'

6 de mai. de 2011

IPTU da discórdia
     A deputada Gardênia Castelo e o deputado Roberto Costa travaram ontem duro debate por conta de um relatório do Ministério Público sobre a nova tabela do IPTU divulgada pela Prefeitura.
     Costa levou para tribuna as conclusões do MP apontando suposta fraude na Planta Genérica de Valores, mas teve que ouvir em silencio a réplica da parlamentar, filha do prefeito.
     Tranquila e mostrando segurança em suas afirmações, Gardênia foi no fígado do acusador: “Deputado, o prefeito João Castelo não fraudou nada, quem gosta de fraude é quem mandou milhões para o exterior”. O silêncio foi geral.
Municipalizando
     A Câmara Municipal de São Luís, pelo visto, mudou para o Sítio Rangedor e esqueceram de avisar os vereadores.
     Diariamente os assuntos inerentes ao debate no plenário do Palácio Pedro Neiva de Santana transformam-se em temas de discurso acalorados nas sessões plenárias do Palácio Manoel Bequimão.
     Diante de tantos discursos focados na prefeitura, um parlamentar do bloco de oposição alertou que Assembleia Legislativa existe para fiscalizar o Governo do Estado e não o município. 
Sinal verde
     A deputada Eliziane Gama recebeu da direção nacional do PPS sinal verde para lançar sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís.
     Gama já manteve conversações com o presidente nacional do partido, deputado Roberto Freire, e vai levar a discussão para dentro do partido.
     Uma Resolução da Executiva Nacional recomenda lançamento de candidatura própria nos municípios com população superior a 200 mil habitantes.
Definições
     Dirigentes do PPS informam que o posicionamento do partido sobre sucessão municipal somente será definido no congresso que deverá acontecer em junho próximo.
     O presidente da legenda no Estado, Paulo Matos, adianta que, embora seja aliado da administração municipal, não existe compromisso formal de aliança com o PSDB.  
Novos municípios
     A Assembleia Legislativa deu mais um passo para a concretização do processo de emancipação de povoados com viabilidade municipal ao aprovar Resolução Administrativa da Mesa Diretora estabelecendo normas para os desmembramentos.
     Para o Presidente Arnaldo Melo, mesmo que por algum motivo os projetos sejam considerados inconstitucionais, ainda assim o Poder Legislativo terá cumprido a sua parte.  
Não empolgou
     Caso evolua o processo de fusão PSDB/DEM, o deputado César Pires anuncia que procurará abrigo em outra legenda integrante da base do governo Roseana, menos PMDB e PV.
     A estratégia visa evitar a concorrência interna na eleição de 2012, uma vez que para se eleger nestas duas siglas o candidato deve ter votação muito elevada.
Homenagem
     O deputado Rubens Júnior, ao defender a implantação do Orçamento Impositivo no Estado, fez uma homenagem ao presidente Arnaldo Melo por ter apresentado em 2006 uma Proposta de Emenda Constitucional neste sentido.
     A matéria chegou a ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, mas acabou sendo rejeitada em plenário. Agora o deputado quer uma audiência pública para tratar sobre a questão.
     Em 2008, durante o governo de Jackson Lago, o deputado Joaquim Haickel reapresentou a PEC tornando obrigatório o Orçamento Impositivo, mas novamente foi rejeitada pela maioria.

0 comentários :

Design de NewWpThemes