'

4 de jan. de 2012

 Agência Assembleia
Foto Materia
 
A expressão “progresso” deu o tom à análise do deputado César Pires (DEM)  sobre a atuação da Assembleia Legislativa em 2011. Ele citou a criação de cursos de especialização e técnico para servidores da Casa e a expansão da TV Assembleia para sinal aberto, materializadas na gestão do presidente Arnaldo Melo (PMDB), como sinais de que o Legislativo tem avançado.
 
“É disso que nós precisamos aqui, isto é, dar continuidade e também apresentar as novas digitais, como V.Exª. [Arnaldo Melo] está apresentando”, declarou.
 
César Pires, que tem a educação como sua mais notável convicção de desenvolvimento social e econômico, elogiou a iniciativa da Mesa Diretora de oferecer aos servidores da Casa e seus dependentes, através da Escola do Legislativo, os cursos de “Especialização em Gestão Pública” e “Técnico em Serviços Públicos”, ministrados pela Universidade Estadual do Maranhão.
 
Ele revelou satisfação em ser um dos protagonistas da nova fase da história do parlamento. “Tive a felicidade, na inauguração desta Casa, de ser o primeiro parlamentar a utilizar esse púlpito”, recordou César Pires, em referência ao período em que exercia o mandato de primeiro secretário da Mesa Diretora e fez o discurso da solenidade de inauguração do novo prédio da Assembleia Legislativa, no Calhau, em 18 de novembro de 2008.
 
Ele lembrou que durante o discurso (da solenidade de inauguração) evocou personagens históricos e de reconhecida inteligência que abrilhantaram a história do parlamento ao longo da sua existência (hoje com 176 anos).
 
“Vejo que os nossos antepassados, aqueles que brilharam nesta Casa, não mais seus ossos foram mexidos. Valeu a Coelho Neto e valeu ao Gomes de Sousa, que utilizaram também [a tribuna do parlamento estadual] e que foram homens de conhecimento imensurável”, declarou.
 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
 
Testemunhar o crescimento da Escola do Legislativo tem um significado especial para o deputado César Pires. “Meu sonho, minha esperança não morreu quando nós criamos a Escola do Legislativo e demos o primeiro passo de capacitação para os nossos funcionários. Quem há de se arvorar e negar aquilo que nós fizemos? Foi, sem sombra de dúvidas, um ato gigantesco, a passos longos, em busca da qualificação do nosso povo e dos nossos profissionais”.
 
Ele celebrou o fato do seu sonho não ter ficado adormecido no tempo, mas, ao contrário, “pegou um vento de monção, levando-o ao encontro uma sociedade cada vez mais exigente que faz parte de um processo qualitativo”.
 
Na visão de César Pires, atualmente a venda de serviços superou a venda mecanicista da indústria, dando origem a uma variável incontestável: o conhecimento. “Há necessidade de o talento e a criatividade serem lapidados para que a gente possa responder às inquietações de uma sociedade que, cada vez mais, clama por algo melhor. Assim, esta Assembleia vai para a frente”, declarou.
 
TV ASSEMBLEIA
 
 César Pires também manifestou alegria em ver outra aspiração sua se materializar e crescer. “Quando ainda nós conseguimos colocar o Interlegis, de ordem humilde nesta Casa, e eu vejo agora que aquele sonho também não morreu com a televisão aberta”. O Interlegis é um programa permite a interação entre os Poderes Legislativos e a sociedade.
 
César Pires disse que, por ser muito crítico, é incapaz de “professar aquilo o que não acredita”. “Não me envergonho de poder dizer parabéns, Arnaldo Melo. Parabéns aos teus pares, a tua Mesa, a tua equipe de trabalho por estar no caminho, porque está conduzindo esta Assembleia rumo àquilo que todos nós desejamos”.
 
Ele também falou sobre os erros cometidos, que acabaram ecoando de forma negativa na sociedade, e estimulou a prática do aprimoramento, com o objetivo de fortalecer o parlamento estadual.
 
 “Os percalços e dificuldades que vivenciamos aqui dentro e as críticas que nos fazem lá fora pelos nossos próprios erros devem agora, de certa forma, ser atenuadas, ser retrabalhadas, repaginadas, reconceituadas dentro de nós mesmos, para que ano que vem nós possamos fazer ainda melhor, individualmente e no coletivo”, aconselhou.

0 comentários :

Design de NewWpThemes