'

2 de ago. de 2014

Marcelo Freixo, Dilma Rousseff, Marina Silva e até o presidente dos EUA, Barack Obama, já usaram modelo de arrecadação de campanha pela internet.
A doação online para candidatos é realidade no Brasil desde 2010. A iniciativa da campanha de Flávio Dino, que lançou o site Um Maranhão mais justo, um Maranhão sem Sarney, é inédita no Estado, mas está presente em outros lugares dentro e fora do Brasil.

Um dos exemplos é o de Marcelo Freixo, que disputou a prefeitura do Rio de Janeiro pelo Psol em 2012. Ele arrecadou pela internet 15% de todas as doações recebidas em sua campanha. Freixo usou o mesmo sistema que hoje é usado por Flávio Dino. O candidato do Rio arrecadou R$ 162 mil em doações online.

Antes disso, em 2010, as então candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva também usaram o modelo de arrecadação online.

Esse modelo ajuda a aproximar o eleitor do processo político.

Fora do Brasil, as doações online já estão presentes há mais tempo. O maior exemplo é do presidente dos EUA, Barack Obama. Em 2008, ele arrecadou cerca de meio bilhão de dólares pela internet. Em 2012, o valor foi ainda maior: US$ 690 milhões, mostrando o uso crescente desse modelo.

0 comentários :

Design de NewWpThemes