'

10 de jan. de 2012

Macaxeira será o candidato a prefeito da oligarquia Sarney
Definitivamente a oligarquia Sarney desistiu de brigar pela Prefeitura de São Luís, por um motivo bem simples: tentar livrar-se do vice-governador Washington Oliveira e de qualquer possibilidade do deputado estadual Bira do Pindaré ser o representante do PT na sucessão municipal. 

Washington, caso não consiga convencer Bira desistir da pré-candidatura, terá que enfrentar as prévias e nesta empreitada contaria com o apoio dos também pré-candidatos Rodrigo Comerciário, considerado hoje uma espécie de bedel da Roseana, e José Antonio Heluy, outra Anta petista amestrada por Sarney.

A oligarquia acredita que Washington candidato atrairá para a eleição em São Luis a cúpula petista, o ex-presidente Lula da Silva e, provavelmente, até a presidenta Dilma Rousseff, numa espécie de esforço concentrado para elegê-lo, mesmo sendo ele considerado um político sem voto e sem vínculo eleitoral com a cidade.   

O grupo Sarney pensa única e exclusivamente em se livrar de Washington a qualquer custo, pois não admite entregar o governo do Estado para ele após a desincompatibilização de Roseana do cargo para concorrer ao Senado. E a chance de vê-lo longe do Palácio dos Leões é tentar colocá-lo na prefeitura, deixando o campo livre para o futuro presidente da Assembleia Legislativa (Max Barros?) assumir o cargo.

O problema é que o candidato não possui densidade eleitoral, é antipatizado pela oposição tradicional, a esquerda o detesta por ter se transformado num filhote de Sarney e uma ala considerada do PT, comandada pelo deputado Domingos Dutra, não admite sequer pensar em apoiá-lo.

Apresença do vice na sucessão com o apoio das máquinas federal e estadual também não passa de um gesto da oligarquia para amaciá-lo e tentar convencê-lo mais na frente, caso não se eleja, a sair do caminho, tendo como recompensa, provavelmente, uma vaga no Tribunal de Contas do Estado.  

0 comentários :

Design de NewWpThemes