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19 de ago. de 2012


Começa nesta terça-feira (21) os programas eleitorais dos candidatos a prefeito e vereador, em cadeia de rádio e televisão. A nova etapa da campanha está sendo vista por analistas, marqueteiros e pelos próprios concorrentes como o verdadeiro “divisor de água” das eleições 2012.

A campanha através da mídia eletrônica, principalmente da televisão, serve, antes de tudo, para tornar os candidatos conhecidos para o grande público de São Luís, podendo influenciar os indecisos, que representam, com base em pleitos passados, entre 8% e 15% do eleitorado.

Em entrevista ao portal Uol, publicada neste domingo (19), o cientista político Antonio Lavareda, presidente da empresa de consultoria política MCI, afirma que a televisão   é o principal fator da eleição. “Já era no passado e vai continuar sendo. É o único veículo que nos permite atingir os indecisos e os eleitores com menor consolidação das respectivas intenções de voto", ensina.

De acordo com a lei eleitoral, os candidatos a prefeito e vice-prefeito farão suas propagandas das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 na rádio e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão às segundas, quartas e sextas-feiras. Os candidatos às câmaras municipais disporão do mesmo tempo às terças, quintas e sábados.

Em São Luís a campanha entra na sua fase decisiva polarizada entre os candidatos João Castelo e Edivaldo Holanda Júnior, cujos programas irão ao ar na próxima quarta-feira (22), mas a concorrência vai querer encurtar a distância que os separa dos líderes usando o palanque eletrônico. Será o momento em que os candidatos poderão questionar o atual gestor sobre as obras prometidas na campanha eleitoral de 2008 e não realizadas.

O horário eleitoral se mostra benéfico principalmente para os candidatos que ainda não são conhecidos do grande público, como Edivaldo Holanda Júnior, jovem político que vai aproveitar o espaço para apresentar suas propostas para mudar e renovar métodos administrativos arcaicos e ultrapassado.

Outra expectativa está sendo gerada em torno do candidato da oligarquia, Washington Luis. Com quatorze minutos diários de propaganda na televisão e rádio, especialistas acreditam que poderá ajudar ou atrapalhar o candidato, dependendo da forma que será utilizado. O vice-governador conta atualmente com 6 por cento da preferência do eleitorado, segundo a última amostragem Escutec, publicada hoje pelo Jornal O Estado do Maranhão, que começou circular na tarde de sábado (18).

Os demais candidatos parecem sem fôlego para reagir. Tadeu Palácio despencou e foi ultrapassado facilmente por Edivaldo, enquanto a deputada Eliziane Gama (PPS), que sempre aparecia na quarta colocação, foi ultrapassada por Washington. Haroldo Sabóia, Marcos Silva e Ednaldo Neves não passam de meros coadjuvantes do processo eleitoral.     

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