'

28 de set. de 2012


Edivaldo cumprimentando eleitor em passeata na Vila Bessa
Faltando apenas nove dias para o primeiro turno da sucessão, as pesquisas para consumo interno dos partidos ou coligações indicam que o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) já ultrapassou o prefeito João Castelo na corrida pela prefeitura de São Luís.

As sondagens encomendadas por blogs e jornais para divulgação também indicam uma disputa bastante equilibrada entre os principais correntes, a exemplo da mais recente publicada pelo Instituto Data M (33% a 32,3%), mas Holanda sempre na frente.

Conforme os números de praticamente todos os instituto, Edivaldo e Castelo estão consolidados no segundo turno e vão disputar quem será o futuro mandatário da capital pelospróximos quatro anos.


Castelo despencou e estacionou na casa dos 30%
A diferença é que, enquanto Castelo começou a campanha com 39% das intenções de voto, despencou para a casa dos 30 pontos percentuais na reta final e estacionou, Edivaldo fez o caminho oposto. Começou com menos de 20 por cento e chega na reta final acima de 33% e com potencial de crescimento.    

Faltando menos de uma semana para encerrar a campanha, dificilmente os candidatos Washington Oliveira (PT), Eliziane Gama (PPS), Tadeu Palácio (PP), Marcos Silva (PSTU), Haroldo Sabóia (PSOL) e Ednaldo Neves (PRTB) conseguirão reverter a tendência do eleitorado.

A candidata Eliziane Gama, que subiu da quinta para a quarta colocação, ultrapassando Tadeu Palácio, desde ontem usa o carisma da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na tentativa de fazer decolar a candidatura.

Washington Oliveira, usando toda a estrutura dos governos federal e estadual, continua muito distante do segundo turno, mas está tendo um desempenho muito superior ao de Ricardo Murad (PMDB) quando se candidatou a prefeito de São Luís como representante da oligarquia, fama de “tratozão”, e terminou a campanha com minguados 7% dos votos. Washington sempre patina entre 10 e 12 por cento, mas não sai disso.

O fiasco, no entanto, é o desempenho do ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), que chegou a liderar a corrida pela prefeitura e apareceu na última pesquisa Data M com menos de cinco pontos percentuais, perdendo a quarta colocação para Eliziane.

Marcos Silva, ao contrário do possam imaginar os incautos, sai desta eleição com credibilidade para disputar futuramente um mandato proporcional. As pesquisas qualitativas feitas pelos comitês de campanha identificam que a população confia nas suas palavras e vê sinceridade em suas propostas.

As eleições 2012, no entanto, servirão para retirar do cenário político figuras ultrapassadas, fora de tempo. É caso do ex-deputado Haroldo Sabóia (PSOL), que entrou na campanha só para agredir e está tendo como resposta a indiferença do eleitorado. Começou a campanha em penúltimo lugar e permanece lá até hoje.

Ao contrário de Haroldo, que revela um ódio injustificável pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, e pelo candidato Edivaldo Holanda Júnior, chegando a passar a ideia de que está sendo “laranja” de alguém, o representante do PRTB, Ednaldo Neves, cumpriu bem seu papel ao usar seu programa no horário eleitoral para informar ao eleitorado que as promessas de Castelo não passam de uma farsa.   

0 comentários :

Design de NewWpThemes