'

20 de fev. de 2015

Cobrança 

Um dos poucos presentes à sessão de ontem, Wellington do Curso engrossou o cordão dos deputados que clamam pelo esclarecimento do Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Gerardo de Freitas Fernandes, sobre o andamento das obras de duplicação da BR-135, no trecho entre Estreito dos Mosquitos e Bacabeira, um dos mais perigosos do país.  


Vários parlamentares, por conta dos riscos que a rodovia oferece, já tiveram a iniciativa de solicitar ao Denit informações sobre a previsão de conclusão da obra, mas tiveram o silencio do órgão como resposta. Agora, Wellington está defendendo que o poder público e sociedade civil fiscalizem a fim de evitar mais atraso na duplicação da rodovia.  

Quase no ponto

As comissões permanentes do Poder Legislativo deverão ser anunciadas, provavelmente, no decorrer da próxima semana, segundo preveem líderes dos blocos parlamentares.

Já estão praticamente definidos os presidentes das duas comissões consideradas mais importantes da Casa: Constituição e Justiça e Orçamento e Finanças.

A primeira, conforme comentam nos bastidores do Legislativo, será presidida pelo deputado comunista Marco Aurélio, enquanto a segunda, tudo indica que será entregue ao deputado do PV, Rigo Teles. 

Espaço de Adriano

O grupo Sarney, segundo comentários de analistas que acompanham as atividades do Legislativo, esfacelou e já não desfruta do poder de convencimento de outrora.

Citam como exemplo o fato do deputado Adriano Sarney ter sido preterido da presidência da Comissão de Meio Ambiente, espaço pelo qual vinha brigando internamente.

Como uma espécie de “prêmio consolação”, ofereceram a Adriano uma vaga na CCJ, a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos e ele topou.

Acomodando

Como as composições das comissões e suas respectivas presidências obedecerão o critério da proporcionalidade dos blocos, o PMDB, que possui uma bancada com apenas quatro parlamentares, poderá ficar sem espaço.

De acordo com o regimento interno da Casa, o PMDB não teria direito a nenhuma presidência de comissão, mas o presidente da Casa, Humberto Coutinho, articula com os demais parlamentares ceder uma aos peemdebistas.

Deixando fluir

Apontado como provável presidente da Comissão de Orçamento, uma das mais cobiçadas da Assembleia Legislativa, o deputado Rigo Tele disse ontem à coluna que não está quebrando lança pelo posto e que vai deixar as discussões fluírem sobre a composição.

O parlamentar garante, no entanto, que as definições em torno das composições das comissões permanentes da Casa, deverão estar concluídas na próxima semana, mas que ainda não existiria definição em torno do seu nome.

Nos bastidores, porém, a indicação de Rigo é tida como certa, em função dele pertencer ao segundo maior bloco de apoio ao governo, a quem caberá indicar o presidente.

Com vontade

Ao visitar, na manhã de ontem, o Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, um ex-deputado estadual ao ser informado sobre a realização da sessão, em plena quinta-feira pós carnaval, observou: “Começo de legislatura é assim mesmo”.

Deputado por duas legislatura e conhecedor dos mistérios do plenário, o ex-parlamentar, contou com a concordância de um curioso, que emendou: “Começaram a todo vapor”.

Encontro nos Leões

O governador Flávio Dino e o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, vão reunir hoje, às 10h30, no Palácio dos Leões, para articular ações na esfera federal que visem promover o desenvolvimento econômico e social do Maranhão.

Presidente estadual do PP e um dos principais líderes da aliança que derrotou o grupo Sarney, Waldir Maranhão, como presidente interino ou vice-presidente da Câmara, possui força e pode ajudar muito no agendamento das audiências nos ministérios e na aceleração de projetos de interesses do Estado.   (Coluna diária redigida pelo titular do blog para o Jornal Pequeno)

 
 

0 comentários :

Design de NewWpThemes