'

7 de jan. de 2015

O prefeito Edivaldo recebeu na manhã desta quarta-feira (7) a secretária estadual do Turismo, Delma Andrade, para tratarem das primeiras ações conjuntas que serão executadas por meio de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão na área do turismo da capital. A parceria inédita contemplará, inicialmente, intervenções emergenciais e pontuais no Centro Histórico da cidade. A reunião de trabalho aconteceu no Palácio La Ravardière, da qual também participaram os secretários municipais Guilherme Marques (Turismo), Lula Fylho (Governo) e Batista Matos (Comunicação).

O prefeito Edivaldo expôs à titular do Turismo estadual ações que podem ser desenvolvidas conjuntamente. “Já estamos consolidando a parceria tão sonhada pela população, que é Prefeitura e Governo do Estado juntos pelo bem da cidade. Esta semana, estivemos reunidos com o governador Flávio Dino, quando iniciamos as primeiras tratativas das parcerias institucionais no setor de infraestrutura e mobilidade urbana e agora damos início ao trabalho para delinearmos ações integradas também na área do turismo da nossa capital”, disse Edivaldo. 

No plano, constam desde ações complexas que serão executadas a médio prazo até outras de caráter mais simples, como a intensificação da limpeza e lavagem de ruas, escadarias, becos e outros pontos de grande visitação, a melhoria da iluminação artística, do calçamento e reestruturação de alguns prédios abandonados.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Guilherme Marques, as primeiras medidas previstas serão desenvolvidas já na próxima semana. “A parceria prevê ações para humanizar o Centro Histórico, a partir da ativação de diversos equipamentos culturais de grande apelo turístico, que precisam estar abertos todos os dias, inclusive aos finais de semana, para receber os turistas, e também para que a população de São Luís volte a frequentar o Centro Histórico de sua cidade”, disse o titular da Setur. Ele frisou que está prevista, por exemplo, a realização de espetáculos culturais e atrações folclóricas genuinamente maranhenses.  

PLANO ABRANGENTE

Segundo Marques, a primeira etapa das ações mais complexas deve ser executada em um prazo de 120 dias. “Já estamos trabalhando nesse sentido, dialogando e analisando estratégias conjuntas para melhoria, inicialmente, do Centro Histórico, mas definindo também ações para alavancar o setor turístico como um todo, no Maranhão”, enfatizou.

A secretária estadual de Turismo, Delma Andrade, disse que a iniciativa da parceria visa desenvolver a área do polo de São Luís - que contempla também Alcântara e Barreirinhas – em uma ação denominada pelo governador Flávio Dino como “Choque de Ordem”. Este plano prevê a execução de ações emergenciais e pontuais para uma resposta mais imediata à população nesta área.

“Nos próximos 15 dias, estaremos nos reunindo para traçar esse plano de ações com metas muito bem definidas, os resultados esperados e as formas de monitoramentos dessas ações”, disse Delma Andrade.

A secretária afirmou, ainda, que será estabelecida também uma ação macro de promoção do turismo no Estado, para alavancar o setor a patamares bem melhores que os observados atualmente. Além das ações de promoção, também serão estabelecidas ações estruturantes para reforçar o turismo em São Luís e nos demais polos do Maranhão.

2 comentários :

Anônimo disse...

São luis como cidade patrimonia que é tava precisando de ações de revitalização, começar pelo centro historico é otima ideia.

Anônimo disse...

Nossa cidade é linda, otimo saber que terá essa força da prefeitura para a revitalização e aumento do turismo.

Design de NewWpThemes