'

24 de mai. de 2012


Em concorrida solenidade realizada nesta manhã se quinta-feira (24),  o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) tomou posse na secretaria de Governo do Município, atendendo a um convite pessoal do prefeito João Castelo (PSDB).

Castelo deixou claro, ao final do discurso de saudação do novo auxiliar, que pretende aproveitar sua experiência como ex-governador para ajudá-lo na tarefa de realizar as obras que a cidade está precisando e ter mais liberdade para cuidar de sua campanha à reeleição.

O prefeito e o ex-governador focaram seus pronunciamentos na unidade da oposição e no grande projeto Flávio Dino para 2014, quando estará em jogo o comando sucessório do Estado.

José Reinaldo alertou para os erros do passado quando o senador José Sarney estimulava a briga entre os partidos de oposição na eleição da capital, o que dificultava a união de forças anti oligarquia na eleição estadual. Ele ressaltou que aceitou o convite em função da importante contribuição que Castelo deu para derrotar a oligarquia Sarney em 2006, quando ajudou eleger o governador Jackson Lago. 

“O convite foi meu, pessoal. Minha expectativa é que, com sua experiência possa me ajudar a administrar a cidade”, disse Castelo antes de assinar o ato de nomeação. 

Segue abaixo a íntegra do discurso do ex-governador José Reinaldo Tavares.     


Amigas e amigos

O prefeito João Castelo honrou-me com o convite para assumir a Secretaria de Governo da Prefeitura, eu aceitei achando que era meu dever colaborar com ele que em 2006 foi um valioso integrante da chamada Frente de Libertação do Maranhão, momento único na história política maranhense, que teve como desfecho a eleição de Jackson Lago para o governo do estado.

Portanto é com prazer que me junto a essa valorosa equipe que vem, com sucesso, realizando obras e ações de grande benefício para a cidade.

Eu e Castelo já fomos governadores do estado e conhecemos profundamente os bastidores da política do estado. Eu, como ele, fui tremendamente perseguido por aqueles que se julgam donos do Maranhão. Nem ministros podiam vir aqui.

Com Castelo é parecido, pois tentam impedir a realização de qualquer programa importante da prefeitura. Para isso lançam mão de pressão, da amizade, do poder das posições que ocupam deixando implícitas ameaças aos que não se submetem.
Eu não posso me omitir ante tudo que fazem com um membro da oposição muito importante quanto o prefeito Castelo.

Castelo deixou de cumprir promessas de campanha? É provável ante as dificuldades que lhe são impostas pelo governo. Mas mesmo assim, com paciência e competência Castelo vai trazendo obras e ações de enorme importância para a população e aos poucos vai se transformando em um dos melhores prefeitos que São Luís já teve.

Considero um erro brutal tratar Castelo como se não fosse oposição ao governo do estado, logo ele que vem se constituindo no maior adversário da oligarquia e o mais prejudicado por ela. Vim portanto, meus amigos, que me conhecem e sabem que não ajo com subterfúgios e não me omito, por delegação do prefeito, para agir como sempre na minha vida abrindo as portas para o diálogo com todos aqueles que querem um Maranhão liberto das suas amarras políticas históricas o que só se dará com a eleição de Flávio Dino para Governador em 2014.

Não será pela divisão das lideranças e partidos oposicionistas que venceremos em 2014. Isso é o que eles querem, pois estão assistindo e se deleitando com a divisão da oposição uma reedição de um passado sempre repetido, pois as oposições se dividiam na paixão da eleição municipal, e o rancor permanecia e dominava à todos e inexoravelmente vinha a derrota na eleição para governador como consequência. Esse foi o modelo de dominação que deu a oligarquia um longo período de desastrosa administração do estado que levou a corrupção, a pobreza e aos piores indicadores sociais do país.

Em 2006 a primeira reunião que fizemos com as maiores lideranças da oposição foi um desastre e se eu não estivesse no governo e levasse com pulso firme a união teríamos perdido do mesmo jeito que no passado.

Portanto eu continuo o mesmo querendo a vitória de Flávio em 2014 e estou me colocando a disposição de todos os que me conhecem e confiam em mim para o diálogo que permita a união sólida entre nós com esse objetivo maior.

Castelo é muito importante para 2014 assim como o PSDB. Vamos discutir a campanha e a nossa união. O adversário do povo maranhense é a oligarquia e não se deve colocar o prefeito como alvo da oposição. Estou pronto para ajudar o prefeito a governar sempre dando grande prioridade para a conversa política e o entendimento das oposições. Acredito muito no prefeito João Castelo, no seu trabalho, na sua competência. Foi um dos melhores governadores do estado e acredito que no final de seu mandato também estará incluído entre os melhores prefeitos de São Luís. É dedicado, hábil negociador e grande realizador e assim faz por merecer o carinho da população da cidade, em que pese o tremendo bombardeio midiático que recebe todos os dias.

Não vamos dar ao senador Sarney o que ele quer e sempre teve, uma oposição desunida, presa fácil nas eleições para governador no passado.
Flávio Dino precisa disso para tornar possível o sonho de um Maranhão livre e democrático.

Muito obrigado prefeito pelo convite, vim para ajudar, conte comigo.   

1 comentários :

Francisco Moura dos Santos disse...

Parabéns, Governandor! Excelente análise! Poucos tem essa visão, finalmente vislumbro uma luz no fim do túnel e vejo como real a possibilidade de banirmos de vez essa oligarquia caduca, mas que sabe utilizar com competência os meios que dispõe para se manter no poder.

Design de NewWpThemes