'

18 de nov. de 2014

Começa nesta quarta-feira (19), no Parque da Cidade, em Caxias (MA), a AGRITEC 2014 - Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhenses. O evento é inédito em seu formato, no Maranhão, e visa mostrar as inovações, informações tecnológicas, pesquisas, experimentos e inventos voltados para agricultura familiar, bem como o potencial agrícola, produtivo, artesanato, cultura e turismo dos municípios maranhenses.

Promovido pela Embrapa, Sindicato Rural e Prefeitura de Caxias, a feira – que se estenderá até sábado (22), tem o apoio de instituições estaduais e federais, organizações não-governamentais, prefeituras dos municípios das região dos Cocais e Baixo Parnaíba e veículos de Comunicação.

Um público estimado em 50 mil pessoas deve passar pelo Parque da Cidade de Caxias nos quatro dias do evento, entre agricultores familiares, produtores rurais, empreendedores, expositores, dirigentes de associações de povoados, conferencistas, artistas e visitantes.

"É uma feira diferente das que estamos acostumados a ver no Maranhão e no Brasil, pois não se trata de uma exposição agropecuária, mas de uma feira de informações tecnológicas, para se mostrar as novidade, pesquisas e tecnologias sociais no campo”, anuncia o chefe-geral da Embrapa Cocais,  Valdemício Ferreira de Sousa.

SIMPÓSIO - A AgriTec 2014 será aberta oficialmente às 9h desta quarta-feira (19), no auditório do Espaço da Agricultura Familiar, Parque da Cidade de Caxias, com o I Simpósio da Agricultura Familiar Maranhense.

O Simpósio inclui mesas-redondas, minicursos, oficinas, clínicas tecnológicas e palestras que serão ministrados por pesquisadores de vários Centros de Pesquisas da Embrapa, de vários estados, além de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social (MDS).

INVENTOS – A programação da AgriTec inclui uma Mostra de Pequenos Inventos voltados para a agricultura familiar, a  Exposição de Tecnologias Sociais e uma Vitrine Tecnológica da Embrapa, além de cursos para capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater) e exposição de máquinas e equipamentos, exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, e atrações artísticas e culturais para o público em geral.

A feira está dividida em vários ambientes: Espaço da Agricultura Familiar, Espaço do Agronegócio, Espaço da Ovinocaprinocultura, Espaço do Empreendedorismo e Negócio, Espaço da Cidadania, Espaço da Alimentação/Gastronomia Regional, Espaço dos Municípios, Espaço do Lazer e Espaço Show, além de dois auditórios, sala de imprensa e estandes institucionais.

 

 

0 comentários :

Design de NewWpThemes