Na ocasião dos 500 dias para a abertura dos jogos
da Copa do Mundo em 2014, o presidente da Embratur, Flávio Dino, fez um balanço
das ações promovidas para a divulgação do Brasil no exterior e ressaltou o
planejamento feito pelo instituto para fortalecer a vinda de estrangeiros para
o país. A entrevista foi concedida ao Portal da Copa.
Os números e as expectativas para os grandes eventos
que acontecerão no Brasil a partir de 2013 trazem grandes oportunidades de
manutenção de grande quantidade de turistas para o Brasil. Em 2013, a Jornada
Mundial da Juventude (evento que reúne milhões jovens cristãos de todo o mundo)
e a Copa das Confederações serão o ponto de partida para solidificar uma imagem
positiva do Brasil nos turistas vindos de outros países.
Segundo Flávio Dino, o momento é de garantir o
sucesso de todos esses eventos para que os turistas que vierem pela primeira
vez ao Brasil levem boas referências do país para seus locais de origem.
“A nossa preocupação principal é garantir que a Copa
do Mundo seja um sucesso do ponto de vista turístico. Isso significa não apenas
garantir a presença dos 600 mil turistas estrangeiros projetados, como também
garantir que este ciclo de crescimento do turismo internacional no Brasil vá
além da Copa. O investimento que estamos fazendo é para mostrar os preparativos
do Brasil e demonstrar que estamos aptos a sediar a Copa do Mundo com êxito. Ao
mesmo tempo, buscamos dialogar com os operadores de turismo, mostrando as
oportunidades de negócios que a Copa traz e apresentando os atrativos
turísticos do Brasil,” disse Flávio Dino.
Para servir de apoio aos investimentos que estão
sendo feitos desde 2011 no fortalecimento do turismo, a Embratur aposta nas
pesquisas de perfil dos turistas que vêm ao Brasil e também no perfil que os
interessados em viajar para cada um dos eventos dos quais o Brasil será sede. A
intenção é fazer com que o turista possa chegar a outros pontos turísticos
brasileiros, próximos às sedes de cada evento.
“Como somos um país extenso geograficamente, temos
atrativos turísticos para todos os públicos. Seja aqueles que se interessam
mais por ecoturismo e turismo de aventura; no segmento sol e praia, no qual o
Brasil é reconhecido mundialmente; mas também no turismo cultural. Pelo fato de
a Copa ter 12 cidades-sede, abre-se a possibilidade de apresentarmos aos
turistas potenciais esse cardápio completo que o Brasil representa,” analisou.
Os
investimentos que estão sendo feitos devem ser revertidos em crescimento
permanente na infraestrutura brasileira. Flávio Dino destacou a importância de
que esses investimentos fiquem como legado ao povo brasileiro.
“Precisamos
fazer com que os ganhos de infraestrutura sejam tangíveis, sejam de fato
concretizados, não só alcançando portos e aeroportos, mas também a qualificação
da nossa rede hoteleira e dos recursos humanos. Esse é um investimento de
grande importância, não só para os eventos em si, mas sobretudo para nossa
nação e para a meta de elevar a qualidade de vida do nosso povo”, defendeu.
Dino fez ainda um balanço da atuação da Embratur no
último ano e projeções para 2012 e 2013, estabelecendo perspectivas de aumento
do turismo no país: “Nós fechamos 2012 com ingressos de divisas do turismo
internacional na ordem de US$ 6,6 bilhões. Em 2013, vamos alcançar a casa dos
US$ 7 bilhões. Com isso, dá para imaginar que no ano de 2014 nós vamos chegar a
algo em torno de US$ 8 bilhões no ano oriundo do turismo internacional.”
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