'

16 de fev. de 2015

Alegria, tranquilidade e diversidade marcaram a noite de domingo (15), no Circuito Madre Deus, no ‘Carnaval de Todos – Juntos Fazemos a Festa’, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. Brincantes, comerciantes e moradores da área aprovaram a programação, organização e segurança preparados pelo Estado, para o segundo dia de folia do carnaval 2015.

“Amo o meu bairro e para mim é um prazer ver o carnaval renascendo neste lugar. O governador Flávio Dino investiu em segurança e valorizou as atrações da terra e isso mostra sua sensibilidade pelo que é nosso. Estou muito feliz e orgulhoso em ver que o circuito do bairro está lotado e as pessoas estão trazendo suas famílias por se sentirem mais seguras, espero que os próximos anos sejam ainda melhores e que a gente não precise deixar a capital em busca de folia no interior”, disse o folião Carlos César Silva, morador da Madre Deus há 20 anos.

Nos quatro pontos de folia distribuídos entre a Praça da Saudade, Ponto do Meio, Beco do Gavião e Ponto de Fuga, no bairro da Madre Deus, o folião pode apreciar dezenas de atrações entre blocos tradicionais e alternativos, tambor de crioula, além de apresentações de bandas locais. Na Praça da Saudade, o primeiro show da noite foi comandado pela Banda Embala Brasil, que propagou a cultura maranhense por meio de músicas de interpretes locais que exaltavam as belezas da ‘Ilha do Amor’.

No Beco do Gavião, a programação foi aberta com a sensualidade do Tambor de Crioula de Sildiléia, que envolveu os brincantes e não deixou o folião parado. Sildiléia Melônio, presidente da brincadeira que agrega 65 integrantes, explicou que a dança foi fundada há 54 anos por sua avó e que até hoje a família da sequência ao tambor de crioula, que não só difunde a cultura do negro maranhense, como exalta São Benedito.

“Essa dança é genuinamente nossa e isso me orgulha. O ‘Carnaval de Todos’ está aprovadíssimo por integrar a diversidade cultural, o Governo fez a sua parte garantindo uma vasta programação, com segurança e saúde, agora cabe ao folião, brincar com responsabilidade, paz e alegria e aproveitar o momento momesco”, disse Sildiléia Melônio.

O bloco Alternativo Vinagreira do Samba, com mais de 30 anos de tradição, encantou o folião no Ponto de Fuga, que caiu na brincadeira e dançou ao embalo da batida do samba. O presidente do bloco, Carlos Alberto Bezerra, disse que a brincadeira é oriunda do bairro Vila Palmeira e integra 98 componentes. Ele classificou o carnaval 2015 como um dos mais organizados e seguros que já participou e parabenizou o Estado pelo investimento, principalmente, na área de segurança, uma vez que haviam muitos policiais por todo o circuito carnavalesco.

O motorista Antonilson Azevedo, 31 anos, contou que todos os anos passava o carnaval na Baixada Maranhense, mas esse ano decidiu passar o período momesco em São Luís e garantiu que não se arrependeu da troca. Ele revelou que trouxe toda a família para o circuito Madre Deus. A presença constante da polícia e a diversidade na programação cultural tornou a brincadeira ainda mais atrativa.

Os comerciantes e vendedores ambulantes contaram que o reforço na segurança atraiu o folião e aumentou as vendas em quase 50% em relação ao mesmo período do ano passado. “A noite mal começou e já vendi todos os meus produtos, entre cerveja, água e refrigerante. Não acreditava que as vendas fossem ser tão boas, mas me surpreendi de forma positiva e meu estoque já está praticamente no fim. O Governo está de parabéns, muita gente criticou, mas no final acredito que foi bom para todo mundo”, explicou o vendedor João Gonçalves, 48 anos. (Fotos de Francisco Campos)

0 comentários :

Design de NewWpThemes