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28 de fev. de 2013



O primeiro passo para a implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo (Sinase), considerando as disposições da Lei Federal 12.594/ 2012, foi dado nesta quarta-feira (27) pela Prefeitura de São Luís. A Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) apresentou a proposta de criação da Comissão Intersetorial que será responsável pela reavalição e ajuste do Plano Municipal de Atendimento Socieducativo.

A Comissão será composta por membros da Secretaria de Educação (Semed), Secretaria de Segurança e Cidadania (Semusc), Fundação da Cultura (Func), Secretaria do Desporto e Lazer (Semdel) e Secretaria da Saúde (Semus). Os representantes das pastas envolvidas foram favoráveis à proposta. "A Semed recebe com muita positividade a Comissão e a expectativa é que de fato funcione", afirmou a representante da Secretaria, Leônia Queiroga.

O grupo terá como primeira meta a reavaliação do Plano Municipal. O anterior venceu em janeiro e não contemplava critérios importantes exigidos pelo Sinase como a validação e co-participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). O coordenador executivo do CMDCA, Deilson Botão, declarou que as falhas no processo de elaboração do Plano dificultaram a execução e monitoramento do Conselho.

"Agora é um novo momento e a Semcas está assumindo a responsabilidade de forma coletiva. Os desafios estão postos e precisamos melhorar nossas práticas e ações, lembrando que as crianças e adolescentes são responsabilidade de todos nós", pontuou Deilson Botão.

A titular da Semcas, Deborah Baesse, destacou a importância do estabelecimento da Comissão Intersetorial, que será criada através de decreto do Executivo Municipal, pela necessidade de ações integradas da Semcas com outras pastas. "Essa é a maneira correta de fazer a coisa acontecer ou de forma contrária nunca sai do papel. A Secretaria se vê como membro desse sistema e acredita que é necessário o coletivo para que se tenha legitimidade, envolvendo conselhos e secretarias", defendeu Deborah Baesse.

SINASE

O Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo (Sinase) é formado pelo conjunto de princípios, regras e critérios que envolvem a execução de medidas socieducativas, envolvendo os sistemas estadual, distrital e municipal além de todos os planos, políticas e programas específicos de atendimento a adolescentes em conflito com a lei. O Sinase é lei federal desde 18 de Janeiro de 2012, com a Lei 12.594.

ENCAMINHAMENTOS

O segundo passo para formação da Comissão ficou agendado para o dia 07 de março prazo em que já estarão definidos os membros que irão compor a Comissão Intersetorial. Nesta oportunidade será discutida o Plano Municipal por meio de oficinas de redimensionamento, com discussão de um eixo por reunião. Os conselhos municipais da Assistência Social, do Esporte e Anti-drogas serão convocados para integrar a comissão.

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