'

13 de mai. de 2013



Deputado Hemetério Weba assinou a CPI
Subiu para treze o número de parlamentares interessado em instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar crimes de agiotagem, grilagem e pistolagem no Maranhão. O autor do requerimento, deputado Raimundo Cutrim (PSD) anunciou, na sessão desta segunda-feira (13), que falta apenas uma assinatura  para que a Mesa Diretora de Casa instale e CPI.  

Cutrim foi acusado de envolvimento com máfia da agiotagem, suspeita de mandar assassinar o jornalista Décio Sá, e resolveu solicitar que a Assembleia instale uma CPI para investigar, ele próprio, e as quadrilhas que atuam no interior do Estado sagrando prefeituras e prefeitos que recorrem a dinheiro sujo durante as campanhas eleitorais.

A Comissão estava praticamente morta, com apenas doze rubricas, mas voltou a suspirar nesta tarde após o deputado Hemetério Weba (PV) assinar o documento e reduzir a uma assinatura o número suficiente necessário para que a Comissão possa iniciar os trabalhos.

Apesar do esforço de Cutrim, quem acompanha o dia a dia do Poder Legislativo acredita que a CPI, se nascer, nascerá morta, pois, segundo especulações de bastidores, pelo menos dois parlamentares da base do governo já teriam se comprometidos com a governadora Roseana Sarney (PMDB) em retirar suas assinaturas, caso o requerimento alcance o quorum.

Como a oposição só aceita participar de lhe for garantido a relatoria ou a presidência da CPI e a base do governo não topa, as chances de instalação dos trabalhos é praticamente zero, visto que não existe interesse da grande maioria do parlamentares em investigar a denúncia, a final o que não falta no plenário da Assembleia é agiota.   

0 comentários :

Design de NewWpThemes