros da Assembleia Legislativa", ressaltou José Carlos. 

0 comentários :

Design de NewWpThemes